A checklist de casamento para que tudo corra na perfeição... e a tempo!

A checklist de casamento para que tudo corra na perfeição... e a tempo!

Quem já casou sabe bem a quantidade de coisas que há para fazer na organização de um casamento....Por isso, vamos deixar-lhe aqui uma boa checklist de casamento para não se esquecer de nada e garantir que tudo decorre como sempre imaginou!

A checklist de casamento para que tudo corra na perfeição... e a tempo!
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Noivos

Quem já casou sabe bem a quantidade de coisas que há para fazer na organização de um casamento. Preparar “O” grande evento envolve escolher cores, padrões, decoração, menus, vestido, maquilhagem, fato, lembranças, viagem de lua-de-mel… É muita coisa! Por isso, vamos deixar-lhe aqui uma boa checklist de casamento para que não se esqueça de nada e para garantir que tudo decorra como sempre imaginou. Com um bom planeamento, dificilmente o dia do casamento terá surpresas desagradáveis!

Parece que ainda falta muito, não é? Mas não se engane, porque o tempo passa a voar! Aqui fica uma checklist de casamento com as diferentes etapas da organização. Mas atenção: seja realista. A perfeição não existe! E não é por isso que vai deixar de aproveitar o seu grande dia!

12 meses antes (ou logo após o noivado)

guardarcasal namorados abraçado sorridente
Foto: Arte Magna Fotografia

(  ) Defina a data do casamento. Não quer dizer que seja já a definitiva, porque vai ter que lidar com a disponibilidade do local da cerimónia e da festa, por exemplo. Mas convém ter um ponto de partida para depois chegar a uma data final. Veja como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

(  )  Decida sobre o tipo de casamento. Vai optar por um casamento Religioso ou Civil? Formal ou informal? De manhã ou ao final da tarde? Em que estação do ano? Estas serão decisões importantes que deverá incluir na sua checklist de casamento e que irá condicionar diversas escolhas.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

(  )  Marque a cerimónia na Igreja. Se optar por casar pela igreja vai precisar de marcar a data do casamento com muita antecedência, sobretudo em pequenas cidades ou em igrejas muito disputadas.

(  )  Elabore a lista de convidados do casamento. Mais uma vez, não precisa de ser ainda a definitiva, pois eventualmente vai ainda querer fazer alterações. Mas será importante para escolher, por exemplo, o espaço de casamento adequado e com as devidas condições para acolher confortavelmente o número de pessoas que vai querer que partilhem consigo o seu grande dia. Um conselho: deixe uma folga de 10% para adicionar novos convidados que possam aparecer ao longo do tempo. Leia também: Como fazer a lista de convidados perfeita? Descubra a melhor fórmula!

(  ) Estabeleça um orçamento. Este passo é sempre muito importante na vossa checklist de casamento, pois a partir dele serão feitas todas as escolhas. Saiba como calcular, de forma eficaz, o orçamento para o seu casamento.

(  ) Reserve o espaço do casamento. Todas as anteriores decisões – o dia e a hora do casamento que foi possível marcar na Igreja, a lista dos convidados e o orçamento – estão interligadas com a marcação do espaço para fazer a festa – ou, eventualmente, o casamento civil. Se casar na Igreja, convém que o espaço não seja muito longe.

(  ) Informe-se sobre os documentos necessários.

(  ) Comece a dieta e plano de exercícios para ser uma noiva em forma! E reveja todos os cuidados com a sua saúde e beleza.

(  ) Contrate o fotógrafo do casamento. Pode parecer cedo, mas não é. Sabendo já qual a data e o horário do casamento, convém fazer a sua escolha, se não corre o risco de já não conseguir marcar o fotógrafo da sua preferência.

(  ) Decida se vai ou não contratar um wedding planner para a organização do casamento. Este até poderia ser um dos primeiros passos da sua checklist  de casamento, logo após a definição da data de casamento pretendida.

Leia também Porque devo contratar um Wedding Planner?

9 a 11 meses antes

guardarnoiva metade com bouquet na mão
Foto: Efeito Espontâneo

(  ) Comece a reunir ideias, dicas e inspirações, quer ao nível da decoração, do vestido de noiva e de todos os outros detalhes para o casamento. Recorra a revistas da especialidade, ao Pinterest, Instagram e – claro – à Zankyou Magazine!

(  ) Comece a escolher os fornecedores. Use o Guia de Fornecedores Zankyou para ver quais são os melhores fornecedores da sua região e peça orçamentos antes mesmo de marcar qualquer reunião física. Compare preços, serviços, etc. Vá vendo tudo com calma, para fazer as escolhas certas. Decida a animação que vai querer – DJ ou banda? Animação Infantil? Pinturas ou palhaços? E de vozes de anjo, gosta?

Importante na sua checklist de casamento é também decidir se vai contratar alguém para fazer os convites, começar a reduzir opções de vestidos de noiva, etc.

(  ) Comece a pensar na lua-de-mel. Pense primeiro quais são os seus destinos de sonho, avalie preços e compare com o orçamento disponível.

( ) Escolha os padrinhos e defina quem vão ser as damas de honor ou a(s)/o(s) menina(s)/menino(s) das alianças.

(  ) Comece a pensar no cardápio que vai escolher para o casamento. Se o local escolhido para o casamento já tiver incluído o catering, agende as provas de degustação. Senão, contacte empresas especializadas.

Depois, quando for de lua-de-mel, pondere uma viagem gourmet: 5 destinos “deliciosos” para casais que adoram aguçar o palato.

(  ) Comece a definir o que pretende a nível de decoração. Pense no estilo de casamento que pretende, se irá optar por algum tema e veja as condições que o local escolhido proporciona. Se não contratou um wedding planner, o aconselhável é contratar um decorador para ajudar ou empresas especializadas.

8 a 6 meses antes

guardarsala cerimónia civil luxuosa
Foto: MSANZ Photographer

(  ) Defina a decoração. Depois de pesquisar, é tempo de chegar a conclusões e de as marcar como “tomadas” na sua checklist de casamento. Nesta altura deve começar já a decorar e ter já escolhido a empresa ou profissional que a irá ajudar nesta tarefa.

(  ) Escolha o seu vestido e acessórios. Chegou a hora. Marque a primeira prova. Se tem dúvidas ou precisa de ajuda para fazer a escolha certa, leia os conselhos de quem sabe para escolher o vestido de noiva perfeito!

(  ) Comece a pensar nas lembranças de casamento. Vão querer oferecer alguma coisa aos vossos convidados? Altura para colocar na sua checklist  de casamento a recolha de ideias e começar a contactar os fornecedores.

( ) Comece a pensar se quer ou não a despedida de solteira. Reúna-se com a madrinha/madrinhas e fale sobre as expectativas para a sua última grande festa enquanto solteira. Veja também ideias para uma despedida de solteira inesquecível.

(  ) Confirme a sua lua-de-mel. Veja quais os documentos necessários, se a viagem for para fora do país (passaporte, vistos, vacinas, etc.)

5 a 3 meses antes

guardarmesa de doces bolo de casamento rústico
Foto: Luis da Cruz Photography

(  ) Faça uma lista de casamento. E porque não online? A Zankyou oferece-lhe a oportunidade de criar a sua lista de casamento online, onde pode colocar tudo, desde os tradicionais presentes de casamento até parcelas para pagar a lua-de-mel ou itens para a própria festa. E os presentes escolhidos são convertidos em dinheiro, para que os noivos possam gastar como quiserem. Veja quais os 5 motivos chave para escolher fazer uma lista de casamento online.

(  ) Envie os convites. Se tiver oportunidade de entregar os convites em mãos, essa será sempre a melhor opção. Mas se não tiver tempo, é preferível enviar com antecedência do que demorar demasiado tempo a encontrar o dia ideal para ir ter com aquele seu familiar que mora longe. Atenção, coloque na sua checklist de casamento que também é muito importante enviar convites com uma data limite de resposta, para conseguir fechar o número de convidados. Leia também tudo sobre convites de casamento: o que nos dizem os especialistas.

(  ) Feche o menu e defina como será o bolo de casamento. Na Zankyou irá encontrar inúmeras empresas dedicadas à confeção dos melhores bolos.

(  ) Escolha as roupas das meninas das alianças. Esta fase é muito ternurenta. Os miúdos ficam tão lindos vestidos a rigor!

(  ) Reserve o quarto da noite de núpcias. Ui, esta fase até provoca calafrios…

( ) Compre as alianças. Planeie um dia romântico a dois e passem numa ourivesaria para escolherem e encomendarem as alianças de casamento. Terminem o dia com um jantar a dois, para comemorar mais um tema resolvido da organização do casamento.

(  ) Agende as sessões de pré-casamento. Se estiver a pensar fazer uma sessão de fotografias prévias ao casamento, coloque-as também na sua checklist  de casamento, pois deverá nesta altura agendá-las. Veja também Sessão de fotos pré-casamento: 5 razões de peso para realizar a sua! e Como convencer o seu noivo a realizar uma sessão pré-casamento: 9 razões indiscutíveis

(  ) Verifique as datas de cursos de preparação para o casamento (CPM), se vai casar pela Igreja. Não sabe o que é? Se tem dúvidas, leia tudo aqui.

(  ) Defina as lembranças de casamento. Por esta altura já deverá colocar o “certo” no que diz respeito a este tema na sua checklist  de casamento, isto é, saber o que quer e quem quer que as faça.

2 meses antes

guardarbouquet de noiva em aro
Créditos: a pajaria | Fotografia: Rita Rocha Photography

( ) Alugue o carro dos noivos, caso esteja a pensar em fazê-lo. E saiba como escolher o transporte perfeito para o grande dia: 5 coisas que não podem esquecer!

(  ) Trate de marcar a prova de maquilhagem e cabelos. Combine as provas para o mesmo dia para conseguir ver o resultado final. Organize os horários para o dia do casamento, sobretudo se familiares e amigas também quiserem usufruir desse serviço.

(  ) Marque um ensaio da cerimónia e defina a ordem do cortejo da entrada na Igreja.

(  ) Marque a degustação do menu. Não se esqueça deste passo importante na sua checklist  de casamento.

(  ) Escolha o bouquet de noiva. Para facilitar esta tarefa da sua checklist de casamento, inspire-se na nossa sugestão de Bouquets com aro: os mais originais.

1 mês antes

guardarnoiva com amigas robe
Foto: Aguiam Wedding Photography

(  ) Termine a entrega dos convites. Se ainda falta alguém… de que é que está à espera?! Vamos lá colocar como “feito” na sua checklist de casamento.

(  ) Acerte os detalhes finais com todos os fornecedores. Entre em contacto com todos os fornecedores contratados para saber se está tudo bem e definido para o grande dia. Deve já ter fechado: catering, bebidas, sobremesas, bolo de noivos, decoração, lista de músicas para cada momento, flores e bouquet.

(  ) Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, igreja, etc. Checked?

(  ) Confirme se está tudo OK com a viagem de lua-de-mel (hotéis, bilhetes de avião, etc.)

(  ) Faça a despedida de solteira.

(   ) Escolha a sua lingerie, quer para o dia do casamento, quer para a noite de núpcias. Na Zankyou tem as melhores lojas de lingerie para noivas e convidadas.

(  ) Faça a penúltima prova do vestido de noiva. Os acessórios também já devem estar todos escolhidos na sua checklist de casamento: véu, brincos, colar, sapatos, lingerie, etc.

 (  ) Organize as mesas/seating plan. Nesta altura já terão de ter as confirmações dos convidados, por isso comece a delinear quem irá sentar em cada uma das mesas do casamento. Esta tarefa pode ser demorada e complicada, mas mantenham a calma e leia também como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos

1 semana antes

guardarsapatos pés da noiva
Foto: Aguiam Wedding Photography

(  ) Fale novamente com todos os fornecedores, para confirmar horários, moradas, entregas, etc.

(  ) Faça a última prova do vestido.

(  ) Prepare as malas de viagem. Certifique-se de que tem todos os documentos necessários e confira se tem as peças-chave para levar na bagagem.

(  ) Prepare a mala da noite de núpcias. Não esqueça a sua lingerie, a roupa do dia seguinte e itens de higiene.

(  ) “Amacie” os sapatos que vai usar no dia casamento. Pode usá-los pela sua casa até ficarem mais confortáveis.

(  ) Defina quem vai fazer o quê. Decida quem fica responsável por levar a sua mala da noite de núpcias para a festa, se o vestido de noiva for alugado quem o vai levar à loja ou para a lavandaria, etc. Delegar funções com antecedência para a mãe, madrinha e a amigas é a melhor forma de não se preocupar com pequenos detalhes no dia do casamento.

(  ) Antecipe o que puder no salão de beleza. A depilação, sobrancelhas e unhas podem ser feitas entre dois dias antes e a véspera do casamento para não deixar tudo acumulado para o grande dia.

Leia também as 6 coisas a NÃO fazer na semana do casamento!

Na véspera

guardarmulher spa com toalha coco
Foto: Shutterstock

(  ) Durma bastante, beba bastante água, alimente-se bem. Veja as nossas 10 dicas para ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento.

 (  ) Faça uma massagem. Você merece!

No dia do casamento

guardarnoivos felizes a rir muito
Foto: Rui Teixeira Photography

(  ) Delegue. Hoje não é dia de resolver problema nenhum, mas sabemos que os imprevistos acontecem. Se acontecerem, delegue a solução para a família ou padrinhos. Veja também 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!

(  ) Aproveite o seu dia! E viva o seu casamento intensamente. Aproveite cada minuto, cada etapa do dia, sem pressas. Aproveite a companhia das pessoas que lhe são queridas e celebre o amor.

… E pronto, agora é só usufruir do seu Grande Dia!

E para também para a ajudar na organização do casamento, descarregue o nosso Ebook

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Rui Teixeira Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
MSANZ Photographer Fotógrafos e vídeo
a pajarita Convites
Rita Rocha Photography Fotógrafos e vídeo
Luis da Cruz Photography Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo