Como organizar um casamento civil em 5 passos

Como organizar um casamento civil em 5 passos

Os casamentos civis ainda estão em ascensão. De acordo com as estatísticas, em 2017 realizaram-se em Portugal 33 634 casamentos. Saiba todos os trâmites necessários para organizar o seu casamento civil e poder celebrar a vossa união onde quiser.

Como organizar um casamento civil em 5 passos
Foto: Estúdios Santa Cruz
  • A Celebração
  • Conselhos
  • Msn
  • Cerimónia

Se está a pensar em casar, saiba que, hoje em dia, os casamentos civis são bastante comuns, e nem todos os casais consideram casar pela igreja. Muitas vezes, um local decorado ao gosto dos noivos e uma festa recheada de amigos e familiares é o quanto basta para uma celebração inesquecível. Neste artigo, descubra como organizar um casamento civil em 5 etapas e conheça todas as vantagens deste tipo de celebração.

1. Organize os documentos necessários

Primeiro que tudo, deve pedir o início do processo de casamento, à conservatória do registo civil. Depois basta escolher a modalidade pretendida: civil, católico, ou de outra religião, e também a modalidade de regime de bens que pretendem ter: comunhão total, separação ou comunhão de bens adquiridos. Se não definirem o regime de bens à partida, a opção por defeito será a de comunhão de bens adquiridos. Para tratar do pedido basta apresentar um documento de identificação e a certidão de nascimento de cada um.

No caso de um dos elementos do casal não ser português, será necessário apresentar ainda o passaporte ou título de residência. Se algum dos pombinhos já tiver sido casado, é necessário fazer prova do casamento anterior e a demais documentação do divórcio. Em caso de viuvez, a apresentação da certidão de óbito do cônjuge falecido é obrigatória. Uma vez que estamos a falar de um processo burocrático, recomendamos que trate do vosso processo com a maior das antecedências, de modo a evitar eventuais atrasos.

Saiba mais aqui: Casamento civil: procedimentos e documentos

guardar
Foto: It’s all about…
guardar
Foto: Helder Couto

2. Contrate um oficiante de cerimónias ou um conservador do registo civil

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Agora que já tem a documentação tratada e já tem a data marcada, é tempo de encontrar alguém para vos casar. Sabe qual é a diferença entre um oficiante de cerimónias e um conservador do registo civil? Nós explicamos-lhe tudo.

Quem está efetivamente apto para vos casar é um conservador do registo civil. Já um oficiante de cerimónias é uma pessoa que celebra casamentos, adaptando-se aos gostos e desejos dos noivos. Mas atenção que este oficiante não está apto a formalizar um matrimónio. Por isso, os noivos terão de casar antes no registo civil, a nível legal e depois fazer o casamento simbólico para a família e amigos, cerimónia a que presidirá este oficiante. Contudo, é no casamento pelo registo civil que se dá a legalidade do casamento.

Veja também: Tudo o que precisa de saber sobre celebrantes de casamentos

guardar
Foto: Thrall Photography
guardar
Foto: The Chronicles

3. Escolha um local para celebrar

Uma das liberdades oferecidas pelos casamentos civis é a escolha do local. E não é que os casamentos religiosos sejam limitados, pois há muitos locais à sua disposição que já possuem capela para o efeito, mas é mais difícil escolher um espaço diferente se optar por um casamento civil.

Muitos casais recorrem a quintas ou ao jardim de um hotel ou restaurante para organizar o casamento. É uma ótima opção, porque tudo ocorre no mesmo espaço e a logística é muito mais simples. Nesse sentido, o espaço pode contribuir para a decoração do local da cerimónia, já que muitos incluem esses serviços e trabalham em conjunto com o casal e a wedding planner.

Outros aproveitam grandes espaços, como palácios, castelos ou mosteiros. Quer seja no interior ou exterior, é possível organizar um casamento inesquecível.

As paisagens naturais também têm ganho adeptos. As praias, um dos sonhos de muitos casais, facilitam cada vez mais, embora seja sempre necessário obter as respetivas licenças. Seja na areia ou em espaços próximos, casar-se com a vista para o mar, tem se tornado cada vez mais comum.

Veja também: Como escolher o local de casamento em cinco passos

guardar
Foto: Multifoto
guardar
Foto: Multifoto

4. Escolha o tipo de casamento

Como os casamentos civis oferecem muita liberdade, muitos casais casam pelo registo civil antes de celebrar o grande dia, ou tentam conciliar tudo para que ocorra no mesmo momento. Nesse sentido, existem diferentes tipos de cerimónias simbólicas que, obedecendo a lendas, rituais e hobbies, se podem tornar verdadeiramente originais e significativos. Está pronta para conhecê-los?

As cerimónias de luz, areia e da natureza são as que mais têm sido vistas nos últimos anos. No primeiro, a noiva e o noivo acendem duas velas idênticas para, juntos, acenderem uma muito maior que simboliza sua nova vida juntos. No segundo, a areia de diferentes cores é derramada num recipiente, para representar a sua contribuição valiosa para o relacionamento. No final, ambos dispõem do resultado dessa união em cores dispostas em belas ondas. A impossibilidade de separar esses materiais uma vez unidos simboliza a eternidade do amor que vos une. Quanto à cerimónia da natureza, os noivos plantam uma semente num vaso que levam para casa ou fazem-no diretamente no campo. O motivo não é outro senão relacionar o relacionamento com a nova árvore, que crescerá e prosperará com o passar dos anos.

O casamento mágico é um dos menos comuns, mas também o que ocupa o pódio dos mais especiais pela sua beleza visual. Consiste numa celebração à noite, iluminada apenas com velas e lanternas, e imprimindo vaquele toque mágico tão típico das histórias de encantar.

Veja também: Cerimónia da areia: pés descalços, cor e boas vibrações para uma união eterna

guardar
Foto: Arte Magna
guardar
Foto: Thrall Photography

Os rituais relacionados a outras culturas são ótimos se quiser adicionar um ritual especial à cerimónia, mesmo que o casamento civil não esteja relacionado com esse ritual. Além disso, alguns deles estão relacionados com o mar, a terra ou o céu, ou outros temas, e são fantásticos a nível simbólico. Nesse sentido, o lançamento de lanternas de papel é uma tradição da Ásia cada vez mais difundida no ocidente, e que, seguindo algumas regras, pode ser realmente surpreendente nos casamentos noturnos. Se o casamento for durante o dia, os balões coloridos de látex que voam no céu criarão uma impressionante impressão visual. Pode aproveitar esta ideia e pedir aos seus convidados que escrevam em papeis coloridos as suas mensagens de felicidades aos noivos, desejos que voarão em conjunto com os balões a serem lançados para o céu.

O ritual da união das mãos ou handfasting também é muito apreciado. Vem da cultura celta e consiste em criar um infinito unindo as mãos. Então, através de um arco colocado pelo oficiante de casamento nas vossas mãos, o amor eterno do casal é simbolizado enquanto os votos são pronunciados.

E, finalmente, a cerimónia do vinho, em que os casais esvaziam dois decantadores, um com vinho branco e outro com vinho tinto, noutro recipiente, que terão que beber para selar esse amor conjunto.

Veja também: 8 cerimónias alternativas e simbólicas para dar o “sim” ao seu amor

guardar
Foto: Hugo Neves
guardar
Foto: Sublime Stories by André Heller

5. Tire proveito do casamento civil

Como já dissemos várias vezes, o casamento civil oferece muita liberdade de ação e a improvisação é bem-vinda. A liberdade na escolha do espaço é claramente uma vantagem, mas deve-se acrescentar que qualquer lugar é bem-vindo. Já explicamos quais são os mais comuns, mas qualquer espaço interessante ou especial para o casal é válido.

Outra das vantagens dos casamentos civis é que a cerimónia e a festa geralmente ocorrem no mesmo espaço. Este conceito é realmente confortável para todos os convidados, e ainda mais se muitos deles tiverem problemas de mobilidade. Há também que equacionar os custos de deslocação que ficam, assim, mais reduzidos.

Em termos de decoração, as igrejas têm suas próprias regras e, salvo raras exceções, não é possível ser muito criativa. Noutros lugares, desde que as regras do espaço sejam respeitadas, a liberdade de decoração é total. A imaginação do casal é o único limite para despertar toda a criatividade.

guardar
Foto: 135 milimetros
guardar
Foto: Estúdios Santa Cruz

Num casamento religioso existem regras que não podem ser ignoradas, o que já não acontece num casamento civil, onde tem toda a liberdade para fazer o que quiser. Também relativamente ao vestido de noiva existem diferenças. Nas igrejas são necessários vestidos mais recatados, com menos decotes, mas no casamento civil há total liberdade, tanto no corte como nas formas, nos tecidos e na cor. Aqui também há liberdade total no momento de escolhê-lo, mas a escolha do vestido dependerá muito de fatores como a época do ano em que se vai casar, o local escolhido, o seu gosto pessoal e, claro, o que mais a favorece.

Veja também: 46 vestidos de noiva para um casamento civil: modelos que não pode perder!

guardar
Mary Me – Eventos | Foto: Instante Fotografia
guardar
Foto: Thrall Photography

De qualquer forma, escolha sempre um visual que combine com a sua personalidade e com o qual se sinta à vontade para aproveitar o grande dia. O mesmo se aplica ao noivo. Conheça todos os procedimentos e documentos necessários para realizar um casamento civil e trate de tudo o que necessita para casar ao ar livre: 8 sugestões incríveis para um casamento menos convencional. Saiba ainda se deve adotar o apelido do seu marido quando casar.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
Multifoto - Handmade love stories Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo
André Heller - Photographer Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
The Chronicles Photography Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!