Penteados para casamento: 60 propostas incríveis!

Preste atenção a estes penteados de casamento para convidadas, compatíveis com todos os tipos de looks. Terá o êxito garantido! Palavra de Zankyou.

Penteados para casamento: 60 propostas incríveis!
Créditos: Jenny Make Up Land
  • Convidadas
  • Recomendações
  • Tendências
  • Msn
  • Cabelo comprido
  • Cabelo solto
  • Rabo de cavalo
  • Semi-apanhado
  • Convidados

Seja mãe, madrinha ou convidada de um casamento, a verdade é que todas as mulheres vão querer encontrar o penteado ideal para brilharam num dia tão especial. E existem tantas opções de penteados para casamento, tantos estilos, que é possível ficar indecisa perante tantas possibilidades. Preso, solto, semi-apanhado, ondulado, despenteado… Que penteado combina melhor consigo, com o estilo de casamento e, claro, com o seu tipo cabelo?

A verdade é que para escolher um penteado para um casamento é preciso pensar “no todo”, isto é, em tudo: no vestido que escolhemos para o dia, nos acessórios, no horário do casamento e, claro, no tipo de cabelo, nomeadamente se é curto, comprido, volumoso, fino, com caracóis, liso, loiro, ruivo, escuro…

Os penteados de casamento devem também refletir a personalidade da mulher, que pode ser mais formal, mais descontraída ou romântica. Por isso é essencial contar com a ajuda profissional e escolher as pessoas certas para o fazer. Procure profissionalismo, confiança e talento: aqui na Zankyou encontra tudo isso no nosso guia de fornecedores. Se já tiver reunido algumas ideias para o que vai querer usar no casamento, leve consigo fotos de inspiração, tendo sempre em conta penteados para casamento com o tipo e cor de cabelo mais próximos do seu, pois assim será mais fácil visualizar o resultado final.

guardarCláudia Vieira penteado rabo-de-cavalo baixo
Os penteados de casamento devem refletir a personalidade da mulher, que pode ser mais formal, mais descontraída ou romântica | Cláudia Viera via IG @gabrielapinheirostyling

Hoje vamos também dar-lhe uma ajuda a encontrar essa inspiração, seja para casamentos de dia, de noite, para festas de grande cerimónia ou celebrações mais informais, com sugestões que se aplicam quer a madrinhas, damas-de-honor, mães dos noivos ou convidadas. Fique connosco e descubra penteados para casamento incríveis!

Penteados para cabelos soltos ou semi-preso

Os cabelos soltos – completamente livres ou com algum acessório, seja discreto ou mais vistoso – assim como os penteados em que se prende apenas uma parte do cabelo – os chamados penteados meio preso, meio solto – são perfeitos para casamentos de dia, para eventos em ambientes rústicos, como no campo, ou para convidadas que pretendem um visual mais informal. Seja liso, ondulado, com alguma trança, simples ou em versões mais elaboradas, os penteados para casamento de cabelos soltos ou semi-presos são sempre uma escolha certeira.

guardarpenteados para convidadas - cabelos soltos
Se quer dar um maior requinte ponde optar por fazer ondas e um acessório para prender de lado | Fotos: IG @elstilespb
guardarpenteado semi preso com uma trança
As tranças nunca saem de moda e são perfeitas para penteados para casamento meio preso, meio solto | Foto Reprodução Instagram
guardarCatarina Furtado com penteado semi-preso para festa
Os penteados semi-apanhados com um ligeiro ondulado são perfeitos para casamentos | Catarina Furtado via IG @catarinafurtadooficial

Pode optar por um simples penteado“ondas à água” ou por umas simples ondas boémias, ao estilo hippie, que são também descontraídas e estilosas, deixando transparecer o seu lado mais sexy e rebelde, fazendo o contraste na perfeição com o seu vestido de festa, sendo adaptáveis a qualquer hora do dia e tipo de evento.

guardar
As chamadas “ondas água” ficam um must nos penteados de casamento | Foto Reprodução/Instagram @juandiegoteo

Os semi-apanhados também são uma ótima opção para usar num dia mais especial e umas ondas ligeiras, apanhadas com um bonito acessório e com um pouco de volume na raiz, podem ser perfeitas para acompanhar o seu outfit.

guardar
Os penteados semi-apanhados não são aborrecidos: há inúmeras opções irresistíveis! |Foto Reprodução Instagram

Penteados para convidada com rabo-de-cavalo

Há quem pense que o rabo-de-cavalo é um penteado demasiado simples para uma cerimónia tão especial como um casamento. Nada mais errado! Cada vez mais convidadas (e mesmo noivas!) apostam neste apanhado tão sexy e inovador para triunfar nos seus eventos. Usam-se altos, baixos, com efeito de fita, desalinhados… O leque é bastante amplo! E adoramos a opção de envolver o rabo-de-cavalo com o seu próprio cabelo. Uma escolha sóbria, delicada, charmosa e jovial!

guardarsara de matos penteado rabo de cavalo baixo
Um rabo-de-cavalo preso em baixo pode ser super sofisticado | Sara de Matos via IG @saramatosofficial_

Pode sempre optar por um rabo-de-cavalo minimalista. Já sabe que continua na moda o “menos é mais”, pelo que este penteado para casamento pode dar o toque cool que está à procura para o seu próximo look de convidada. Para além de ser um penteado que lhe permite jogar com vários acessórios e adornos, mais uma vez os laços de veludo, por exemplo, ou de cetim.

Penteados com tranças para casamento

Não são só as  noivas que adoram as tranças! A verdade é que as tranças proporcionam penteados para casamento super românticos e favorecem qualquer mulher, pois têm tudo: elegância, estilo, personalidade e magia, muita magia. E o melhor é que combinam com cabelos semi-apanhado, rabos-de-cavalo ou coques. Uma bela trança embutida, por exemplo, vai dar-lhe um visual super elegante e com a vantagem de que o seu penteado irá durar o dia inteiro sem, se desfazer.

guardar
Uma trança embutida ficará impecável durante todo o casamento | Foto: IG @elstilespb

Esta temporada usam-se também as tranças mais descontraídas, nomeadamente tranças XL adornadas, com laços, flores, etc., ao mais puro estilo “rabo-de-cavalo borbulha”, sendo que os penteados com tranças laterais para casamento são também um must!

guardarpenteado com trança lateral embutida
Pode adornar o seu penteado com tranças laterais para casamento com flores | Créditos: flora + fauna

Penteados de casamento preso com coques

Trata-se de um dos penteados para casamento preso mais formal, que lhe proporcionará um look mais sofisticado. É a opção ideal para quem quer deixar o colo e as costas bem à mostra e, apesar de ficar particularmente bem nas noivas  – exatamente por valorizar o decote e os detalhes do vestido, dos brincos e/ou eventuais colares – é uma escolha super elegante para qualquer convidada, sendo particularmente querido entre os penteados para casamento de madrinha. 

guardarmulher com vestido grande decote nas costas penteado preso em coque baixo
O coque baixo com fios de cabelos soltos é super sofisticado! | Créditos: Jenny Make Up Land | Foto: Momento Cativo

Pode optar pelo estilo mais clássico dos penteados presos para casamento, o coque “mais arrumadinho”, ou dar um toque mais moderno, com fios de cabelo mais soltos ou ondulados, sempre sem perder toda a elegância.

Existem, também penteados presos para casamento com coques “mais informais”, com um ar mais descontraído, que estão muito na moda e revelam um grande senso de estilo. O coque baixo e messy, à altura da nuca, por exemplo, é uma opção bastante juvenil e uma excelente alternativa aos coques direitinhos e altos.

Existe também o chamado “coque de bailarina”, um tipo de penteados para casamento apanhado que está a ganhar sucesso no território celebrity. Um coque infalível e do mais estiloso e chique!

Este coque de bailarina tem várias versões e também pode usá-lo muito alto, sendo neste caso o famoso ‘top knot. Um penteado que está a dar muito que falar entre as it girls!

guardarSara de Matos penteado de festa com coque alto
O coque alto e com um estilo mais messy é perfeito para um casamento | Sara de Matos via IG @saramatosofficial

Penteados de casamento para cabelos médios e curtos

Para quem tem os cabelos médios, curtos ou muito curtos, existem excelentes opções de penteados para casamento para fugir do básico. Esqueça as extensões, assuma o cabelo curto, que é lindo e diz tudo sobre a sua personalidade!

guardarCristina Ferreira em vestido de festa com penteado liso
O efeito “cabelo molhado” continua a ser tendência e é uma aposta perfeita | Cristina Ferreira via IG @dailycristina

Para o grande dia, pode fazer pequenas trancinhas embutidas, pode deixar o cabelo solto e frisado, para um visual livre e selvagem, ou pode optar por deixá-lo solto, mas liso, bem estilizado. O efeito “cabelo molhado” continua também a ser tendência e é uma aposta perfeita para looks casuais e informais. E pense: a melhor característica do cabelo médio ou curto é que lhe permite deixar o seu rosto em evidência, valorizando-o. A boa notícia? Poderá fazer-se valer de uma makeup deslumbrante.

guardar
Fotos Reprodução Instagram

Penteados ideais para cabelos lisos

Quais os penteados mais indicados para quem tem o cabelo liso? À partida, trata-se de um tipo de cabelo fácil, que permite todo o estilo de penteado: semi-preso, com tranças ou soltos. No entanto, o cabelo liso pode ter uma desvantagem no caso de ser demasiado escorregadio, nomeadamente por não permitir penteados muito elaborados. Neste caso, as soluções mais simples são as mais indicadas: os penteados apanhados, que dão firmeza e segurança, sobretudo os rabos-de-cavalo ou penteados com coque.  Ambos são perfeitamente adequados a diferentes estilos de casamento, desde o mais clássico ao mais boémio e descontraído. Podem também funcionar muito bem com franja, adornado com algum tipo de acessório.

guardarpenteado com coque baixo informal
O coque baixo é ideal para os cabelos muito lisos | Créditos: Le Secret d’ Audrey
guardarpenteado casamento rabo-de-cavalo baixo cabelo liso
Um rabo de cavalo simples também pode ser uma boa solução para o cabelo liso | Créditos: Leila Brewster

Penteados de casamento para cabelos encaracolados ou cacheados

Se tem o cabelo encaracolado ou cacheado, antes de optar por alisá-lo, saiba que há tem muitas opções à sua disposição. Pode optar por um penteado de cabelos soltos e naturais, com acessórios para estilizar todo o visual, ou pode optar por combinar os seus cabelos encaracolados com os outros estilos de penteados de casamento que já enunciamos: rabos de cavalo, coques ou até mesmo tranças e penteados entrançados. São todos visuais muito elegantes, mas até lhe dizemos mais: às vezes um penteado com ondas largas e modeladas, estilo vintage, basta.

guardarcabelo encaracolado solto muito volumoso
E que tal o cabelo encaracolado solto e natural? | Foto via IG @thodorisgionis | @ioanna_siampani

Penteados simples – homemaid

Porque sabemos que ir ao cabeleireiro requer gastos e tempo (muito tempo…) e porque muitas vezes acabamos por nos arrepender do que fizeram ao nosso cabelo, vamos também sugerir-lhe penteados simples que pode fazer em casa e que realçam a beleza de forma natural, sem apanhados rebuscados, nem ondas que nos façam parecer mais velhas do que o que somos e, mais importante, que nos favorecem de verdade! Porque não há nada mais bonito do que o que é natural.

Magníficas Waves

Alguns dos penteados que já mencionámos fazem parte das nossas sugestões para fazer em casa, nomeadamente as “ondas à água”. Neste caso, esqueça os acessórios, pois neste tipo de penteados para casamentos as protagonistas são elas, as ondas.

Passo a passo: Para conseguir umas ondas suaves e relaxadas a única coisa que tem de fazer é dar uso à prancha para criar o caracol e depois usar uma escova grossa enquanto se penteia e vai secando o cabelo. Um conselho: se quer usar um toucado ou um chapéu com o seu look de convidada, evite usar o cabelo solto. Estes acessórios tão sofisticados ficam melhor com o cabelo apanhado.

Coques com texturas: penteados fáceis para casamento

Também em casa pode aventurar-se a fazer os já mencionados coques mais baixos e messy, à altura da nuca com mexas texturizadas. São penteados fáceis para casamento, mas com muito estilo!

Passo a passo: Para fazer o coque de bailarina faça um rabo-de-cavalo baixo e divida as mexas para as cruzar e enrolar. Para fazer o “top Knot“, que é mais alto, o procedimento é o mesmo, no entanto, em vez de fazer um rabo-de-cavalo baixo, faz dois rabos-de-cavalo juntos muito altos para os enrolar e cruzar de forma simultânea para conseguir um único coque.

guardar
Para fazer este coque faça um rabo-de-cavalo baixo e divida as mexas para as cruzar e enrolar| Foto IG @mypeeptoes

Ainda no âmbito dos penteados para casamentos com coques, para conseguir um texturizado, simplesmente há que ter em conta os seguintes aspetos: deixar duas mexas soltas na parte da frente do rosto e fazer o coque ligeiramente baixo.

Cabelo solto com risco ao meio

Sim, é verdade que deve ter cuidado com os penteado com o cabelo solto se não quer dar a sensação de ir despenteada. Se renunciar a ajuda profissional, assegure-se de que o penteado fica bonito.

As que gostam de ser fiéis aos seus cabelos soltos, podem inspirar-se na forma como a it girl Olivia Palermo usa o cabelo, uma das rainhas mais estilosas e elegantes da Street Style internacional. A celebrity adora usar cabelo midi e solto, e a maioria das vezes aposta em fazer o risco ao meio, já que é um tipo de risco que favorece os rostos pequenos e ajuda a controlar o encrespamento e a reduzir o volume, no caso de ter muito cabelo.

Veja também: O corte de cabelo ideal segundo a forma da sua cara

Cabelo solto e liso

Porque não usar o cabelo solto e liso num casamento? O cabelo liso também é sexy e se pensou usar um fato de estilo smoking, achamos que é o penteado ideal. Sem dúvida, o melhor acompanhante. Aposte num lábios vermelhos paixão e está pronta a arrasar! Cairão todos rendidos aos seus pés.

Veja também: Dicas para uns lábios perfeitos no dia do seu casamento

guardar
Foto Reprodução / Instagram @kiwo_estudio

Rabo-de-cavalo baixo com risco ao lado ou ao meio

Pode ainda optar por fazer em casa um rabo-de-cavalo baixo com risco ao lado ou ao meio.

Passo a passo: Trabalhe previamente o cabelo com uma prancha para potenciar um alisamento perfeito ou um ondulado definido, e controle o novo cabelo que está a nascer e que é muito difícil de trabalhar. Pode domá-los vaporizando um pouco de laca num pente ou escova e passá-lo várias vezes por esses cabelos – conselho da estilista das KardashianJen Atkin.

guardarrabo de cavalo baixo com cabelo liso e risco ao lado
Rabo-de-cavalo baixo com risco ao lado | Foto Reprodução Instagram

Corte bob

Se tem um corte de cabelo bob, como já teve a cantora Selena Gómez, saiba que é um dos penteados que ainda continuam muito na moda. Nós adoramos, porque deixa os ombros à mostra, sendo super irresistível e sexy.

Passo a passo: Penteie o cabelo para dar mais volume e estará pronta num minuto!

Bob ondulado

Também pode usar um bob ondulado e reinventar-se ao estilo dos anos 20. Um penteado que irradia estilo e elegância olhe por onde olhar.

guardar
Um bob ondulado continua na moda e é muito fácil de pentear para um casamento | Foto IG @juandiegoteo

Cabelo comprimento XL

São várias as influencers que renunciam ir ao cabeleireiro, cortar e arranjar o cabelo. Assim, se quer usar o cabelo com comprimento XL, a melhor forma é usar sem complicar. Basta ter um cabelo saudável e brilhante. Sem dúvida, um dos penteado mais femininos.

Leia também: Como cuidar dos seus cabelos antes do casamento

Penteados para casamento com franja

Quem disse que a franja não é elegante para usar num casamento? Transmite muito estilo e personalidade e pode usá-la de mil e uma maneiras: à frente, de lado, despenteada, com apanhados baixo, com um rabo-de-cavalo com fita.

guardar
Para dar um toque mais sofisticado, use a franja com coque, como faz aqui Olivia Wilde | Foto Reprodução Instagram

Apanhado baixo trançado

Um apanhado do mais elegante e festivo que há e super fácil de fazer.

Passo a passo: Faça uma ou duas tranças, dependendo da grossura que pretenda, e enrole-as em forma de coque. É um penteado para casamento perfeito, para além de ser cómodo, prático e estiloso.

Trança ou rabo-de-cavalo bolha

Um penteado para casamento super original e do mais vistoso e favorecedor.

Passo a passo: Faça um rabo-de-cavalo, quer seja médio ou baixo, com risco ao lado ou ao meio e vá apanhando secções e adicionando elásticos de cabelo. Por último, desfaça com os seus dedos essas secções e se quiser que os elásticos não se vejam, pegue numa mexa do seu cabelo e enrole-o sobre ele. Pode fazer as divisões que quiser segundo o penteado que queira e o comprimento que tenha.

guardartrança bolha penteado
A trança bolha é um penteado de casamento perfeito para um estilo jovial | Foto IG @collagevintage

 

Esperemos que as nossas dicas e sugestões tenham sido úteis! Não se esqueça: seja fiel ao seu estilo coordene o penteado com o vestido e restantes acessórios!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Jenny Makeup Land Maquilhagem noivas

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!