22 sugestões fabulosas para o seu casamento ao ar livre

É isso mesmo! Decidiu organizar um casamento ao ar livre. Pois bem, saiba que existem diversas alternativas disponíveis para realizar uma festa inesquecível. Mas para isso, há que tomar algumas decisões. Neste artigo, recomendamos-lhe inúmeras ideias que a vão deixar ansiosa por começar a preparar o seu dia. Preparada?

Foto: Vanessa & Ivo

1. Chapéus de palha para um estilo country

Se já leu a previsão do tempo para o Dia D e sabe que o sol será uma constante, aconselhamos que não se esqueça dos chapeus para os convidados. Certamente, não vai querer que familiares e amigos sofram de dores de cabeça e indisposição durante a cerimónia. Coloque-os em cestos à entrada para que todos possam retirar um chapéu, se necessário. Pode optar por usar chapéus de cores diferentes para criar um contraste engraçado. Sucesso garantido!

2. Distribua óculos de sol

Seja para a cerimónia religiosa ou para o copo de água, os óculos escuros e os chapéus serão os seus aliados para lutar contra os olhos semi-cerrados nas fotografias! Compre-os em grandes quantidades, variando as cores e modelos, para que cada um escolha o seu par de acordo com sua roupa. Além do presente original, os seus convidados vão usar os adereços para tirar fotos engraçadas!

Foto: The Storytellers
Foto: The Storytellers

3. Disponibilize guarda-chuvas em caso de aguaceiros

Para as cabeças no ar que se poderão esquecer do essencial quando chove, os guarda-chuvas nunca serão demais. Pode também optar por oferecer este adereço, como lembrança, aos seus convidados.

4. Use leques como elemento decorativo

Tem à sua disposição uma vasta escolha quanto ao design dos leques: cores pastel, brilhantes ou estampadas, para poder escolher as que são melhores para o seu casamento. Opte por leques pequenos e coloque-os em qualquer ponto estratégico, como as cadeiras dos convidados, por exemplo.

Créditos: Mikiki Event Designers

5. Ofereça uma caneca de chá gelado ou limonada artesanal

Beber algo fresco para manter o ritmo ao som da festa é sempre necessário. Uma limonada pode parecer algo demasiado simples, mas servirá certamente para aliviar os mais encalorados. Os seus convidados vão adorar!

6. Não se esqueça das mantas para a noite ou tempo mais frio

Se o calor não se fizer sentir, pense em comprar mantas para os seus convidados! Se um vento gelado atingir as pernas das suas convidadas (especialmente as de vestido), elas vão adorar essa pequena atenção.

GUIDA Design de Eventos. Foto: Detail Lifestyle Photography

7. Decore uma área destinada apenas às fotos

O seu fotógrafo agradece esta iniciativa, além de poder controlar melhor o resultado final das fotos. Crie um photobooth externo com, por exemplo, um sofá antigo ou algumas cadeiras rústicas e alguns acessórios para manter os seus convidados ocupados.

8. Ofereça havaianas para um ambiente mais descontraído

Sim à originalidade desta ideia! Faça as senhoras felizes e lute contra o sofrimento dos saltos altos. Olá conforto! Escolha cores e tamanhos diferentes para que todos encontrem um modelo que lhes agrade. Saiba como escolher as cores para a decoração do casamento.

Mary Me – Eventos. Foto: Joaquim Fial Fotografia

9. Aposte em bandeirolas coloridas

Para criar um ambiente descontraído e cheio de cor.

10. E porque não um banquete portátil?

Por vezes, menosprezamos o tempo e as suas surpresas. Em caso de chuva, diga adeus ao copo de água no jardim!. Previna-se e prepare bancas de comida que possam ser facilmente transportadas para outro local coberto. Pode também colocar definitivamente os alimentos numa tenda ou anexo, se o tempo estiver caprichoso.

Foto: It’s all about…

11. Opte pela festa no jardim

Faça uma festa no jardim, com jarros ou frascos cheios de bebidas leves e jogos ao ar livre.

12. Instale cordões de luzes

Para uma atmosfera ultra-romântica ao anoitecer!

Foto: Across the Mountains

13. Instale um andar para a pista de dança

Um pequeno detalhe, claro, mas que faz toda a diferença quando se trata de acender a pista de dança!

14. Aposte numa festa ao estilo boho chic

Decore o exterior com tapetes, almofadas e tendas. E não se esqueça de acender lanternas, para criar uma atmosfera acolhedora.

Foto: Vanessa & Ivo
Foto: Vanessa & Ivo

15. Quebre as regras na decoração

Tapetes ao ar livre, sofás ou bancos baixos, lanternas, castiçais… e porque não tochas ao entardecer e alguns paus de incenso? Os tons podem ser neutros (bege, cinza azulado ou rosa velho, por exemplo). Para um ambiente mais elegante, não hesite em usar e abusar de lustres, mesas redondas e toalhas brancas com cadeiras a condizer.

16. Não se esqueça do livro de mensagens de casamento

Tenha cuidado para não esquecer o livro de mensagens, uma das coisas que acabam quase sempre esquecidas no dia do casamento!

Foto: It’s all about…

17. Bouquets pendurados, o toque romântico

Para decorar elegantemente o corredor da sua cerimónia, coloque bouquets pendurados em ambos os lados, por exemplo, na forma de bolas de rosas ou em pequenos vasos de vidro.

18. Uma atmosfera leve: buffet

Em dia de casório importa facilitar. O buffet é, sem dúvida, a melhor alternativa para casamentos e festas numerosas. Poupa trabalho adicional e ocupa menos espaço. Aconselhamos que ofereça cocktails, pequenos copos de frutos secos e iogurte para as crianças e outras iguarias para agradar os seus convidados. Camarões, risotto e uma banca de gelados são também sugestões bastante agradáveis ao paladar.

Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

19. Não dispense a cobertura

Se o casamento ocorrer inteiramente no exterior, é altamente recomendável ter uma cobertura, quer seja para o risco de mau tempo ou para a queda de humidade ou simplesmente para proteger noivos e convidados do calor. Pense também em outros tipos de estruturas como tendas, muito na moda, e que se adaptam facilmente em qualquer disposição.

20. Antecipe o conforto dos convidados

Para as cerimónias religiosas, pense nos guarda-sóis para as senhoras. Pode também conjugar os chapéus com flores delicadas, criando uma inspiração floral japonesa. E para organizar um convívio com pompa e circunstância, não deixe de conhecer as 20 quintas para casamento em Lisboa mais recomendadas e também as do Porto.

Foto: 1Love4Ever Photography

21. Prazeres para os mais pequenos também

Lembre-se de organizar uma área de receção para as crianças num espaço diferente, para que todos se sintam bem, dos miúdos aos graúdos. Para que os pais aproveitem plenamente a festa sem se preocuparem com os filhos, ofereça-lhes áreas de lazer: redes, pequenas casas, tendas, etc… Veja todas as nossas sugestões de como entreter as crianças num casamento em 5 passos.

22. Lanternas em todos os ângulos

Crie um momento mágico e inesquecível com o lançamento de lanternas que irá deslumbrar todos os seus convidados. E para adicionar ainda mais magia, tenha lanternas no chão, por exemplo, ao longo dos corredores. Em alternativa, pode optar pelo lançamento de balões ou uma forma de iluminação mais específica.

Foto: Across the Mountains

O que acha das nossas sugestões? Encantada com todas elas? Nós sabemos. E entretanto, veja o nosso vídeo onde lhe damos todas as dicas que precisa para organizar o seu casamento de sonho.

Não perca também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Credits: João Terra Fotografia
Sugestões de vestidos de noiva para parecer mais magra
Porque nada é impossível, esses quilinhos a mais podem ser disfarçados como magia. Saiba como pode parecer mais magra no dia do casamento
Foto: Diana Nobre
6 conselhos para escapar ilesa dos preparativos do seu casamento
O título deste artigo pode remetê-la para um campo de batalha, o que não foge muito à verdade. Os preparativos de um casamento, se não estiverem bem direcionados, podem transformar-se num autêntico pesadelo
The Quinta - My Vintage Wedding | Foto: Aguiam Wedding Photography
Deseja um casamento diferente? Damos-lhe 30 ideias originais
Descubra as nossas 30 sugestões para personalizar o seu casamento. Temos a certeza que será um dia único e muito original.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação