O passo a passo para remover a maquilhagem e preparar a sua pele para o casamento

O passo a passo para remover a maquilhagem e preparar a sua pele para o casamento

Não remover a maquilhagem faz com que a sua pele se mantenha suja por um maior número de horas. Neste artigo revelamos-lhe todos os detalhes para saber como limpar eficazmente o seu rosto, para ter uma pele radiante no grande dia.

O passo a passo para remover a maquilhagem e preparar a sua pele para o casamento
Foto: DOIS
  • Beleza
  • Conselhos
  • Msn
  • Noiva
  • Saúde

Não remover a maquilhagem faz com que a sua pele se mantenha suja por um maior número de horas e, com o tempo, obtenha um rosto envelhecido prematuramente. Por isso, é necessário estar ciente da importância de remover a maquilhagem e as etapas para fazê-lo corretamente. Neste artigo revelamos-lhe todos os detalhes para saber como limpar eficazmente o seu rosto, para ter uma pele radiante no grande dia.

A importância de remover a maquilhagem

A remoção da maquilhagem é um passo obrigatório na sua rotina diária, já que, à medida que sua pele envelhece, se não a limpar convenientemente, não vai permitir que ela respire. Isto acontece porque os poros da pele ficam entupidos de maquilhagem e a sujidade acumulada durante o dia vai impedir a regeneração celular que ocorre durante a noite, enquanto dorme.

A limpeza do rosto, ao deitar, deve ser feita mesmo que não tenha colocado maquilhagem. É necessário que remova qualquer produto que tenha aplicado durante o dia, mesmo que seja apenas um hidratante ou um protetor solar. E, claro está, a gordura que se acumula à superfície da pele, evitando assim obstruir os poros e originando o aparecimento de pelos encravados e borbulhas, totalmente desnecessários ao dia do seu casamento.

Veja também: Noiva com sardas: deve tapá-las ou não?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardar
Foto: DUZZEMARTINS

Disciplina

De nada adianta comprar os produtos mais indicados para a sua pele se depois ficarem na prateleira. O segredo para ser bem sucedida e ter uma pele de sonho no dia do seu casamento é limpar a sua pele todos os dias, sem exceção.

Veja também: Retocar a maquilhagem durante o grande dia: Veja os truques e dicas das melhores makeup artists!

guardar
Foto: Helder Couto Photo

Banho de hidratação

Quando a sua pele está bem limpa e preparada para receber qualquer produto, está também apta a estar perfeitamente hidratada. Por isso, um creme adequado à sua pele para colocar de manhã, e outro à noite, fará a diferença. Não se esqueça ainda do creme de contorno de olhos, tão essencial para evitar aquelas aureolas incómodas a que chamamos olheiras e papos. E se ainda está na dúvida se deve ou não comprar um creme de noite, fique a saber que é de noite que a sua pele faz a regeneração celular, pelo que fornecer-lhe os nutrientes necessários é fundamental.

Veja também: 7 produtos de beleza que são uma obrigação para a sua lua-de-mel

guardar
Foto: João Almeida

Produtos bifásicos

Já ouviu falar de produtos bifásicos? São produtos para remover a maquilhagem que possuem duas composições diferentes. Uma em óleo, para remover a maquilhagem sem desidratar o rosto, e outra como um produto de limpeza para remover qualquer composição dissolvida na sua pele e as impurezas do rosto. Existem produtos bifásicos para remoção da maquilhagem comum, mas também específicos para a remoção de maquilhagem à prova de água. Pode encontrar inúmeros produtos bifásicos para remoção da maquilhagem dos olhos. Num só gesto, ficará com as pálpebras limpas e livres de qualquer resíduo. Continue a ler este artigo e saiba como limpar o seu rosto eficazmente todos os dias.

Veja também: As 3 zonas do rosto que deve sempre realçar quando se maquilha

guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos

Remover a maquilhagem em 5 passos

Existem vários métodos e uma variedade de produtos que pode usar. É importante seguir a ordem específica em que os deve aplicar e que use produtos adequados ao seu tipo de pele, para evitar secá-la ou torná-la mais oleosa, conforme o caso.

1. Remover a maquilhagem dos olhos

A pele ao redor dos olhos é muito mais fina do que o resto do rosto, por isso deve evitar esfregar ao aplicar os produtos que facilmente removem a maquilhagem, sendo aconselhável que limpe esta área do rosto gentilmente em suaves passagens. Ainda assim, não se esqueça de desmaquilhar esta zona. Dormir com os olhos maquilhados, pode fazer com que as pestanas caiam, a pele fique manchada e enrugada. Além disso, todas impurezas presentes na pele são transferidas para a almofada, e de lá para a pele novamente.

Veja também: 5 makeups para evidenciar os seus olhos. Descubra a melhor para si!

guardar
Foto: Inês Lapa Make Up Artist

Para remover maquilhagem desta área, é melhor aplicar o desmaquilhante bifásico, colocando-o numa compressa de algodão e deixando agir por 10 segundos, com os olhos fechados, massajando suavemente com os dedos, para depois deslizar o algodão na pálpebra até que toda a maquilhagem seja removida.

Dica: O desmaquilhante bifásico dissolve a cola das pestanas postiças. Se estiver a usá-las, pode deslizar o algodão para baixo e remover as pestanas sem puxá-las com os dedos. Se usar batom de longa duração, também pode aplicar um desmaquilhante bifásico ou óleo para removê-lo. Outra opção é usar óleo de coco ou azeite extra-virgem com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares e depois remover o excesso com uma compressa de algodão humedecido com água micelar. A eliminação de resíduos de óleo ao redor dos olhos com água micelar previne o aparecimento de borbulhas causadas pelo excesso de gordura dos produtos que usou para remover a maquilhagem.

2. Remova a maquilhagem do seu rosto

Há infinitas possibilidades para remover a maquilhagem do seu rosto. Existem leites desmaquilhantes e bálsamos, lenços humedecidos, desmquilhante bifásico e óleos de lavagem. Qualquer que seja o método e o produto que escolha, tente não esfregar o rosto, pois isso irrita a pele. Use movimentos circulares e retire a maquilhagem gentilmente. Saiba como se vestir segundo o seu tom de pele? Os melhores conselhos para estar perfeita.

3. Lave o rosto

A pele facial requer uma atenção especial, e é por isso que usamos um sabonete para o rosto depois de o ter desmaquilhado. Este é um passo que, embora pareça excessivo, é a chave para manter a pele saudável.

Para a pele oleosa ou mista, lave o rosto com sabão, gel ou espuma. Potencie os seus efeitos usando adstringentes, tais como extrato de toranja. Para a pele seca, utilize produtos que contenham ingredientes hidratantes, como manteiga de karité.

guardar
Foto: Espaço Cristina Ferreira
View this post on Instagram

!! NEW IN !! Say YES to pure beauty! Say YES to our new Purely Essential range! A SIMPLY ESSENTIAL beauty routine, with simple products created to pamper and beautify your skin every day. Discover #PurelyEssential and their delicately fine and silky textures. ❤️ #Diadermine #PurelyEssential #skincare #Makeupremover !! NOUVEAUTÉS !! Dîtes OUI à une beauté pure ! Dîtes OUI à notre nouvelle gamme Purely Essential ! Une routine beauté SIMPLEMENT ESSENTIELLE, avec des gestes simples et des produits adaptés pour une peau choyée et belle au quotidien. Découvrez nos produits #PurelyEssential avec des textures onctueuses, crémeuses et agréables.❤️ #Diadermine #PurelyEssential #skincare #SoinVisage #Makeupremover

A post shared by Diadermine (@diadermine) on

Seja sabão líquido, barra, gel ou espuma de limpeza, pode usar cerdas ou escovas faciais de silicone que têm a pressão exata para não esfregar o rosto em demasia, ajudando a esfoliar suavemente e a eliminar as células mortas. No final, faça toques suaves com uma toalha, para secar o rosto, evitando esfregar.

4. Retire a sujidade com água micelar

A água micelar captura impurezas, maquilhagem e a gordura da pele, sem deixá-la gordurosa ou pegajosa. Não requer enxaguamento, por isso, depois de lavar o rosto, um algodão ou uma esponja reutilizável humedecida com água micelar é o toque final do seu processo de limpeza. Sugerimos que utilize um produto que seja 100% micelar, pois existem combinações com produtos oleosos que possuem outras funções.

Veja também: A “ultimate checklist” no que toca à beleza para o seu casamento

guardar
Foto: Spatium Fotografia

Aplique a água micelar em todo o rosto com um algodão humedecido anteriormente, deslize-o para cima, de dentro para fora. Não esqueça as áreas próximas à linha do cabelo (isso evitará o aparecimento de borbulhas nessa zona). Além disso, tente limpar com este produto a área do pescoço e onde ocasionalmente aplica o iluminador.

Dica: A água micelar é excelente para remover os últimos resíduos de rímel ou eye liner. Limpe esta área com a ajuda de um cotonete humedecido com água micelar. É muito importante que esta zona esteja livre de maquilhagem, pois ao longo do tempo, ela pode manchar e formar a aparência de olheiras. Conheça ainda os truques para uma pele bronzeada: saiba como!

guardar
Foto: Retractus

5. Aplique um tónico facial

Um dos passos que a maioria das mulheres omite ao remover a maquilhagem é a aplicação do tónico facial. Os tónicos equilibram o PH da pele e preparam-na para receber e aproveitar ao máximo os seguintes produtos na sua rotina facial (os maravilhosos cremes que vão hidratar a sua pele e ajudá-la a regenerar em profundidade). Alguns tónicos devem ser aplicados com compressas de algodão e outros são pulverizados no rosto com um aplicador em spray.

Dica: Escolha o tónico facial de acordo com as necessidades do seu tipo de pele: existem hidratantes, esfoliantes, adstringentes, redutores de poros, etc. Se não tem certeza sobre qual produto mais indicado para a sua pele, pode usar água de rosas ou água termal como um tónico, pois estes são adequados para todos os tipos de pele.

guardar
Foto: Spatium Fotografia

Agora que sabe passo a passo como se desmaquilhar perfeitamente e algumas dicas para evitar danificar sua pele durante esse processo, está pronta para fazer diariamente esta rotina de beleza, que lhe permite conseguir uma pele muito mais saudável e luminosa para o dia do seu casamento.

Não perca:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Retractus Fotógrafos e vídeo
Ludgi Fotógrafos Fotógrafos e vídeo
Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
DUZZEMARTINS FOTOGRAFIA Fotógrafos e vídeo
Inês Lapa Make Up Artist Maquilhagem noivas
Espaço Cristina Ferreira Maquilhagem noivas
João Almeida Fotógrafos e vídeo
DOIS Fotógrafos e vídeo
Spatium Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!