Cerimónia da areia: pés descalços, cor e boas vibrações para uma união eterna

Há muitos casais que não se identificam com nenhuma cerimónia de casamento tradicional, sentindo necessidade de enveredar por uma alternativa que tenha mais a ver com a sua personalidade. As uniões simbólicas são perfeitas para colmatar essa lacuna, já que permitem na mesma que os noivos sintam a alegria de celebrar o amor e o espírito de comunhão. A cerimónia da areia é uma delas. Aqui, respira-se a energia da natureza e sente-se as vibrações positivas da cor. Como?

Vamos por partes para que perceba um pouco melhor o que é isto da cerimónia da areia e as suas vantagens.

Ricardo Meira
Foto: Ricardo Meira

Em que consiste a cerimónia da areia?

A cerimónia da areia é uma de muitas uniões simbólicas pelas quais pode optar. Embora não tenha validade legal, pode ser uma alternativa ou um complemento às cerimónias ditas “normais”. Ou seja, pode sempre casar de forma tradicional e depois proceder a uma união deste tipo. Estes ritos são ideais para os casais que procuram uma cerimónia flexível e personalizada ou que pretendam simplesmente renovar os seus votos matrimoniais. São perfeitos para quem quer ter liberdade de escolha. E há lá coisa melhor que a areia a tocar nos pés dos apaixonados para que estes sintam as boas energias que a natureza tem para lhes oferecer?

Ricardo Meira
Foto: Ricardo Meira

Quando surgiu?

Diz-se que as cerimónias da areia têm origem nos antigos casamentos havaianos, realizados nas praias. Os noivos costumavam misturar as areias das suas terras de origem, se fossem diferentes. Hoje, podem optar por misturar areias coloridas e de todos os tipos, seja de que praia for. O casal começa por colocar a areia num frasco de vidro e depois despeja-o num recipiente maior, ao mesmo tempo, representando isso a sua união. Os grãos finos misturam-se, simbolizando assim o compromisso eterno do casal.

Celebrante Mariano Salvatore Sarno
Celebrante Mariano Salvatore Sarno

Alternativa ou complemento?

A cerimónia da areia tanto pode ser uma alternativa, como um complemento às cerimónias tradicionais. Embora seja mais adotada como alternativa a casamentos civis, também pode ser celebrada nos religiosos. Esta cerimónia é apenas mais uma forma de os noivos celebrarem a sua a união, sentindo-se assim mais originais e podendo ficar com uma recordação diferente da usuais. Esta cerimónia pela sua (possibilidade) de variedade de cores, cria uma envolvência especial, deixando noivos e convidados muito emocionados e felizes.

Foto: Angga Permana Photo via Style Me Pretty

Vantagens

Ao contrário do que possa pensar, esta cerimónia não depende do clima. Pode ser realizada em diferentes condições, tanto no interior como no exterior. Sem falar que ainda permite algumas variações, de acordo com a vontade dos noivos. A mais comum é convidar alguns dos convidados (pais ou padrinhos, por exemplo) a despejar também um recipiente com a sua areia para o recipiente maior, dos noivos. Tudo isto tem um significado muito forte. É como se este ente tão importante também fizesse parte da união.

Celebrante Mariano Salvatore Sarno
Celebrante Mariano Salvatore Sarno

Areias e sua finalidade

Como já foi dito, cada noivo tem um recipiente (um jarro, uma garrafa ou um frasco) com a sua areia e aquilo que esta representa, segundo o que cada noivo escolher. O objetivo é verterem as suas areias, de cores diferentes, para um recipiente maior. Cada cor representa o que cada um leva para o casamento. O facto de juntarem as suas areias significa que a partir daquele momento já nunca mais se podem separar.

About Events Portugal
About Events Portugal

Se ficou interessado(a) nesta cerimónia, lembre-se de preparar todos os detalhes, de modo a que corra tudo como sonhou. Para isso, recomendamos que contrate os serviços de um wedding planner. A prática destes profissionais em organizar casamentos é tanta que, mesmo que não estejam habituados a estas cerimónias simbólicas, conseguem fazer milagres! Já agora, saiba como escolher o estilo certo para o seu casamento? Os Wedding Planner respondem.

E, como não poderia deixar de ser, deixamos-lhe mais algumas cerimónias alternativas e simbólicas para dar o “sim” ao seu amor.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Credits: Fontenelle Decorações
O tule, o seu melhor aliado para a decoração do seu casamento. Fascinante!
Temos a certeza que com estas ideias terá um sem fim de propostas e uma chuva completa de inspiração para decorar o seu casamento com tule.
Créditos: Casa Stop Eventos
Lembranças de casamento DYI: ideias fantásticas e fáceis!
Optar por lembranças de casamento originais é pensar em detalhes que vão ficar na memória dos vossos convidados para sempre. A pensar nisso, reunimos algumas ideias que não vão deixar ninguém indiferente!
Foto: AhHA! Photos
Um casamento com toques cítricos: uma decoração mais energética
O contraste marcado pela natureza é imprescindível em qualquer casamento, e a energia que as cores vibrantes que os cítricos proporcionam, criam uma atmosfera enérgica contagiante. Se procura uma decoração única e com um efeito fantástico, sem dúvida que os elementos cítricos serão os seus melhores aliados.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação