Protocolo da entrada e saída da Igreja: já sabe como deve agir?

Se perguntar a um casal que esteja prestes a “dar o nó” sobre o protocolo de entrar e sair da igreja, provavelmente não vai conseguir ouvir uma resposta. E tudo se complica ainda mais no dia do casamento, quando os nervos estão à flor da pele e os noivos não sabem como e onde se posicionarem.

Foto: Por Magia – Photography
Foto: Por Magia – Photography

O normal é que seja algum familiar ou o wedding planner contratado para o evento quem se encarregue do protocolo para que tudo corra na perfeição, embora nem todos os casais façam questão de o respeitar, havendo mesmo quem queira “romper” com ele. Por isso, toda a organização do casamento vai sempre depender do casal e o protocolo caba por fazer parte da personalização de cada evento.

Foto: João Almeida

De qualquer forma, se nos centrarmos no casamento tradicional religioso, o protocolo dita o seguinte:

Entrada na Igreja

Apesar de ser relativamente comum ver convidados à porta da Igreja, nomeadamente à espera da noiva, o protocolo dita que à chegada do noivo e da noiva já todos devem estar no seu interior. Uma vez que a noiva se senta do lado esquerdo para quem está de frente para o altar, também os respetivos convidados devem sentar-se no lado correspondente e vice-versa.

Entretanto, os primeiros bancos são reservados à família mais direta e amigos mais íntimos, sempre em função do tamanho da igreja e da quantidade de convidados.

Já com todos os convidados devidamente acomodados, chega o momento da entrada do noivo e a sua mãe, que entram de braço dado. O noivo deve esperar pela noiva em pé, do lado direito do altar, de forma a dar-lhe o braço esquerdo quando ela chegar.

Créditos: Ideias de Veludo

Diz a tradição que a noiva se deve atrasar, mas hoje em dia já não é aceitável esperar muito tempo, ou será considerada desconsideração. Assim, 15 minutos – no máximo – é a tolerância atual.

Geralmente, são as damas de honor e/ou meninas/meninos das alianças que anunciam a chegada da noiva, precedendo-a na entrada com uma cesta de pétalas de rosas quando são mais pequenos. Se as crianças forem maiores, poderão ir atrás, ajudando a noiva com a cauda do vestido.

A noiva faz a sua entrada dando o braço direito ao seu pai, para posteriormente colocar-se à esquerda do noivo.

Créditos: Ideias de Veludo

Quando os dois enamorados estiverem juntos no altar, devem posicionar-se em pé, em frente ao padre e de costas para os convidados.

Saída da Igreja

No final da cerimónia existe também uma tradição protocolar para sair da igreja. Segundo a mesma, os primeiros a sair devem ser os convidados, para podem esperar pela saída dos recém-casados, que recebem geralmente com pétalas de rosa e arroz, embora hoje em dia também já existam outras alternativas.

João Almeida
Foto: João Almeida

Atrás dos noivos devem ir o pai da noiva de braço dado com a mãe do noivo e o pai do noivo de braço dado com a mãe da noiva (sendo que as mulheres seguem sempre à esquerda do homem), seguidos dos padrinhos e damas do honor. No entanto, raramente se assiste a este cortejo de saída, já que no final da missa – e enquanto os padrinhos assinam o registo – os pais dos noivos acabam por sair ao mesmo tempo dos convidados, esquecendo todo este formalismo.

Pedro Filipe Fotografia
Foto: Pedro Filipe Fotografia

Como dissemos, o protocolo pode ou não ser respeitado, dependendo do estilo de cada cerimónia. No caso dos casamentos civis, em particular, há muitas outras opções para personalizar o casamento. Descubra 5 coisas essenciais para que a sua cerimónia civil seja um êxito.

Veja também as 20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo que saber! e inspire-se em 30 emocionantes fotografias da saída da Igreja que não pode perder!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Mary Me Eventos| Créditos: João Almeida
10 coisas super importantes que tem de perguntar ao seu Wedding Planner antes de o contratar!
Existem 10 perguntas chave para encontrar o Wedding Planner adequado a vocês, que esteja na linha do que querem para o vosso grande dia. A Zankyou, conta-vos quais são!
Foto: Ana Pastoria Photography
As fotografias que não podem faltar num álbum de casamento
As fotografias são a melhor lembrança do casamento que vão ter para além das vossas memórias. Por isso, não podem perder estes momentos.
Diana Nobre Fotografia
Quem conduz a noiva ao altar?
Se o convencional não tiver nada a ver consigo, não se preocupe. As mentalidades estão mais abertas. Por isso, se quiser fazer algo de diferente, já não vai ser marginalizado. Arrisque já!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação