Casar na praia: truques para um casamento feliz à beira-mar.

Os casamentos na praia continuam a ser a tendência preferida para o verão! E nem o sol tímido que marcou a nossa primavera, nem as chuvas invernosas que teimam em permanecer conseguem demove as noivas mais decididas! Simples e despretensiosas, as cerimónias de casamento na praia estão a ficar cada vez mais exigentes e cada vez mais bonitas.

Nelson MarquesSolicite informação sobre “Nelson Marques”
Foto Nelson Marques

Mas se o cenário paradisíaco inspira e atraí – com o azul do mar a encher o horizonte, a areia dourada nos pés, o burburinho das ondas, o pôr-do-sol – nem sempre se pode dizer o mesmo de toda a logística que um casamento destes envolve. Não queremos ser ‘desmancha prazeres’, mas hoje, é sobre essa logística que falamos.

Casar na praia pode não ser tão fácil como parece mas também não é um quebra-cabeças. O seu casamento na praia é, sim, possível. Só precisa de ter atenção a alguns pontos. As respostas às dúvidas que possa ter estão aqui.

É permitido casar na praia?

Porque as praias são espaços públicos, não é legalmente permitido realizar cerimónias civis ou religiosas, a menos que os noivos tenham uma licença para isso.

Se a sua praia preferida é uma praia selvagem, sem concessões, o caminho será moroso: terá de pedir uma licença à Capitania Regional, entidade responsável pela gestão da orla costeira portuguesa. Para cerimónias mais elaboradas, que envolvam fogueiras ou fogos de artificio, a essa licença precisa de juntar outra, uma autorização da junta de freguesia. E tudo com uma antecedência de pelo menos 30 dias úteis. Há, ainda, custos envolvidos e corre sempre o risco de lhe negarem a licença. E lembre-se que terá de somar este valor ao valor da licença de casamento e do custo de deslocação do celebrante (que paga à conservatória onde fizer o registo).

Portugal Wedding Photographer
Foto Portugal Wedding Photographer
Portugal Wedding Photographer
Foto Portugal Wedding Photographer
Portugal Wedding Photographer
Foto Portugal Wedding Photographer

Há alternativas?

Felizmente, há alternativas. Pode fazer o seu casamento civil em qualquer espaço privado que tenha uma concessão numa praia, poupando tempo, dinheiro e algumas chatices. Se optar por um restaurante, hotel bar de praia, irá resolver também a questão da infraestrutura. Poderá utilizar os espaços fechados, o catering e a cozinha do espaço que contratou, evitando toda a logística complicada de montar uma estrutura de apoio à festa em pleno areal.

E em época balnear?

As regras são as mesmas. Mas o bom senso manda (dizem todos os wedding planners) que evite os casamentos na praia (com ou sem concessões) em época balnear e aos fins-de-semana. A razão? Porque são espaços públicos sobrelotados nesses dias. Mesmo que opte por alugar a 1005 um bar de praia, não vai poder evitar os olhares curiosos.

Adriana Morais
Foto Adriana Morais
Adriana Morais
Foto Adriana Morais

Plano B?

Os casamentos na praia precisam de planos B como nenhum outro tipo de casamento. Há algumas decisões inteligentes que pode tomar e que ajudam a prevenir alguns dos ‘red flags’ que estes casamentos possam ter. Os casamentos na praia querem-se pequenos. São infinitamente mais difíceis de planear com um número de convidados superior aos 50. Mais, o margem de erro é proporcionalmente maior consoante o número de convidados.

Nos casamentos de praia, há um timing perfeito: o final de tarde, depois do pico do calor do meio-dia e antes que se faça sentir o fresco da brisa marítima do cair da noite. O pôr-do-sol é particularmente romântico neste tipo de cerimónias.

No planeamento do seu casamento na praia, pense também estrategicamente e crie alternativas para o caso de as condições meteorológicas não serem as melhores. E não se cinja às informações relacionadas com a temperatura e a precipitação. Informe-se também sobre a subida e descida das marés. Se escolher uma praia pequena num momento de maré cheia pode arriscar não ter espaço para a festa, por exemplo. E considere evitar as praias mais ventosas. Mesmo que a sorte esteja do seu lado e pareça que vai fazer sol no seu grande dia, não se deixe apanhar desprevenida. Crie um plano B para o caso do seu dia de sol se transformar num dia de chuva.

Como decorar?

A boa notícia é que a decoração de um casamento na praia se quer o mais minimalista possível. Todo o cenário já contribui para a decoração, precisando apenas de alguns detalhes estratégicos para o aprimorar. Mantenha a coerência na temática e reproduza as cores que a própria natureza já lhe dá: o azul marinho, o dourado, o branco.

Opte por elementos decorativos funcionais. São pequenos objectos que servem objectivos muito concretos. Quer um exemplo? Coloque bonitas mantas nas cadeiras para que os seus convidados as possam usar se a festa durar até e madrugada (lembre-se que junto ao mar, as noites são sempre mais frias).

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

Mais informais, estas cerimónias pedem um dress code mais descontraído. Os seus convidados vão poder ir de ténis, paez, até havaianas. E você também!

A margem de gastos imprevistos num casamento de praia é maior do que numa cerimónia de casamento mais tradicional. Esteja consciente deste risco antes de tomar a sua decisão para que seja mais fácil gerir possíveis frustrações com que se depare. Mas lembre-se também do que lhe diz a sabedoria popular: quanto maior o risco, maior a recompensa!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Justin Alexander Signature
Vestidos de noiva Justin Alexander Signature 2016: enalteça a sua beleza
Descubra a nova colecção para 2016 de Justin Alexander Signature. A Zankyou apresenta-lhe uma selecção dos vestidos e os detalhes que sem dúvida fazem a diferença!
Diana Nobre
Resoluções de ano novo: 5 truques para um casamento (ainda) mais feliz
Deixamos-lhe hoje 5 pequenos truques para que não se desiluda a si mesma e aos que o rodeiam falhando as resoluções a que se propôs!
Ao som do mar: maravilhosas ideias para casar na praia
Ao som do mar: maravilhosas ideias para casar na praia
O mar no seu incessante movimento e no seu infinito azul é ainda hoje um verdadeiro fundo de inspiração. Um maravilhoso pano de fundo e ambiente de fundo. Quero deixar-vos com algumas ideias, espalhando a graça dos amores salgados.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação