Como escolher um tema para o casamento?

A organização de um casamento, por vezes, pode parecer complicada, no qual uma lista infindável de aspectos têm de ser tidos em conta e onde existem mil decisões por tomar. No entanto e para facilitar todo este processo, o ideal é que os noivos definam o tema que irá ditar os restantes pormenores. De facto, esta questão é definitivamente essencial e crucial aquando o início da planificação e organização de um casamento de sonho.

Uma história de amor é caracterizada por diversos símbolos que representam um valor sentimental enorme para o casal que a vive e protagoniza: uma música, uma cidade, um momento ou um simples objecto que transmite toda uma essência para os noivos – estes factores podem ser decididamente um bom ponto de partida para quando começam a desenhar o casamento de êxito e que vai ao encontro de todos aqueles cenários idealizados pelo casal.

Lucyana Sposito
Lucyana Sposito

É verdade que o tema do casamento é fundamental, mas no entanto os noivos não têm que dar mil voltas à cabeça e desesperar pelo momento em que encontram o estilo ideal para a sua cerimónia. De facto, este deverá surgir de forma natural, sem grandes pressões… os mais simples símbolos que escondem toda uma história ou um momento significativo para o casal pode advir um estilo único, que transmite autenticamente a personalidade e essência do casal – este é decisivamente um dos pontos mais importantes.

Depois de definirem a temática do vosso dia, delinear os restantes detalhes e aspectos tornar-se-á uma tarefa muito mais simples porque o importante é trazer uma harmonia para o seu casamento, no qual os mais diversos elementos estão em concordância com o tema primordial.

Por Magia - Photography
Por Magia – Photography

Neste âmbito, é preciso realçar que existe uma diferença entre o tema de casamento e o seu conceito. Assim, o tema do casamento corresponde ao estilo que elegem e que se reflecte nos demais aspectos que irão caracterizar o seu grande dia, desde os convites que todos os seu amigos e familiares irão receber até ao modo como as mesas estão organizadas, por exemplo. Aqui, os noivos poderão apostar em qualquer coisa, desde uma simples cor até ao filme de si-fi que os juntou numa convenção…

Por outro lado, o conceito corresponde à ideia em si: ao modo como todos os elementos estão interligados entre si e que pressupõe períodos de reflexão, no qual o casal deve entender quem realmente é, do que gosta e a mensagem que pretende que o dia transmita para todos os presentes.

The Storytellers
The Storytellers
The Storytellers
The Storytellers
The Storytellers
The Storytellers

1. Faça com o que o vosso dia seja um representação da vossa personalidade

Em vez de pensarem no estilo de casamento, os noivos deverão pensar no seu estilo fundamental, de forma a que cada canto, cada luz e cada pormenor reflicta a sua essência. Deste modo, o mais importante é fazer com o dia seja sobre o casal em si.

Assim, os noivos podem pensar e “escavar” de forma a encontrarem um interesse forte que tenham em comum: um filme, os anos 20, uma personagem de hollywood, uma banda… Portanto, é imprescindível que os noivos tenham consciência da música que ouvem, da roupa que vestem, o tipo de filme que não perdem no cinema, se encontrem e ponderem como vão transportá-lo para a decoração do casamento.

Depois de definirem a temática, o papel importantíssimo dos wedding planners emerge, uma vez que serão a mão amiga que ajudará o casal a preparar tudo minuciosamente. Lucyana Sposito é um dos nomes que surge no panorama do wedding planning que promete concretizar os seus sonhos nupciais. Esta profissional detém a paixão pelo design e pela inovação pelo que irá aplicar ambas as máximas para lhe proporcionar o casamento que será o espelho da sua relação e de vocês, enquanto casal.

2. Visualize o dia do seu casamento 

Faça uma viagem pelo futuro e teletransporte-se para o dia no qual irá trocar os votos com a sua cara-metade. Agora imagine como gostaria de ver os seus convidados vestidos, o modo como o espaço está decorado e os demais pormenores conferem um brilho especial ao mesmo, a forma como receberá os seus amigos e familiares: num ambiente descontraído e relaxado ou num ambiente clássico à luz de infinitas luzinhas e velas?

Depois de fantasiar sobre o grande dia, no qual o seu amor será o protagonista principal, será muito mais fácil para se focar na vibe do mesmo e chegar a um tema definitivo.

3. Incluir um background familiar

Se o seu desejo primordial é incluir determinados aspectos ou tradições familiares, esta poderá ser, igualmente, uma boa forma de saltar para uma conclusão. Deste modo, várias gerações poderão estar simultaneamente representadas. Se este for o seu caso, Filipa Martinho – Cerimónias Celtas é a profissional que irá oferecer-lhe uma panóplia de alternativas originais que fogem, de certa forma, aos tradições e convencionalismos. Assim, se tem um símbolo importante na sua família ou relação que quer, seguramente, que seja o elemento base do seu casamento, Filipa Martinho é a excelente alternativa para tal.

 4. Pense em pontos que tornem a vossa relação especial 

Há casais e casais. Há relações, nas quais os membros das mesmas têm imensas coisas em comum e outros, pelo contrário, tem gostos e interesses completamente diferentes. No entanto, este facto não tem de ser necessariamente um problema para quando a decisão do tema do casamento. A solução nestes casos é pensar de uma forma mais geral e chegar a um ponto/instante que foi decisivo para a vossa relação: aquela viagem aos Himalaias, onde ele a pediu em casamento, ou o tipo de memórias que vêm à cabeça cada vez que faz uma introspecção sobre a relação em si…

5. Palavras ou expressões que caracterizem a vossa relação

Se tivesse de descrever a sua relação em 5 palavras/expressões quais seriam? Escreve-as numa folha e depois reflicta sobre as mesmas e seguramente que chegarão a um consenso sobre o tema do vosso casamento.

Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe

6. Tenham em conta a altura do ano

A estação do ano na qual decidem iniciar uma nova fase das suas vidas é fundamental. Assim, tendo em conta este factor é crucial, por exemplo, no momento em que decidem as cores que irão predominar no grande dia. Nomeadamente, as cores mais escuras são ideias para as estações mais frias, em oposição às cores claras e clean que são ideais para a Primavera e Verão. Para além disto, a estação é dita igualmente o tipo de flores e alguns alimentos que primam nessa altura do ano…

Ricardo Meira
Ricardo Meira
Ricardo Meira
Ricardo Meira
Ricardo Meira
Ricardo Meira

7. Saiba quando parar

Por vezes, surgem ideias e temas espectaculares nas mentes dos noivos. Temas que de facto contam a sua história ou que retratam, de certa forma, a sua personalidade e essência. Quando assim for, é importante que saibam quando parar de procurar porque irá tornar a decisão ainda mais complicada. O mesmo acontece na vida real, depois de encontrar a pessoa com quem deseja passar o resto da vida, não continua a inscrever-se em dating apps ou a ir para noitadas com suas amigas para encontrar o tal…

Tendo em conta a variedade e o vastíssimo leque de opções, a escolha pode dificultar-se, mas esta tarefa não é nada mais, nada menos do que descobrir o que exactamente gostam.

8. Pensem “out of the box

A melhor forma de garantirem que o vosso casamento é único e memorável, é pensarem mais-além, privilegiando o sentido original e criativo de ambos. Ao organizarem um casamento fora do normal, é meio caminho andado para que seja inesquecível, não só para vocês, como também para todos os seus convidados. Hoje em dia, os casais têm uma liberdade extraordinária se a formos comparar com a das gerações anteriores. De facto, os noivos podem fugir facilmente às tradições e hábitos que caracterizam a nossa sociedade e planearem um casamento que seja autenticamente a sua cara.

João Almeida
João Almeida
João Almeida
João Almeida
João Almeida
João Almeida

Conheça, ainda, Menus temáticos para o seu casamento: inovar para surpreender, 5 Ideias fantásticas para um casamento temático e os melhores temas de casamento de acordo com os signos

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!
Foto: Ideias Vintage Fotografia
Como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!
Marcar a data do casamento é uma das principais prioridades dos noivos. Fácil? Não necessariamente. Aqui ficam cinco critérios para ajudar nesta tomada de decisão.
Foto: Aguiam Wedding Photography
Como escolher os sapatos de noiva para o meu casamento
Para estar a 100% no seu grande dia e aproveitar todos os minutos precisa de estar confortável. Não deixe de ler as nossas dicas antes de escolher os seus sapatos de noiva!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação