Discursos em cerimónias de casamento no civil: eis os mais emocionantes

A cerimónia é sempre o momento mais emocionante de qualquer casamento. No civil, os convidados até têm liberdade para participar, dando apoio e imprimindo o seu cunho pessoal. Os noivos podem pedir-lhes para discursar, por exemplo, e ainda escolher praticamente todos os detalhes relacionados com o Grande Dia: localização, decoração, celebrante, cerimónia e, sobretudo, os discursos que serão proferidos pelos seus entes queridos. Escolhê-los, no entanto, não é tão simples como parece, já que há uma variedade de opções de leituras lindas e cheias de significado. Como tal, hoje queremos dar-lhe algumas indicações para ajudá-la/o a escolher as mais bonitas leituras para sua cerimónia civil.

Foto: Ricardo Meira

1. Discursos dos convidados

Se quiser que a sua cerimónia de casamento seja participativa e bastante emocional, envolva os seus convidados, propondo que eles escrevam e recitem discursos de sua autoria. Desta forma, eles poderão expressar os sentimentos que têm em relação a si e ao seu noivo/a, fazendo com que, de certa forma, se sintam protagonistas de um dia tão importante. O resultado será incrivelmente emocionante e envolvente. Você sentir-se-á amada/o e mimada/o como nunca.

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

2. Palavras acompanhadas de música

Se não conseguir se expressar sem música, opte por intercalar os vários momentos da cerimónia com temas particularmente significativos para si. Se algum dos seus familiares ou amigos for músico, peça-lhes para cuidarem com carinho do entretenimento musical da cerimónia. É importante que a leitura que você fizer a todos os presentes no dia mais importante da sua vida, saia com alma e sentimento. Nada melhor que a música para mexer com os corações e dar aquele toque especial ao momento.

Set Lounge Beach Weddings
Set Lounge Beach Weddings

Pode também confiar nos profissionais do Coro Génesis para serem seus aliados e cúmplices nesta tarefa. Especializado em assegurar os momentos musicais em cerimónias de casamento litúrgicas e civis, o coro está também habilitado a fazer animação, através da música e do teatro musical, de outros momentos durante a boda. Expresse os seus sentimentos com a melhor banda sonora!

3. Recorra a autores famosos

Os poetas e escritores que falam de amor têm a capacidade especial de nos fazer sonhar, chorar e sorrir. Se você não sabe o que escrever/dizer no seu discurso de casamento, escolha uma composição romântica de um autor conhecido. Pablo Neruda, Florbela Espanca e Fernando Pessoa são apenas alguns dos poetas nos quais você se pode inspirar para encontrar as palavras certas para explicar o que está a sentir e o amor que sente pelo seu recém marido/esposa. Se mesmo assim, não conseguir escrever nada com sentido, por estar tão nervosa/o, copie um trecho de um destes escritores e leia-o em voz alta para todos ouvirem. No fim, diga de quem é o verso. Se calhar, alguns dos seus convidados vão descobrir, mal disser as primeiras palavras.

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

4. Declarações de amor

Se você quiser ser a única/a protagonista da cerimónia e torná-la num momento romântico, escreva várias declarações de amor ao seu companheiro/a e escolha vários momentos-chave (dois bastam) para as ler. Para superar o constrangimento inicial, concentre-se apenas em vocês dois, até que tudo à vossa volta pareça desaparecer, e expresse livremente os seus sentimentos. Este será, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da cerimónia.

Your Story in Photos
Your Story in Photos

Se, apesar das nossas sugestões, você ainda tiver dúvidas sobre esta questão, peça ajuda ao seu wedding planner. Ele tem o know how necessário para tornar o seu casamento num dia mágico e diferente de qualquer outro. Só tem de lhes explicar como é a boda dos seus sonhos!

Entretanto, não perde nada em aprender a escrever o discurso perfeito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Zito Camacho
Eis as 12 grandes diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido!
Também é de opinião que há homens para casar e outros para se divertir apenas? Então, confirme aqui a lista de diferenças entre ambos e certifique-se que está com o homem ideal para si
Ricardo Meira
Mini-Guia completo para casar na Madeira
A Zankyou preparou-lhe o mini-guia essencial para um casamento deslumbrante no inesquecível arquipélago da Madeira!!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação