Como organizar o seu casamento 100% na Internet? Descubra o nosso guia

O que vos parece a ideia de organizarem um casamento 2.0? Nós sabemos que por uma questão de agenda, praticidade ou por simples conveniência já deverão ter pensado em servir-se da Internet para os preparativos do vosso casamento. Mas será possível organizar tudo à distância de alguns cliques? A resposta é SIM, é bem possível. Para além da presença online de praticamente todos os fornecedores, vocês têm ferramentas à vossa disposição como o Guia de Fornecedores da Zankyou, que reúne num só espaço as pessoas indispensáveis à organização do vosso casamento. Com este tipo de ajudas, vocês poupam tempo, têm o feedback de quem já casou e uma ideia sobre o trabalho de cada um dos fornecedores. A Internet ainda é melhor aliada com quem se confia!

Vamos então ver como é que se pode organizar um casamento 100% na Internet, percorrendo as várias etapas, desde os convites e a escolha do local da festa, até ao vestido de noiva e decoração. Através deste mini-guia reunimos os melhores conselhos para poderem utilizar a Internet nesta tarefa que pode ser tão emocionante como exaustiva e viverem o dia mais bonito das vossas vidas!

1. Os convites de casamento

Para os convites há duas soluções possíveis: ou utilizar sites online que disponibilizam modelos com layouts já definidos e vocês apenas têm apenas de alterar o texto; ou escolher designers que também oferecem convites online mas personalizáveis. Podem também contar com serviços gratuitos que permitem o envio dos convites e a gestão de respostas através da Internet, como é o caso do nosso serviço, aqui mesmo, na Zankyou.

Porque é que a Internet é uma boa solução para os convites de casamento? Porque a escolha é vasta e a distância não é um problema. Assim, mesmo que vivam numa pequena aldeia podem entrar em contacto com o designer gráfico cujo trabalho realmente gostem. Também poupam tempo, já que não têm de reservar um Sábado para mandar fazer os convites e podem gerir melhor os momentos em que entram em contacto com o vosso fornecedor.

Por último, não pensem que é inconcebível considerar enviar os convites por email. É uma opção como outra qualquer. Tenham apenas em consideração as pessoas que não têm acesso ou não utilizam a Internet.

2. Contratar o espaço do casamento

Há situações em que é complicado fazer visitas ao espaço que queremos para o nosso casamento, nomeadamente se estamos a organizar um casamento noutro país, por exemplo. Será possível fazer a visita sem sair do sofá?

Há várias soluções: confiar nas fotos e nos vídeos que o espaço partilha no seu site oficial ou em directórios onde simultaneamente podem olhar para as classificações dadas por outros noivos que já ali casaram. Já para não falar que podem também solicitar aos proprietários fazer uma visita guiada através do Skype!

Em qualquer dos casos, confiem nos sites especializados em casamentos, como a Zankyou, e será pouco provável decepcionarem-se, já que toda a informação e as fotografias correspondem à realidade.

Qual o maior risco de contratar o espaço sem fazer uma visita física? A falta de noção da área. No entanto, se entrarem em contacto com os proprietários com a devida antecedência poderão fazer todas as perguntas importantes que colmatem esta pequeno entrave.

3. Fazer a escolha do menu

Escolher o menu online parece improvável, mas é possível! A verdade é que não há forma de fazer uma degustação pela Internet, mas há pratos tradicionais que todos conhecemos e que sabemos que vamos gostar. Por isso, podem sempre escolher o vosso fornecedor de catering pelos menus que eles oferecem e também pela reputação que os mesmos têm na web ou em artigos da especialidade na imprensa. A Internet é um excelente meio para ter uma ideia concreta do que um fornecedor propõe

Caso tenham receio de sofrer uma grande desilusão no dia do casamento, também poderão utilizar a Internet para seleccionar fornecedores e pratos, mas marcar um dia com os mesmos para degustar as diferentes propostas e escolher as que mais gostam para o grande dia, levando convosco a família e amigos para vos ajudar.

4. Definir o bolo de casamento

A web é também uma excelente ferramenta para escolherem o vosso bolo de casamento, pois podem contactar online os fornecedores e expor-lhes quais os vossos desejos e expectativas. A partir da Internet, inclusivamente, é possível estabelecer uma verdadeira relação de confiança com o chefe de pastelaria, que vos pode aconselhar para que façam as melhores escolhas.

Caso tenham dúvidas, o conselho é exactamente o mesmo que demos em relação ao menu: marquem uma degustação, nomeadamente um buffet  de mini sobremesas, depois de já terem feito uma prévia selecção. E tenham atenção às pechinchas e aos produtos que os fornecedores utilizam para a confecção, para evitarem um bolo pesado e indigesto.

5. Escolher o vinho

Podem escolher o vinho pela Internet? Os mais cépticos já devem estar a dizer que não. «Sem provar? Sem sentir ou ver? Impossível.» Mas nós dizemos que sim. Sobretudo se conhecerem já as marcas de vinho, onde até conseguem descontos especiais. Por seu turno, podem entrar em contacto com os fornecedores directamente, que inclusivamente vos podem ajudar na escolha, de acordo com o menu pretendido. Ou ainda pedir para enviarem para casa algumas amostras de degustação, para tomarem as decisões finais. Tudo é possível!

6. Escolher um fotógrafo

A Internet permite a todos os fotógrafos profissionais expor o seu trabalho, nomeadamente nas redes sociais e em sites como a Zankyou, quer a nível nacional ou até mesmo internacional. Por isso, quer estejam em Lisboa, Paris ou Freixo de Espada à Cinta, vocês vão poder encontrar o mundo dos fotógrafos à distância de um clique e apaixonar-se pelas fotografias e vídeos dos profissionais que vão querer ter no vosso casamento.

O único risco de contratarem um fotógrafo online é não se sentirem confortáveis com o profissional no dia do casamento. Por isso, podem planear uma ou várias reuniões por Skype, por exemplo. De qualquer forma, há inúmeros casos em que os noivos só conheceram o fotógrafo no dia e a qualidade do trabalho final não ficou comprometida.

7. Decorar o vosso casamento online

Depois de contratarem o essencial para o casamento, é hora de pensar na decoração! Que tema vão escolher e como vão conseguir implementá-lo através da Internet?

Ao longo dos anos têm vindo a surgir sites de decoração online que facilitam muito a tarefa. Aliás, a Internet é uma fonte de informação e inspiração inesgotável, pelo que podem muito bem dedicar o vosso tempo a ver imagens no Pinterest, blogues ou no Facebook, entre outros. Ao fazerem a escolha online da decoração para o vosso casamento vão decerto ganhar uma economia de tempo considerável, pois à distância de apenas alguns cliques podem ter acesso ao que quiserem. Para além de que a Web é o local perfeito para os noctívagos, madrugadores ou para quem é muito ocupado, que pode sempre fazer as suas escolhas durante a pausa para o almoço.

Se preferirem ser acompanhados por um profissional, a Internet também é um forte aliado para contactarem diferentes decoradores, conhecer o seu trabalho através de fotografias e até catálogos online, e pedir-lhes orçamentos para fazerem as vossas escolhas. É sempre importante ter algum contacto mais directo, para se estabelecer uma relação de confiança e o decorador saber o que os noivos realmente esperam. Mas se não for o possível o encontro, há sempre o Skype e o Facetime para reunir.

8. Escolher as flores

Como é que escolhem as vossas flores online? Da mesma forma que escolhem os outros detalhes decorativos: procurem inspiração para conseguirem transmitir da melhor forma o que pretendem para o grande dia e contactem fornecedores, com quem podem trocar imagens para definir as grandes linhas e o ambiente que desejam.

Podem sempre optar por um encontro físico ou através do Skype, que é sempre menos impessoal do que uma simples troca de emails e permite uma relação mais próxima com o profissional.

9. O vestido de noiva

Será possível encontrar o vestido de noiva na Internet? A resposta é “Sim”. No entanto, vai ter de se deparar com alguns obstáculos no caminho: o tamanho do vestido, a qualidade dos materiais utilizados e a eventual necessidade de uma prova final. No entanto, o “estágio” na Internet é hoje em dia inevitável. As futuras noivas podem, efectivamente, entrar em contacto com os principais fornecedores do sector e ter uma ideia dos modelos que mais gostam navegando por vários websites.

Contudo, definir um vestido de noiva de A a Z através de um ecrã não é tarefa fácil. É preciso, por exemplo, que a noiva tenha uma perfeita noção de si própria em termos de morfologia do seu corpo. Por isso, mesmo que a noiva tenha acesso ao guia de tamanhos da marca ou estilista que elegeu, poderá haver a necessidade de fazer pelo menos uma prova – idealmente duas, no início e no fim – para evitar uma desilusão quando for tarde demais para voltar atrás.

Um último conselho? Se não tiver tempo ou oportunidade para fazer sequer uma prova e tiver mesmo de optar por comprar o vestido de noiva através da Internet, opte um modelo fluido, pois será mais difícil enganar-se na sua escolha.

10. Encontrar a jóia perfeita

Escolher uma jóia sem sair de casa parece fácil, sobretudo se compararmos com outras tarefas, como a escolha do vestido ou do menu do casamento. De facto, hoje em dia a Internet oferece uma vasta selecção de jóias e acessórios para todas as carteiras. Além disso, para além das infinitas possibilidades, é possível encontrar a opção de personalização.

De qualquer forma, para escolher a jóia perfeita faça-o com tempo e troque os contactos que forem necessários com o fornecedor seleccionado. Os riscos de se decepcionar são praticamente inexistentes se tratar de tudo com a devida antecedência e respeitar os prazos de produção.

11. O Fato do Noivo

A escolha online do fato do noivo enfrenta os mesmos desafios do vestido da noiva: é preciso ter muita atenção ao tamanho do modelo e à qualidade do tecido. Há já algum tempo que grandes criadores da moda oferecem a possibilidade da compra online do fato para o grande dia. Mas é preciso ter atenção com os tamanhos standards, que nem sempre são adequados à morfologia do corpo do noivo.

Como já alertámos em relação ao vestido de noiva, convém fazer pelo menos uma prova para evitar calças curtas ou casacos demasiado longos. Mas a inspiração, pode ser toda online. Noivos: inspirem-se na Zankyou!

12. A escolha das alianças

As alianças vão estar nos vossos dedos para toda a vida, por isso é importante escolherem um modelo que seja “a vossa cara”. A Internet é perfeita para o encontrar! O único problema será o tamanho, mas se não sabem qual é o vosso podem sempre informar os fornecedores de um tamanho mais ou menos aproximado e marcar um encontro pouco antes da data, para rever a mensuração. Uma solução para quem quer fazer tudo pela Internet é descarregar um baguier online, isto é, um conjunto de anéis que permite ao ourives tirar as medidas dos dedos.

Cada vez mais pessoas optam por escolher as alianças online, pois compram sem sair de casa, não perdem tempo e as opções são ilimitadas. Além disso, muitas vezes os preços são mais acessíveis.

Para escolherem a cor das alianças tenham em conta a cor da vossa pele e para definirem a largura observem a morfologia dos vossos dedos e mãos. Procurem também toda a informação sobre os metais e as pedras, para reduzirem significamente o risco da decepção.

13. As lembranças para os convidados

As lembranças para os convidados também podem ser facilmente adquiridas pela Internet, sendo que na verdade os riscos de se decepcionarem são quase nulos. Só será necessário fazer uma boa pesquisa sobre as ofertas disponíveis no mercado para terem ideias sobre o que vão querer oferecer e trocar informações suficientes com os fornecedores para uma melhor personalização.

E assim o nosso mini-guia chega ao fim. Agora já sabem como organizar um casamento 2.0. Cabe-vos a vocês darem todos os cliques necessários!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Truques para manter a sua aliança de casamento como nova
Truques para manter a sua aliança de casamento como nova
Dicas simples para manter a sua aliança de casamento intacta e em perfeitas condições para sempre, como a vossa história de amor.
Aguiam Wedding Photography
Prós e contras: 3 coisas simples e 3 complicadas na organização do seu casamento
A organização da boda é sempre uma fase marcante na vida de uma pessoa. Haverá muita felicidade envolvida, mas nem tudo será assim tão fácil. Fique-se com os três prós e contras da organização de um casamento
Mary Me - Eventos ® | Foto- João Almeida
Decoração: pequenos detalhes para um maxi efeito
São os pequenos detalhes que fazem magia. Inspire-se com este artigo decore o seu casamento da melhor forma.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação