Como escolher o vestido de noiva para um casamento civil: um look clássico ou mais ousado?

A procura pelo vestido de noiva ideal é uma experiência única na vida das mulheres, pelo qual assume uma grande importância ao longo de todo o processo de organização de um casamentoNo entanto, corresponde, também, a um dos momentos mais emocionantes e, para algumas mulheres, stressantes quando se deparam com toda a oferta que o mercado nupcial apresenta. Diferentes estilos, cortes, decotes mais ousados ou mais tradicionais,… De facto, existe uma infinidade de modelos que vão ao encontro de todo o tipo de noivas.

A escolha do vestido de noiva depende consideravelmente do tipo de casamento que ambiciona. Assim, se corresponde a uma daquelas mulheres que deseja casar pelo registo civil, saiba como escolher o vestido de noiva ideal para um casamento civil. 

Pureza Mello Breyner
Vestido: Pureza Mello Breyner. Estilo, decoração, ideia e organização: Dream Weddings Europe. Acessórios: Suzanne Ceremony. Fotografial: Tatyana Churina.

Há uns anos, a grande maioria dos casamentos eram religiosos. No entanto, esta tendência tem vindo a sofrer algumas alterações, pois com o passar dos tempos, à medida que o número de cerimónias religiosas diminuem, os casamentos civis vão ganhando terreno. De facto, actualmente, uma grande maioria das bodas com que nos deparamos são celebradas de forma civil.

Da mesma forma, também, o mundo dos vestidos de noiva tem-se modificado e evoluído, especialmente quando falamos sobre este tipo de casamento em específico. De facto, o vestido de noiva eleito para um casamento civil não tem que se limitar aos modelos mais simples e discretos. Existe uma grande panóplia de estilos que estão à disposição das mulheres que procuram algo diferente e não tão convencional.

Mary Me - Eventos ® Agende uma reunião com Mary Me - Eventos ®
Mary Me – Eventos ® | Créditos foto: João Almeida

Assim, os critérios de escolha do excepcional vestido de noiva deve assentar no tipo de cerimónia que vai desejar e, consequentemente, do número de convidados. Por outras palavras, é expectável que não se vai vestir da mesma forma se celebrar o seu casamento apenas com os familiares e amigos mais intímos ou se optar por uma cerimónia com 300 convidados. Portanto, temos alguns conselhos para si!

Casamentos Íntimos (menos de 20 convidados)

O vestido de noiva curto pode revelar-se um grande aliado para este género de casamentos. Um modelo estilo anos 50 ou bailarina iria resultar bastante bem, quando combinado com um belo bouquet e uns magníficos sapatos. Outra opção é o vestido de noiva simples com um pormenor colorido. Escolha tecidos clássicos e complementos atrevidos, como uns botins coloridos ou acessórios para o cabelo.

Atelier Gio RodriguesFaça já a sua marcação com Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Créditos foto: Victor Hugo
Gio Rodrigues.Solicite informação sobre “Gio Rodrigues.”
Gio Rodrigues. Créditos foto: Victor Hugo

Casamento Pequeno (40 a 60 convidados)

Neste tipo de casamento, podemos assegurar-lhe que irá arrasar com um vestido de noiva que não tenha véu nem uma cauda muito comprida. Um estilo boho ou um vestido recto de crepe com umas costas muito sedutoras. Aconselhamos-lhe, assim, a dizer “não” ao véu; portanto, se combina o vestido com um toucado vistoso ou um ramo de flores bastante diferente e colorido, temos a certeza que será a noiva perfeita para um casamento pequeno e íntimo.

Neste panorâma queremos destacar Pureza Mello Breyner que apresenta alguns dos modelos mais originais, idílicos para um casamento boho e vintage. Esta designer oferece às noivas vestidos que são perfeitos para mulheres descontraídas e que procuram ter um toque irreverente no seu look. 

Pureza Mello Breyner Solicite informação sobre “Pureza Mello Breyner ”
Pureza Mello Breyner
Pureza Mello Breyner Solicite informação sobre “Pureza Mello Breyner ”
Pureza Mello Breyner
Rosa Clará
Rosa Clará

Para completar o seu look, Chapeauxik, ao dedicar-se à confecção de acessórios (chapéus, tiaras, coroas, entre outros), oferece-lhe uma selecção de elementos com os quais se sentirá única!

ChapeauxikEntre em contacto com Chapeauxik
Chapeauxik

Casamentos médios (de 60 a 120 convidados)

Os casamentos de tamanho intermédio são aqueles em que os noivos e os seus convidados desfrutam mais. Todas as caras são conhecidas, há tempo para falar com todas as pessoas e os noivos podem brilhar. Qualquer tipo de estilo vai ao encontro de uma cerimónia com estas características, contudo, recomendamos-lhe vestidos muito femininos, com tecidos vistosos, rendas e alguns pormenores com pedrarias. Os casamentos civis não requerem os detalhes que são tão característicos das cerimónias religiosas, pelo que desfrute deste facto e arrase com um decote nas costas ou uma abertura ousada nas pernas. La cerise sur le gâteau seria conferida, por exemplo, por um ramo com jóias ou um véu…

Assim, para todas as noivas que pretendem ter uma grande variedade de modelos à sua disposição, Wedding Clinic é o conceituado nome nupcial que lhe apresenta exactamente o que procura.

Wedding ClinicExperimente este vestido!
Wedding Clinic
Atelier Gio RodriguesFaça já a sua marcação com Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Créditos foto: Victor Hugo

Para ter o tão desejado toque especial, Biju Bouquet pretende inovar a esfera nupcial pelo que trouxe para o mercado os mais originais bouquets. Desta forma, todos as suas criações reflectem um grande sentido de personalização, dedicação e modernismo que não deixa as noivas mais contemporâneas indiferentes.

Biju Bouquet Solicite informação sobre “Biju Bouquet ”
Biju Bouquet

Casamentos grandes (de 120 convidados a … )

Se tem mais 120 convidados, então, é previsível que queira proporcionar uma cerimónia emotiva e especial, em vez de uma leitura clássica do código civil. Para além disso, desejará, também, um grande banquete, pelo que terá de existir uma forte coesão com o seu vestido de noiva.

Desta forma, as noivas podem optar por qualquer das alternativas que tenham ao seu dispor: véus, vestidos de princesa… Recomendamos que recorra a vestidos confeccionados com tecidos requintados como o mikado, guipur ou o chantilly e que o complemente com acessórios mais clássicos, quando em comparação com os anteriormente referidos.

Maxima Bridal, por exemplo, é uma das marcas com as que as noivas poderão contar para provocar o efeito wow em todos os seus convidados, assim como, tirar o fôlego e conquistar o coração ao seu futuro marido. Esta marca confecciona os vestidos à medida de cada mulher, de forma a que assente perfeitamente e que realce a sua bela silhueta.

Maxima BridalSolicite informação sobre “Maxima Bridal”
Maxima Bridal
Maxima BridalSolicite informação sobre “Maxima Bridal”
Maxima Bridal
Rosa ClaráSolicite informação sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará

Acima de tudo, seja você mesma e lembre-se: independentemente de todas as suas crenças religiosas, não vai ter outra oportunidade para se olhar ao espelho e ver-se com um look nupcial tão desejado. Assim, confie em si e organize o casamento que tanto ambiciona. 

Para isso, conheça as tendências para as noivas 2018 que não pode deixar escapar e os 99 vestidos de noiva para 2018: entre eles estará o seu!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (4)

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre Fotografia
Como escolher o vestido de noiva perfeito para o vosso casamento: 5 estilos imperdíveis!
Aqui, na Zankyou Magazine, temos solução para tudo! Hoje, por exemplo, trazêmo-vos 5 elementos imperdíveis, para a noiva brilhar no grande dia. Afinal, o vestido de noiva perfeito existe... E tudo o que precisam é de saber como o encontrar e como o escolher! Vamos a isso?
Ilustre Fotografia
Como escolher o vestido de noiva perfeito: os conselhos de quem sabe!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, além de termos estado à conversa com a Vestidus e com a Maxima Bridal - porque os conselhos de quem sabe numa decisão tão importante, vêm sempre a calhar! - deixamo-vos com algumas dicas para arrasarem na escolha do vestido de noiva perfeito, tendo em conta a vossa forma física!.. Vamos a isso?
Jóias de Sofia Tregeira | Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
9 Sinais claros que lhe dizem quando o vestido de noiva não é o vestido certo para si! Anote!
Nem sempre é fácil saber quando temos em mãos o vestido certo, mas é mais fácil reconhecer se é o vestido errado. Hoje, a Zankyou vai ajudá-la a tomar essa decisão de uma forma mais segura.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação