Como escolher o penteado e a maquilhagem para o meu casamento em 5 passos

Confesse: quando finalmente ele lhe fez o tão ansiado pedido, a primeira coisa que lhe veio à cabeça após ter dito o “Sim” foi, certamente, o vestido que sonha levar até ao altar desde que se lembra de ser gente. Mas e o penteado e a maquilhagem, já pensou neles? A verdade é que são tão, ou mais, importantes do que o próprio vestido para um look de arrasar.

Por isso, não deixe essa decisão para a última da hora e avalie todas as opções possíveis. A Zankyou dá-lhe uma ajuda para que a escolha não seja uma verdadeira odisseia para si. Veja neste post como escolher o penteado e a maquilhagem para o dia do seu casamento em, apenas, 5 passos.

Passo 1. Tenha em conta o ambiente e em que altura decorre o casamento

É algo que parece óbvio, mas que passa despercebido muitas vezes. Cada noiva é um mundo diferente e cada lugar e ambiente outro. Por isso, é fundamental pensar no tipo de casamento que irá ter para poder apostar num look certeiro.

Joana Moreira

Se o seu casamento for celebrado durante dia, o seu visual será seguramente diferente daquele que escolheria caso fosse casar à noite. Os traços são definidos com menor intensidade, a maquilhagem é geralmente mais leve, composta por tons nude mais suaves. Em relação ao penteado, tem várias opções, mas para os casamentos realizados durante o dia poderá usar um penteado semi-preso ou um penteado mais natural, inclusivamente solto.

Já para um casamento à noite os penteados presos são os grandes vencedores, assim como as tranças incorporadas em rabos de cavalo, super tendência para as noivas. Quanto à maquilhagem, poderá intensificar os tons, fazer olhos rasgados e uns lábios mais intensos… sempre tendo em conta que, para uma noiva, o estilo da maquilhagem deve ser fina e elegante.

Joana Moreira

Passo 2. Combine com o modelo do seu vestido

A grande variedade de vestidos de noiva disponíveis no mercado, tanto de empresas de moda como ateliers de noivas, fazem com que o estilo de cabelo e maquilhagem varie muito.

Tânia de Sousa Hairstylist

Jogue com o equilíbrio e o peso que quer dar a cada detalhe da sua aparência. Isto é, se o seu vestido é mais chamativo tanto pela forma como pelo tecido ou o corte, recomendamos que opte por um penteado mais simples, como um coque ou um penteado preso com maquilhagem suave, podendo usar um pouco mais de cor nos lábios. Se, pelo contrário, prefere um vestido simples e confortável, poderá arriscar mais, com um penteado semi-preso, cabelo solto com ondas ou uma trança desconstruída. Neste caso, para a maquilhagem, escolha cores terra, intensos e marque o seu olhar, dando-lhe profundidade.

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Atmosfia

Passo 3. Conheça os tipos de penteados que melhor se adequam ao seu estilo

O cabelo é uma parte fundamental da nossa aparência. Podemos fazer o penteados que quisermos, seguindo a moda ou optando por aqueles com os quais nos sentimos mais confortáveis.

  • Cabelo solto: trata-se de um clássico que, para ocasiões especiais, geralmente não é usado. No entanto, cada vez mais noivas apostam nesse look, sendo um tipo de penteado ideal para vestidos de ar boho.
  • Presos e coques: são os penteados preferidos pelas noivas. Elegantes e perfeitos para esculpir o rosto. Se está a pensar usar um vestido de noiva com decote coração, com ombros caídos ou com decote nas costas, este é o penteado perfeito.
  • Semi-presos, tranças, penteados de noivas com rabo de cavalo: são originais e perfeitos para noivas que gostam de seguir tendências. Looks versáteis que encaixam em qualquer tipo de modelo.

Passo 4. Saiba que tipo de maquilhagem fica melhor o seu rosto

A maquilhagem certa dependerá muito do seu tipo de rosto. Descubra, então, qual a maquilhagem que melhor se adequa à forma do seu rosto.

  • Se o seu rosto tiver uma forma oval, está com sorte. O rosto oval é considerado o rosto perfeito, pois adapta-se a qualquer maquilhagem. Se for o seu tipo de rosto, pode ousar com diferentes tendências. Ressalte a sua beleza natural, ilumine as maçãs do rosto e a área do nariz, testa e queixo e escureça as maçãs do rosto com blush em tons vermelho. Para os lábios pode optar por qualquer tom.
  • Se o seu rosto é triangular, com testa larga e mandíbula e queixo pontiagudos, deve suavizar estas características marcadas e brincar com sombras e luminosidade em partes iguais. Aplique maquilhagem mais escura na parte mais larga e use um iluminador para o resto. Ao aplicar o blush, faça-o com traços ascendentes, pois isso ajudará a suavizar o rosto.
  • Se o seu rosto for quadrado, a sua característica principal é ter um maxilar e uma testa bastante largos. O objectivo será, então, afinar o rosto e suavizar as áreas mais pronunciadas. Os olhos serão marcados com iluminador e poderá aplicar pós de matificação mais intensos nas áreas a destacar. Não se esqueça do blush.
  • Se tiver um rosto longo, o seu queixo será muito fino. Por isso, deverá acrescentar largura visual ao seu rosto, utilizando tons de base bicolor. Para o blush, será melhor aplicado horizontalmente. Destaque a maquilhagem dos  seus olhos e lábios, pois aliviam o comprimento.

Passo 5. Conselhos: prepare-se com antecedência

Tenha em conta a sua altura, as suas características, o seu tipo de cabelo … Todo o cuidado é pouco num dia tão importante, por isso não dê espaço à improvisação.

Kabuki make up by Rita Amorim

Tal como quando quer fazer uma mudança de look e leva uma foto para mostrar ao seu cabeleireiro, faça o mesmo nas provas do penteado da noiva. Invista todo o tempo que ache necessário a reunir ideias, para que posteriormente seja mais fácil concretizá-las. Além das grandes revistas especializadas em moda nupcial e os melhores blogs, na Internet encontra muitas aplicações com milhares de imagens inspiradores.

Tal como acontece com o cabelo, a preparação do rosto para o dia do casamento é essencial. O ideal seria fazer um tratamento de hidratação, esfoliação e limpeza da pele para estar radiante no seu grande dia.

Faça este teste e descubra qual é a maquilhagem certa para si!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Dê-nos a sua opinião

Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Saiba como escolher as joias para o seu casamento em 5 passos para conseguir o resultado perfeito e brilhar como nunca no seu grande dia!
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
O que deve constar no orçamento do seu casamento? Quanto dinheiro deve reservar? Qual o valor real das coisas? Perguntas muito válidas que lhe vamos responder.
Espelho meu, espelho meu... Que tipo de noiva serei eu? Saibam a resposta aqui!
Espelho meu, espelho meu... Que tipo de noiva serei eu? Saibam a resposta aqui!
A tão desejada pergunta foi feita, e a partir desse momento nada é igual. Imediatamente o cérebro assimila a expressão anel de noivado e as ideias fluem a mais de mil à hora - a noiva revela-se e revela traços da sua personalidade que nunca alguém lhe conheceu e que ninguém lhe reconhece. Hoje, trazemos para a luz do dia os 6 tipos de noivas, tendo em conta algumas das suas atitudes durante todo o processo de organização do casamento. Querem saber que tipo de noiva serão vocês?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação