Porque devo contratar um Wedding Planner?

A cada dia que passa, este profissional torna-se mais valorizado e presente nos casamentos. A sua função é auxiliar e apoiar os noivos do início ao fim, afinal, são os anjos da guarda ou há quem prefira chamar de “fadas madrinhas” porque transmitem toda a segurança e confiança que uma noiva precisa.

Este auxílio é ideal e até mesmo indispensável para as noivas que moram longe do local do casamento, não têm tempo livre para se dedicar à organização, preocupam-se que tudo ocorra com perfeição de um serviço especializado, ou simplesmente que não gostam ou não levam jeito a todo processo complexo da organização de um evento.

Neste artigo, vou falar sobre as vantagens, esclarecer alguns pontos, e os erros a não cometer quando decidem contratar uma(a) Wedding Planner!

Wedding Planner Do Pedido ao AltarSolicite informação sobre “Wedding Planner Do Pedido ao Altar”
Wedding Planner Do Pedido ao Altar

1. Faz muito bem para a sua carteira

Alguns casais ainda optam por não contratar uma wedding planner porque acham que vão “poupar” no orçamento. Quer saber? Ao contrário do que se imagina, essa profissional vai ajudar muitíssimo a poupar o vosso dinheirinho. As wedding planners possuem contatos e relacionamentos especiais com os fornecedores, conseguem orçamentos bem mais baixos, do que se os noivos tentassem contratar ou negociar os serviços sem intermediários, com a experiência adquirida neste nicho, conseguem regatear preços para noivos com perfil budget limitado.

A princípio pode parecer uma despesa a mais, entretanto a relação custo x benefício compensará visto que trata-se de profissionais que lutam por preços competitivos aliados a qualidade dos serviços, será também a pessoa que perceberá os gostos e objectivos do casal e irá “directo ao ponto” como forma de sugerir e trazer novidades para os noivos. Vai também retirar das costas do casal anfitrião toda a carga de stress e preocupações que envolve os preparativos de um casamento e principalmente no dia C.

2. Roteiro e protocolo

Para que um evento tenha sucesso, seja ele de quaisquer géneros são necessários: planeamente, programação, execução e acompanhamento!

O casamento é um evento, e como tal, exige um protocolo. Existem regras específicas para entrada dos noivos na igreja, pais, padrinhos, crianças (mais conhecido como cortejo de entrada) e existem lugares específicos para os noivos, pais, padrinhos – quem fica onde, faz o quê e em que momento, durante a cerimónia. Até mesmo as músicas têm uma sequência lógica e correta.

Wedding Planner Do Pedido ao AltarSolicite informação sobre “Wedding Planner Do Pedido ao Altar”
Wedding Planner Do Pedido ao Altar

Depois, durante o copo-de-água há também um protocolo e timings a serem seguidos e esse trabalho não convém ser realizado pelos profissionais do espaço (gerentes) ou equipa de catering (empregados de mesa, chefes de sala) e sim por uma wedding planner especializada em questões de protocolo e etiqueta acompanhando os noivos na realização e execução dos protocolos: chegada na festa, cumprimentos, discursos, fotografias, catering, hora de atirar o ramo, corte do bolo, lembranças, livro de honra…

Wedding Planner Lili Cherry Solicite informação sobre “Wedding Planner Lili Cherry ”
Wedding Planner Lili Cherry

3. Vocês sabiam que todos os profissionais contratados precisam de apoio no dia especial?

Sim, é verdade! Mesmo que resolvam organizar o próprio casamento, no big day, os profissionais contratados pelos noivos vão precisar de apoio seja para esclarecer eventuais dúvidas, ou mesmo durante a execução dos timings cerimónia/festa, e é por esta razão que todos devem ter em mãos o contacto de telemóvel da wedding planner para que os noivos não sejam incomodados, visto que, estarão sob os cuidados dos profissionais de beleza e precisam estar relaxados.

No decorrer da festa, outra função da assessoria é coordenar as equipas de profissionais de fotografia, vídeo, Dj, banda e etc. receber convidados e dar todo suporte aos noivos. A menina das flores está chorando? A assistente da Planner pode e deve ajudar a acalmar a criança para tudo fluir bem.

Wedding Planner Diamonds EventsSolicite informação sobre “Wedding Planner Diamonds Events”
Wedding Planner Diamonds Events

4. Quem contratar?

Analisem o portefólio e experiência de cada profissional, suas características como: flexibilidade, responsabilidade, e know-how são muito importantes, mas principalmente o factor empatia, porque é um profissional que vai lhe acompanhar durante 1 ano ou mais de preparativos e quanto mais próximo fica o evento, mais se estreitam os laços entre a wedding planner e noivos, após contratar, confie de olhos fechados e fiquem despreocupados, porque a Planner será “os olhos da noiva” quando tudo estiver sendo organizado, para que ela possa estar se preparando com tranquilidade, confiança e segurança para o grande momento.

Depois de meses a conviver ou a falar com os noivos quase que diariamente, é natural que nasça uma amizade e a maior recompensa de todo o longo trabalho, é, sem dúvida na minha opinião, a melhor sensação de certeza do dever cumprido com mais um sonho realizado!

Wedding Planner Do Pedido ao AltarSolicite informação sobre “Wedding Planner Do Pedido ao Altar”
Wedding Planner Do Pedido ao Altar

5. Erros

O erro mais comum cometido pelas noivas em Portugal, é deixar a contratação da wedding planner para o fim da lista de fornecedores, na verdade, é a primeira a ser contratada por ser o maestro da orquestra! É o que eu digo sempre: “não contrate para remediar, e sim para prevenir”… quando deixam para contratar a assessoria por último, os noivos correm o risco da profissional não ter mais a data disponível na agenda ou o casal não ter mais orçamento suficiente para conseguir pagar pelos serviços de grande responsabilidade prestados pela assessora, e daí pensam de forma equivocada que os serviços são “caros”, mas na verdade o que ocorreu foi falta de planeamento financeiro e de gestão do budget.

Caso decida casar de repente e tenha um budget bem apertado, e acha que não consegue pagar por um pacote de organização completa normalmente disponibilizado pelas Planners, há a possibilidade de se contratar o pacote de assessoria e acompanhamento no dia do enlace, mas tomem atenção, mesmo neste caso continue a colocar a contratação da Planner como a vossa prioridade e contacte com a maior brevidade possível, pois esta profissional precisa estar a par de tudo que vai acontecer, tomar conhecimento dos fornecedores contratados pelos noivos e entrar em sintonia atempadamente com toda gente.

Outro erro mega grave é pedir para as amigas ou familiares fazerem o papel da wedding planner, tanto na fase planeamento como no próprio dia, lembrem-se, a organização de um casamento exige tempo, dedicação e conhecimento do nicho casamentos – fornecedores de confiança, regras de etiqueta e etc. – é bem difícil encontrar alguém dentro deste perfil que possa dedicar-se exclusivamente para que sua festa de casamento seja impecável e sem falhas.

Além disso, normalmente as amigas da noiva não são preparadas e não possuem experiência em resolver problemas que possam vir a surgir e muito menos conhecimentos em como conduzir um protocolo de casamento que envolve muitos detalhes, mas o pior de tudo, a meu ver, é fazer as amigas ou familiares trabalhar no dia do casamento ao invés de estarem completamente relaxados e a se divertir na festa.

Wedding Planner Do Pedido ao AltarSolicite informação sobre “Wedding Planner Do Pedido ao Altar”
Wedding Planner Do Pedido ao Altar

6. Últimas dicas

Na hora de contratar uma assessoria, é importante que os noivos tomem alguns cuidados para que essa escolha seja acertada e só traga boas surpresas. Como por exemplo:

  •  Seleccione pelo menos 3 profissionais que admirem o trabalho, solicite uma reunião para vocês terem segurança na hora de decidir pelo melhor profissional;
  • Após as reuniões, elabore um ficheiro com os prós e contras de cada profissional pré- seleccionado;
  • Contrate um profissional especializado que tenha experiência e analise o portefólio;
  • Não contrate um profissional apenas porque é seu amigo;
  • Observe se o profissional é organizado e preocupado com pormenores;
Wedding Planner Diamonds EventsSolicite informação sobre “Wedding Planner Diamonds Events”
Wedding Planner Diamonds Events

Com este artigo, espero ter contribuído para o final feliz que a história de amor de vocês tanto merece! O dia do casamento é algo único e memorável, bons preparativos!

Dê-nos a sua opinião

10 coisas super importantes que tem que perguntar à sua Wedding Planner antes de contratar!
10 coisas super importantes que tem que perguntar à sua Wedding Planner antes de contratar!
Existem 10 perguntas chave para encontrar o Wedding Planner adequado a vós, que esteja na linha do que querem para ...
10 razões para contratar um Wedding Planner
10 razões para contratar um Wedding Planner
10 razões para a contratação de um Wedding Planner.
Guida Design de Eventos. Foto Detail Lifestyle Photography
8 características que o seu wedding planner deve ter para que tenha casamento perfeito
Estes profissionais fazem de olhos fechados e com um brilhantismo único todas aquelas tarefas hercúleas que nos can...
Qual a importância de contratar um profissional de maquilhagem no seu casamento?
Qual a importância de contratar um profissional de maquilhagem no seu casamento?
Qual a importância da maquilhagem naquele que será o seu grande dia? Devemos ou não contratar um profissional competente? São muitos os pormenores e detalhes a pensar para um dia que será único e inesquecível, mas a maquilhagem não pode ficar esquecida!
Socorro! Preciso de uma wedding planner
Socorro! Preciso de uma wedding planner
Precisa de uma wedding planner? Deixe a organização do seu casamento na mão de profissionais com Âme Momentos
Mariano Sarno
Já pensou em contratar um celebrante para o seu Casamento? Descubra tudo sobre esta nova tendência!
As cerimónias simbólicas estão a conquistar cada vez mais os Portugueses.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação