O cortejo nupcial: as 6 dicas que deve conhecer antes de o definir

O cortejo nupcial: as 6 dicas que deve conhecer antes de o definir

6 dicas essenciais para que conheça todos os segredos por detrás da grande importância do cortejo nupcial

O cortejo nupcial: as 6 dicas que deve conhecer antes de o definir
Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida
  • Protocolo
  • Conselhos
  • Msn
  • Cortejo nupcial
  • Noiva
  • Casal

O cortejo nupcial é um dos momentos mais importantes e especiais em qualquer casamento, uma vez que corresponde ao instante em que a noiva entra no altar, juntamente com o seu pai, damas de honor e meninas das alianças. No entanto, pode corresponder a uma fase que cria certas dúvidas na cabeça da noiva, pelo que hoje partilhamos algumas dicas para que possa otimizar este momento e, sobretudo, para que os convidados compreendam a grande importância do mesmo, que corresponde à consagração do matrimónio.

Dica 1. A hora do cortejo

Esta parte é fundamental, pois a chegada a tempo ao seu cortejo determina o êxito do mesmo. Assim, tente juntar todos os que a acompanharão a caminhar pelo altar com 30 minutos de antecedência. Uma coisa é certa: mais vale esperarem um pouco, do que terem o padre à vossa espera, desesperado para iniciar a missa.

Leia também: Que cor escolher para o vestido da madrinha da noiva: dicas para não errar!

guardaro cortejo nupcial
Foto: Aguiam Wedding Photography

Dica 2. Tenha os artigos do cortejo na sua posse com antecedência

Mesmo que os convidados que farão parte do seu cortejo nupcial estejam, simplesmente, comprometidos com vocês como acompanhantes, é importante que tenha na sua posse as alianças e todos os outros itens de que irá necessitar. Esta é uma prática que irá evitar que se esqueçam destes artigos tão importantes no próprio dia do casamento. Se, por acaso, tiver contratado os serviços de um wedding plannerpode sempre entregá-los a este profissional que se encarregará dos mesmos, desde o início da formação.

Leia também: Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos

guardarO cortejo nupcial
Foto: Aguiam Wedding Photography

Dica 3. Não considere as coisas como garantidas

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O que acontece, muitas vezes, é que os casais consideram que, na capela ou na igreja, será permitido atirar pétalas ou arroz, após a cerimónia. No entanto, é crucial que os noivos estejam preparados para qualquer eventualidade, visto que pode acontecer terem de descurar este momento simbólico por não ser permitido em alguns espaços. Assim, o mais aconselhável é que os noivos questionem o padre sobre a possibilidade de o fazer. 

Leia também:

guardaro cortejo nupcial
Foto: Efeito Espontâneo

Dica 4. Dama de honra

Normalmente, recomenda-se que as noivas escolham a dama de honra racionalmente. Assim, o mais expectável é que esta seja uma das suas melhores amigas, que seja a próxima a casar-se ou que deseje ser wedding planner.  O porquê? É bastante simples. O papel específico desta amiga não é simplesmente “carregar” o bouquet da noiva, mas também, arranjar o vestido da noiva a qualquer instante, certificar-se de que está impecável e linda para as fotos. De uma forma geral, esta dama de honra acaba por se tornar uma grande ajuda para os wedding planners , ao “respeitar”, também, as instruções da profissional, fazendo com que o cortejo seja um grande êxito.

Leia também: as 15 coisas que as noivas se esquecem durante a organização do casamento: prevenir é melhor que remediar!

guardaro cortejo nupcial
Foto: MSANZ Photographer

Dica 5. Os lugares disponíveis

Um ponto bastante importante é realizar, previamente, as visitas de inspeção à igreja e contar o número de pessoas que cabem por bancos ou quantas cadeiras há por cada fila. Esta prática irá fazer com que o momento em que os convidados têm para se sentarem antes do cortejo nupcial esteja facilitado, não se tornando num grande desastre por falta de organização. Para facilitar ainda mais, o casal pode optar por colocar os nomes dos convidados nas suas respetivas cadeiras, para que saibam exatamente onde se sentar.

Leia também: Protocolo para convidadas de casamento: 14 regras básicas para iniciantes

guardaro cortejo nupcial
Foto: Daniela Rodrigues by João Almeida

Dica 6. Leituras 

Tem de pensar bem quem irá escolher para fazer a primeira leitura, o salmo, a segunda leitura e petições. Sobretudo, precisa, também, de perguntar a essas pessoas se o querem fazer, uma vez que muitas vezes não são avisados com tempo e no momento da cerimónia pode acontecer a eventualidade de ninguém querer ler. Por isso, reveja tudo com os convidados escolhidos e envie-lhes a respetiva leitura com antecedência, para que tenham tempo de a praticar.

Saiba, ainda, os 8 momentos de uma cerimónia religiosa que não podem faltar num álbum de casamento

guardaro cortejo nupcial
Foto: Aguiam Wedding Photograph

Esperamos que estas 6 dicas a ajudem a ter uma ideia sobre a importância e de todos os aspetos que deve considerar antes de escolher o tipo de cortejo nupcial. Tenha sempre em conta as pessoas que lhe são mais queridas!

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

MSANZ Photographer Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo