Cerimónia laica: 8 pormenores que vão deixar os seus convidados "doidos"

Quando pensamos em casamento automaticamente a nossa mente nos transporta para um cenário religioso com uma noiva de véu e grinalda a entrar na igreja, ao som de um órgão de tubos. Um longo corredor, diversos convidados que nos olham sorridentes, flores a condizer com o bouquet da noiva e… Será que tem mesmo de ser assim? Claro que não! Cada vez mais os noivos optam por casamentos no civil, celebrados das mais diversas formas. Neste artigo, desvendamos todos os segredos para um casamento memorável. Fique atenta!

Foto: Efeito Espontâneo

O local da cerimónia

Seja junto ao mar, na montanha ou numa quinta, o que importa é que o local onde se vai realizar a cerimónia tenha tudo a ver com os noivos. As tendências apontam cada vez mais para os casamentos na praia, num extenso areal ao pôr-do-sol ou num espaço que permita desfrutar da natureza sem deixar de lado o conforto. Para isso sugerimos a Quinta do Pé da Serra. Localizada em Colares, Sintra, num local tradicional e completamente sofisticado, é o lugar perfeito para celebrar um momento romântico com elevado requinte. Rodeada pela natureza, esta quinta possui com um distinto toque de elegância que fará do seu casamento, um dia inesquecível.

Quinta do Pé da SerraAgende a sua visita!
Foto: Quinta do Pé da Serra
 Quinta do Pé da SerraAgende a sua visita!
Foto: Quinta do Pé da Serra

A Decoração

Uma vez que não vai casar na igreja, há que pensar num cenário original. Pode ser no exterior ou no interior de uma quinta, na praia ou no campo. O importante é que esteja bem decorado e, de preferência, com muito bom gosto. Pode contratar uma equipa de profissionais aptos a retratar o que lhe vai na mente e na alma e a expressá-lo através da decoração. Uma almofada aqui, outra ali, um castiçal estrategicamente posicionado ou um belo lustre a dar mais vida ao salão, são apenas alguns dos exemplos, mas que fazem toda a diferença.

Muitas vezes, o seu Wedding Planner também tem ideias bastantes originais de como enfeitar o cenário da sua boda. É o caso de Verde aos Molhos. Do bouquet, ao serviço fotográfico, passando pelo espaço e, claro, pela decoração, nada será deixado ao acaso e o sucesso é garantido. A parceria com o cliente é o elo mais importante, para que o resultado final do seu trabalho seja aquele com que sempre sonhou. E é por isso que Verde aos Molhos é um parceiro empenhado em conquistar os clientes para a vida.

Verde aos MolhosAgende a sua reunião!
Foto: Verde aos Molhos
Verde aos MolhosAgende a sua reunião!
Foto: Verde aos Molhos

Pode ainda optar por Oui Love You, uma empresa de organização de casamentos e tem ao seu dispor Wedding Planners capazes cuja missão é realizar o seu casamento de sonho. Cada história de amor é única. Tem uma luz própria e incomparável e é por isso que a Oui Love You se considera uma produtora de sonhos, capaz de transportá-la para um para um cenário que só um coração cheio de amor sabe sentir e guardar para sempre.

Oui Love YouAgende a sua reunião!
Foto: Oui Love You | Facebook
Oui Love YouAgende a sua reunião!
Foto: Oui Love You | Facebook

A surpresa de boas-vindas

Cada vez mais os noivos tendem a surpreender os convidados e a criar um clima divertido e acolhedor. Pode começar logo à entrada. Por exemplo, colocando saquinhos de boas-vindas, nas cadeiras. Lá dentro, pode colocar a surpresa que desejar. Pode ser uma garrafinha de água, o programa da cerimónia, uma adivinha ou a pista de um jogo, qualquer coisa, desde que tenha significado e seja o pontapé de saída para muitas outras surpresas durante o dia…

Foto: 1Love4Ever Photography

O Maître de Cerimónia

…Ou o bobo da corte, como lhe queira chamar. Se quiser nomear um maître de cerimónia, convém que seja alguém empático, com veia artística e que saiba entreter com naturalidade. Pode ser o seu irmão mais velho, ou aquele primo que tem fama de animar qualquer um. O importante é que que quer que seja, consiga vestir esse papel, sem ficar nervoso, porque uma coisa é certa: a responsabilidade de animar uma boda é enorme e todos os olhares e atenção vão cair sobre ele. Convém que saiba impor a ordem e por tudo a dançar, a rir e a comemorar à séria. Mas, se duvida dos dotes dos seus familiares e amigos, pode sempre optar por contratar um profissional, e escolher a animação que mais se adequa ao tema do seu casamento.

Foto: Efeito Espontâneo

A entrada da noiva

Não é só nos casamentos religiosos que a entrada da noiva tem e ser marcante. Muito pelo contrário! Na igreja não há muito por onde inventar. Já num casamento laico, vale tudo! Entrar de helicóptero, de lancha (se for na praia), de balão ou de charrete! Mais uma vez, aqui o importante é arrancar um sonoro “Ahhh” da boca dos convidados e deixá-los embasbacados, não só pela forma surpreendente como entra, como pela sua beleza. E se quiser ser arrojada ao extremo, por que não chegar à cerimónia com o seu próprio noivo… e de mota? Ou, porque não… a cavalo? A sua imaginação é o limite!

Foto: AhHA! Photos

A Música

Se a música for bem escolhida e adaptada ao momento, de certeza que os seus convidados não a vão esquecer. Seja a música que tocar na altura que estiver a caminhar para o altar ou aquela que vier a animar a cerimónia. E por que não animar a cerimónia com um quarteto de cordas feminino? Fundado em 2013, o ADLIB Strings apresenta as mais doces melodias com violinos, violoncelo e ainda a viola d’arco. Já passaram pelo Coliseu do Porto, Coliseu de Lisboa, Casa da Música e até pelo Mosteiro dos Jerónimos, em eventos de grande importância.

 ADLIB Strings |Agende a sua reunião!
Foto: ADLIB Strings | Facebook
ADLIB StringsAgende a sua reunião!
Foto: ADLIB Strings | Facebook

A troca dos votos e o beijo

Para registar este momento, não deixe de contar com a ajuda preciosa de Margarida Silva Photography. Este é um momento mágico, não só para os noivos, como também para os convidados. Há sempre alguém que deixa escapar uma lágrima ou que fica com um nó na garganta. Aqui o segredo é celebrar o amor em toda a sua plenitude. O sentimento tem de estar espelhado em cada olhar trocado entre os noivos, no toque da mão ao colocar a aliança e nos votos de amor eterno. Esses votos não têm de ser tradicionais e religiosos. Crie o seu próprio texto. Se não conseguir decorá-lo ou se o esquecer com os nervos, leve uma cábula. Não tem mal nenhum! O importante é que o que disser venha do fundo do seu coração e que toque os corações do seu futuro esposo e convidados. Se não souber o que escrever para os votos de casamento, improvise. Ouse e diga simplesmente o que sente.

Margarida Sulva PhotographyAgende a sua reunião!
Foto: Margarida Sulva Photography

Os discursos

Há sempre alguém que quer soltar a palavra. Mesmo que em Portugal não seja de praxe fazer um discurso, são cada vez mais os convidados ou noivos que querem imitar os estrangeiros e lembrarem-se de situações cómicas ou a forma como os “pombinhos” se conheceram. A verdade é que este momento acaba por aproximar as pessoas, através do reviver de memórias outrora esquecidas. Se não quiser que ninguém faça um discurso, mas não quer deixar de recordar a vossa história, a NV STUDIO abraçará com entusiasmo o desafio de elaborar um vídeo para o efeito, com os noivos.

NVstudioAgende a sua reunião!
NVstudio
NVStudioAgende a sua reunião!
NVStudio

Os rituais coletivos

Quando os seus amigos receberam o convite devem ter imaginado que iriam ser meros espectadores da boda. Mas pode sempre surpreendê-los, fazendo com que eles façam parte de alguns rituais. Não vamos sugerir que participem no momento do “sim” ou na troca das alianças, até porque é um momento dedicado só aos noivos. Até porque se escolheu as suas alianças na SWITZER, sabe o quanto essa prestigiada marca de alta joalharia prima pela sua singularidade. Mas por que não chamá-los no momento do corte do bolo? Coloque toda agente à sua volta e peça a alguém muito especial que corte a primeira fatia e a dedique a alguém, que em seguida cortará a fatia seguinte e assim sucessivamente. Ah, e não se esqueça de encher os copos de champanhe, medronho ou caipirinha e divirta-se!

SWITZERExperimente os seus modelos favoritos!
Foto: SWITZER

Temos a certeza que vai querer ler:

Quem conduz a noiva ao altar?
Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos
Lembranças de casamento DYI: ideias fantásticas e fáceis!

Quando pensamos em casamento automaticamente a nossa mente nos transporta para um cenário religioso com uma noiva de véu e grinalda a entrar na igreja, ao som de um órgão de tubos. Um longo corredor, diversos convidados que nos olham sorridentes, flores a condizer com o bouquet da noiva e… Será que tem mesmo de ser assim? Claro que não!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Prenúncio de Festa - Produção de Eventos
Prenúncio de Festa, por quem os sinos dobram!
A Rita é a capitã à frente desta equipa, mas não reclama para si o mérito pelo sucesso do projecto que criou em Outubro de 2012. Pelo contrário, gosta de frisar que o espírito de equipa que une todos os seus elementos que a compõem é o grande motor por detrás das recordações que os noivos aqui fazem.
Oásis de Huacachina | Foto: J. D. Benthien
Lua-de-mel no Peru: um roteiro imperdível para casais românticos e aventureiros
Já imaginou passar a sua lua-de-mel num lugar fascinante, onde está uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno? Faça as suas malas, pois o seu destino é o Peru!
Mary Me Eventos: porque o amor acontece!
Mary Me Eventos: porque o amor acontece!
Tudo começou com um pedido de casamento, o dia mais romântico da sua vida. Saboreie essa alegria e deixe os detalhes mais complicados da organização do seu casamento nas mãos de profissionais.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação