Pestanas postiças para noivas: sim ou não? A resposta de quem sabe!

Pestanas postiças para noivas: sim ou não? A resposta de quem sabe!

Porque este é o seu dia, o seu sonho, vai querer estar deslumbrante, para se sentir bem e feliz! As pestanas postiças podem valorizar o seu visual. Não acredita?

Pestanas postiças para noivas: sim ou não? A resposta de quem sabe!
Foto: Meraki Studio | Maquilhagem: Blushtalk
  • Maquilhagem
  • Conselhos
  • Msn
  • Noiva

Qualquer noiva quererá estar no seu melhor no dia do casamento. Olhar-se ao espelho e, no reflexo da sua imagem, sentir-se maravilhosa, radiante e feliz! Linda e resplandecente num visual que escolheu para si, cuidando de cada detalhe com o mesmo amor com que irá, naquele dia, dizer o “Sim”. E tudo conta para o resultado final: o vestido de noiva, o véu (ou qualquer outro acessório), os sapatosas joias ou a inexistência delas, e, claro, o penteado e a maquilhagem. Tudo escolhido e pensado para que ali, naquele instante, faça todo o sentido aquela imagem que no espelho observa, apesar de quase não acreditar que possa estar assim tão bela!

E há pormenores que podem marcar a diferença. Como as pestanas. Porque as pestanas, sobretudo para quem as tem volumosas, emolduram os olhos, engrandecem-nos, proporcionam um olhar profundo e sedutor, dando um toque distinto ao visual, a lembrar as estrelas de cinema de outros tempos, como Audrey Hepburn ou Elizabeth Taylor.

guardar
Foto: Arte Magna

Hoje fomos querer saber junto dos profissionais se, na sua opinião, as pestanas postiças são uma boa opção para usar no dia do seu casamento. Sobretudo se as suas não são tão grandes como gostaria que fossem ou se, por algum motivo, não pode usar rímel. E o consenso geral, qual é?…

… Sim!

“Na minha opinião as pestanas postiças fazem toda a diferença numa maquilhagem de noiva“, diz-nos Diana Pereira Make Up Artist, acrescentando que “não só proporcionam mais volume e alongamento à pestana, como definem muito mais o olhar”. Diana diz mesmo que, durante a prova que realiza antes do casamento, faz sempre a aplicação num olho e mostra a diferença para o outro. “O resultado é realmente fantástico! E mesmo se optarmos por um look mais natural, a pestana postiça é a cereja no topo do bolo”.

guardar
Diana Pereira Make Up Artist

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Fiu Criativo Makeover partilha a mesma opinião: “a colocação de pestanas postiças temporárias e que saem com desmaquilhante têm grande vantagem pois dão mais profundidade ao olhar. É certo que há pessoas que têm pestanas longas e bem preenchidas, mas até no prolongamento das pontas pode fazer a diferença”explicam, corroborando a convicção de Sara Kruss, que foi peremptória na sua resposta: “Pestanas Falsas Sim! Nada pode transformar e realçar mais o olhar do que uma pestana falsa. Uma pestana falsa pode modificar o olho no seu formato e o aspeto geral da maquilhagem, pelo que qualquer look, por mais simples que esteja, sai valorizado com a sua aplicação.”

Veja também: Makeup: 4 truques para dar mais volume aos seus lábios

guardar
Fiu Criativo Makeover | Foto: Feel Creations
guardar
MAKE U OVER MAKEUP de Sara Kruss | Foto: D10 Photography

Cuidados e tipos de pestanas

E se a opinião geral é que as pestanas falsas ou postiças são um recurso de beleza precioso, também todas as profissionais nos recomendam cuidados na sua aplicação, tendo em conta os tipos que existem e as respetivas implicações.

Posso dizer que as pestanas postiças fazem toda a diferença, pois abrem o olhar, assim como a sua intensidade, resultando num olhar muito mais bonito e expressivo“, diz-nos também D&bora Makeup Artist and Hair, ressalvando que, no entanto, “tem de se ter muito cuidado, pois se forem mal aplicadas, altera toda a maquilhagem, seja devido à cola – por esta não ser anti alérgica, por exemplo, provocando uma situação de alergia – ou mesmo por causa do tamanho das pestanas não ser adequado ao tipo de olho.”

Veja também: Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!

guardar
D&bora Makeup Artist and Hair | Foto: Preto e Prata

Por seu turno, há que ter em conta que existem diferentes tipos de pestana postiças. Ana Paula Antunes explica: “Existem pestanas falsas inteiras, ou seja, completam a totalidade das nossas naturais, são do canto interno do olho ao canto externo. (…) Temos também as pestanas individuais, que são aplicadas em pequenos tufos, um a um, normalmente no canto externo do olho para abrir o olhar. (…) Por fim, existem as extensões de pestanas, que algumas noivas colocam. Neste caso são aplicadas de forma prolongada e obriga a uma manutenção quinzenal ou mensal.”

Joana Moreira, que em todos os seus trabalhos opta sempre por aplicar pestanas postiças, prefere aplicar as individuais uma a uma,“para um efeito mais natural e duradouro“, defendendo que “as inteiras são menos seguras porque no caso da cola descolar num canto do olho, a única solução é mesmo tirá-las por completo. Nas individuais, se cai uma, ficam as outras todas.” Também Diana Pereira prefere as individuais, pois  considera que “dão um efeito mais natural” e a Fiu Criativo Makeover explica que, no seu atelier, usam “os cílios em grupos de 4/5 pêlos e não em banda, para poder trabalhar as necessidades individuais com maior precisão, dando sempre um olhar natural”.

Veja também: Tipos de rosto e a maquilhagem perfeita para cada um. Quem sabe, sabe!

guardar
Joana Moreira
guardar
Ana Paula Antunes

Ana Paula Antunes e Sara Kruss explicam-nos mais detalhadamente cada um dos tipos e formatos de pestanas postiças:

Pestanas falsas inteiras

Sara Kruss elucida-nos que “as pestanas completas, também chamadas de strip lashes, são mais intensas, mas se tiverem uma base transparente e uma cerda fina e sem brilho, adaptam-se na perfeição ao olho, parecendo mesmo a pestana natural”. A profissional diz-nos também que “existem algumas outras pestanas que têm a base preta e que, quando são aplicadas, dão a ilusão ou efeito de eyeliner, o que intensifica e muda o registo geral da maquilhagem”.

Por seu turno, em relação às pestanas falsas inteiras, Ana Paula Antunes explica que “por vezes têm de ser cortadas antes da aplicação, para ajustar o comprimento, pois damos sempre preferência ao formato mais natural possível. As pestanas com muito volume ou demasiado compridas não são as mais aconselhadas para este dia, pois podem pesar no look”. 

guardar
MAKE U OVER MAKEUP de Sara Kruss
guardar
Ana Paula Antunes

Pestanas individuais

Sobre as pestanas singles, Sara Kruss explica que existem comprimentos variados, que são “aplicados por entre a pestana natural da cliente e permitem “construir” um olhar de forma natural e realçar apenas o canto do olho, preencher lacunas etc”. Ana Paula Antunes diz-nos também que, neste tipo,“a quantidade de pestanas a colocar vai variar consoante o tamanho e formato do olho”

guardar
MAKE U OVER MAKEUP de Sara Kruss
guardar
Ana Paula Antunes

Extensões de pestanas

“No caso de optar por estas, recomendo um formato natural. Muitas vezes são volumosas demais e demasiado longas, não deixando transparecer a maquilhagem dos olhos e não é o que se pretende..”, explica-nos Ana Paula Antunes.

Em relação às mesmas, Joana Moreira não tem uma opinião favorável. “Sou contra este fenómeno. Dão um efeito muito “fake”, porque na maior parte das vezes não são bem aplicadas. Como não podem levar máscara de olhos, ficam sempre sujas com a maquilhagem, nomeadamente com restos de sombra e pós que possam cair. Porque o rímel ajuda um pouco a tirar esse efeito sujo”.

guardar
Joana Moreira

Inês Henriques, a Nês Makeup, também é defensora acérrima das pestanas postiças, salientando que “o resultado da colocação de pestanas postiças pode ir desde o bastante natural ao mais dramático, dando aquele up ao look de noiva”, mas quando se trata das extensões de pestanas vai ao encontro da opinião de Joana Moreira: “às vezes tenho noivas que insistem e preferem a colocação de extensões de pestanas (que duram cerca de 3 semanas), mas muitas vezes não são bem aplicadas e, como são colocadas por outro profissional (muitas vezes não maquilhador), interferem diretamente com a imagem final da maquilhagem que vamos aplicar à noiva. Por esse motivo, pessoalmente não sou muito fã, pelo que não costumo aconselhar às noivas a fazerem. De forma a conseguir controlar e obter um resultado equilibrado final da maquilhagem, prefiro aplicar pestanas postiças”.

guardar
Nês Makeup
guardar
Nês Makeup

Também D&bora Makeup Artist and Hair diz que apenas coloca as pestanas postiças. As postiças podem ser logo removidas em casa, já as extensões terá de ir a um profissional. Eu apenas coloco postiças, gosto mais assim, para um efeito mais natural. E mesmo para trabalhar o olho, é totalmente diferente com pestanas permanentes, pois estas já estão colocadas, logo tem de se ter muito mais cuidado na aplicação dos produtos. E se não for um bom profissional da área, podem-se correr grandes riscos.”

Veja também: Retocar a maquilhagem durante o grande dia: Veja os truques e dicas das melhores makeup artists!

guardar
D&bora Makeup Artist and Hair | Foto: Preto e Prata
guardar
D&bora Makeup Artist and Hair | Foto: Preto e Prata

Quando usar?

“Nem todas as noivas colocam pestanas falsas, pois isso depende de vários fatores”, explica-nos Ana Paula Antunes, continuando: “devemos optar pela colocação de pestanas postiças quando as naturais são escassas ou muito pequenas, isto porque as pestanas são a moldura dos olhos. Quando temos uns olhos pequenos com pestanas pequenas, o uso de pestanas postiças vai valorizar o olhar de uma forma sublime. O formato do olho também influencia, pois nem todos os olhos justificam o uso de pestanas falsas. No entanto, para quem gosta de glamour, é uma boa aposta.

Veja também: Penteados de noiva: mais de 90 propostas muito TOP!

guardar
Ana Paula Antunes
guardar
Ana Paula Antunes

Não estou habituada, vou estranhar?

“Quando colocamos pestanas falsas pela primeira vez, temos sempre receio”, revela Ana Paula Antunes, explicando que tal é perfeitamente natural, não só por causa das dúvidas em relação ao processo da aplicação em si, como também – e como é óbvio – pela incerteza do resultado final: será que vamos gostar ou não? “Quanto à colocação, se for um profissional credenciado, este terá todo o cuidado na escolha das pestanas, o formato adequado ao olho e o tamanho delas,” tranquiliza esta profissional, explicando que “a colocação é realizada com uma cola profissional especifica para o efeito”Diana Pereira acrescenta mesmo que esta cola “é dermatologicamente testada, podendo até ser usada em pessoas com lentes de contacto, sendo resistente à água – ou nestes casos… a lágrimas!”

Segundo Ana Paula Antunes, as pestanas postiças são colocadas por cima das pestanas naturais e a primeira sensação, quando abre os olhos depois da mesma, “é uma pequena pressão, um repuxar, que rapidamente desaparece após secagem, bastam uns segundos. O resultado é imediato e duradouro”.

Para as retirar, Diana Pereira diz-nos que basta usar um desmaquilhante bifásico, fazendo, segundo Ana Paula Antunes, “movimentos circulares com as pontas dos dedos, pois elas descolam naturalmente.”

Veja também: Maquilhagem à prova de água… E se você quiser mergulhar (no seu casamento)?

guardar
Diana Pereira Make Up Artist
guardar
Diana Pereira Make Up Artist

Maquilhagem com pestanas postiças

Em relação à maquilhagem da noiva, a profissional Joana Moreira explica-nos que “quando se aplicam pestanas tem de se ter em atenção que o look final será sempre muito mais sofisticado, pois alongam os olhos e intensificam o olhar”. Por isso, e para quem quer uma maquilhagem mais natural, “convém usar tons de sombra claros e luminosos. Só no fim é que, se acharmos que devemos intensificar a sombra de olhos, é que podemos reforçar”.

Veja também: Olheiras não: saibam como fazer com que elas não tenham lugar no vosso casamento!

guardar
Maquilhagem Joana Moreira. Foto via Instagram

E se eu não quiser usar pestanas falsas?

Se preferir não colocar nada, a maquilhagem pode ser a sua grande aliada. “A opção é tomada em conjunto com a profissional que a vai maquilhar”, ressalva Ana Paula Antunes, que continua: “Na prova de maquilhagem pode falar sobre este assunto. Se tem umas pestanas boas, compridas e saudáveis, não há necessidade de colocar pestanas falsas. Neste caso, o “curver” é um excelente aliado para as disciplinar e uma boa máscara de pestanas com volume, por si só, faz todo o glamour. O importante é que seja à prova de água para não correr o risco de borratar durante o dia.”

A verdade é que, tal como diz a profissional,acima de tudo, tem de se sentir bem com a sua imagem e estar confiante na profissional que vai cuidar de si. Tudo o resto é para desfrutar”

Veja também: Stress? Não, obrigada! 10 coisas que não pode deixar que a irritem no seu grande dia

guardar
Ana Paula Antunes | Foto: Moisés Soares

Não há dúvidas que as pestanas postiças podem ser uma mais valia para o visual da noiva no seu grande dia. “O mais importante a reter é que a pestana valoriza de imediato o look da cliente e acrescenta durabilidade à maquilhagem de olhos, que se mantém intacta”, salienta Sara Kruss. Mas no final, o que realmente importa é, efetivamente, a noiva! A opinião da noiva é sempre o mais importante”, diz-nos Diana Pereira, rematando que ela se deve sentir “completamente à vontade com as pestanas, para poder se sentir confortável todo o dia”. Porque afinal, este é o seu dia. O seu momento. O seu sonho!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

D&bora Makeup Artist and Hair Maquilhagem noivas
Fiu Criativo Makeover Maquilhagem noivas
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Joana Moreira Maquilhagem noivas
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo
Nês MakeUp Maquilhagem noivas
Diana Pereira Make Up Artist Maquilhagem noivas
Blush Talk Maquilhagem noivas

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!