12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!

12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!

O dia do casamento é um momento muito importante na vida de um casal e, para o qual, despendem muito tempo na sua preparação. Por isso hoje dizemos-lhe quais são os 12 imprevistos mais comuns no dia do casamento e como os evitar!

12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Guest-blogger
  • Msn
  • Noivos

Créditos foto destaque: DOIS

O dia do casamento é um momento muito importante na vida de um casal e, para o qual, despendem muito tempo na sua preparação. Com tanto tempo de antecedência a planear tudo, o que menos desejam é que alguma coisa corra mal. No entanto, por muito bem organizado que esteja, existem imprevistos que, muitas vezes, ultrapassam os noivos e que acontecem muito frequentemente. Hoje, dizemos-lhe quais são os 12 imprevistos mais comuns no dia do casamento, saiba quais são e como os evitar! 

1. A madrinha perdeu-se no caminho e não sabe como chegar…

Não é muito usual, mas já aconteceu. Se por acaso passar por essa situação, respire fundo e mantenha a calma. Regra número um, chame em sua ajuda quem sabe do assunto. Delegue a tarefa de entrar em contacto com a menina e explicar qual o azimute a seguir. Regra número dois, esqueça o assunto e continue a ser uma noiva maravilhosa, radiante e bem-disposta! Vai ver que quando chegar ao local da cerimónia terá a sua madrinha à espera, um pouco transpirada e ansiosa é certo, mas antes ela que você!

2. O fotógrafo parece perdido no “mar” de pedidos de fotos de grupo

Esta é uma das situações mais correntes. Os noivos querem uma bonita fotorreportagem e os convidados/família estão a pensar naquela foto fantástica para emoldurar. Se contratou os serviços de um Wedding Planner, está na hora de uma intervenção – simpática, mas que não deixe dúvidas. Se não, aproxime-se do fotógrafo, apoie o profissional dizendo-lhe que não vai haver tal coisa e arrume as intenções dos convidados com o convite para a derradeira foto de grupo – tome as rédeas da situação e convide toda a gente para se juntar aos noivos para fazerem uma “fotografia real”. Quando o fotógrafo se der por satisfeito, agradeça a todos e grite bem alto que a partir de agora ele só faz o que entender!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardar
Foto: It’s all about…

3. Caminha para a cerimónia, mas o sol inclemente afastou os convidados… o que fazer?

Esta é uma das situações mais complicadas. Acontece muito nas cerimónias civis ao ar livre. O problema reside na falta de sombra suficiente para todos e… quase sempre, a reação de grupo é fatal. Os noivos arriscam-se a dizer o “Sim” sozinhos e perdidos lá à frente. Como evitar? Bom se está em cima do acontecimento é claramente difícil, mas não impossível. À medida que caminha para o altar, convide toda a gente a acompanhá-la. Sorria sempre, mas seja dura com os reticentes. Se o seu sorriso não foi suficiente, quando chegar ao altar convide o noivo a pegar no microfone (esperamos que exista um) e pedir aos presentes que não o deixem sozinho num momento tão difícil – às vezes o humor produz milagres!

4. O catering está a servir a um ritmo desadequado

Estava tudo a correr bem, mas de repente o ritmo tornou-se frenético. Não se acanhe de todo, chame o responsável, e diga-lhe, gentilmente, que espera que todos apreciem devidamente os pratos. Não é muito usual, mas às vezes a vontade de acabar cedo, faz aumentar o ritmo.

guardar
Foto: José Novais

5. A pista de repente “arrefeceu” e a festa arrisca ser um flop

Quem marca o ritmo da festa são os “donos” da mesma, pois muitas vezes o grupo não é muito divertido. Façam as honras da pista, sejam o par mais animado, convidem os amigos mais chegados, ponham a família a mexer os pezinhos. E… se for necessário, peçam ao Dj aquelas músicas horríveis mas que são as consensuais. Vai ver aquecer o ambiente dum minuto para o outro.

6. Um dos convidados já bebeu demais e começa a tornar-se inconveniente

É uma situação por vezes complexa de resolver, mas não impossível. Recorra ao pai, ao sogro ou a alguém que tenha influência no “animadinho”, para o pôr na ordem com luva de pelica. Quase sempre resolve o problema.

guardar
Photo by Mitchell Orr on Unsplash

7. Preparou um photobooth super divertido, mas ninguém parece interessado

Leve pela mão o noivo, o seu grupo mais chegado e a família divertida. Movimente as massas como um líder super profissional. Faça um teatrinho divertido e bem-humorado. Ao fim de 5 minutos o palco será seu.

8. A “nova família” parece um pouco intimidada e sente o gelo a crescer

Esta é uma situação delicada que exige uma dinâmica um pouco diferente. Ocupe uma cadeira vazia, comece pela frase “já se conhecem”, faça apresentações mais específicas ou agarre num tema que sabe ser consensual, e ponha-os a falar. Desafie os “avós” para contarem episódios da vida dos noivos – eles adoram contar histórias, e mesmo que troquem todos os nomes, vai ver que terá conversas para horas.

guardar
Foto: João Almeida

9. Está verdadeiramente atrasada para a Igreja, o que fazer?

Recorra a um membro da família na ausência de um wedding planner, um telefonema rápido e bem gentil para a Igreja costuma ser bem-recebido e sana o assunto de forma elegante. Não dizer nada, e aparecer tardíssimo é claramente de mau tom e pode criar-lhe stresses desnecessários.

10. Alguém se esqueceu de confirmar e aparece. Como inventar mais um lugar?

Mais uma vez o responsável do catering é a “voz amiga”, peça desculpa pela maçada e escolha duas mesas em alternativa. E depois esqueça o assunto, não vale a pena preocupar-se se fica bem ou mal sentado. Confirmações a tempo é uma questão de boa educação.

guardar
Foto: It’s all about…

11. O penteado ameaça perder a forma e agora?

Não entre em pânico, se é impossível remediar, opte por rabo-de-cavalo, uma trança meia desfeita, ou, simplesmente escove e deixe-o natural. Faça-o você mesma, ninguém conhece melhor o seu cabelo as manhas e como domá-lo melhor. Vai com certeza gostar do resultado final. E mais tarde vai ter uma história divertida para contar.

12. Tem hora limite para o fim da festa, mas os seus convidados não arredam pé!

Uma situação das mais vulgares, mas como anfitriã experimentada, é hora de saltar de novo para o palco. Diga que os presentes vão dançar a última música e que quer ver animação. Aproveite para agradecer a todos os momentos divertidos e quanto foi importante estarem ao vosso lado. Termine dizendo firmemente, que não vai haver encores. E se quer mesmo terminar a horas, mande desligar a música.

São dos imprevistos mais ocorrentes no dia do casamento, saiba como lidar com eles e lembre-se: é o seu dia, aproveite ao máximo ao lado das pessoas que mais gosta.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
José Novais Fotografia Fotógrafos e vídeo
DOIS Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!