Casamento intimista: as respostas que precisava para "ir em frente"

Cada vez são mais os casais que optam por uma celebração de casamento intimista. Preferem convidar os que lhe são mais próximos, deixando de lado a ostentação, a confusão e a confraternização com pessoas que mal conhecem. Sim, por que razão há de convidar um primo que nunca viu ou o cabeleireiro da sua mãe, só porque ele lhe faz uns penteados interessantes? Sem falar que o orçamento pode ser ajustado. E ninguém deixa de dar o nó, porque não consegue fazer face a um casamento “gigante”

Créditos: Ideias de Veludo | Foto: Parallax Fotografia | Vestido: Gio Rodrigues

Também já deve ter ouvido falar em pequenos “grandes” casamentos, certo? Então, prepare-se para entrar na onda dos casais do novo milénio e opte por algo mais descontraído, num espaço mais pequeno, mas tão mágico como qualquer outro. Lembre-se que são as pessoas que fazem a festa. E, no fundo, você só deixará de parte quem não faz parte do seu círculo frequente de contactos.

Roland Sousa Fotografia
Foto: Roland Sousa Fotografia

Posto isto, vamos responder-lhe a uma série de perguntas que o vão esclarecer sobre o que é isso de um “casamento intimista”. Ora leia…

O que é um casamento intimista?

Um casamento intimista respira amor, conforto e amizade. Por norma, é realizado com um número reduzido de convidados, num espaço mais pequeno (em comparação com o habitual). É perfeito para quem gosta de eventos mais descontraídos e informais. A estes casamentos vão as pessoas mais intimas dos noivos e com os quais estes sentem mais afinidade. Não obriga a uma animação estrondosa. A música pode variar, conforme os pedidos (já que há pouca gente para satisfazer), e muitas vezes recorre-se a algo mais intimista (não fosse este um casamento desse género), como jazz ou bossa nova. O bar não precisa de estar recheado com todas e quaisquer bebidas, mas sim por um bom vinho, por exemplo. O catering também é mais reduzido, mas isso não leva necessariamente à simplicidade. Um casamento intimista até pode ser mais glamoroso que qualquer outro (como pode ler mais à frente).

Pedro Morais Sax. Créditos: Fotolux

Por que os casamentos intimistas estão a ganhar terreno?

Os tempos são outros dos vividos pelos seus pais ou avós. Mudam-se as mentalidades, mudam-se os estilos de vida e, por conseguinte, tem de haver uma adaptação à conjuntura. Por isso, os casamentos também já não são celebrados da mesma maneira. Os noivos preferem a qualidade do evento ao número de convidados, concluem os wedding planners. Até porque, como a tradição já não é o que era (e não é cumprida à risca), hoje já não é o pai da noiva a arcar com (quase) todas as despesas referentes ao casamento, mas sim os próprios noivos. Como tal, eles têm todo o direito de dar a última palavra sobre a forma como querem contrair matrimónio, dentro das suas possibilidades. Por outro lado, a razão até se pode prender com a própria vontade dos noivos. Se eles preferem convidar só quem faz falta, num ambiente mais descontraído e intimo, por que não o hão de fazer?

Vitor Neves - Fotógrafos
Foto: Vitor Neves – Fotógrafos

… Então quer dizer que não são obrigatórios os casamentos numerosos?

Claro que não. Lembre-se de que os casais estão cada vez mais a fugir ao típico casamento clássico, procurando, sim, a originalidade para surpreenderem os convidados. Portanto, a forma como o casamento é realizado depende apenas da capacidade de imaginação deles e, claro, dos profissionais com que se rodearem: wedding planners, decoradores, fotógrafos ou animadores. Agora, se vão 15 ou 250 pessoas, isso não interessa nada. Há até quem só convide os padrinhos, para testemunharem a união. Para esses, o importante é casar!

Spoon Eyes
Foto: Spoon Eyes

Pode um casamento intimista ser elegante?

Claro que sim. Os casamentos elegantes dependem principalmente do bom gosto da noiva e do noivo. Não tem a ver com o orçamento, o tamanho do espaço ou com o número de convidados. Na verdade, os casamentos intimistas até têm aquele “je ne sais pas quoi” de misterioso, com um certo glamour. Se acha que o seu orçamento não chega para organizar uma boda elegante, tire daí o sentido, porque não é a quantidade que determina a elegância de um casamento. Pense antes em “qualidade”. Pode optar por uma decoração minimalista, mas cheia de bom gosto, com detalhes cheios de it, ou por poucos e saborosos pratos. Não vale a pena encomendar um catering ostensivo, se for para desperdiçar alimentos depois. Foque-se no essencial!

Pelo sim, pelo não, fique-se já com estes 10 detalhes deco que todas as noivas de 2018 procuram para se sentirem “in”.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Quem pode optar por um casamento intimista?

A primeira resposta que viria à mente de qualquer um seria: “as celebridades que querem fugir dos paparazzi, os casais com um orçamento baixo e aqueles que se estão a casar pela segunda ou mais vezes”. Mas não. Como já deve ter percebido, qualquer um pode ter um casamento intimista. Vamos já dar-lhe as razões.

Antes de mais nada, lembre-se que, por alguma razão desconhecida, na nossa cultura, tendemos a achar que os casamentos cheios de convidados é que são bons. Isso significa que, durante muitos anos, os casais esforçaram-se arduamente para organizar casamentos gigantescos, mesmo quando não era esse o seu verdadeiro desejo. Só que chegou a hora de dizer basta às imposições sociais. O importante é que cumpra o seu desejo de casar e, claro, conforme sempre desejou: com muitas ou poucas pessoas. Se você prefere se cercar apenas daqueles que realmente ama, tem tudo a ver optar por algo mais intimista. No fundo, será um casamento muito mais quente (de amor), aconchego e confraternização. Já pensou?

Foto: Aguiam Wedding Photography

E se este texto mexeu consigo, saiba que há muitas vantagens em ter um casamento intimista. E, já que estamos numa de lhe dar respostas a possíveis dúvidas, aqui ficam as 8 respostas às 8 perguntas que você não chegou a fazer sobre a cerimónia. Depois, conheça as 10 coisas que aprenderá sobre si nos meses que antecedem a boda.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Centrimagem
Conselhos infalíveis para que os noivos evitem gastos desnecessários aquando a organização do casamento
Não se precipite e faça uma revisão a todas as opções que existem no mercado nupcial antes de tomar qualquer decisão.
Foto: Diana Nobre Fotografia
Como organizar um casamento que não se pareça com um casamento
Vai casar, mas não quer organizar um casamento que envolva uma grande preparação ou simplesmente não tem tempo para tal? Nós ajudamos!
Leticia Herrero y Pardo e Mar Álvarez Cassinello via Pinterest
Amor em tempos de frio
Tenha o casamento de Inverno com que sempre sonhou. Reúna a sua família e os seus amigos num espaço acolhedor e intimista e desfrute do melhor que esta estação tem para lhe dar.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação