3 dicas fáceis para um casamento em casa

Se está à procura de uma forma de poupar dinheiro no seu casamento esta é uma belíssima ideia – casar em casa. Pode ser na sua, numa casa de família ou até mesmo numa casa emprestada. Tanto pode ser feito num apartamento, como numa casa de campo ou de praia. O importante é adequar a restante organização ao espaço que tem disponível.

Gonçalo Feyo FotografiaAgende uma reunião com Gonçalo Feyo Fotografia
Gonçalo Feyo Fotografia

Organizar o seu casamento em casa traz consigo uma vantagem gigante – poupança de dinheiro. Uma grande fatia do orçamento vai, normalmente, para o aluguer do espaço onde vai decorrer a recepção aos convidados e a festa. Se não gastar essa quantia poderá sempre reencaminhá-la para o vestido ou para a lua-de-mel, por exemplo.

Foto de SonhoAgende uma reunião com Foto de Sonho
Foto de Sonho

Mas há muitos factores a ter em conta se decidir organizar o seu casamento em casa:

1. Número de convidados

Se casar num apartamento não poderá convidar 100 pessoas, certo? Há que proporcionar o mínimo de conforto e, além disso, não vai querer que os seus convidados andem a tropeçar uns nos outros. Outra questão tem a ver com o facto de os convidados irem estar de pé ou sentados. Se vai oferecer um jantar ou um almoço pense no tipo de comida. Se servir pratos de faca e garfo lembre-se que as pessoas não vão conseguir comer de pé.

Para ajudar a seleccionar os convidados, leia também Amigos ou Conhecidos? Descubra ‘quem é quem’ para fazer a sua lista de convidados

Luis Efigénio PhotographyAgende uma reunião com Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

2. Comida

Se o número de convidados for pequeno, por que não prepara uma comidinha caseira? A ideia parece-nos boa. Mas se a lista for razoável o melhor será mesmo contratar uma empresa de catering. Veja só onde vai colocar a comida e deixe o resto nas mãos de profissionais.

Aguiam Wedding PhotographyAgende uma reunião com Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding PhotographyAgende uma reunião com Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

Pode sempre também fazer um “dois em um”: comidinha caseira com apontamentos originais, que irão deliciar os convidados e, simultaneamente, dar um toque diferente ao estilo e até mesmo decoração do casamento. Sugerimos-lhe a contratação de um serviço como o que oferece a Muguet – Bem Casadosque enviam para todo o país uns deliciosos bem-casados, de fabrico 100% artesanal, de textura suave e macia, com um recheio delicioso com leite condensado e uma capa crocante. Uma receita exclusiva, uma receita Muguet, de bem-casados cuja  decoração é pensada totalmente de acordo com a festa, desde as cores do papel e da fita a qualquer outro pormenor. Não é uma boa ideia?

Muguet - Bem CasadosAgende uma reunião com Muguet - Bem Casados
Muguet – Bem Casados

3. Decoração

Crie espaços amplos e fluidos dentro de casa. Se houver muitos objectos e “bibelots” espalhados pela casa retire-os, pelo menos neste dia. Os seus convidados vão estar mais à vontade e não há risco de se partir peças de decoração do seu casamento. Opte por pormenores simples – umas flores, umas velas e pouco mais.

Greenpic’k / Styling, decor & floral design
Greenpic'kAgende uma reunião com Greenpic'k / Styling, decor & floral design
Greenpic’k / Styling, decor & floral design

Outras questões

Arranje um espaço, nem que seja um cantinho, para entreter as crianças. Nada melhor do que conseguir fazê-lo num espaço limitado. Faça o mesmo para os convidados que queiram dar um pezinho de dança.

Detail - Life Style PhotographyAgende uma reunião com a Detail - Life Style Photography
Detail – Life Style Photography

Se a sua casa possuir um jardim ou um terraço use e abuse dele! Coloque umas mesas, cadeiras e uns puffs e crie um espaço descontraído e acolhedor.

Matilde BerkAgende uma reunião com Matilde Berk
Matilde Berk

Atenção: avise os seus vizinhos que vai decorrer ali uma festa e que é possível que haja um pouco mais de barulho do que o habitual. Não custa nada ser educado e cordial.

E finalmente, não esqueça também de contratar um fotógrafo para eternizar o momento. Apesar de ser em casa, a ocasião merece ser recordada para sempre em bonitas fotografias que vai querer estar sempre a rever. Alguém como o Ricardo e a Mi, os rostos da Luminosidades, cuja filosofia é simples: “Transmitir em cada uma das imagens captadas o melhor que cada um de nós tem para se ver… a luz interior, emitida sob a forma de emoções”.

Luminosidades Atelier de FotografiaAgende uma reunião com Luminosidades
Luminosidades Atelier de Fotografia
Luminosidades Atelier de FotografiaAgende uma reunião com Luminosidades
Luminosidades Atelier de Fotografia

Esta dupla cultiva, assim, o estilo descontraído e divertido na relação com os seus clientes, permitindo-lhes captar imagens espontâneas e reais. A paixão, bem como a total disponibilidade são apostas da Luminosidades para com o seu público. Ponha-os à prova!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Precisa de ficar em casa? 6 trabalhos ideais para fazer da sua casa o seu escritório
Precisa de ficar em casa? 6 trabalhos ideais para fazer da sua casa o seu escritório
Nunca exerceu a sua profissão em casa? Algumas profissões permitem fazê-lo!
Casa pequena? Sete dicas simples para aproveitar melhor o espaço
Casa pequena? Sete dicas simples para aproveitar melhor o espaço
Se é o seu caso e vive numa “casinha de bonecas”, saiba como tirar melhor partido dela. Com bom-gosto e criatividade, tudo se alcança.
Styling Casa da Praia. Foto Sérgio Murillo
Casa da Praia: nem tanto à terra, nem tanto ao mar!
Areias brancas e finas que convidam a pés descalços, águas translúcidas e quase tépidas que apelam ao mergulho, e o azul do céu que se estende sobre o cenário e o emoldura. Simples, despretensiosos, românticos, os casamentos na praia rapidamente se tornaram as cerimónias mais populares para os longos dias de verão. A Casa na Praia é o lugar onde casamentos assim acontecem desde 2005.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação