30 músicas para acompanhar a noiva ao altar... Com impacto!

O momento em que a noiva surge pela primeira vez na cerimónia é mágico! Todos os olhares se viram para ela, para o que leva vestido e para a composição da sua maquilhagem. Mas não só! Ela surge acompanhada por uma partitura musical que, conjugada à sua imagem, completa o momento e começa logo por dar o tom à boda. A música deve ser muito bem pensada, de modo a que defina bem a personalidade da noiva, provocando uma reação de surpresa e encantamento nos convidados. Não tem de ser a marcha nupcial de Richard Wagner ou de  Felix Mendelssohn. O importante é que crie impacto.

Como sabemos que a escolha não é fácil, ficam aqui 30 sugestões. Depois, cabe a si escolher a que melhor se coaduna consigo e com a sua boda.

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

Seja num casamento pela igreja ou no civil, fique com as duas escolhas óbvias e uma terceira substituta. Referimo-nos claramente às clássicas marchas nupciais e à Avé Maria, de Schubbert. É que muitos padres, por considerarem a origem das marchas nupciais de Wagner e Mendelssohn impróprias aos cânones da igreja católica, não as deixam ser tocadas. As noivas muitas vezes optam assim por tocar a Avé Maria.

Assim sendo, entre já no top 3

1. Marcha Nupcial, F. Mendelssohn

2. Marcha Nupcial, de Richard Wagner

3. Avé Maria, de Schubbert

A partir daqui, já pode improvisar. Deixar a tradição de lado e optar por uma música que tenha mais a ver com a temática da boda e, claro, consigo. Contudo, também deve ter em conta o tipo de cerimónia.

Conforme seja civil ou religiosa, a melodia deve ser diferente. Para um casamento na igreja, teria tudo a ver a escolha de uma voz mais angelical, tipo Dido, Enya ou Il Divo… Ou acompanhada de orquestra. Até pode se uma adaptação de uma música romântica, com muito sucesso, como “A Thousand Years” de Christina Perry.  O que acha desta seleção?

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

4. Enya – May It Be

5. Aleluya – Il Divo

6. Dido – All You Want

7. Agnus Dei – Michael W- Smith

8. Clarins de Roma – Max Steiner

9. A Thousand Years – Christina Perri

10. Cantata número 147 – Bach

A partir do momento que optar por uma cerimónia civil, abre-se um leque de opções. Tudo é maleável, até o vestido que levar. O mesmo acontece com a música que a vai conduzir ao seu futuro marido. Pode escolher um rock romântico, bossa nova, mixes de mais que uma música, uma balada e até algo que convide a uns passinhos de dança.

Se a cerimónia for ao ar livre, faz todo o sentido escolher músicas mais leves e arejadas, como o próprio ambiente. Nesse cenário, você terá mais liberdade para escolher o estilo de música que mais combina consigo. Seja um casamento na praia, no campo, ou no jardim de uma quinta, aposte sempre em letras românticas.

Timoteo Mendes Fotografia
Timoteo Mendes Fotografia

11. Pela luz dos olhos teus (Tom Jobim e Miucha)

12. Marcha + Here comes the sun – Lorenza Pozza por Giovanna Borgh

13. Photograph – Ed Sheeran

14. Mad About You – Hooverphonic

15. Our Day Will Come – Amy Winehouse

16. And I love her – Beatles

17. Marry You – Bruno Mars

18. I Do – Colbie Caillat

19. Completo – Ivete Sangalo

20. Remedy – Adele

Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

Se a cerimónia for celebrada num espaço fechado, como num salão de festa, a noiva pode optar por músicas que aproveitem bem a acústica do espaço. Até podem ser as mesmas opções que teria se o casamento fosse celebrado na igreja. A grande vantagem é que aqui qualquer tipo de música fica bem. O que vai definir a melhor opção é o estilo da festa e a personalidade da noiva. Se ela for mais tradicional, por exemplo, música clássica é a uma boa escolha. Já se for mais liberal, o melhor é colocar músicas modernas e cheias de atitude para anunciar sua entrada. Ou seja, pode escolher um mix entre as músicas mais apropriadas para uma igreja ou para uma cerimónia ao ar livre. Vale tudo… desde que sejam românticas. As suas convidadas vão ficar doidas!

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

21. Thinking Out Loud – Ed Sheeran

22. Hold My Hand – Jess Glynne

23. Stand by Me – The Beatles

24. True Colors – Cyndi Lauper

25. Everything – Michael Bublé

26.  Stay With Me – Sam Smith

27. Can’t Help Falling in Love – Elvis Presley

28. I Say a Little Pray for You – Aretha Franklin

29. D.A.M.A – Era Eu

30. Ainda Bem – Marisa Monte

+ 1

É Isso Aí – Ana Carolina e Seu Jorge

Agora que já tem algumas sugestões de músicas para criar o primeiro impacto da sua chegada ao Grande Dia (+ 1 bónus), só falta saber como animar o resto da festa. Tome nota destas 25 músicas românticas para seu casamento sem cair em clichés. Depois, não perca as melhores músicas para a noiva dançar com o pai, e para o noivo dançar com a mãe.

… E já que o seu objetivo é criar um impacto “tchan” no seu casamento, aposte num vestido cor champanhe e decore as mesas do copo d’água com canecas de cobre.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Luis Efigénio Photography
As melhores músicas para a receção dos noivos: as opções com mais ritmo e paixão!
As melhores músicas para a receção dos noivos: a festa está garantida com as nossas 10 músicas recomendadas!
João de Medeiros & Pamela Leite
Músicas ideais para a troca de alianças: a soundtrack para um dos momentos mais emocionantes e mágicos!
Este é um dos momentos mais sublimes, encantadores do casamento, pelo que as músicas devem ser escolhidas com o máximo carinho e paixão!
Aguiam Wedding Photography
62 músicas de reggaeton para não parar de dançar no seu casamento!
Uma playlist para o seu casamento com a cor, o ritmo e a "boa onda" das Caraíbas. Que a música não pare!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação