Como escolher o seu vestido de noiva para uma cerimónia civil em 5 passos

Como escolher o seu vestido de noiva para uma cerimónia civil em 5 passos

Se estava na dúvida se os casamentos civis obrigavam a um protocolo de vestimenta especial, leia este post e acalme-se! Damos-lhe cinco ajudinhas...

  • Casamentos Civis
  • Recomendações
  • Noiva

Acha que um casamento civil é muito diferente de um casamento religioso? Pois saiba que a diferença está maioritariamente na cerimónia em si. Os aspetos legais têm de ser cumpridos da mesma maneira e o estilo não costuma mudar muito. Antigamente, os casamentos civis eram mais simples, mas com o tempo foram colocando-se ao mesmo nível dos religiosos, em pompa e circunstância.

O mesmo acontece com o vestido de noiva. Dantes, os trajes dos casamentos civis eram muito mais recatados, mas hoje quase não se notam mudanças, já que ambas as celebrações têm a mesma importância. Contudo, nos casamentos civis, o vestido depende muito da grandiosidade (ou não) do casamento. Ou seja, o número de convidados.

guardarvestido de noiva casamento civil
Foto: Thrall Photography

Sem que nos alonguemos mais, o melhor é ler quais os cinco passos para escolher o seu vestido de casamento para um casamento civil… E descubra, antes de entrar no assunto, qual é a tendência dos casamentos de hoje.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Passo 1. Considere as mudanças e enterre os mitos

Sobre este assunto é necessário esclarecer alguns pontos e desmontar alguns mitos, já que, nos últimos tempos, aumentaram de forma vertiginosa o número de casamentos civis. Há cerca de 40 anos, quase 100% dos casamentos eram religiosos. Os casamentos civis eram uma exceção, praticamente uma vergonha. Durante as últimas décadas, o número de casamentos religiosos diminuiu gradualmente e o número de casamentos civis aumentou, verificando-se uma troca da tendência. Quase dois terços dos casamentos realizados em Portugal em 2016 foram celebrados apenas pelo civil, segundo dados divulgados pelo INE. Senão vejamos: 20.543 (64,2%) foram realizados só na forma civil e 11.274 (35,3%) foram celebrados pelo rito católico. Ainda de acordo com as estatísticas, o ano passado, do total de casamentos entre pessoas de sexo oposto 11.153 (33,7%) foram celebrados pelo rito católico, 21.803 (65,8%) realizados só na forma civil e 155 (0,5%) segundo outras formas religiosas. Como vê, o casamento civil veio para ficar! Cabe a si escolher como quer casar

Mas estávamos a falar de vestido de noiva, certo? Então continue a ler o texto.

guardarAguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Passo 2. Casamento micro (menos de 20 convidados)

O vestido de noiva curto pode ser um grande aliado para este tipo de casamento. Um modelo à anos 50 ou de bailarina dar-lhe-ia um look picante e atrevidote. Experimente com um bouquet pequeno e uns belos saltos altos. Ou então, se preferir, pode optar por um vestido longo de festa em cor natural, champanhe ou rosa claro, ou um simples vestido de noiva com alguma cor. Escolha tecidos clássicos e não muito resistentes, como chiffon, tule ou georgette. Os acessórios podem e devem ser ousados. Que tal um gorro, umas botas garridas ou simplesmente uma sandálias altas?

guardar
Foto: João de Medeiros

Passo 3. Casamento mini (de 40 a 60 convidados)

Você ficará a matar com um vestido original, que não tenha muita roda nem cauda. Pode ser um modelo estilo boho, um vestido tipo camiseiro ou um vestido de linhas retas, super sóbrio, mas com um decote traseiro bastante atraente. Recomendamos ainda que prescinda do véu. Se optar por combinar o vestido com um cocar colorido e um bouquet colorido, você será a noiva perfeita de um casamento intimista.

guardarArte Magna Fotografia
Foto: Arte Magna Fotografia

Passo 4. Casamentos médios (de 60 a 120 convidados)

Os casamentos de tamanho médio são os mais apreciados tanto pelos noivos quanto pelos convidados. Toda a gente se conhece, há tempo para se cumprimentarem e você pode “mostrar-se” à vontade. Neste caso, qualquer estilo lhe fica bem, mas recomendamos vestidos muito femininos, com uma cauda fácil de manusear, tecidos coloridos, rendas e algum strass. Os casamentos civis não exigem o decoro dos casamentos religiosos, por isso aproveite para e usar um decote bem cavado nas costas ou uma abertura um pouco indiscreta na perna. O toque original poderia ser um bouquet de joias e véu, porque não?

guardarAtelier Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Modelo do Vestido: Kyra
guardarJosé Raposo
Foto: José Raposo

Passo 5. Casamentos maxi (de 120 a … )

Se você tiver convidado mais de 120 pessoas, o seu casamento civil (ou não) será um caos. Claro que você vai querer uma cerimónia emocional e especial e não oferecer apenas a clássica leitura do código civil em 5 minutos. Sem falar que o banquete será de arromba. Por isso, você terá de ir vestida de acordo. Sugerimos então um vestido comprido. Já não tem de ser simples. Se for espampanante, com uma grande cauda e véu até vai cair bem!

guardarAguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Na altura de escolher o seu vestido, acima de tudo, você tem de respeitar a sua personalidade, ser você mesma. Há muitos estilos para brincar, jogar e combinar. Crie o seu e arrase no seu casamento no civil.

Veja também como organizar um casamento civil.

Entretanto, gostaríamos que ficasse a conhecer as 8 razões para escolher um segundo vestido de noiva para o seu casamento. Depois, é só escolher um destes 99 modelos. Um deles será o seu.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
João de Medeiros Pamela Leite Fotógrafos e vídeo
José Raposo Fotógrafos e vídeo

Comentários (4)

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!