Como escolher o destino para a sua lua-de-mel

lua-de-mel é uma das grandes aventuras da sua vida. Ela marca o final da celebração do casamento e a sua primeira viagem com a sua cara-metade já como marido e mulher. E tudo isto significa que, além de poderem descansar após uma longa temporada a gerir planos, fornecedores e emoções, o vosso relacionamento tornou-se sério, maravilhosamente sério!

Assim, durante o período da organização do casamento, não se esqueça de dedicar uma boa parte do seu tempo a esta tão importante e inigualável viagem que, certamente, confirmará pela milésima vez o vosso amor. E para que a escolha do destino da lua-de-mel seja mais fácil, siga estes 5 passos essenciais.

Passo 1. A temporada

Esta é a primeira e mais importante dica, pois tudo dependerá da temporada: o próprio destino, o preço e o clima… tudo! Por isso, e para que comece a planear a sua lua-de-mel com o pé direito, tenha em mente que a temporada alta dos casamentos vai de Junho a Outubro, pelo que a maioria dos noivos faz a sua viagem dentro dessas datas, que coincidem também com as férias de muita gente. Sendo assim, se viajar nestes meses, será quase certo que tenha de lidar com a aparição de um número irritante de turistas nas vossas fotos românticas, que tenha de encarar filas enormes para visitar determinados lugares – ou, simplesmente, para comer! – e sobretudo, conte com uma impressionante inflação de preços.

PlusONE via Shutterstock

Também não se pode esquecer que nem todos os lugares do mundo partilham a mesma temporada alta ou baixa e que muitos dos destinos escolhidos, geralmente exóticos e bem diferentes do local de residência em termos de clima, estão sujeitos a mudanças e outros incidentes. Tente adaptar o seu destino e a data do seu casamento. Não é assim tão difícil!

Passo 2. A vossa personalidade enquanto viajantes

Viajar é uma aventura apaixonante, mas nem todas as pessoas estão preparadas para qualquer tipo de viagem. Se são habitués de aviões, se costumam fazer caminhadas, se utilizam meios de transporte especiais, sabem alguns idiomas e conhecem ambientes díspares, recomendamos que fujam das típicas luas de mel, que se resumem basicamente à preguiça na rede, banhos de sol e mergulhos no mar. Para vocês, existe um enorme leque de opções de destinos exóticos e experiências únicas, quer seja em lugares famosos ou desconhecidos, dependendo do nível de aventura que procuram.

Shutterstock

Mas se nunca viajaram para o estrangeiro – ou viajaram muito pouco – e decidiram arriscar ir para fora do território nacional neste momento único, devem escolher um destino que não vos “choque” excessivamente. Podem viver na mesma uma experiência incrível, mas tentem informar-se bem sobre os costumes do país ou zona em questão. Também podem organizar a viagem milímetro a milímetro, contratar um guia e deixarem-se levar na experiência. Mas, acima de tudo, não  queiram viver uma situação difícil se não tiverem 100% de certeza de que é isso o que vocês realmente querem. Uma coisa é certa: não há nada como descobrir um mundo totalmente diferente. Pense bem nisso!

Passo 3. O tempo disponível

Será importante saberem exactamente quais os dias que têm disponíveis para assim poderem escolher entre uma viagem ou outra e planearem tudo da melhor forma. Sim, porque com a ideia da lua-de-mel ser a viagem da sua vida, muitos casais tentam conhecer demasiados lugares, e acabam por negligenciar a viagem no seu todo, deixando inclusivamente muito do que escolheram por visitar. A vida é muito longa, por isso não fiquem demasiado loucos perante a ideia da lua-de-mel e estipulem-na de acordo com os dias que dispõem para o efeito. O segredo está em escolher menos locais para visitar, desfrutando de tempo de qualidade em cada um deles.

Foto Shutterstock

Então, o que é preciso ter em conta?  O tempo dos trajectos, por exemplo. Quando a viagem dura mais de sete horas de avião, o destino visitado traz consigo mudanças de horários que, a somar-se às horas de voo, faz com que se percam dias úteis. Por isso,  e apesar de se recuperar tempo no regresso, conte como perdidos os dias de deslocação e faça o planeamento da lua-de-mel a partir do dia seguinte à chegada.

Foto Shutterstock

Muitos casais conseguem juntar os dias que têm direito da lua-de-mel com férias, acumulando um mês para poderem correr o mundo, possibilitando a escolha de destinos tão longínquos como a Nova Zelândia, Chile ou Vietnam.  Com essa disponibilidade de tempo e um generoso orçamento, o limite é a imaginação. Mas, se vocês dispõem de 10 ou 15 dias para a lua-de-mel, o ideal é optarem por destinos próximos.

Passo 4. Peculiaridades

Cada país é um mundo, graças a todas as maravilhas que possuem e que os tornam tão especiais. Assim, é conveniente conhecer profundamente o destino escolhido antes de colocar o pé no avião e levar a lição bem estudada, muito além das típicas vacinas obrigatórias. Se vocês vão visitar África, Ásia, América do Sul ou outras referências exóticas, informe-se sobre o tipo de alimentação e clima, talvez dois dos principais aspectos a serem considerados.

Logitravel
Dubai Foto: Logitravel

Por exemplo, países como a Jordânia, os Emirados Árabes, a Arábia Saudita ou o Kuwait são muito quentes durante todo o ano, mas são incríveis e não devem ser colocá-los de lado. Neste caso, escolher viajar no Inverno para estes países é a melhor opção. Outros, como a Índia e o Nepal, sofrem com as monções, pelo que é melhor visitá-los entre Novembro e Março.

Por seu turno, alguns desses países incluem na sua cultura uma gastronomia insólita para os ocidentais ou alimentos que nunca imaginaríamos como parte integrante de um menu. Por isso, vale a pena ter um conhecimento prévio do que irá encontrar para evitar surpresas.

Foto Harvey Enrile via Unsplash

Também é essencial informar-se sobre os meios de transporte da região, os idiomas e a sociabilidade das pessoas, porque a educação não é a mesma em todos os lugares. Antes de tudo, respeite o lugar que visita, tente adaptar-se aos seus costumes, aproveite ao máximo e traga consigo um pouco do país que visitar para tornar o mundo um lugar sem fronteiras.

Passo 5. Orçamento

A partir do momento em que já sabem o que querem, chega o momento em que vão ter de escolher um lugar que se adapte ao vosso orçamento. Existem uma infinidade de pacotes que combinam cidades ou países, que talvez sejam uma boa alternativa caso o vosso orçamento não seja muito alto. Com esta opção, muitos casais podem visitar os mais distintos e contrastantes ambientes, como Nova York & Riviera Maya, destinos de sonho para viverem o vosso amor.

Foto vía Shutterstock: DC_Aperture

Mas, se o dinheiro não é um problema, podem “brincar” com o mapamúndi e, com a ajuda de agências de viagens, organizar uma experiência à la carte, sem limites, com opções incríveis e destinos mais inusitados.

Não se esqueça apenas  de alargar o orçamento e incluir no mesmo os inúmeros imprevistos que surgem nas viagens, como problemas de transporte, câmbios, possíveis acidentes e extras que quase nunca temos em conta.

Anotou tudo? Agora é só planear tudo direitinho e contar os dias para uma das melhores viagens da sua vida!

Faça este teste para saber que destino escolher!

Veja o nosso vídeo:

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Fotolider
Como superar o medo de voar: não abdique da sua lua-de-mel de sonho!
Não se deixe vencer pelo medo de voar e realize a sua viagem de sonho! Hoje damos-lhe algumas ferramentas para ultrapassar o bloqueio!
Helder Couto Photography
Porto eleito como o melhor destino turístico Europeu 2017: conheça algumas das suas pérolas
Porto foi eleito como o melhor destino turístico europeu 2017: conheça algumas das pérolas que estão à sua espera na cidade Invicta.
NVSTUDIO
Filipa & Guilherme: 20 anos depois o amor e o destino uniu-os novamente!
O destino existe? Se havia dúvidas este maravilhoso casal vem mostrar que sim, existe. A Filipa e o Guilherme estavam destinados a serem felizes e a viver um grande amor. Após 20 anos sem ligação o casamento uniu-os para sempre!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação