Regras de protocolo de casamento: sabia que o vermelho está proibido?

Sim é verdade! Já deve ter visto muitas convidadas de vermelho e, quem sabe, já não optou por um vestido desta cor, mas a verdade é que o protocolo de casamento a proíbe. Sendo uma cor de sedução, conhecida como a cor da paixão, o vermelho é entendido como uma cor provocatória e associada à tentação, pelo que no contexto de casamento só pode ser usada pela irmã do noivo, pois será obviamente a única pessoa presente, exceptuando a mãe, que nunca o iria provocar.

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

Assim, se foi convidada para um casamento e estava a contar levar um vestido desta cor porque fica muito bem com os seus olhos e/ou cor de pele, opte antes por um coral ou morango em vez de um vermelho vivo.

Outra cor proibida é o preto, apesar de ser uma cor que já é muitas vezes utilizada por convidados que não são muito próximos dos noivos. E então, porque é proibida? Porque o casamento é um dia de festa, um dia de alegria e de luz… e o preto é, precisamente, o inverso! Os mais antigos dizem, inclusivamente, que quem opta pelo preto está a marcar uma posição contra o casamento, sobretudo se for alguém próximo dos noivos, como a madrinha ou mãe, por exemplo.

Como alternativa ao preto, se gosta de cores escuras pode optar pelo azul meia-noite, o castanho-chocolate ou a cor cinza grafite.

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

Finalmente, o branco é cor da noiva, pelo que está completamente proibido usar num casamento. E quem diz o branco diz as cores muito próximas, como o marfim ou o cru. A única excepção é no caso de os noivos terem um dress code em que indiquem especificamente que querem que todos os convidados se vistam desta cor.

Se o branco lhe fica bem, certamente também poderá usar vestidos de tons nude ou tons pastéis, como o rosa cálido, cinza nuvem ou verde água.

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

Espero que estas dicas tenham sido úteis e que as possa aplicar no próximo casamento, para qual tenha sido convidada!

Entretanto, veja também as dicas da Zankyou para ser a convidada perfeita.

E fique a conhecer outras 20 regras essenciais de etiqueta de casamento de acordo com as diferentes fases da organização, que devem orientar todo o processo, bem como o dia da cerimónia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Darío Aranyo Photo para Pronovias
Vestidos de festa Lisboa: as 10 melhores lojas para roupa de cerimónia!
Conheça algumas das melhores lojas para encontrar o vestido de festa em Lisboa: descubra o seu look de convidada perfeito!
Fruits de Mer por Thrall Fotografia
As novas regras para ser uma convidada digna de filme
Para escolher um look perfeito de convidada, não basta estar a par da moda. O importante é saber combinar alguns truques e usar e abusar do bom senso
Vestidos de Cerimónia no Porto: as melhores lojas para encontrar o look ideal de festa!
Vestidos de Cerimónia no Porto: as melhores lojas para encontrar o look ideal de festa!
Hoje reunimos algumas das melhores lojas com vestidos de festa e cerimónia no Porto. Solicite informação grátis e sem compromisso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação