Como vestir as crianças no casamento?

A sua família foi convidada para um casamento e vai levar os seus filhos, mas ainda não sabe o que lhes vai vestir? Nem sempre é fácil decidir, de facto! Não só pela variedade de modelos de roupa de casamento para criança que existem no mercado – lindos de morrer! – como também pela escolha certeira de acordo com o estilo e formalidade do casamento.

Peixinho do MarVisite a Peixinho do Mar
Peixinho do Mar
Efeito EspontâneoAgende uma reunião com a Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

É verdade que quando falamos dos mais pequenos as regras de vestuário são sempre menos rígidas, mas mesmo assim, acertar no estilo pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os pais!

Já para não falar nos outros factores que devem ser considerados na escolha da roupa de casamento para criança: a idade dos mais pequenos e também a altura do ano em que os eventos decorrem.

Detail - Life Style PhotographyAgende uma reunião com Detail - Life Style Photography
Detail – Life Style Photography

Parece que está, neste momento, a cair num poço de dúvidas sem fundo? Não pense nisso! Nós damos-lhe uma série de sugestões de roupa de casamento para criança que a vai ajudar a tomar uma decisão. Afinal estamos aqui para ajudar!

Dê também uma espreitadela às tendências que marcaram a roupa de casamento para criança no ano passado e conselhos dos principais nomes da moda infantil para casamentos em Portugal.

Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca

1. Estilo e formalidade da Cerimónia & Festa

Vamos então ver como é que poderá escolher a roupa para os seus filhos de acordo com o casamento para o qual foram todos convidados. Siga as nossas sugestões e será bem mais fácil!

#Formal

Se foi convidada para um casamento mais formal, em que a cerimónia decorre na Igreja e a festa num local cheio de requinte e protocolo, eis as nossas sugestões:

Para meninas: Opte por vestidos abaixo do joelho, trabalhados com texturas, bordados e/ou folhos. Se não estiver muito calor, aposte no veludo, que garante um toque de requinte à peça. Pode também escolher cores mais escuras, como a cor de vinho, esmeralda e azul marinho, bem como acessórios mais elaborados, como coroas, tiaras, etc. Mas atenção: nada de escolher algo desconfortável e que se amachuque facilmente. Afinal, estamos a falar de crianças!

A nossa proposta é um vestido da Flecha Azul. Sim, não escolhemos um modelo clássico, tradicional, mas uma peça mais moderna, cheia de estilo, que se destaca pela sua simplicidade e elegância. Porque os tempos, hoje, estão bem diferentes!…

Flecha AzulVisite a Flecha Azul
Flecha Azul
Flecha AzulVisite a Flecha Azul
Flecha Azul

Nota: Os vestidos de princesa para as meninas podem ser adoráveis, mas não queira que a sua filha pareça uma noiva em ponto pequeno. Até porque está completamente fora de moda! Evite os vestidos demasiado compridos, que inclusivamente podem fazê-la tropeçar e até cair e magoar-se. Se gosta dos modelos mais compridos do que os que ficam abaixo do joelho, experimente os modelos acima do tornozelo ou a meio da perna.

Ou… para que a sua filha se sinta uma verdadeira princesa, mas também confortável, porque não optar por vestidos com tutu e brilhantes? Ela vai achar esta proposta da Moda Café o máximo!

Moda Café - CriançasVisite a Moda Café
Moda Café – Crianças

Para meninos: A formalidade da ocasião pede calças, em tom escuro. Opte por um corte mais slim, mas sempre com a certeza de que são confortáveis. Para a parte de cima, uma camisa clássica, de manga comprida e de tons claros, para contrastar com a calça.

Pode escolher uma terceira peça para complementar o conjunto, como blazer, gravata ou um colete. O ideal é não colocar mais do que uma destas peças, pois fará com que o seu filho se sinta desconfortável. Mas tudo dependerá da escolha.

Nós propomos, aliás, um conjunto completo, da Príncipes e Princesas , que apesar de formal é um pouco mais descontraído do que os fatos mais tradicionais, permitindo um maior conforto e um visual bem mais moderno.

Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas

Nota: Se o seu filho não estiver disposto a vestir-se tão elegantemente, pode dizer-lhe que é um espião ou agente secreto e que, por isso, vai ter de se vestir assim!

Veja também Como entreter as crianças durante um casamento: 6 ideias originais e divertidas

#Formal Q.B.

Com “formal Q.B.” queremos falar, na verdade, dos casamentos para os quais estamos mais habituados a ser convidados. Casamentos de dia, com festa (e cerimónia, se for esse o caso) em quintas e espaços com grandes áreas verdes, que exigem a formalidade inerente ao evento, mas com mais descontração.

Para meninas: No tempo quente, pode optar por tons claro de rosa, lilás e azul, apostando em tecidos mais leves e fluídos, com transparências e bordados simples. Evite o uso de collants, para a criança não transpirar. Se o tempo estiver mais frio, aí, sim, collants mais grossos, com sapatos fechados.

A nossa proposta é da Peixinho do Mar: fresca e elegante, mas infantil e “menineira”, como se quer. Linda!

Peixinho do MarSolicite informação sobre “Peixinho do Mar”
Peixinho do Mar

Nota: antigamente meninas levavam vestidos demasiado formais, que lhes limitavam os movimentos. Hoje em dia já pode escolher um vestido mais divertido e descontraído. Afinal de contas, estamos a falar de crianças e é isso que o vestido deve transmitir.

Aqui fica mais uma proposta, desta vez da Moda Café: elegante, chique, mas simultaneamente confortável. Consoante os acessórios e penteado, poderá tornar este modelo mais ou menos sofisticado.

Moda CaféSolicite informação sobre “Moda Café”
Moda Café

Para meninos: A calça não precisa de ser escura e pode até ser substituída por uma bermuda/calção, com casaco e colete. Aliás, também para eles pode escolher cores claras, nomeadamente tons bege e cinza. Se o tempo estiver quente, escolha camisas com manga curta clássica; para o tempo frio, acrescente um blazer.

Esta proposta da Risca de Giz é um amor. A calça escura é substituída por um calção azul-marinho, camisa manga comprida e o pormenor da borboleta. Formal Q.B., não acha?

Risca de GizVisita a Risca de Giz
Risca de Giz

E, claro, quando fizer frio… o blazer!

Risca de Giz
Risca de Giz

Pode também complementar este estilo de visuais com suspensórios, boinas e chapéus… ficam mesmo a matar!

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia
Detail - Life Style PhotographySolicite informação sobre “Detail - Life Style Photography”
Detail – Life Style Photography

#Informal

Aqui falamos de casamentos em locais descontraídos, como a praia, em que a formalidade cede lugar à leveza. São casamentos onde a flexibilidade ainda é maior do que no caso anterior. Mas atenção: mesmo neste tipo de celebrações mais informais é importante escolher uma indumentária mais cuidada. Nada de calções e vestidos com desenhos dos personagens favoritos e que eles gostam tanto de usar no dia-a-dia. Trata-se de um dia especial e até as as crianças devem respeitar o vestuário apropriado para a ocasião.

Para meninas: Vestidos de tecidos fluidos, de tons claros, com adornos simples. Podem usar sandálias fáceis de tirar e, como, acessórios, faixas e tiras delicadas.

É o caso desta proposta da Alecrim, que permite um visual conjunto entre irmãs de diferentes idades.

Alecrim Visite a Alecrim
Alecrim
AlecrimVisite a Alecrim
Alecrim

Para meninos: Use e abuse de bermudas, das jardineiras, dos suspensórios e de combinações mais frescas. Nestas ocasiões, um dos tons mais utilizado nos meninos é o bege, que combinado com o branco, fica em perfeita harmonia com o ambiente de praia, por exemplo.

Estas jardineiras da Maria Bianca são simplesmente deliciosas!

Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca
Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca

2. A idade das crianças

Outro dos factores que deve ter em conta quando vai escolher a roupa de casamento para crianças é a idade das mesmas.

Bebés

Para os bebés com menos de um ano, a opção certa são as peças de algodão, pois é um tecido cómodo em qualquer estação e, no Verão, é fresco. Convém também ter dois looks preparados, porque nestas idades ainda se babam (ou bolsam) e sujam muito. Tente apenas que estejam vestidos au point nos momentos-chave, como nas fotos, por exemplo. E quando tiver de trocar pela roupa extra, aposte em acessórios bonitos, como um babete bordado ou uma faixa para o cabelo, no caso das meninas.

O ideal para bebés, quer de Inverno, quer de Verão, são os fofos. Práticos, existem modelos apropriados para cerimónia que farão o seu bebé brilhar, sem descurar o conforto. E com os acessórios certos são uma delícia!

É o caso destes exemplos da Maria Bianca. Uma doçura irresistível!

Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca
Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca
Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca

Se a criança gatinhar, não compre um vestido longo. Para além de ser perigoso, porque a criança pode tropeçar, o próprio vestido pode estragar-se.

Por fim, até aos dois anos, considere os movimentos da criança. Logo após o primeiro ano, eles começam a descobrir o mundo por si próprios e dificilmente ficam quietos no mesmo lugar durante muito tempo. Por isso, opte por roupa que possibilite o movimento e não seja muito apertada.

Se preferir algo mais prático em vez do vestido, até mesmo para as mais velhinhas os fofos são uma excelente opção.

Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca
Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca

Meninas

Para as meninas  até aos 8 anos, o conselho é optar por modelos simples, vaporosos e de tecidos fluidos e soltos, tais como a organza ou tule e as musselines de linho. De evitar os tecidos pesados, tais como o cetim e o veludo, a não ser que o casamento seja no Inverno ou Outono.

Nós propomos ainda  folhos, muitos folhos, nos decotes do pescoço, nas costas, nas mangas… ficam tão giras! E são idades em que ainda nos deixam vesti-las assim! Veja estes exemplos da Pukatuka. Lindos de morrer!

PukatukaVisite a Pukatuka
Pukatuka
PukatukaVisite a Pukatuka
Pukatuka
Pukatuka Visite a Pukatuka
Pukatuka
PukatukaVisite a Pukatuka
Pukatuka

Já para as meninas mais crescidas, entre os 10 e os 12 anos, os vestidos devem ter linhas mais direitas e outro tipo de pormenores, incluindo brilhantes ou rendas. Ou visuais mais fashion e modernos, como estas propostas da Príncipes e Princesas.

Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas

Nota: Nas estações mais frias convém vestir as crianças com tecidos mais grossos, nomeadamente de veludo, lã ou malha, tendo o cuidado de escolher peças quentinhas e confortáveis. Para as meninas, e para agasalhar, pode optar por sobretudos de corte clássico ou moderno, sendo que os boleros são também uma excelente escolha. Os vestidos querem-se, obviamente, com manga comprida, mas não são necessariamente a única escolha para vestidos de cerimónia: pode optar por um conjunto de saia em tule com uma camisola em malha, pois esta solução de duas peças não só as protege do frio com é super comoda.

Meninos

Para os meninos até aos oito anos o casaco ou as calças podem tornar o visual demasiado pesado, pelo que a aposta deverá recair em bermudas e camisa, quer seja curta ou comprida, mediante a altura do ano.

DOT - BabyVisite a DOT - Baby
DOT – Baby

Em termos de materiais o maior destaque vai para o linho. Sempre na moda, estão também os coletes da cor da bermuda  – que ficam sempre tão bem! – ou os suspensórios. Se acrescentar um lacinho, o visual ficam ainda mais giro, embora também possa optar pela gravata.

Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas

Já para os meninos a partir dos 8 anos e até aos adolescentes, a calça e a camisa são perfeitamente adequadas, com ou sem gravata. Também fará todo o sentido o casaco da cor da calça.

Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas
Príncipes e PrincesasVisite a Príncipes e Princesas
Príncipes e Princesas

4. As cores da moda

No que diz respeito às cores, para os meninos o mais habitual é o cinzento prata, o bege, o azul claro ou marinho, embora cada vez mais se optem por outras tonalidades menos comuns, para dar mais cor ao visual

Nas meninas, a tendência é que as cores sejam alegres, quer em tecidos lisos com apenas alguns elementos coloridos ou em modelos estampados. De qualquer forma, é ainda também comum os vestidos em tonalidades mais suaves e até mesmo branco, muitas vezes com alguns apontamentos de cor.

PatuskaVisite a Patuska
Patuska

Em termos de grupo familiar, há quem coordene pormenores dos filhos com o que os pais levam vestidos. Por exemplo, a cor dos laços.

5. Dicas essenciais para vestir as crianças no casamento

As nossas sugestões finais são sobre o conforto. Por mais formal que seja a ocasião, as crianças vão querer brincar. Por isso, faça sempre a escolha do bonito + confortável + seguro. Os sapatos, por exemplo, devem ser cómodos para que a criança possa brincar sem lhe doerem os pés. E, se possível, antiderrapantes. Há opções giríssimas, que combinam na perfeição e valorizam o visual. É o caso das propostas da Meia Pata.

Meia PataVisite a Meia Pata
Meia Pata
Meia Pata.Visite a Meia Pata
Meia Pata

Evite também a roupa muito justa. As crianças mexem-se – dançam, pulam, correm, saltam, brincam com as outras crianças… Por isso, dê-lhes espaço de manobra!

Atenção também ao excesso de formalismo. Não queira transformar as crianças em mini-adultos. No caso dos meninos, por exemplo, podem usar calça + camisa ou bermuda + camisa, mas os fatos completos são totalmente opcionais. Nas meninas, esqueça os collants finos e muito transparentes, que além de inapropriadas para a idade rompem-se com a maior das facilidades entre brincadeiras.

Bogoleta CoutureVisite a Bogoleta Couture
Bogoleta Couture

Por fim, dê personalidade aos visuais: deixe-os fazer algumas escolhas. A cor das peças, por exemplo, ou algum acessório para os rapazes, como um laço ou gravata; o penteado ou uma tiara especial para os cabelos das meninas.

No que diz respeito aos acessórios, nós sugerimos coroas, gancho com flores naturais ou até artificiais, para não murcharem durante o dia. Para as meninas mais pequenas, as fitas largas também ficam um must!

Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca
Maria BiancaVisite a Maria Bianca
Maria Bianca

Qualquer que seja a sua escolha, não se esqueça do fundamental: o facto de estar a vestir crianças no casamento. Por isso, além de bonita, a roupa tem de ser prática e cómoda, para elas poderem brincar, correr, saltar… para serem elas próprias! Deixe-as desfrutar a ocasião. E enquanto elas se divertem, você também irá aproveitar muito mais!

Se gostou deste artigo, também irá gosta de ler Crianças no casamento? Sim ou não? A resposta está aqui! e deliciar-se com as respostas dos mais pequenos em Como as crianças vêem o casamento: 60 verdades absolutas.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação