A maquilhagem certa para uma pele perfeita no dia do seu casamento

Todas as mulheres gostam de se sentir bonitas quando têm um evento especial. Acertar no em cheio na escolha do vestido e demais acessórios, escolher o penteado ideal e a maquilhagem perfeita, para que, no final, possam olhar-se ao espelho com um sorriso e a segurança de que vão arrasar. O que dizer, então, de uma noiva? De quem se prepara para vivenciar um dia com o qual sonhou a vida inteira?

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Aguiam Wedding Photographers

Após a escolha do vestido e demais acessórios, o visual da noiva só fica completo e pronto para brilhar com o penteado e a maquilhagem que mais se adequarem ao seu estilo, gosto e personalidade, bem como à sua fisionomia e, claro está, tipo de pele.

A pele, aliás, é uma das principais preocupações das noivas, que, segundo Rita Amorim da Kabuki make up by Rita Amorim, pretendem “uma pele com um aspeto natural, sem parecer que têm maquilhagem”. Aliás, a profissional acrescenta:“o tão famoso receio do conhecido ‘efeito máscara’ é tão aterrador que muitas noivas temem olhar-se ao espelho e não se reconhecerem.”

Porque queremos que brilhe no dia seu casamento e se sinta a mais bela das noivas, fomos falar então com a Rita Amorim e também com a Vanessa Kuzer, da Bridal Makeup Studio, para percebermos quais os cuidados a ter e qual a melhor maquilhagem para cada tipo de pele, de forma a estar perfeita.

Bridal Makeup Studio

Preparar a pele

Para otimizar o serviço de maquilhagem é preciso, antes de mais, preparar a pele. Uma pele bonita aumenta a auto estima e dá segurança a todas as mulheres, uma dupla de sucesso para um dia tão especial.”, começa por nos dizer Vanessa Kuzer, da Bridal Make Up

O que esta maquilhadora recomenda às suas noivas é um ritual diário obrigatório, que inclui a limpeza e a hidratação (rosto e olhos). “Este investimento será recompensado com luminosidade, flexibilidade e elasticidade”, explica-nos.

Entretanto, semanalmente devem complementar estes cuidados com esfoliação e máscaras, escolhidas de acordo com a necessidade do momento: hidratação, nutrição, luminosidade, firmeza, entre outras. “E todos os produtos escolhidos deverão ser adequados para o seu tipo de pele”, alerta-nos.

Bridal Makeup Studio

Vanessa alerta também para a pele dos lábios, que é três vezes mais fina do que as demais regiões do corpo humano, pelo que não deve ser descurada. “Uma esfoliação feita com mel e açúcar, seguida de um hidratante labial, vai proporcionar lábios mais bonitos, ajudar na durabilidade do batom e no resultado final”, aconselha.

Por fim, Vanessa Kuzer avisa-nos também que “existem uma série de fatores internos que interferem com o estado da pele, como a alimentação, falta de sono, stress, entre tantos outros, assim como fatores externos como sol, ambiente, uso inadequado de produtos e tratamentos”.

Bridal Makeup Studio

Mas afinal, qual a cor certa para o meu tom de pele?

Chegamos, agora, ao cerne da questão. E esta pergunta e consequente resposta “é o primeiro grande passo, para uma pele perfeita”, explica-nos Rita Amorim da Kabuki make up by Rita Amorim.

Com efeito, não é assim tão empírico sabermos qual o nosso tom de pele e, por isso, é que erramos muitas vezes na escolha da cor da nossa base. Rita Amorim explica-nos que “a nossa pele tem um subtom, ou seja, uma cor de fundo que varia entre tons frios, quentes e neutros”. Este subtom da pele não é o mesmo que a nossa cor de pele: trata-se da cor de fundo, que fica sob a pele. Assim, descobrir qual é o subtom da sua pele será essencial para favorecer o resultado final da sua maquilhagem

Quer saber qual é o seu? Então, continue a ler, porque Rita Amorim explica-nos tudo.

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Golden Days Wedding

Subtons de pele

Podemos classificar os subtons em três categorias: quentes, frios e neutros. Para cada um deles existe uma base ideal que se coaduna na perfeição e permite o resultado desejado. Ter esse conhecimento evita o tal “aterrador” efeito máscara, que atormenta todas as noivas. Assim, para brilhar no seu casamento ou em qualquer outra altura especial  (e até no seu dia-a-dia) veja que tipo de base deve usar para cada um dos subtons.

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Inner Circle

1. Subtons Quentes 

Tanto as pessoas de pele clara, como escura, de cabelos loiros escuros, acobreados, dourados, castanhos ou ruivos, bem como de olhos castanhos, verdes, com veios laranja/amarelo, mel ou avelã, têm subtom quente. São pessoas que, quando se bronzeiam, ficam com uma tonalidade amarelada/dourada.

A melhor base: Se se identifica com estes tópicos, deve escolher um tom de base com pigmentação Olive, Amarelo ou Dourado.

2. Subtons Frios

As pessoas de tom pálido, de tons rosados, lilases e azuis fracos, que se queimam com facilidade ou rapidamente ficam vermelhas, de cabelos pretos, castanhos escuros, castanhos ou loiros acinzentados e olhos azuis, azuis/esverdeados ou turquesa, são pessoas de subtom frio.

A melhor base: Se reconhece aqui o seu comportamento de pele, deve escolher um tom de base com pigmentação Rosa, Pêssego ou Coral.

3. Subtom Neutros

Seja branca ou negra de pele, mas não se queima facilmente, tem um tom de olhos que varia dentro das opções anteriores, este tipo de pele combina com todos os tons de cores sem restrições.

A melhor base: Se se revê neste caso, então deve escolher um tom de base com pigmentação Bege ou Natural.

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Aguiam Wedding Photographers

Como descobrir o seu subtom?

Rita Amorim da Kabuki make up by Rita Amorim deu-nos ainda várias dicas super úteis que pode experimentar para descobrir qual é o subtom:

1. Pressione o polegar contra o pulso, por uns segundos. Ao retirar o dedo, veja de que tom fica a marca deixada pelo polegar.

Ficou avermelhado onde apertou? O seu subtom é Frio.
Ficou amarelado? O seu subtom é Quente.

2. Veja o tom das suas veias, na parte interna do seu antebraço:

Se tiver as veias azuladas, significa que tem um Subtom Frio
Se tiver as veias esverdeadas, significa que tem um Subtom Quente

3. Quando usa acessórios ou tom de roupa em tom Dourado ou Prateado, com qual das cores fica melhor?

Se fica melhor de Prateado, significa que tem um Subtom Frio
Se fica melhor de Dourado, significa que tem um Subtom Quente
Se fica bem com os dois, o seu Subtom é Neutro

4. Quando faz praia ou apanha sol, o seu tom de pele fica bronzeado ou vermelho?

Se ficar vermelha significa que tem um Subtom Frio
Se ficar bronzeada,significa que tem um Subtom Quente
Caso não se bronzeie facilmente, tem um Subtom Neutro

Kabuki make up by Rita Amorim | Foto: Golden Days Wedding

Agora que já sabe qual a maquilhagem perfeita para o seu tipo de pele e os cuidados prévios que deve ter para brilhar, graças às preciosas dicas de Kabuki make up by Rita Amorim e Bridal Make Up Studio já não há como errar: da próxima vez que for escolher uma base já vai saber qual a que a deixará com um aspeto natural. E as noivas? Entreguem-se nas mãos dos profissionais, eles saberão o que é melhor para vocês!

 Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como se vestir segundo o seu tom de pele? Os melhores conselhos para estar perfeita
Como se vestir segundo o seu tom de pele? Os melhores conselhos para estar perfeita
O tom de pele tem influência no momento de escolher uma peça de roupa. Nem todas as cores e estilos nos favorecem e num evento como um casamento o que mais desejamos é estar incríveis. Assim, leia estes conselhos para escolher o vestido perfeito para si.
Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida
Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!
Aceite as suas imperfeições e tire partido dos seus pontos fortes. A sua maquilhagem deve acentuar a sua beleza natural e não transformá-la noutra pessoa.
Fotografia: It's All About...
Retocar a maquilhagem durante o grande dia: Veja os truques e dicas das melhores makeup artists!
A Zankyou traz-lhe hoje algumas dicas e truques de ouro para saber como retorcar a maquilhagem no seu grande dia.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação