10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa

Há alturas em que parece que toda a gente se está a casar. É a Maria com o Manel, a Joana com o Rui, a Luísa com o Alfredo, A Ana com a Teresa e o António com o Luís … Todos estão a fazer as suas vidas e a celebrar o amor. E ainda bem! O bom destas cerimónias é que todas têm o seu quê de especial, muito ao estilo de cada casal. Algumas são muito loucas, cheias de surpresas engraçadas, outras são como manda a tradição. Mas todas, sem excepção, são únicas, nem que seja pelos sorrisos estampados nas faces dos noivos e pela energia de amor que circunda o ambiente.

Apesar de o António e o Luís serem muito religiosos, a religião católica não celebra casamentos entre pessoas do mesmo sexo (1ª pergunta respondida). Mas a Maria e o Manel vão conseguir cumprir o seu desejo. Só têm algumas dúvidas. A primeira já foi superada, já que ambos são baptizados. As outras vão tentar perceber, quando acabarem de ler este artigo.

Se quer casar pela igreja, mas tem algumas dúvidas sobre os critérios exigidos ou alguns comportamentos a ter e escolhas a fazer, entre connosco nestas perguntas-chave. Nós respondemos-lhe.

AhHA!-PhotosMarque já a sua reunião com AhHA!-Photos
AhHA!-Photos

1. Será que devo casar pela igreja?

Essa é uma decisão que só você pode tomar. Esqueça os desejos da sua mãe ou sogra. Quem se vai casar é você, não elas. Por isso, nada de fazer o jeito a terceiros, se não tem vontade nenhuma de obedecer a certas regras que a igreja exige, ou se não acredita em nada que o catolicismo apregoa. Se lhe for indiferente casar pela igreja ou pelo civil, pode dar essa satisfação às vossas mães. Já se a vontade de casar pela igreja for do seu futuro marido, aí terá de pensar melhor e até quem sabe ceder. Apesar de você não ligar à religião, o Rui é o um autêntico beato!

2. O que é necessário para dar o “sim, quero” pela igreja?

Primeiro, terá de ir visitar o padre da igreja onde estiver a pensar casar. O pároco vai ajudá-los com a documentação necessária de preencher e com tudo o que for necessário cumprir. Prepare-se que ele os vai aconselhar a fazerem um curso pré-matrimonial.

André Tavares FotografiaMarque já uma reunião com André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

3. Devo fazer o curso pré-matrimonial?

Claro! É um requisito indispensável para que corra tudo como manda a cartilha, na hora de entrar no altar.

4. Posso ter um casamento religioso fora da igreja?

Sim, mas pode não ser fácil! Se optar por casar numa quinta, pode sempre verificar se esta tem uma capela no seu interior ou nas redondezas. No que diz respeito a outros espaços, como praia, ou salão de festas, depende. Na verdade, há padres que não são muito abertos a celebrar casamentos fora da sua paróquia. E num espaço, dito normal, pior ainda. Mas não é impossível! Se “apanhar” um pároco mais moderno, é natural que este aceite abençoar a vossa união em qualquer sítio.

Filipe Santos FotografiaMarque já uma reunião com Filipe Santos - Fotografia
Filipe Santos Fotografia

5. Devo contemplar um plano B?

Na Zankyou somos grandes defensores dos planos B. Por isso, não se sinta mal se desistir de ter uma cerimónia religiosa. De facto, há padres muito exigentes e, por vezes, são mesmo intransigentes com algumas coisas que, nos dias de hoje, parecem absurdas. Por exemplo, só pessoas baptizadas é que podem ser padrinhos de casamentos. Sabia? Se o Alexandre não for, e você o queria mesmo muito para padrinho, não se culpe por começar a reconsiderar a forma como pretende celebrar a sua boda. Há quintas que celebram uniões de forma mágica e única. É o caso da Quinta do Monte Redondo. Envolta num cenário de fantasia, tem um fauna muito própria e uma natureza idílica. Tudo aqui se conjuga em harmonia. Até a arquitectura tradicional e rústica, ao mesmo tempo, elegante e moderna, joga na perfeição com os extensos espaços verdes, com as suas paisagens de cortar a respiração e com um pôr-do-sol magnífico.

Quinta do Monte RedondoMarque já a sua reunião com Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte RedondoMarque já a sua reunião com Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte Redondo

6. Como deve ser o meu vestido de noiva, se me casar pela igreja?

Uma dúvida comum entre todas as noivas é a de como acertar com o vestido de noiva para uma cerimónia religiosa. Primeiro, o que deve fazer é definir o seu estilo e escolher o que mais se adapta ao seu corpo. Depois, o ideal é evitar decotes exagerados e eleger uma peça elegante, mas clássica e bastante tradicional. De preferência, um vestido comprido, com véu e grinalda. Os vestidos curtos são para esquecer.

CentrimagemAgende já uma reunião com Centrimagem
Centrimagem

7. Devo levar véu?

Pode e deve! O véu faz parte do figurino de qualquer noiva. Não usá-lo até parecia que lhe estava a faltar qualquer coisa. Há véus lindos e maravilhosos. Lá por se ir casar pela igreja, não quer dizer que não vá fashion. Alguns terão a capacidade de a fazer sentir-se muito especial. Se o véu não for de todo a sua cara, opte por outros complementos. Também não há-de vir mal ao mundo. O importante é que você se sinta bem, neste dia tão importante da sua vida. Que tal um toucado? Há uns que têm o poder especial de  afazer sentir única.

André Lima PhotographyMarque já uma reunião com André Lima Photography
André Lima Photography

8. Posso decorar o espaço?

Ou melhor, a igreja? À partida o padre não se há-de opor. Claro que terá de ter bom senso na hora de escolher a decoração. Nada de grandes maluqueiras, como serpentinas ou balões. Os motivos florais são sempre uma boa opção. Há casas de flores que a podem ajudar a decorar uma igreja ou qualquer outro espaço, sempre dentro dos limites do razoável e de acordo com os requisitos da igreja. A Beatriz Arte Floral é uma óptima opção para a ajudar. Esta designer de flores consegue um resultado único, personalizado e do agrado dos noivos. Utiliza flores naturais, perfumadas e cuidadas. Com o toque experiente desta profissional, vai ser possível conjugar todos os detalhes dos seus arranjos com o tema ou as cores do seu casamento. Mas já sabe, têm de ser discretos.

Beatriz Arte FloralMarque já a sua reunião com Beatriz Arte Floral
Beatriz Arte Floral
Beatriz Arte FloralMarque já a sua reunião com Beatriz Arte Floral
Beatriz Arte Floral

9. Tenho de pagar à igreja para casar lá?

Por norma sim, mas esta questão é controversa. Se você falar com casais que já se casaram pela igreja, terá respostas de todos os tipos, desde aqueles que pagaram imenso e outros que nem tanto. O facto é que a Igreja oferece os seus serviços em troca de uma doação. Agora, quanto, isso depende de igreja e de padre. É melhor começar já a fazer prospecção…

10. Posso personalizar a cerimónia com outras leituras?

Esta é outra das questões mais frequentes. Nós aconselhamos que, se o desejar, proponha ao padre. O seu casamento é muito especial, um dia único, que deverá ser vivido como você sonhou. É, por isso, relevante que você faça as leituras que achar pertinentes. Isto não quer dizer que não se façam as que o padre pretender também. Deve haver espaço para tudo! Você pode inclusive pedir para que leiam palavras suas. Este será sempre um detalhe original, que dará o seu toque pessoal à cerimónia.

Filipe Santos FotografiaMarque já uma reunião com Filipe Santos - Fotografia
Filipe Santos Fotografia

Mais tranquila agora que já tem as respostas às suas perguntas? Então, mãos à obra, que tem um casamento para organizar.

Entretanto, já decidiu quem a vai levar ao altar? Na igreja, o padre pode ser conservador e só deixar que seja o seu pai. Mas há outras opções. Sabia?

Depois do casamento, deixe-se de pudores e entregue-se de alma e coração ao amor, na noite de núpcias. A lua-de-mel está perto. Divirta-se a fazer Glamping: o alojamento de luxo para luas-de-mel aventureiras.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Ideia Genial
Convites de casamento de Braga: os profissionais que irão imprimir os detalhes da sua cerimónia!
Conheça alguns dos melhores profissionais que se comprometem a oferecer-lhe os convites de casamento que "gritam" o vosso nome!
Credits: Bershka
8 vestidos de cerimónia por menos de 60 euros
O estilo não se compra. Nós encontramos 8 vestidos ideais para cerimónia a menos de € 60 para um visual perfeito à prova de portfólio.
Luminosidades
Os 4 pilares para a organização de um casamento perfeito
Na altura de preparar uma boda há quatros aspectos que não podem passar ao lado. Leia este artigo e saiba como ter a boda como sempre idealizou

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação