20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo de saber!

A par da emoção e dos sentimentos que o momento acarreta, um casamento é ainda hoje uma celebração carregada de tradição e simbolismo, apesar de todas as mudanças pelas quais tem passado ao longo dos anos. Por isso, e independentemente do tipo de casamento ser mais formal ou descontraído, há sempre regras de protocolo e etiqueta de casamento que os noivos não devem dispensar, de modo a que o grande dia seja tudo o que sempre sonharam.

Foto: Aguiam Wedding Photography

A verdade é que o protocolo não passa de um conjunto de regras e normas de conduta em sociedade que aproxima e facilita a comunicação entre as pessoas. Num casamento, em particular, o seu cumprimento não significa que o ambiente seja rígido, pois se as pessoas souberem como agir, interagir e reagir a festa será certamente um sucesso.

Fique a conhecer 20 regras essenciais de etiqueta de casamento de acordo com as diferentes fases da organização, que devem orientar todo o processo, bem como o dia da cerimónia.

Foto: Efeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

Convites

1. Entrega dos convites: Embora protocolarmente o convite de casamento possa ser entregue apenas com um mês de antecedência, o aconselhável segundo a etiqueta de casamento é que tal seja feito três meses antes da data do casamento. No caso de pessoas que vivam no estrangeiro ou cuja presença implique uma grande deslocação e respetivo alojamento, é de bom-tom enviar um Save The Date seis meses antes, mesmo que os noivos não o façam para todos os outros convidados. Entretanto, se antigamente a entrega do convite era feita maioritariamente em mão, para que os noivos pudessem ver a reação das pessoas, hoje em dia opta-se muitas vezes pelo envio por correio, senão por e-mail. No entanto, há quem resgate esta tradição da etiqueta de casamento, levando inclusivamente uma máquina fotográfica para gravar o momento e fazer um pequeno filme para posteriormente mostrar na festa de casamento.

a pajarita
a pajarita

Siga também os nossos conselhos para saber o que escrever nos convites do seu casamento. É tão simples: é só carregar no play!

Convidados especiais

2. Os avós são especiais. Nada justifica não entregar pessoalmente um convite de casamento aos avós, a menos que vivam no estrangeiro. Igualmente, é importante reservar um lugar especial na Igreja ou local da cerimónia para eles, preferencialmente no primeiro banco.

3. Os padrinhos. De acordo com a etiqueta de casamento o padrinho e a madrinha têm papéis bem definidos, sendo os responsáveis pela organização das despedidas de solteiro(a) e pela manutenção da calma no grande dia em momentos de maior nervosismo. Os padrinhos devem ainda assumir a função de ajudar os convidados a tomar os seus lugares na cerimónia, sendo a madrinha a particular responsável por garantir que a noiva está sempre bem arranjada. Na receção do casamento, o padrinho deve ainda fazer um pequeno discurso.

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

Indumentária

4. O fato do noivo. A indumentária clássica continua a ser a mais procurada pelos noivos, embora nem sempre seja bem usada (o elegante smoking, por exemplo, não é protocolarmente adequado para casamentos na Igreja). Na realidade, a etiqueta de casamento deixa poucas alternativas: o fato escuro completo (noite) ou fraque (dia). Relativamente aos acessórios, a etiqueta de casamento dita que os homens devem usar meias altas até ao joelho e sapatos pretos (de atacadores ou fivela). Quanto à gravata, podem existir maiores variações, embora se recomendem gravatas discretas, preferencialmente lisas.

5. Os pais do noivo e padrinhos. De acordo com a etiqueta de casamento, os pais do noivo e os padrinhos devem usar o mesmo tipo de roupa do noivo.

6. As convidadas. Uma cor que está totalmente proibida de acordo com a etiqueta de casamento é o branco, que está reservado para as noivas (a não ser que o casamento seja na praia). De igual forma o vermelho não é nada recomendávelos chapéus só são indicados para o dia e os vestidos compridos são mais habituais em festas à noite.

7. A cor do vestido de noiva. A etiqueta de casamento diz que quem já tiver filhos não deverá usar o vestido branco, mas vamos concordar neste ponto que as regras também existem para ser quebradas!

Foto: Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Na Igreja

8. Os ritos da cerimónia religiosa. Para garantir o sucesso de uma cerimónia religiosa é essencial definir as leituras, as músicas do coro, decidir quem lê e participa na oração dos fiéis, etc.

9. Os convidados. Segundo a etiqueta de casamento, os convidados devem chegar pelo menos 20 minutos antes da hora marcada e, se chegarem atrasados, devem sentar-se com a maior discrição ao fundo da sala, para não perturbar a cerimónia. Tradicionalmente, os convidados da noiva sentam-se à esquerda e os do noivo à direita, embora seja cada vez mais recorrente esta regra de etiqueta de casamento ser ignorada, ou porque há uma grande diferença entre o número de convidados de cada um ou porque opta-se por lugares não reservados ou apenas parcialmente reservados.

10. A entrada da noiva. De acordo com a etiqueta de casamento a noiva é sempre a última a entrar na igreja, em direção ao altar onde estão os padrinhos e, obviamente, o noivo, que a recebe com o braço esquerdo. Há, no entanto, outra hipótese também protocolar: os padrinhos esperam no altar enquanto entram sucessivamente a mãe da noiva de braço dado com o pai do noivo, seguidos do noivo com a sua mãe pela esquerda, o oficial da cerimónia, as crianças e, finalmente, a noiva com o seu pai. Atenção que, embora a tradição mande que seja o pai a entregar a filha, esta pode entrar sozinha ou com um acompanhante escolhido por ela. Relativamente ao padrasto, a etiqueta de casamento dá sempre primazia ao pai. No entanto, hoje em dia já é bem aceite que a noiva faça uma homenagem os dois, caso se dê bem com ambos, dirigindo-se em direção ao “Sim, aceito” com um de cada lado.

Foto: André Tavares Fotografia

11. O véu da noiva. Se a noiva optar por véu deverá entrar na Igreja com este acessório colocado. Ao chegar ao altar, é o pai quem o afasta da cara da filha.

12. O bouquet. Durante a cerimónia, a etiqueta de casamento manda a noiva entregar o bouquet à sua madrinha, que o devolve no final.

13. Saída da igreja. Depois do casamento oficialmente celebrado, os noivos devem ser os primeiros a abandonar o local. Se quiserem seguir a etiqueta de casamento ao pormenor, depois dos noivos saem as crianças, os padrinhos e só depois os restantes convidados.

Foto: André Tavares Fotografia

No copo-d’água

14. A entrada no salão do copo-d’água. Depois da cerimónia, os convidados podem chegar ao local da receção antes dos noivos, pelo que deverá estar lá alguém com a função de recebê-los. Segundo a etiqueta de casamento, os noivos devem ser os últimos a chegar, devidamente anunciados.

15. Distribuição das mesas. Por muito simples que vos possa parecer a ideia de deixarem a escolha dos lugares para os convidados, a verdade é que tal decisão pode gerar grande confusão no dia. A melhor opção é seguir a etiqueta de casamento e organizar previamente as mesas dos convidados, agrupando-os. Depois de o fazerem, podem então deixá-los escolher onde se querem sentar na mesa que lhes foi atribuída.

Foto: Luis Efigénio Photography
Quinta do Hespanhol | Foto: Maria Rao Photography

16. O serviço da refeição. De acordo com a etiqueta de casamento, os noivos devem ser os primeiros a ser servidos e a iniciar a refeição.

17. O corte do bolo de casamento. O bolo corta-se após a refeição e os discursos dos pais dos noivos, padrinhos e dos próprios noivos. Manda a etiqueta de casamento que o corte da primeira fatia seja feita em conjunto, com a mão direita do noivo sobreposta sobre a mão direita da noiva. De seguida, a noiva leva uma pouco de bolo à boca do noivo, ficando a restante fatia para ela. Neste momento, o brinde aos recém-casados também não pode faltar!

Quinta do Hespanhol | Foto: Clickt Photography
Foto: 135 milímetros

Presentes de casamento

18. Não comparência. Segundo a etiqueta de casamento, os convidados que não conseguirem estar presentes devem enviar na mesma um presente.

19. Valor do presente. Em termos protocolares, o presente de casamento deve ser proporcional ao número de pessoas que os noivos indicam no convite. No entanto, convenhamos: oferece-se o que se pode, com carinho e a melhor das intenções.

20. Lista de casamento. De acordo com a etiqueta de casamento, se alguém quiser saber quais as preferências dos noivos ou onde está a lista de presentes, deve contactar a madrinha de casamento, os pais dos noivos, e, só em último recurso, os próprios noivos.

Foto: André Tavares Fotografia

E então? O que lhe parece? Vai ou não seguir a etiqueta de casamento?

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

It's all about...
6 Wedding Planners que tem mesmo que conhecer: Encontre o mais perto de si!
Precisa de ajuda na organização do seu casamento? Fique a conhecer estes fantásticos profissionais e tudo o que podem fazer por si!
Credits: Momento Cativo
Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio
A ocasião perfeita e muito íntima para desfrutar mais da família e dos amigos num momento tão importante para a vossa história.
1Love4ever Photography
Como saber se um Destination Wedding é para si
Alguns dos pontos que deve ter em conta para perceber se, realmente, um destination wedding é ideal para si.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação