Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

Os convites de um casamento são da maior importância no âmbito da organização do mesmo. Com efeito, e embora possam parecer algo aparentemente simples, são de um valor vital, pois é através deles que irá convocar todos os que constam na sua lista de convidados, para partilharem consigo o seu grande dia. Além disso, neles são especificados todos os detalhes do evento, permitindo em simultâneo que os seus entes queridos tenham um vislumbre do que poderão esperar do seu casamento.

Se quer ficar a saber a melhor forma de como escolher os convites para o seu casamento, fique atenta a estes 5 passos fundamentais:

Determinar o estilo

Esta é uma das partes mais importantes de todo o processo, porque um convite de casamento é a carta de apresentação do mesmo. De facto, como já o dissemos várias vezes, o convite é o primeiro detalhe do seu grande dia, o primeiro olhar, um reflexo do que ele será e, consequentemente, uma primeira pista essencial para que os seus convidados possam saber o que escolher para o seu visual. Através do convite, todos aqueles que convidar para testemunharem a oficialização do seu amor começam já a adivinhar o que irão encontrar e a fantasiar sobre os detalhes que os aguardam. E é aqui que reside uma das facetas de grande importância do convite, que pode afetar o futuro do seu casamento.

Estacionário A PAJARITA | Foto: Guillaume Blanchon

E os estilos, na verdade, são infinitos, dependendo da personalidade dos noivos. Por isso, hoje em dia encontra muitas empresas que oferecem inúmeras possibilidades, procurando abranger a mais variada gama de convites de casamento, adaptando-a à procura. Seja com um tema mais específico, de estilo mais clássico ao mais boémio, os fornecedores de convites oferecem-lhe as melhores opções, encontrando também profissionais de topo que imprimem o seu cunho pessoal, a sua marca, no âmbito da sua arte e criatividade, tendo sempre em conta o que os noivos desejam para o seu grande dia.

Estacionário A PAJARITA | Foto: Guillaume Blanchon

Para que possa arrasar nos seus convites, há que ter em conta várias coisas. Primeiro, como já dissemos, considere o estilo do casamento, que, por sua vez, muitas vezes é determinado pela estação do ano, que acaba por influenciar a própria filosofia do convite.

O local de celebração também é importante, pois apesar de muitas vezes ser mais neutro, em muitas ocasiões tem características muito específicas, que acabam por servir de inspiração para os convites. Damos-lhe um exemplo: como desenharia um convite se se casasse na praia? Uma temática marinha provavelmente seria certeira, assim como as referências naturais, caso optasse por casar em plena natureza.

Por seu turno, se seguir um tema específico no casamento (campestre, medieval, ficção científica), o convite irá também beber do espírito que reinará em todo o evento. É como lhe dizemos: um convite é como um aperitivo, que vaticina os melhores pratos que irá saborear durante o grande dia.

Estacionário A PAJARITA | Foto: Guillaume Blanchon

Escolher a cor

A cor é especialmente relevante, porque atua como leitmotiv dos convites. O estilo girará em torno das suas escolhas, porque as cores são frequentemente associadas a temáticas, situações, filosofias da vida ou a lugares.

Love Stories Weddings | Convites

Neste âmbito, as estações do ano voltam a ter especial relevância, pois a cor acaba por ser catapultada como a estrela principal. Assim, por exemplo, no outono, predominam os tons grená, o ocre, o verde floresta e os castanhos; no inverno, dá-se maior destaque para os brancos, os negros, os azuis e os roxos; na primavera, o verde, o turquesa, o amarelo limão e o branco; e no verão, geralmente triunfam o rosa pastel, a lavanda, o vermelho vivo e verde menta. Assim, no caso de convites muito influenciados pelo ambiente ou pela estação, as cores são imprescindíveis.

Love Stories Weddings | Convites
Love Stories Weddings | Convites

Alguns ambientes ou ocasiões especiais requerem cores específicas, que se podem refletir na natureza do convite. É o caso do Natal, por exemplo, que apesar de todos os atentados cromáticos que sofreu ao longo da história, ainda tem como tons mais característicos o vermelho e o verde. Por isso, se optar por este tema, muito relacionado com inverno. aproveite estas cores e misture-as também com o dourado, para dar brilho a toda a celebração.

Ter atenção ao design

É importante que o convite de casamento tenha uma boa apresentação. Não deixe este detalhe de lado e prepare os seus convidados para o que vão encontrar no seu grande dia. E lembre-se: cada detalhe conta!

Diz Que Sim

As estações do ano, mais uma vez, voltam a influenciar os convites no que diz respeito aos ornamentos os que decoram. Assim, o outono e o inverno são estações mais “carregadas” em todos os sentidos, o que se reflete nos artigos de papelaria de casamento. Emoldurados neste contexto, pode abusar nas ilustrações com folhas, diamantes, laços, flocos de neve, florestas, flores da temporada, como acácia, camélia ou hortênsia, ou decoração com frutos secos.

Diz Que Sim
Diz Que Sim

A primavera e o verão, em contraposição, libertam esse peso da ornamentação excessiva e motivam os convites mais frescos e leves, sem saturação. Por isso, destacam-se os temas marítimos, as referências à natureza (especialmente as flores) e os motivos que representam alegria, frescor e o relax.

Diz Que Sim
Diz Que Sim

Mas claro que, evidentemente, as estações do ano não são uma condição para conceber o design dos convites. Há muitos temas que têm grande sucesso e que estão relacionados, por exemplo, com paixões, hobbies, momentos e lugares que representam algo especial para os noivos. O design também pode ser baseado numa filosofia de vida ou em conceitos, como o vintage, campestre ou clássico.

WICdesign
WICdesign
WICdesign

Neste contexto, o envelope também tem uma palavra a dizer. Apesar de ser um elemento muitas vezes desconsiderado, é vital para reforçar o conceito do convite. Tem o mesmo papel que o embrulho do presente, um detalhe repleto de intrigas que prepara quem o abre para a surpresa que lá irá encontrar dentro. É quase que obrigatório cuidar deste detalhe, se quiser gerar expetativa pelo convite. Por isso, dê uma pincelada da mesma no envelope para que, qual pista até ao grande tesouro, este portador da mensagem comece a desvendar o segredo logo ao primeiro olhar. Utilize pequenos padrões, cores e “aperitivos” relacionados com o tema do convite e do casamento.

Pérola, Papel, Tesoura
Pérola, Papel, Tesoura

Saiba também o que escrever nos convites através do nosso vídeo.

Dar um toque pessoal

A personalização é muito importante em qualquer elemento do casamento e os convites não são exceção. Não estamos a falar de um estilo que defina o convite, mas de um detalhe único do casal que tenha a ver com a sua personalidade, com o seu estilo de vida.

Para isso, as fotografias são geralmente os elementos mais escolhidos, embora  também seja habitual utilizarem-se mensagens personalizadas do casal, que se afastam do protocolo. Com estes detalhes, o convite é instantaneamente personalizado e torna-se único!

Diz Que Sim

Os casamentos temáticos (ou convites temáticos) são  também o cenário perfeito para dar esse toque. Por exemplo: convites com fórmulas matemáticas, mapas, enigmas, referências aos noivos … Qualquer referência ao mundo pessoal de cada casal, neste caso, é útil.

Ideia Genial
Ideia Genial
Ideia Genial

Ainda no âmbito da personalização, é impossível não falar sobre o Do It Yourself (DIY) para fazer o convite. Com este estilo muito pessoal, estamos a falar de um casamento muito mais ecológico e criativo, com o selo inconfundível dos noivos que pretendem mudar o mundo.

Ter em conta os conselhos dos profissionais

Os profissionais não são donos da verdade, mas têm muita experiência e um estudo muito amplo do setor. A partir daqui, pode-se dizer que sabem mais sobre casamentos do que o próprio casal, por isso nunca é demais seguir os seus conselhos.

CasArt – Convites

Estes profissionais irão ajudar a estruturar as vossas ideias e a refrear aquele momento de explosão que certamente vos irá atingir, em que pensam em todas as opções em simultâneo. Eles sabem melhor do que ninguém “o que fica bem com o quê”, o que destoa, porque é que um tema é melhor para uma estação do que para outra, porque é que um tipo de papel é melhor do que outro, quando combinado com um tipo de cor … Obviamente, que quem manda são sempre os noivos e a última decisão será sempre vossa, mas é sempre aconselhável ouvir o que têm para dizer aqueles que trabalham há anos nesta área, que conhecem até a exaustão.

Descubra que tipo de convite é ideal para si

com este teste muito simples!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Saiba como escolher as joias para o seu casamento em 5 passos para conseguir o resultado perfeito e brilhar como nunca no seu grande dia!
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Siga estes 5 passos para escolher os atoalhados perfeitos para o seu grande dia. Não deixe este detalhe para a última hora!
Como escolher o penteado e a maquilhagem para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o penteado e a maquilhagem para o meu casamento em 5 passos
Já pensou no penteado e na maquilhagem que vai querer usar? A verdade é que são tão, ou mais, importantes do que o próprio vestido para um look de arrasar.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação