'Glamping': o alojamento de luxo para luas-de-mel aventureiras

Se procura uma viagem original, sugerimos-lhe uma experiência única que mistura comodidade e aventura. Da Antárctica a África ou no paraíso que é o nosso Portugal, certamente não se irá arrepender!

'Glamping': o alojamento de luxo para luas-de-mel aventureiras
Photo by Nathan Dumlao on Unsplash
  • Lua-de-Mel
  • Recomendações
  • Msn
  • Casados de fresco
  • Casal

Glamping, conhece? A verdade é que já está há algum tempo na moda e tem tudo para que se torne um êxito. Trata-se de uma das formas de viajar mais especiais da atualidade e, certamente, do futuro, sobretudo para quem procura uma experiência diferente e aventureira para a sua lua-de-mel. Curioso(a)? E se lhe dissermos que acampar não já não é sinónimo de montar uma tenda e dormir num saco-cama desconfortável? Que pode usufruir do luxo com “porta” aberta diretamente para a mais pura Natureza? Apetece-lhe celebrar o vosso amor desta forma maravilhosa? Quer seja na Antárctica, em África ou em Portugal, agora já pode fazê-lo!

O que é o glamping?

Se unirmos as palavras glamourcampingqual é o resultado? Exatamente: glamping. Esta nova forma de viajar que coloca dentro do mesmo saco a comodidade e a aventura. É uma reconversão do conceito de camping original: espaços de luxo que se constroem no meio da Natureza, como parte integrante de alguns dos cenários mais espetaculares da Terra.

Agora há tendas espaçosas e outras opções originais adaptadas ao meio ambiente, que dispõem de camas iguais às dos hotéis de luxo e todas as comodidades possíveis, incluindo banheira/jacuzzi e terraço com vista para a imensidão natural, só para mencionar apenas algumas das peculiaridades mais comuns e requisitadas. Sim, porque há mais para desfrutar e até celebrar o amor como jamais imaginou: um jantar romântico no meio da savana, parece-lhe bem?

guardarRatpanat Luxury & Adventure
Foto: Ratpanat Luxury & Adventure
guardarMasikio Safaris
Foto: Masikio Safaris

Porque surgiu o glamping?

Porque – e deixando de lado preferências mais primitivas de contacto com a Natureza – percorrer selvas e pernoitar em montanhas não tem necessariamente de incluir sujidade, falta de sono ou ausência de espaços para mantermos a nossa higiene. Claro que não lhe vamos mentir: uma viagem de aventura requer mais esforço físico do que quando estamos na praia ou decidimos fazer um tranquilo passeio por Viena, assim botas lamacentas se decidir, por exemplo, fazer trekking em Kilimanjaro. No entanto, no glamping o final do dia espera-nos com um colchão super confortável e um banho quente que, apesar de tudo, não nos limita a sensação de dormir debaixo das estrelas.

guardarHighline Tours & Travel
Foto: Highline Tours & Travel
guardarRatpanat Luxury & Adventure
Foto: Ratpanat Luxury & Adventure

E para quem sonha casar de forma original, também já é possível encontrar programas de Destination Wedding que incluem a possibilidade de entoar o “Sim, aceito” num destes espaços fenomenais, incluindo no pacote atividades de aventura e alojamento de luxo. Uma experiência inigualável!

guardarMasikio Safaris
Foto: Masikio Safaris

E nem sequer é preciso ir muito longe para concretizar este sonho. Em plena Serra da Estrela, perto da nascente do rio Mondego, encontra o Senses Camping, um parque de campismo onde pode passar a noite ou escolher uma tenda básica para duas pessoas, mas que inclui também este conceito de acampamento de luxo nas tendas Safari e Bell e onde pode praticar inúmeras atividades: praticar ioga, dar um mergulho na piscina ou no rio, montar a cavalo ou… casar! Sim, verdade. Aqui também é possível dizer o “Sim, aceito” em contacto íntimo com a Natureza.

guardar
Foto via Facebook Senses Camping
guardar
Foto via Facebook Senses Camping
guardar
Foto via Facebook Senses Camping

Tipos de glamping

A base do glamping é a adaptação de espaços próprios de uma determinada zona à comodidade de um hotel de luxo, sempre respeitando a essência original. Neste sentido, podemos encontrar vários tipos de glamping, entre os quais estes que selecionados para si e que achamos que são os mais interessantes:

Tenda Safari

Tratam-se de tendas de lona levantadas sobre uma superfície de madeira. Típicas do Este de África, ganham comodidade com a implementação deste conceito do glamping, que acrescenta à equação os famosos safaris que a empresa responsável inclui no pacote de alojamento. Aliás, este tipo de alojamento está muito ligado às expedições, pelo que geralmente estão localizados em savanas e selvas. Aqui, o contacto com a Natureza é total e até pode desfrutar de uma vista com animais a partir do terraço da tenda.

Se lhe agrada a ideia, a Highline Tours & Travel aglutina os serviços de safaris e alojamentos por um grande número de países africanos.

guardarNUBA
Foto: NUBA
guardarMasikio Safaris
Foto: Masikio Safaris

Bom, mas mais uma vez não precisa de ir tão longe para poder desfrutar deste tipo de glamping. É verdade que a paisagem é um pouco diferente da africana, pois decerto não se vai encontrar com girafas, elefantes e leões no seu habitat natural. Mas esquecendo estas “particularidades”, a experiência na tenda Safari do Portugal Nature Lodge, no Monte Malhadins, é o que mais se assemelha a um safari luxuoso em África! Com uma fabulosa vista sobre os montes e vales alentejanos, que se estendem pelos 7,5 hectares que constituem o espaço, aqui pode usufruir de uma tenda com cama de casal, casa de banho interior, cozinha e uma espaçosa varanda construída na encosta.

guardar
Foto via Facebook Portugal Nature Lodge

Na zona da grande Lisboa, mas com um paisagem soberba e bem distinta da paisagem citadina, encontra também o Cascais Oásis, a cinco minutos do centro da vila. Aqui, cada tenda possui um espaço amplo e tem o seu próprio tema (Marrocos, safari, romance e oceano), representado através de uma decoração elegante. Para além de dormirem de “porta aberta” para a Natureza com todo o luxo, os hóspedes podem ainda usufruir das redes de descanso que estão espalhadas pelo jardim e de uma piscina de nascentes naturais.

guardar
Foto via Glamping Portugal

Eco-lodge

Cabanas construídas à base de material orgânico, que se adaptam perfeitamente ao lugar onde se encontram, nomeadamente selvas, savanas ou terrenos montanhosos. Todos sabemos que o conceito eco pode estender-se a todos os âmbitos da vida, desde os meios de transporte até à alimentação, por isso também o encontramos em alojamentos, sobretudo naqueles que comungam na perfeição com a Natureza.

guardarNUBA
Foto: NUBA

Em Portugal, mais concretamente no Carvoeiro (Lagoa, Algarve) encontra algo semelhante na Casa Tuia, que pertence a um casal belga e é composta por quatro luxuosas tendas de madeira e com capacidade entre quatro e sete pessoas. Todas têm casa de banho, cozinha equipada com fogão, frigorífico, máquina de café e vistas sobre os jardins.

guardar
Foto Casatuia

Iglu

Sabe o que é um iglu, certo? Essa construção formada por blocos de neve que servem de abrigo nos lugares geográficos de temperaturas extremamente baixas. No glamping também os há, mas condiciona-se o espaço para a comodidade total. Sim, porque apesar das temperaturas e das características do exterior, esta é uma construção que se adapta a qualquer terreno. Também existem cápsulas de vidro e iglus desmontáveis, nomeadamente na Antártica e através do  acampamento Whichaway e a iniciativa ecológica de White Desert.

guardarWhichaway Camp
Foto: Whichaway Camp
guardarWhichaway Camp
Foto: Whichaway Camp

Algo semelhante pode encontrar a 925 metros de altitude, em plena Serra da Gardunha, mais precisamente em Alcongosta, no concelho do Fundão. Natura Glamping é um dos espaços de glamping mais recentes em Portugal, com sete tendas em forma de domos geodésicos – uma espécie de iglu gigante – sendo que seis são para alojamento e uma para eventos. As tendas para os hóspedes têm a forma da letra “T” e duas camas de casal, uma área de estar e uma casa de banho privativa, que inclui duche de hidromassagem. O espaço inclui ainda um minibar, uma salamandra, um roupeiro e uma janela panorâmica, com cerca de oito metros.

guardar
Foto via Facebook Natura Glamping
guardar
Foto via Facebook Natura Glamping

Auto-caravana

Esqueça a caravana de sempre, quente e incómoda. Também o luxo chegou a estes espaços! E com uma outra diferença em relação às auto-caravanas  comuns: não é obrigatório que, efetivamente, circulem. Com efeito, no glamping é comum a restauração de carruagens de comboio e antigas caravanas, etc., transformados em alojamentos glamorosos e com todas as comodidades.

guardar
Foto via Tourisme en Sarthe

Por cá, também pode passar a noite numa antiga caravana cigana, numa carrinha dos bombeiros dos anos 60 ou numa tenda mongol (yurt). Isto tudo no meio dos montes e em ambientes selvagens. Onde? No Eco-lodge Brejeira, no Algarve, a 15 minutos de Silves e com vista para a Serra de Monchique. A roulotte cigana veio da Holanda e tem uma sala de estar (com chaise-longue e uma salamandra), uma cozinha e uma cama de casal; a carrinha dos bombeiros é alemã e tem uma cozinha e uma sala de estar, que pode ser transformada em quarto; a tenda mongol tem um quarto com cama e sofá e terraço de madeira, com vista soberba.

guardar
Foto via Eco-Brejeira
guardar
Foto via Eco-Brejeira
guardar
Foto via Eco-Brejeira

Casa da árvore

São casas de madeira construídas nas árvores, com os mesmos luxos que os espaços anteriores, mas com uma localização que mistura encanto e logística. Tendo por objectivo não ofuscar habitat dos animais em plena selva, a solução está nas árvores, também motivada pela falta de condições em muitos destes terrenos.

guardarHighline Tours & Travel
Foto: Highline Tours & Travel

Por cá, também temos. Não é uma casa da árvore, mas para lá caminha. A tenda luxuosa da Figueirinha Ecoturismo, chamada Kanimambo (significa “obrigado” em dialeto moçambicano)é construída em cima de estacas de madeira, sendo o refúgio mais sedutor da Herdade da Figueirinha dos Condados, em Odemira (Alentejo). Para além da decoração elegante e luxuosa, este espaço é tão confortável como um hotel, com a grande vantagem de poder adormecer com vista para a Natureza.

guardar
Foto via site Figueirinha Ecoturismo
guardar
Foto via site Figueirinha Ecoturismo

Descubra novas formas para organizar a sua lua-de-mel e mergulhe na busca por opções originais, como o gampling. Certamente valerá a pena!

E nós ajudamos, claro!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!