Como entreter as crianças num casamento em 5 passos

As crianças são a alegria de uma casa, disso ninguém tem dúvida! E trazem sempre – sempre! – um brilho especial a qualquer evento. No entanto, são cada vez mais frequentes os casamentos sem crianças, seja por uma questão de orçamento, seja para criar um ambiente mais tranquilo, sobretudo para que os pais possam relaxar e desfrutar em pleno um evento destas características. Esta opção, no entanto, não está isenta de controvérsia e pode, inclusivamente, causar problemas entre famílias e amigos, pois embora seja sempre uma alternativa, algumas pessoas podem achá-la politicamente incorreta. Por isso, porquê arriscar?

Organize uma celebração para todos os gostos, que reúna o melhor dos dois mundos: a presença dos convidados de palmo e meio, juntamente com um ambiente tranquilo, imune a todas as suas travessuras. Como? Fique para ler: nós damos-lhes as dicas certeiras para entreter as crianças no seu casamento. Tudo em apenas 5 passos:


Passo 1. Contratar babysitters e/ou animação infantil

É a opção mais comum e a mais indicada para quando o número de crianças excede o normal. Com tantos pequenos “a voar por todos os lados”, vai precisar de um profissional para entreter crianças e tirar o trabalho aos pais, que assim podem desfrutar de um dia como este.

Foto: Efeito Espontâneo

Com estes profissionais, as crianças não só estão entretidas, como se divertem imenso, graças aos jogos por eles organizados e diferentes cenários por eles preparados. Entre os que mais recomendamos está, sem dúvida, a Caça ao Tesouro. Não há nada como por a trabalhar o espírito aventureiro de uma criança, aproveitando o espaço de casamento – sobretudo se for ao ar livre – e fazer um jogo que inclua um prémio escondido. Mas há muitos mais jogos divertidos para fazer, que serão propostos por estes profissionais experientes.

Foto: Efeito Espontâneo

Outra ideia, que não é bem um jogo, passa por distribuir câmeras descartáveis pelas crianças, para que possam tirar fotos entre elas e até mesmo do próprio ambiente do casamento, durante toda o dia. As crianças adoram câmeras! Só será preciso alguma vigilância, para não acontecer nenhum “desastre”.

Passo 2. Organizar workshops 

O entretenimento infantil é vital para que os filhos e respetivos pais se possam divertir num casamento. Os ateliers ou oficinas (workshops) cumprem integralmente esta função, para além de motivarem a criatividade, a imaginação e a habilidade dos mais pequenos. E aqui, neste campo, é possível fazer absolutamente… tudo! Geralmente funcionam muito bem os ateliers de cupcakes, biscoitos, saladas, massas e pizza, pois as crianças divertem-se a aprender receitas e a combinar ingredientes, podendo ainda expandir os seus conhecimentos sobre dieta saudável e equilibrada.

Créditos: Wendy Creating Moments | Foto: Plumeria

Para além disso, pode-se aproveitar a onda de sucesso do DIY, isto é, do «faça você mesmo», e montar workshops de diferentes áreas, incluindo de modelos de construção e jóias, por exemplo, onde podem participar tanto os meninos, como as meninas que, assim, além de trabalharem como uma equipa, ultrapassam os estereótipos durante o desenvolvimento da criatividade proposta. Também costumam ter muito sucesso as oficinas de cerâmica, pintura e escultura, que não só divertem como também desenvolvem a visão artística dos convidados de palmo e meio.

Estes workshops têm uma vantagem: depois  do grande evento, algumas das criações realizadas podem acompanhar os pequenos até casa. As crianças adoram presentes e, certamente, irão valorizá-los mais se tiverem nascido das suas próprias mãos!

Créditos: Wendy Creating Moments | Foto: Plumeria

Passo 3. Preparar zonas temáticas e organizar espetáculos

Há imensos jogos e atividades de todos os tipos e para todos os gostos que pode incorporar no pequeno universo que estiver a organizar para as crianças no seu casamento. Para tal, prepare áreas de lazer com os diferentes temas: espaços dedicados ao artesanato e ao DIY – isto é, bricolage, recortes, barro e pinturas – outros onde as crianças se possam dedicar brincadeiras “circenses” com acessórios para malabarismo, como os hula hoops; espaços para jogos de rua, como a petanca, frisbee.

Créditos: Caça Sorrisos – Animação Infantil

Pode ainda optar por espaços mais recreativos, com consolas e videogames para se adaptar ao”mel” do novo século, além de photobooths ou espaços com animais e plantas, para que os mais pequenos possam aprender a cuidar deles e tratá-los com respeito. Mas há mais ideias: uma área com baús e armários repletos de disfarces para que se possam divertir nas suas personagens favoritas e, se o orçamento permitir, espaços com pequenas atrações, como máquinas de flippers, pequenas rodas-gigantes, mini comboios e outras coisas mais caras.

Por seu turno, essas áreas temáticas podem ser substituídas por pequenos espetáculos que fazem a delícia das crianças, desde pequenos teatros de fantoches a atividades com artistas, tais como palhaços, mágicos, dançarinos, patinadores, equilibristas, etc.

Mr. Milk – Espetáculos e Eventos

Passo 4. Ambientar espaços de relaxamento

Mas nem tudo é brincadeira! Por isso, veja se no local escolhido para celebrar o casamento consegue reservar um espaço de “retiro”onde as crianças possam relaxar e desfrutar do conforto, bem como de atividades que os monitores reservem para essas áreas, com um ambiente especial e reconfortante, que convide à tranquilidade. É o caso de tendas cheias de almofadas, tapetes e música chill out, que proporcionam uma atmosfera mágica e a ilusão de estar a acampar no meio da natureza. Nestes espaços haverá contos e histórias contadas pelos animadores, teatros organizados com fantoches, jogos envolvendo grupos, etc.

Foto: 135 milímetros

Para as crianças muito pequenas, pode também reservar espaços que facilitem os cuidados com os bebés, com tudo o que seja necessário para os pais ou os babysitters: uma sala especial para a mudança de fraldas, cadeiras confortáveis para a amamentação, microondas para aquecer os biberons e afins, bem com berços para possíveis sestas. Pode ainda juntar jogos para crianças até aos 3 anos, para entreter os mais pequeninos.

Foto: Jaime Neto Photography

5. Oferecer um kids pack

Em quase todos os casamentos os noivos reservam um presente especial para as crianças, embora normalmente não variem muito. Com efeito, entre as lembranças de casamento versão infantil são comuns os típicos saquinhos com doces, que lhes permitem estender a permissão excecional de excesso de açúcar até elas adormeceram ao colo dos seus pais. Por isso, propomos uma mudança radical: ofereça presentes reais, muito mais completos, kits com quebra-cabeças, puzzles, canetas ou lápis com livros para colorir, pequenos brinquedos, etc. Ofereça-os não no final do casamento, mas sim no início do banquete, para que os mais novos se possam entreter durante o casamento.

Fotos: Kristin Moore, Evermine

Faça este teste para saber qual o melhor entretenimento infantil

para as crianças do seu casamento

 

E para ajudá-la na organização 

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Jaime Neto Photography
Como as crianças vêem o casamento: 60 verdades absolutas
As crianças não mentem! Por isso, dê-lhes um voto de confiança e leia o que eles pensam sobre o matrimónio. Será que as opiniões deles fogem assim tanto da realidade? Confira!
Ricardo Meira
Vantagens e inconveniente de um casamento com crianças
Como na vida nada é só branco ou só preto, apresentamos-lhe esta gama de opções cinzentas para perceber se deve ou não convidar os filhos dos seus amigos e familiares. O que prefere, uma festa repleta de sorrisos luminosos e ingénuos ou uma carrada de grandalhões a beber e a comportarem-se como crianças?
Flecha Azul
Moda Infantil Para Casamentos: as peças mais encantadoras para os mais pequenos!
Conehça algumas das marcas que lhe apresentam as peças de roupa mais encantadoras para crianças: tudo para que os convidados de palmo e meio arrasem num evento importante como o casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação