10 ideias emotivas para que se recorde no seu casamento dos que já cá não estão

O dia do seu casamento será, sem dúvida, um dos mais importantes da sua vida. Será motivo de celebração com os seus amigos e familiares mais próximos. Ainda que lamentavelmente não possa contar com alguns deles para brindar ao seu Grande Dia, há ocasiões que pode aproveitar para relembrá-los. Escolha um momento chave e preste uma homenagem aos que você adoraria que pudessem estar fisicamente no seu casamento.

Damos-lhe 10 ideias para integrar essa pessoa especial, de alguma forma, na celebração da união com a sua cara-metade. Você sentir-se-á mais tranquila e que ela estará a acompanhá-la nesse lindo dia. Tome nota!

My Fancy Wedding

1. Convites

Ao escolher o design de seus convites, pode incluir um detalhe que associe a essa pessoa. Pode ser uma cor, um odor, um tipo de letra ou uma frase.

Talvez você se lembre do seu avô a escrever em caneta de tinta permanente, com um tipo de caligrafia mais estilizada que a dos jovens de agora. Então, por que não pedir aos gráficos que contratou para criarem convites que transmitam a ideia de uma caligrafia mais antiga com o traço típico das canetas, com pena?

Graças ao lettering, hoje fazem-se convites que são autênticas obras de arte. Fique já com 10 dicas para redigir um convite na perfeição!

A Pajarita
A Pajarita

2. Momento de silêncio

Antes de começar a cerimónia, seja religiosa ou civil, você pode pedir aos seus convidados que façam um minuto de silêncio em homenagem ao seu ente querido que já partiu.

Em apenas 60 segundos, você consegue inclui-lo no dia mais importante da sua vida. Depois, vai sentir que ele está lá, omnipresente, a olhar por si e a fazer com que tudo corra bem.

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

3. O bouquet

A escolha do bouquet da noiva é algo muito pessoal. Aproveite para torná-lo ainda mais “seu”, incluindo as flores e plantas favoritas da sua avó, que ficará tão feliz lá do céu, ao ver que se lembrou dela. Pode também incluir, no ramo, flores que a façam lembrar-se dela. Ela adorava Antúrios, certo? Então aproveite e fique na moda, porque esta é a planta mais in dos casamentos de 2018.

Mas se nenhuma das flores que “encaixariam” no gosto da sua falecida avó combinar com o estilo da sua boda, você pode sempre adicionar ao bouquet um arco, uma legenda ou uma fotografia dela. Esta é uma maneira subtil de a honrar, mas emocional ao mesmo tempo. Você vai senti-la muito perto, como se a acompanhasse pela mão.

Charisma
Charisma

4. A valsa

Os seus avós adoravam dançar valsa! Então, não hesite em manter esta tradição no seu casamento. Abra o baile a dançar a mesma valsa que eles dançaram no dia da boda deles. De certeza, que será uma sensação única! Você sentirá como se fazendo parte da história dos seus avós e que está a imortalizá-los, de certa maneira. Este será, sem dúvida, um dos momentos mais emotivos da cerimónia.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Para a banda sonora deste momento, conte com profissionais experientes como os da RYTHMUZ – Dj & W.E.M, empresa de Dj & Wedding Entertainment Management que oferece uma panóplia enorme de serviços, prometendo um verdadeiro espectáculo no dia do seu casamento. Sim, porque para além do momento em que dançar a valsa, vai querer uma noite animada e a melhor festa para celebrar este grande passo da sua vida com os seus convidados, ao som das suas músicas favoritas!

RYTHMUZ - Dj & W.E.MAgende uma reunião com RYTHMUZ (Dj & Wedding Entertainment Management).
Casamento no Coliseu dos Recreios | RYTHMUZ – Dj & W.E.M

5. O catering

Escolha a sobremesa preferida da sua amiga que se foi prematuramente, ou inclua no menu um prato com que ela se deliciava. Este pode ser um gesto muito simples, mas suficiente para partilhar o seu sentimento com os convidados. Não era a Maria João que adorava lombo de porco recheado com ameixas e aqueles biscoitos que só a sua tia sabe fazer? Então, não vá mais longe. Lá por se estar a casar, não tem de pedir pratos nem bolos muito elaborados. Opte pelo significado e pelo poder emotivo que este traz.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Trate de tudo com os melhores profissionais, como aqueles que constituem a equipa da Tempero de Alegriauma empresa de catering que assegura o melhor serviço e os melhores pratos para eventos especiais, como o seu casamento. Apresente a sua ideia e a Tempero de Alegria faz o resto, adaptando o catering ao estilo do seu casamento e aos seus desejos. Entretanto, fique já a saber quais são as especialidades entre os vários pratos oferecidos: o Mil folhas de bacalhau em crosta de Broa Serrana e o Lombinho de porco en Croute. E, claro, a espetacular Delícia de Azeitão com frutos vermelhos. Algum destes pratos poderia homenagear a sua pessoa especial?

Tempero de AlegriaAgende uma reunião com Tempero de Alegria
Tempero de Alegria

6. Joias

Uma opção muito comum para recordar um ente querido é usando uma peça que lhe tivesse pertencido. Como neta, de certeza, que herdou algo da sua avó, como uma joia, por exemplo: uns brincos, um broche ou um anel. Se não tiver nada disso, borde no seu vestido de noiva partes do dela ou, se tiverem a mesma silhueta, vista o que ela usou para celebrar a união com o seu avô. Nada a fará sentir-se mais próxima da sua avó que ostentar o próprio vestido que ela usou junto ao corpo. Esta opção, para além de ser um gesto muito íntimo, é uma tradição.

Ideias Vintage Fotografia
Ideias Vintage Fotografia

7. Velas

O uso de velas não se limita apenas à decoração ou ao cheiro, elas têm um significado que vai muito além. Na maioria dos casos, servem como proteção e símbolo de boa sorte, mas cada cor tem um significado especial.

No seu casamento, as velas podem simbolizar essa pessoa especial. Tanto pode ser no altar, como na decoração das mesas. Será como se essa vela representasse a presença da pessoa que falta.

The Wedding Portugal

8. Brindes

No momento de fazer o brinde com todos os convidados, aproveite para dedicar algumas palavras e brindar à sua grande amiga, que tanta falta lhe faz. Se estiver muito emocionada, peça a alguém que leia o seu texto. Todos os seus convidados ficarão emocionados! A presença dela será sentida, de certeza! Em especial, por quem a conhecia bem.

Só para ficar com uma ideia, fique com os discursos mais emocionantes nas cerimónias de casamento no civil.

Zi Fernandes
Zi Fernandes

9. Um vídeo

Uma das alternativas mais simples é projetar um vídeo com fotos antigas que a façam recordar-se dos momentos felizes que viveu com a Maria João. Esta é uma ótima maneira de compartilhar as suas emoções com os convidados e homenagear a sua amiga, uma pessoa verdadeiramente única.

Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida

10. Balões

Quando a cerimónia terminar, pode lançar vários balões ao céu em homenagem àqueles que não estão mais na terra.

O importante é fazê-lo com extrema delicadeza e naturalidade e, se possível, tornar este momento curto, para evitar que a tristeza e a nostalgia invadam o ambiente. Uma coisa é certa, esta homenagem é sempre linda, ainda mais quando se veem os balões a atingirem uma esfera que, no nosso imaginário, é onde estão todos os que partiram.

Across the Mountains
Across the Mountains

Apesar de ser sempre triste não ter connosco algumas das pessoas que foram muito importantes na nossa vida, consegue “diminuir” um pouco essa dor, com gestos simples, mas carregados de significado, tal como este. De uma forma ou de outra, é como se eles estivessem connosco.

You click me
You click me

Já que este artigo serviu para se lembrar dos seus avós (que já partiram), saiba o que eles incluíram na sua lista de casamento. Nem imagina o que eles pediram.

Já agora, fique com esta galeria ternurenta de crianças com os seus avós

…E, para ter forças, sem se deixar abater pela falta que lhe fazem os seus entes falecidos, recomendamos que se rodeie de quem a ama de verdade: os seus pais. Há seis papeis que só eles podem desempenhar no seu casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Luminous Photography
Será que o seu orçamento chega para o seu casamento de sonho? Descubra aquilo de que NÃO pode abdicar!
A capacidade de um wedding planner para lidar com imprevistos no dia do seu casamento é infinitamente maior do que a sua, a da sua mãe, da sua irmã... Sabe porquê? Porque o que é imprevisto para si não é imprevisto para ele/ela!
Foto: Diana Nobre Fotografia
A tradição já não é o que era... Mas há 8 coisas que não podem faltar ao seu casamento!
Os casais começam a optar por festas simples e criativas, afastando-se um pouco da ideia de casamento tradicional
10 ideias para o seu casamento que apelam ao sentimento!
10 ideias para o seu casamento que apelam ao sentimento!
Aqui ficam algumas ideias para o casamento que o podem tornar ainda mais especial. Os pequenos “toques” que sabemos que vai adorar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação