Tipos de rosto e a maquilhagem perfeita para cada um. Quem sabe, sabe!

Uma bonita maquilhagem favorece qualquer rosto! Mas muitas vezes não sabemos como melhor acentuar a nossa beleza. A Zankyou foi falar com a talentosa makeup artist Leonor Silva, do Maquilh’Arte, e ficou a saber alguns segredos de como melhor valorizar os vários tipos de pele e de rosto. E hoje partilhamos consigo estas pérolas de sabedoria.

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite
João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto: João de Medeiros & Pamela Leite

Sabe qual o seu tipo de rosto? Oval? Quadrado? Coração? Redondo? Qual a característica no seu rosto que quer aprender a disfarçar e qual a que acha que é melhor realçar?

Para um rosto oval

Imgkid
Jessica Alba tem um rosto oval.

«O rosto oval é conhecido como o rosto do “equilíbrio”. No fundo, o que isto significa em termos de maquilhagem, é que se trata de um rosto sem grandes pontos de destaque que devam ser especialmente enfatizados ou disfarçados», diz-nos a Leonor.

Truques de maquilhagem: Aqui as regras (se é que elas existem!) são as standard: base adequada ao tipo de pele, corretor na zona da olheira e numa ou outra borbulha que exista, bronzer na zona entre o maxilar e a maçã do rosto, blush na maçã do rosto e iluminador nas zonas ósseas mais proeminentes.

Para um rosto quadrado

Angelina Jolie tem um rosto quadrado.
Angelina Jolie tem um rosto quadrado.

«Um rosto quadrado caracteriza-se fundamentalmente por uma zona de queixo mais proeminente e num ângulo quase recto com a zona das bochechas e testa», lembra-nos a makeup artist. «As pessoas com este tipo de rosto têm geralmente uma estrutura óssea muito marcada, pelo que ao enfatizá-la com o uso do bronzer e do iluminador devemos ter bastante cautela», acrescenta.

Truques de maquilhagem: Convém chamar a atenção para as bochechas e todas as zonas mais carnudas da face. O uso comedido de blush é ideal, assim como a marcação das zonas mais cheias: se os lábios forem carnudos, batons fortes; se os olhos forem grandes, um bom esfumado que reclame a atenção para essa zona.

Para um rosto “coração”

Reese Whiterspoon tem um rosto coração.
Reese Whiterspoon tem um rosto coração.

Como saber se tem um rosto deste género? A Leonor ajuda: «este tipo de rosto tem duas características à vista: o queixo pontiagudo e uma testa larga quando comparada com o queixo».

Truques de maquilhagem: convém não iluminarmos a zona do queixo e trabalharmos o bronzer nas laterais do maxilar e nas laterais e da testa. Reclamar atenções para os olhos em vez de a boca.

Para um rosto redondo

Kirsten Dunst tem um rosto redondo
Kirsten Dunst tem um rosto redondo

Chamam-lhe rosto gordinho, mas a Leonor lembra-nos que este tipo de formato de rosto é o que envelhece mais graciosamente, mantendo o aspecto jovem até mais tarde. E «para o “aligeirar” basta seguirmos as regras gerais do contorno da face», revela.

Truques de maquilhagem: Bronzer entre a bochecha e o maxilar para emagrecer; iluminador no osso para destacar e um pouco (bem menos) blush na zona na bochecha. Como geralmente a testa e o queixo são arredondados, podemos colocar um pouco (e naturalmente!) de bronzer na zona superior externa da testa e nas zonas inferiores exteriores do queixo.

Mas as dicas não se ficam por aqui. Anote mais duas grandes lições que a Leonor nos deu:

Para um rosto com uma testa demasiado alta, «disfarçar com bronzer as extremidades da testa para dar a ilusão de menor tamanho»., regras que se aplicam aos rostos mais triangulares e com formato coração.

Para um rosto com um queixo muito saliente, «nunca iluminar o centro nem escurecer as extremidades».

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite

Antes de nos despedirmos, a Leonor ainda nos oferece mais umas sugestões para lidar com dois tipos de pele mais complicadas:

Para uma pele demasiado oleosa, «privilegiar as bases oil free e os pós controladores de brilho. Primers adequados a este tipo de pele também ajudam. Blushs, bronzers e iluminadores, quase sempre em pó». Se ainda assim, a produção de sebo for muito elevada, a Leonor não hesita: «convém procurar um endocrinologista e ter uma rotina de limpeza adstringente, sem exceções!»

Para uma pele demasiado seca, «bases e corretores bem fluídos», sugere, mas lembra: «o que não significa sem cobertura». Os blush, bronzers e iluminadores podem ser em creme (são óptimos!). E para olhos secos usar sempre sombras em creme, já que as sombras em pó podem ser catastróficas!

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
Inspiração Maquilh’Arte. Foto João de Medeiros & Pamela Leite

Tenha o tipo de pele e rosto que tiver, há regras que valem para toda a gente: «Não cair no erro de não fazer uma limpeza correta e profunda da pele! Todos os dias retirar maquilhagem e hidratar muito bem, de manhã e à noite com um creme próprio». E uma vez por semana fazer uma esfoliação para retirar as células mortas (que tantas vezes impedem que as propriedades hidratatantes e nutrientes dos cremes entrem na pele), seguida de uma máscara. No caso das peles secas, uma máscara bem gorda. Porque quem ama, cuida! E você tem de cuidar da sua pele!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Jordana Carraça Stylist and Make Up Artist
Dicas para escolher a maquilhagem ideal para o dia do seu casamento!
O grande dia está a chegar e ainda não sabe que tipo de maquilhagem usar? Não se preocupe pois temos algumas dicas para que deslumbre no dia do seu casamento
Aguiam Wedding Photography
Os tons must have para lábios na sua maquilhagem de noiva!
A Zankyou quer ajudá-la nas escolhas e por isso foi conversar com algumas das melhores maquilhadoras profissionais do país para descobrir que tons marcam as tendências para os lábios
Efeito Espontâneo
Maquilhagem de Convidada de casamento em casa? Descubra os 6 erros a evitar!
Se tem um evento importante como um casamento e decidiu fazer você mesma a sua maquilhagem em casa, a bloguer Leonor Vasconcelos diz-lhe quais são os pontos que deve ter em atenção na hora de se maquilhar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação