X

Tipos de rosto e a maquilhagem perfeita para cada um. Quem sabe, sabe!

Uma bonita maquilhagem favorece qualquer rosto! Mas muitas vezes não sabemos como melhor acentuar a nossa beleza. A Zankyou foi falar com a talentosa makeup artist Leonor Silva, do Maquilh’Arte, e ficou a saber alguns segredos de como melhor valorizar os vários tipos de pele e de rosto. E hoje partilhamos consigo estas pérolas de sabedoria.

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite
João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto: João de Medeiros & Pamela Leite

Sabe qual o seu tipo de rosto? Oval? Quadrado? Coração? Redondo? Qual a característica no seu rosto que quer aprender a disfarçar e qual a que acha que é melhor realçar?

Para um rosto oval

Imgkid
Jessica Alba tem um rosto oval.

«O rosto oval é conhecido como o rosto do “equilíbrio”. No fundo, o que isto significa em termos de maquilhagem, é que se trata de um rosto sem grandes pontos de destaque que devam ser especialmente enfatizados ou disfarçados», diz-nos a Leonor.

Truques de maquilhagem: Aqui as regras (se é que elas existem!) são as standard: base adequada ao tipo de pele, corretor na zona da olheira e numa ou outra borbulha que exista, bronzer na zona entre o maxilar e a maçã do rosto, blush na maçã do rosto e iluminador nas zonas ósseas mais proeminentes.

Para um rosto quadrado

Angelina Jolie tem um rosto quadrado.
Angelina Jolie tem um rosto quadrado.

«Um rosto quadrado caracteriza-se fundamentalmente por uma zona de queixo mais proeminente e num ângulo quase recto com a zona das bochechas e testa», lembra-nos a makeup artist. «As pessoas com este tipo de rosto têm geralmente uma estrutura óssea muito marcada, pelo que ao enfatizá-la com o uso do bronzer e do iluminador devemos ter bastante cautela», acrescenta.

Truques de maquilhagem: Convém chamar a atenção para as bochechas e todas as zonas mais carnudas da face. O uso comedido de blush é ideal, assim como a marcação das zonas mais cheias: se os lábios forem carnudos, batons fortes; se os olhos forem grandes, um bom esfumado que reclame a atenção para essa zona.

Para um rosto “coração”

Reese Whiterspoon tem um rosto coração.
Reese Whiterspoon tem um rosto coração.

Como saber se tem um rosto deste género? A Leonor ajuda: «este tipo de rosto tem duas características à vista: o queixo pontiagudo e uma testa larga quando comparada com o queixo».

Truques de maquilhagem: convém não iluminarmos a zona do queixo e trabalharmos o bronzer nas laterais do maxilar e nas laterais e da testa. Reclamar atenções para os olhos em vez de a boca.

Para um rosto redondo

Kirsten Dunst tem um rosto redondo
Kirsten Dunst tem um rosto redondo

Chamam-lhe rosto gordinho, mas a Leonor lembra-nos que este tipo de formato de rosto é o que envelhece mais graciosamente, mantendo o aspecto jovem até mais tarde. E «para o “aligeirar” basta seguirmos as regras gerais do contorno da face», revela.

Truques de maquilhagem: Bronzer entre a bochecha e o maxilar para emagrecer; iluminador no osso para destacar e um pouco (bem menos) blush na zona na bochecha. Como geralmente a testa e o queixo são arredondados, podemos colocar um pouco (e naturalmente!) de bronzer na zona superior externa da testa e nas zonas inferiores exteriores do queixo.

Mas as dicas não se ficam por aqui. Anote mais duas grandes lições que a Leonor nos deu:

Para um rosto com uma testa demasiado alta, «disfarçar com bronzer as extremidades da testa para dar a ilusão de menor tamanho»., regras que se aplicam aos rostos mais triangulares e com formato coração.

Para um rosto com um queixo muito saliente, «nunca iluminar o centro nem escurecer as extremidades».

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite

Antes de nos despedirmos, a Leonor ainda nos oferece mais umas sugestões para lidar com dois tipos de pele mais complicadas:

Para uma pele demasiado oleosa, «privilegiar as bases oil free e os pós controladores de brilho. Primers adequados a este tipo de pele também ajudam. Blushs, bronzers e iluminadores, quase sempre em pó». Se ainda assim, a produção de sebo for muito elevada, a Leonor não hesita: «convém procurar um endocrinologista e ter uma rotina de limpeza adstringente, sem exceções!»

Para uma pele demasiado seca, «bases e corretores bem fluídos», sugere, mas lembra: «o que não significa sem cobertura». Os blush, bronzers e iluminadores podem ser em creme (são óptimos!). E para olhos secos usar sempre sombras em creme, já que as sombras em pó podem ser catastróficas!

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite

Tenha o tipo de pele e rosto que tiver, há regras que valem para toda a gente: «Não cair no erro de não fazer uma limpeza correta e profunda da pele! Todos os dias retirar maquilhagem e hidratar muito bem, de manhã e à noite com um creme próprio». E uma vez por semana fazer uma esfoliação para retirar as células mortas (que tantas vezes impedem que as propriedades hidratatantes e nutrientes dos cremes entrem na pele), seguida de uma máscara. No caso das peles secas, uma máscara bem gorda. Porque quem ama, cuida! E você tem de cuidar da sua pele!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação