Como pedir a Bênção Papal para o seu casamento

Como pedir a Bênção Papal para o seu casamento

A Benção Papal é algo pouco divulgado, mas, na realidade, obtê-la é bastante simples a acessível. Já pensou que pode fazer do seu casamento um ato ainda mais especial?

Como pedir a Bênção Papal para o seu casamento
Foto via Shutterstock: Giulio Napolitano
  • Casamentos Religiosos
  • Recomendações
  • Msn
  • Católico

Ao longo dos anos, o conceito de casamento sofreu transformações significativas. De um ato de amor e união, tornou-se um “evento”, um grande evento que marca uma nova etapa da vida de um casal, que tudo faz para que o seu dia seja inesquecível, não só para si, como para todos aqueles com quem o decidiram partilhar, envolvendo-se, para isso, em grandes preparativos e despesas loucas. Mas o casamento é um sacramento e é como tal que deverá ser, essencialmente, encarado e respeitado.

Já aqui lhe deixámos os 10 conselhos do Papa Francisco para um casamento feliz. Hoje, na mesma linha, explicamos-lhe como fazer do seu casamento um ato ainda mais especial, enquanto uma escolha consciente que é. Aqui fica o guia completo para o pedido de bênção do Papa para o seu casamento.

O que é a Bênção Apostólica do Papa?

Muito para além da festa e de todo o sentimento e simbolismo que o ato acarreta na história do relacionamento de um casal, um casamento é, antes de mais, um sacramento. Por isso, um casamento religioso deve, antes de mais, seguir os ditames estabelecidos de respeito, consciência e partilha, que durará “até que a morte os separe”. E se a união de duas vidas é algo, por si, indescritivelmente belo, para enfatizar ainda mais a sua promessa de casamentopode solicitar a bênção apostólica do Papa, recebendo um pergaminho assinado pelo Santo Padre. Uma lembrança que durará uma vida inteira e que tornará ainda mais único aquele que será um dos momentos mais belos da sua existência.

Os pedidos de Bênção Papal são feitos através da Esmolaria Apostólica, o Departamento da Santa Sé que tem a função de exercer ações de caridade para com os necessitados, em nome do Sumo Pontífice.

O Esmoler de Sua Santidade, Mons. Konrad Krajewski, Arcebispo titular de Benevento, tem a competência de conceder a Bênção Apostólica, por meio de diplomas em papel pergaminho. A autenticidade destes pergaminhos reside na assinatura do Esmoler e o carimbo a seco da Esmolaria Apostólica.

O pergaminho é emitido em português, além de italiano, francês, inglês, espanhol, alemão e polonês.

Como obter a Bênção Apostólica em Pergaminho?

A Benção Papal é algo pouco divulgado, mas, na realidade, obtê-la é bastante simples a acessível. Depois da data do casamento marcada, Igreja reservada, amor e fé fortalecidos, basta só solicitar o pergaminho. Tem duas formas de o fazer: se estiver no Vaticano, pode fazer o pedido diretamente aos balcões da Esmolaria Apostólica no Vaticano – dentro da Cidade do Vaticano, com entrada pela Porta de Sant’Ana (à direita do Colunato da Praça de São Pedro), durante o horário de abertura: 9h00-13h30 (de segunda-feira a sábado) – caso contrário, pode fazê-lo via online (nunca por email). Desde o passado mês de março que já não é possível fazer os pedidos de pergaminho por carta de correio ou fax.

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

O pedido via online pode ser feito no site da Elemosineria Apostolica, preenchendo os dados pedidos e seguindo as instruções indicadas nas várias etapas.

Dados necessários para pedir o pergaminho:

  • O nome, sobrenome e endereço do requerente;
  • O nome e sobrenome do/s destinatário/s da Bênção;
  • O motivo ou a circunstância pela qual é solicitada a Bênção;
  • A data, o nome da igreja e da localidade em que tem lugar a circunstância para a qual se pede a Bênção (necessários quando se trata de um sacramento, da Profissão religiosa ou de um aniversário);
  • O endereço para a expedição do diploma e o valor referente ao pagamento.

Uma vez preenchida, poderá também também anexar à solicitação alguns documentos pertinentes, como, por exemplo, o convite do casamento, certificado de batismo, certificado de casamento religioso, etc.

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Quanto tempo demora?

Felizmente, não terá de esperar muito para receber o pergaminho e ter a Bênção Papal nas suas mãos: 15 dias se for levantá-lo na Esmolaria (no e-mail de confirmação, aparecerá indicada a data a partir da qual será possível levantar o pergaminho) e 20 dias no caso de expedição (o correio expresso DHL enviará um e-mail indicando que se encarregou da expedição e dando as referências para saber o percurso que o pergaminho está a fazer).

Quanto custa a Bênção Papal?

Não é caro, sobretudo se considerarmos o inestimável valor sentimental. A concessão da Bênção Papal é completamente gratuita, sendo que o valor cobrado inclui unicamente o custo do pergaminho (13-25€ dependendo do modelo escolhido, segundo a ocasião indicada ) e o custo da sua expedição (através do correio expresso DHL, 18-30€, dependendo do destino). Deverá também ser pago um contributo inteiramente dedicado ao exercício da caridade Papal (que pode ser feito aqui)

O pagamento é realizado após ter recebido o pergaminho, e pode ser realizado da seguinte forma:

  • Através de uma ordem de pagamento bancário, com as coordenadas bancárias inseridas na expedição;
  • Por meio de pagamento online com cartão de crédito no site.

Quem pode solicitar a Bênção Papal?

A bênção do Papa não é concedida apenas a futuros cônjuges! O pergaminho também é emitido para batizados, primeira comunhão e bodas de casamento, por exemplo. Uma memória indelével na mente e no coração daqueles acontecimentos que deixam marca para a vida. Porque a religião é parte de nós e acompanha-nos para sempre.  E por falar nisso, já escolheu as leituras para o seu casamento na igreja?

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Benção Presencial

Para além de poder receber o pergaminho com a Bênção Papal, quem tiver a oportunidade de ir ao Vaticano após a celebração poderá receber a benção pessoalmente, do próprio Papa Francisco. A Benção é geralmente concedida às quartas-feiras, durante a Audiência Papal, que começa pontualmente às 10h00 e dura um pouco mais de uma hora.

Para que possam participar na audiência, os recém-casados precisam de ter um convites especial – que pode ser solicitado aqui – e estarem vestidos de noivos. O convite é grátis, mas deve-se pedir com antecedência.

guardar
Foto: Fabiana Maruno | Publicado em acropolis magazine
guardar
Foto: Fabiana Maruno | Publicado em acropolis magazine

O casamento, como sabemos, é muito mais do que apenas um pedaço de papel . Mas o famoso pergaminho do Papa, afixado na sua sala, lembrar-lhe-á certamente a legitimidade de um sacramento tão importante e de uma escolha tão profunda e ponderada!

Talvez também lhe interesse:

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!