Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!

Quando o tema é maquilhagem, todo o cuidado é pouco! São muitas as mulheres que acham que comprar um produto de boa qualidade é tudo o que precisam de fazer para conseguir uma maquilhagem perfeita. Não podiam estar mais erradas… É um bom começo, claro, mas há muitos outros passos a dar se quer ter um visual irrepreensível. Para as noivas, o ideal é contarem com a consultoria e expertise de uma makeup artist. Para as convidadas, se o orçamento não permitir esse serviço, o melhor é espreitar os nossos conselhos.

Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida
Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida

1. A base

São tantos os erros que a maioria das mulheres comete com o uso da base… Mas há três que sobressaem: a maioria não prepara a pele antes da aplicação da base, não aplica a base no pescoço e não escolhe o tom certo. Use um creme hidratante ou um primer antes de começar a sua makeup e certifique-se que a cor da sua base é a mesma da cor da sua pele e que a cor que estiver homogénea no seu rosto é igualmente a cor do seu pescoço e colo. A ideia é que a sua base pareça natural e que quem olhar para si não perceba uma linha entre a parte do seu rosto que está maquilhada e a que não está. Para aperfeiçoar o visual, explore também o efeito de um pó compacto que ajude a fixar a maquilhagem, especialmente na zona T (testa, nariz, queixo). E se o dia for longo, leve-o consigo na mala para retocar a makeup.

Foto: Momento Cativo

Quer mais uma dica? Aplique a base usando uma esponja. E quando estiver a comprar a base, tenha em consideração as luzes da loja e o seu efeito na cor da base.

2. O rubor

Qual a dose certa de blush a usar? Eis uma questão que a maioria das mulheres nunca responde com a moderação necessária. Mais uma vez, procure naturalizar o efeito da maquilhagem com a sua pele. E isto é válido para o blush e para as sombras. O efeito esfumado em ‘degradê’ ajuda a conseguir esse efeito. Se quiser usar contornos, tenha cuidado para que eles nunca fiquem percetíveis.

Em dias especiais, deixe a sua maquilhagem nas mãos de profissionais. Para brilhar, aconselhamos-lhe a profissional Rute Calçada, da Pigmento Make Upformada em estética do rosto, maquilhagem profissional, caracterização e bodypainting, tendo ainda um master em moda e formação como hair stylist. Nas suas mãos ou nas mãos da sua equipa de profissionais – que trabalham com o maior rigor, garantindo um trabalho de excelência – vai sentir-se linda, confiante e maravilhosa!

3. Os olhos

Quais os erros mais comuns na maquilhagem para os olhos? Essencialmente são dois: a maioria das mulheres tem apenas um lápis para olhos preto (deixando de parte todo um universo de outras cores que podem ajudar a favorecer mais os olhos, castanho, cinzento, azul petróleo) e usa muitas vezes lápis sobre a sombra em vez de fazer o inverso. Aprenda as cores que podem ajudar a realçar a cor dos seus olhos e escolha a cor do lápis de olho de acordo com esse conhecimento. Mais, saiba se precisa que o efeito da makeup para os seus olhos é abri-los ou fechá-los, de acordo com o formato natural deles.

Foto: It’s all about… | Makeup: Jordana Carraça Stylist and Make Up Artist

4. Os lábios

Usar batom de cores fortes sem usar antes lápis para fazer o contorne dos lábios é perder o volume dos lábios. E a técnica perfeita de aplicação de um batom manda que comece pelo centro dos lábios para fora e não da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, como a maioria das mulheres fará. Para tirar o melhor partido da maquilhagem dos seus lábios, experimente um truque profissional e use um pincel para batom para dar os retoques finais e ‘preencher os lábios’, dando-lhes volume ao mesmo tempo que garante naturalidade ao visual. Se os seus lábios estiverem demasiado secos ou gretados (pelo frio, por exemplo), aplique no final um pouco de gloss ou até óleo de brilho para lhes dar um aspeto hidratado e conseguir uma melhor textura.

Sempre que necessitar de um brilho especial para qualquer que seja o evento, já sabe: o melhor é recorrer a um profissional. Com experiência de maquilhadora em diferentes áreas, desde televisão a cinema, moda a vídeos de música – que contribui para expressar a sua criatividade e para estar sempre atenta a todos os detalhes – Sandra Pina sabe realçar o melhor que há em si, numa equação perfeita que combina tudo o que compõe o seu visual, desde o seu vestido, ao seu penteado e à sua própria personalidade.

5. Sobrancelhas

Use a forma e contorne das suas sobrancelhas, para aumentar os olhos. Sublinhe o arco das sobrancelhas mas evite preenche-las demasiado. Dessa forma, consegue eliminar o efeito artificial que muitas vezes domina em maquilhagens com sobrancelhas muito pesadas.

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

6. O corretor

Como o nome indica, o corretor é usado apenas para corrigir pequenas imperfeições e não para aplicar livremente sobre as olheiras e zona envolvente ou para aplicar em camadas. Evite aplicar o corretor em exagero e use um pincel indicado para o efeito. Lembre-se que sobre o corretor ainda vai aplicar base, blush, primer e iluminador. Se ao passar o corretor não estiver 100% satisfeito com a forma como encobre a imperfeição que quer esconder não ceda à tentação de voltar a aplicar outra camada e outra depois dessa. Se a imperfeição que está a esconder é complicada, prefira usar dois corretores diferentes (e não o mesmo em camada sobre camada), o primeiro em tom laranja líquido e o segundo num tom mais próximo da cor da sua pele.

Sempre que precisar de ajuda para deslumbrar num dia especial, recorra aos serviços de Sara Costa Cabelos & Make upuma cabeleireira profissional que não só irá de deixá-la maravilhosa com os melhores produtos e as melhores técnicas de maquilhagem, como saberá dar um toque de magia ao seu look com um penteado que a favoreça, que combine com o seu vestido e que transmita amor, felicidade e, acima de tudo, a sua personalidade.

7. A pressa, o seu ‘pior inimigo’

Se está a tentar conseguir uma maquilhagem perfeita para um casamento ou um evento que lhe exige um cuidado maior do que a maquilhagem que usa diariamente, organize-se para que possa fazer as coisas com tempo. Assim, não vai ceder à tentação de saltar passos que são importantes. Lembre-se que todas as melhores técnicas para tirar partido da sua beleza natural levam tempo, especialmente para quem não é profissional. Esfumar os olhos leva tempo. Preencher os lábios leva tempo. Deixar que a pele seja hidratada antes de aplicar a base leva tempo. Dê-se esse tempo. E não tenha medo de recomeçar se entretanto se aperceber que errou ou falhou algum passo.

Foto: It’s all about…

8. A insegurança

Inspire-se nos visuais de outras pessoas na pesquisa que fizer, claro, mas não queira reproduzi-la ao pormenor. Aceite as suas imperfeições e tire partido dos seus pontos fortes. A sua maquilhagem deve acentuar a sua beleza natural e não transformá-la noutra pessoa. E este sentimento de insegurança é talvez o mais comum erro de todos. É a batalha de uma vida, sabemos disso, mas procure sentir-se feliz e confortável consigo mesmo e traga esse espírito para a sua maquilhagem também. E quem diz maquilhagem diz todos os outros aspetos do seu visual: o seu penteado, o vestido que vai usar, os acessórios que vão compor o seu look.

Foto: Thrall Photography

9. Os exageros e a antecipação

A grande tendência é ‘menos é mais’. Simplicidade e sobriedade! Confie nos nudes e nos tons pastel para serem as cores dominantes da sua makeup. E prefira iluminar a colorir!

Os visuais naturais e simples são os mais bonitos e por isso o maior conselho que estas makeup artists lhe dão é que opte por ser moderada e que prefira as cores e estilos que condizem consigo e aos quais está habituada. Se não usa batom vermelho regularmente (e até nem usa batom no seu dia-a-dia), não escolha o dia de um grande evento como um casamento para começar. Se nunca experimentou um produto, não o use nesse dia também.

Foto: Diana Nobre

Prepare o seu visual com antecedência, teste produtos, cores. Se não quiser investir dinheiro a comprar vários produtos até descobrir o melhor, não precisa de o fazer. Todas as lojas de maquilhagem têm testers e profissionais que podem ajudar a aconselhá-la. Tire partido desse serviço e sinta-se confiante na sua pele.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Photography
Os tons must have para lábios na sua maquilhagem de noiva!
A Zankyou quer ajudá-la nas escolhas e por isso foi conversar com algumas das melhores maquilhadoras profissionais do país para descobrir que tons marcam as tendências para os lábios
Efeito Espontâneo
Maquilhagem de Convidada de casamento em casa? Descubra os 6 erros a evitar!
Se tem um evento importante como um casamento e decidiu fazer você mesma a sua maquilhagem em casa, a bloguer Leonor Vasconcelos diz-lhe quais são os pontos que deve ter em atenção na hora de se maquilhar!
Foto: Vanessa & Ivo
Maquilhagem para Noivas Ruivas: 4 dicas fundamentais!
Nenhuma noiva é esquecida e ainda que, em Portugal, a percentagem de ruivos seja muito pequena, a Zankyou não se esqueceu delas. Leonor Vasconcelos, do blogue Trinta e Tal, deixa-lhe as melhores dicas para que tire partido da sua beleza natural.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação