10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa

10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa

Se quer casar pela igreja, mas tem receio dos condicionalismos, deixe-se disso e adapte-se. Nós damos-lhe as respostas às questões mais frequentes das noivas que querem a bênção de Deus.

10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa
Foto: Instante Fotografia
  • Casamentos Religiosos
  • Recomendações
  • Msn
  • Católico
  • Cerimónia

Há alturas em que parece que toda a gente se está a casar. É a Maria com o Manel, a Joana com o Rui, a Luísa com o Alfredo, a Ana com a Teresa e o António com o Luís … Todos estão a fazer as suas vidas e a celebrar o amor. E ainda bem! O bom destas cerimónias é que todas têm o seu quê de especial, muito ao estilo de cada casal. Algumas são muito loucas, cheias de surpresas engraçadas, outras são como manda a tradição. Mas todas, sem exceção, são únicas, nem que seja pelos sorrisos estampados nas faces dos noivos e pela energia de amor que circunda o ambiente.

Apesar de o António e o Luís serem muito religiosos, a religião católica não celebra casamentos entre pessoas do mesmo sexo (1ª pergunta respondida). Mas a Maria e o Manel vão conseguir cumprir o seu desejo. Só têm algumas dúvidas. A primeira já foi superada, já que ambos são batizados. As outras vão tentar perceber, quando acabarem de ler este artigo.

Se quer casar pela igreja, mas tem algumas dúvidas sobre os critérios exigidos ou alguns comportamentos a ter e escolhas a fazer, entre connosco nestas perguntas-chave. Nós respondemos-lhe.

1. Será que devo casar pela igreja?

Essa é uma decisão que só você pode tomar. Esqueça os desejos da sua mãe ou sogra. Quem se vai casar é você, não elas. Por isso, nada de fazer o jeito a terceiros, se não tem vontade nenhuma de obedecer a certas regras que a igreja exige, ou se não acredita em nada que o catolicismo apregoa. Se lhe for indiferente casar pela igreja ou pelo civil, pode dar essa satisfação às vossas mães. Já se a vontade de casar pela igreja for do seu futuro marido, aí terá de pensar melhor e até quem sabe ceder. Apesar de você não ligar à religião, o Rui é o um autêntico beato!

Veja também: Casamento civil ou religioso: que tipo de cerimónia escolhem os noivos portugueses?

guardar
Foto: Paulo Castro Photography

2. O que é necessário para dar o “sim, quero” pela igreja?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Primeiro, terá de ir visitar o padre da igreja onde estiver a pensar casar. O pároco vai ajudá-los com a documentação necessária de preencher e com tudo o que for necessário cumprir. Prepare-se que ele os vai aconselhar a fazerem um curso pré-matrimonial.

Saiba tudo aqui: Casamento religioso: procedimentos e documentos

guardar
Foto: He art – Closer to you

3. Devo fazer o curso pré-matrimonial?

Claro! É um requisito indispensável para que corra tudo como manda a cartilha, na hora de entrar no altar. De qualquer forma, e apesar de muitas vezes ser condição sine qua non em algumas igrejas para poder casar, a verdade não é obrigatório em todas elas.

4. Posso ter um casamento religioso fora da igreja?

Os casamentos religiosos não podem ser celebrado numa quinta ou restaurante, ou barco, etc. Pode, eventualmente, encontrar um espaço com capela com autorização para celebrar a cerimónia religiosa ou casar numa igreja diferente da sua igreja paroquial e/ou com outro celebrante que não o pároco, mas será sempre necessário obter a autorização do pároco, com a devida antecedência. De qualquer forma, é uma questão para colocarem na Paróquia, pois depende muito dos padres a da Diocese em questão…

Veja também: Como pedir a Bênção Papal para o seu casamento

guardar
Foto: SLcasamentos

5. Devo contemplar um plano B?

Na Zankyou somos grandes defensores dos planos B. Se quiser ter uma cerimónia com conotação religiosa, mas sem necessariamente casar pela igreja, pode sempre contratar um celebrante, que pode fazer a cerimónia que quiserem onde quiserem.  Neste caso, como não é uma cerimónia legal, terá de casar pelo civil. Saiba o que tem de fazer para casar pelo civil: Casamento civil: procedimentos e documentos

Veja também: Tudo o que precisa de saber sobre celebrantes de casamentos

guardar
Créditos: Arena do Tempo Lda – Celebrantes para Cerimónias Pessoais

6. Como deve ser o meu vestido de noiva?

Uma dúvida comum entre todas as noivas é a de como acertar com o vestido de noiva para uma cerimónia religiosa. Primeiro, o que deve fazer é definir o seu estilo e escolher o que mais se adapta ao seu corpo. Depois, o ideal é evitar decotes exagerados e eleger uma peça elegante, mas clássica e bastante tradicional. De preferência, um vestido comprido, com véu e grinalda. Os vestidos curtos são para esquecer.

Veja mais aqui: Como escolher o vestido de noiva para uma cerimónia religiosa: os 6 aspetos fundamentais

guardar
Foto: Meraki Studio

7. Devo levar véu?

Pode e deve! O véu faz parte do figurino de qualquer noiva. Não usá-lo até parecia que lhe estava a faltar qualquer coisa. Há véus lindos e maravilhosos. Lá por se ir casar pela igreja, não quer dizer que não vá fashion. Alguns terão a capacidade de a fazer sentir-se muito especial. Se o véu não for de todo a sua cara, opte por outros complementos. Também não há-de vir mal ao mundo. O importante é que você se sinta bem, neste dia tão importante da sua vida. Que tal um toucado? Há uns que têm o poder especial de  afazer sentir única.

guardar
Foto: Paulo Neves Photographer (Foto Flash)

8. Posso decorar o espaço?

Ou melhor, a igreja? À partida o padre não se há-de opor. Claro que terá de ter bom senso na hora de escolher a decoração. Nada de grandes maluqueiras, como serpentinas ou balões. Os motivos florais são sempre uma boa opção. Há casas de flores que a podem ajudar a decorar uma igreja ou qualquer outro espaço, sempre dentro dos limites do razoável e de acordo com os requisitos da igreja.

 Veja também: Arranjos florais em igrejas: as boas energias da natureza (em cada imagem) a darem vida à sua boda

guardar
Foto: José D’Oliveira – Happiness Happens

9. Tenho de pagar à igreja para casar lá?

Por norma não, mas esta questão é controversa. Se você falar com casais que já se casaram pela igreja, terá respostas de todos os tipos, desde aqueles que pagaram imenso e outros que nem tanto. O facto é que a Igreja oferece os seus serviços em troca de uma doação. Agora, quanto, isso depende de igreja e de padre. É melhor começar já a fazer prospeção…

Veja também: Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos

guardar
Foto: João Almeida

10. Posso personalizar a cerimónia com outras leituras?

Esta é outra das questões mais frequentes. Nós aconselhamos que, se o desejar, proponha ao padre. O seu casamento é muito especial, um dia único, que deverá ser vivido como você sonhou. É, por isso, relevante que você faça as leituras que achar pertinentes. Isto não quer dizer que não se façam as que o padre pretender também. Deve haver espaço para tudo! Você pode inclusive pedir para que leiam palavras suas. Este será sempre um detalhe original, que dará o seu toque pessoal à cerimónia.

Veja também: As mais belas leituras religiosas para ouvir no seu casamento

guardar
Foto: Timeless Studio

Mais tranquila agora que já tem as respostas às suas perguntas? Então, mãos à obra, que tem um casamento para organizar.

Entretanto, já decidiu quem a vai levar ao altar? Na igreja, o padre pode ser conservador e só deixar que seja o seu pai. Mas há outras opções. Sabia?

Depois do casamento, deixe-se de pudores e entregue-se de alma e coração ao amor, na noite de núpcias. A lua-de-mel está perto. Divirta-se a fazer Glamping: o alojamento de luxo para luas-de-mel aventureiras.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

SLcasamentos Fotógrafos e vídeo
Paulo Castro Photography Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo
Timeless Studio Fotógrafos e vídeo
He art - Closer to you Fotógrafos e vídeo
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo