As 12 perguntas que deve colocar para desfrutar do espaço perfeito no seu grande dia!

É uma das decisões mais difíceis que os noivos enfrentam antes do seu grande dia. E uma das mais importantes também, já que determina uma série de decisões subsequentes. Há vários fatores a ter em conta antes de escolher o espaço para o seu casamento e nem sempre os noivos colocam as perguntas certas antes da tomada de decisão. Para evitar que cometa o mesmo erro, a Zankyou diz-lhe quais as dez questões essenciais a ter em conta antes de se decidir por um espaço de casamento.

Solar da Levada
Solar da Levada. Créditos: Moisés Soares
Solar da Levada
Solar da Levada. Créditos: Moisés Soares

1. Qual é a capacidade do local?

Por mais que se apaixone por um espaço, a sua decoração e os profissionais que o gerem, é sempre extremamente importante que opte por um local que tenha capacidade para a sua lista de convidados completa. Se a sua lista de convidados é de 300 pessoas, procure um local que tenha condições para receber todos. E, da mesma forma, se a sua lista de convidados é de 50 pessoas, procure um espaço com uma capacidade que se adeque a esse número. Não vai querer alugar um salão de festa para 500 pessoas, certo?

Com capacidade para cerca de 850 convidados, a Quinta da Concha é um dos lugares que prima em Leiria, graças à combinação que apresenta entre a natureza e o requinte da sua decoração. Maravilhosos jardins que proporcionam muita tranquilidade e conforto para todos irá despertar os sentidos, não só dos noivos assim como dos seus convidados.

Quinta da Concha Agende a sua visita!
Quinta da Concha
Quinta da Concha Agende a sua visita!
Quinta da Concha
Quinta da Concha Agende a sua visita!
Quinta da Concha

2. Qual é o horário de encerramento?

Se está a pensar em organizar uma festa que dure até de madrugada, então certifique-se que o horário de funcionamento do espaço que escolheu não interfere com os seus planos. Há muitos espaços que têm restrições no horário devido às licenças com que trabalham. E há igualmente espaços que não permitem demasiado barulho a partir de uma determinada hora.

3. Possuem mobiliário próprio?

Alguns espaços trabalham sempre com o mesmo mobiliário e o mesmo styling na decoração. Outros espaços, apostam em trabalhos mais personalizados. Quando escolher a equipa com quem vai trabalhar, certifique-se que têm aquilo que você quer e se cobram taxas extra pelo serviço personalizado à sua medida ou se o valor desse serviço está incluído no aluguer do espaço.

Palacete Dona Maria é um dos espaços no Porto que apresenta mobiliário próprio, assim como uma equipa de profissionais à sua disposição que prometem tratar de todos os pormenores decorativos do seu grande dia. Aqui, pode optar por uma celebração ao ar livre ou no interior, dispondo sempre de majestosos recintos para a criação de memórias inesquecíveis e momentos exclusivos.

Palacete Dona MariaSolicite informação sobre “Palacete Dona Maria”
Palacete Dona Maria. Créditos: C&D Photography
Palacete Dona Maria
Palacete Dona Maria. Créditos: C&D Photography
Palacete Dona MariaSolicite informação sobre “Palacete Dona Maria”
Palacete Dona Maria. Créditos: C&D Photography

4. Quais são as taxas extras?

Sabe o que é uma taxa de rolha, por exemplo? Alguns espaços permitem-lhe que leve as bebidas consigo (ou que contrate outro fornecedor para gerir o catering de bebidas no seu casamento) mas cobram uma taxa – a taxa de rolha – para que possa fazê-lo.

5. Posso levar os meus fornecedores?

Alguns espaços trabalham em exclusividade com determinados fornecedores, outros dão-lhe mais liberdade de escolha no catering, fotógrafo, hair stylist ou makeup artist.

Por isso, no Convento de Sandelgasos noivos têm, assim, a oportunidade, de contar com os serviços de terceiros, ou seja de profissionais escolhidos por si e que querem que sejam os responsáveis por outros detalhes do casamento, como por exemplo, no que toca à música e à fotografia. Para além disso, se aliarmos esta liberdade que os casais usufruirão com a decoração elegante e arquitetura maravilhosa deste espaço, o Convento de Sandelgas revela-se um lugar ímpar para a celebração do seu grande dia.

Convento de SandelgasAgende a sua visita!
Convento de Sandelgas
Convento de SandelgasAgende a sua visita!
Convento de Sandelgas

6. O espaço possui um gerador próprio?

Porque as falhas de eletricidade acontecem, certifique-se que o espaço que escolheu tem um plano B, isto é, um gerador com potência suficiente para que uma falha de eletricidade não interfira com os seus planos. Mais, certifique-se que se trata de um gerador silencioso, que possa continuar a funcionar depois das 20 horas e sem interferir com o seu evento.

7. Possui vastos espaços verdes

Se o seu grande desejo é realizar um casamento ao ar livre num maravilhoso dia de Primavera ou Verão, deve procurar um espaço que apresente vastos jardins para a realização da cerimónia e posterior celebração. Para além disso, um casamento no qual a Natureza faça parte do background acaba por ser um evento bastante tranquilo e harmonioso. 

Assim, a Quinta de S.Gens com os seus caminhos florestais e todo o enquadramento paisagístico que exibe surge no panorama como um dos locais ideias para o “Sim, aceito”, no qual a Natureza desempenha um papel fundamental. Romance e sofisticação são o que melhor caracterizam a atmosfera que aqui se vai viver!

Quinta de S. GensSolicite informação sobre “Quinta de S. Gens”
Quinta de S. Gens. Créditos: Matt + Lena
Quinta de S. GensSolicite informação sobre “Quinta de S. Gens”
Quinta de S. Gens. Créditos: Matt + Lena

8. O espaço tem ar condicionado?

Faça chuva ou faça sol lá fora, é importante que esteja confortável durante toda a sua festa. E para isso, muitas vezes, é preciso que haja ar condicionado. Para que não sofra com demasiado calor no verão e para que possa estar descontraída no seu vestido de noiva sem precisar de agasalhos mesmo se tiver optado por um casamento de inverno. E o mesmo se aplica a todos os que estiverem presentes no seu grande dia. Pense no conforto deles.

9. Há estacionamento para quantos carros?

A ideia é que haja lugar para todos os convidados da sua lista. Não é muito simpático obrigar os seus convidados a estacionar longe do espaço onde escolheu fazer a sua festa de casamento.

Situado num ambiente de pura harmonia, a Casa dos Arcos recebe os noivos na cidade Invicta e oferece-lhes o requinte e sofisticação, que nos remontam a outros tempos, recriando o encanto das mais belas antigas tradições. Para além dos diversos espaços – quer interiores como exteriores -, que coloca à disposição dos casais, estes e os seus convidados não têm que se preocupar com o parque de estacionamento! 

Casa dos ArcosAgende a sua visita!
Casa dos Arcos
Casa dos ArcosAgende a sua visita!
Casa dos Arcos
Casa dos ArcosAgende a sua visita!
Casa dos Arcos

10. Se quiser alargar o horário que combinou, pode fazê-lo?

Imagine que contratou o serviço para um determinado período de tempo e quando o evento vai a meio, percebe que precisará de mais tempo. Pergunte logo desde o início se a equipa do espaço tem flexibilidade para gerir possíveis horas extra.

11. Existe sala para noiva e/ou noivo?

Pode ser importante ter um espaço para si, onde possa vestir-se, maquilhar-se, retocar a maquilhagem ou fazer uma pequena pausa privada sempre que precisar dela.

12. Se tem catering próprio?

Para muitos casais, um espaço que apresente o seu próprio catering é um plus. Quinta do Frade, localizado em Lisboa, é um dos exemplos que queremos destacar, pois para além das paisagens de cortar o fôlego que proporciona aos noivos, oferece-lhes, ainda, pratos que prometem deliciar todos os presentes.

Quinta do FradeSolicite informação sobre “Quinta do Frade”
Quinta do Frade
Quinta do FradeSolicite informação sobre “Quinta do Frade”
Quinta do Frade

Respondidas todas estas questões, resta-lhe depois ter em conta outros “pormenores”: iluminação e técnica, horário de montagem e desmontagem, área reservada para staff (a banda ou DJ, por exemplo), tamanho e acesso da cozinha e local para descarregar as entregas. Com tudo isto em conta, terá a merecida garantia que escolheu o espaço de casamento perfeito para si e para a sua história de amor.

Saiba, ainda, como escolher o tema do seu casamento e como escolher as flores para o bouquet da noivaConheça, ainda, os aspetos a ter em conta ao contratar o serviço de catering: as dicas que tanto procurava!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

a Pajarita
5 ideias espetaculares para surpreenderem os vossos convidados no grande dia: os detalhes fazem toda a diferença!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, trazemo-vos 5 ideias espectaculares para arrebatarem o coração dos vossos familiares e amigos mais próximos - que têm o condão, invariavelmente, de transformar a doce celebração... Numa memorável e inesquecível celebração!.. Tomem nota e arrasem!
José Raposo
As 8 coisas que deve fazer após o compromisso: tudo para a organização do seu casamento descomplicada!
Não se deixe invadir pelos nervos após ter dito o “Sim” e fique atenta às seis coisas que não pode deixar de fazer assim que tiver o anel de noivado no dedo!
Aguiam Wedding Photographers
10 dicas para encontrar o espaço perfeito para o seu casamento: Siga todas e acerte em cheio!
Fique a conhecer algumas dicas que deve ter em conta na hora de escolher o espaço para o seu casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação