Casamento intimista: as respostas que precisava para "ir em frente"

Casamento intimista: as respostas que precisava para "ir em frente"

Os casamentos intimistas estão a ganhar cada vez mais terreno. Não pense que é só por razões económicas. A verdade, é que as pessoas estão a perceber melhor a definição de “qualidade” e a querê-la nas suas vidas. Confuso?

Casamento intimista: as respostas que precisava para "ir em frente"
Créditos: Ideias de Veludo | Foto: Parallax Fotografia | Vestido: Gio Rodrigues
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Casamento íntimo

Cada vez são mais os casais que optam por uma celebração de casamento intimista. Preferem convidar os que lhe são mais próximos, deixando de lado a ostentação, a confusão e a confraternização com pessoas que mal conhecem. Sim, por que razão há de convidar um primo que nunca viu ou o cabeleireiro da sua mãe, só porque ele lhe faz uns penteados interessantes? Sem falar que o orçamento pode ser ajustado. E ninguém deixa de dar o nó, porque não consegue fazer face a um casamento “gigante”

Também já deve ter ouvido falar em pequenos “grandes” casamentos, certo? Então, prepare-se para entrar na onda dos casais do novo milénio e opte por algo mais descontraído, num espaço mais pequeno, mas tão mágico como qualquer outro. Lembre-se que são as pessoas que fazem a festa. E, no fundo, você só deixará de parte quem não faz parte do seu círculo frequente de contactos.

Veja também: 5 vantagens em ter um pequeno (grande) casamento

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Posto isto, vamos responder-lhe a uma série de perguntas que o vão esclarecer sobre o que é isso de um “casamento intimista”. Ora leia…

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O que é um casamento intimista?

Um casamento intimista respira amor, conforto e amizade. Por norma, é realizado com um número reduzido de convidados, num espaço mais pequeno (em comparação com o habitual). É perfeito para quem gosta de eventos mais descontraídos e informais. A estes casamentos vão as pessoas mais intimas dos noivos e com os quais estes sentem mais afinidade. Não obriga a uma animação estrondosa. A música pode variar, conforme os pedidos (já que há pouca gente para satisfazer), e muitas vezes recorre-se a algo mais intimista (não fosse este um casamento desse género), como jazz ou bossa nova. O bar não precisa de estar recheado com todas e quaisquer bebidas, mas sim por um bom vinho, por exemplo. O catering também é mais reduzido, mas isso não leva necessariamente à simplicidade. Um casamento intimista até pode ser mais glamoroso que qualquer outro (como pode ler mais à frente).

Veja também: Organizar um casamento a dois perfeito: Elopement Wedding é já uma tendência entre casais no mundo inteiro!

guardar
Pedro Morais Sax. Créditos: Fotolux

Por que os casamentos intimistas estão a ganhar terreno?

Os tempos são outros dos vividos pelos seus pais ou avós. Mudam-se as mentalidades, mudam-se os estilos de vida e, por conseguinte, tem de haver uma adaptação à conjuntura. Por isso, os casamentos também já não são celebrados da mesma maneira. Os noivos preferem a qualidade do evento ao número de convidados, concluem os wedding planners. Até porque, como a tradição já não é o que era (e não é cumprida à risca), hoje já não é o pai da noiva a arcar com (quase) todas as despesas referentes ao casamento, mas sim os próprios noivos. Como tal, eles têm todo o direito de dar a última palavra sobre a forma como querem contrair matrimónio, dentro das suas possibilidades. Por outro lado, a razão até se pode prender com a própria vontade dos noivos. Se eles preferem convidar só quem faz falta, num ambiente mais descontraído e intimo, por que não o hão de fazer?

guardar
Foto: Vanessa &; Ivo

… Então quer dizer que não são obrigatórios os casamentos numerosos?

Claro que não. Lembre-se de que os casais estão cada vez mais a fugir ao típico casamento clássico, procurando, sim, a originalidade para surpreenderem os convidados. Portanto, a forma como o casamento é realizado depende apenas da capacidade de imaginação deles e, claro, dos profissionais com que se rodearem: wedding planners, decoradores, fotógrafos ou animadores. Agora, se vão 15 ou 250 pessoas, isso não interessa nada. Há até quem só convide os padrinhos, para testemunharem a união. Para esses, o importante é casar!

guardar
Foto: White Valley 

Pode um casamento intimista ser elegante?

Claro que sim. Os casamentos elegantes dependem principalmente do bom gosto da noiva e do noivo. Não tem a ver com o orçamento, o tamanho do espaço ou com o número de convidados. Na verdade, os casamentos intimistas até têm aquele “je ne sais pas quoi” de misterioso, com um certo glamour. Se acha que o seu orçamento não chega para organizar uma boda elegante, tire daí o sentido, porque não é a quantidade que determina a elegância de um casamento. Pense antes em “qualidade”. Pode optar por uma decoração minimalista, mas cheia de bom gosto, com detalhes cheios de it, ou por poucos e saborosos pratos. Não vale a pena encomendar um catering ostensivo, se for para desperdiçar alimentos depois. Foque-se no essencial!

Pelo sim, pelo não, fique-se já com estes 10 detalhes deco que todas as noivas de 2018 procuram para se sentirem “in”.

guardarAguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Quem pode optar por um casamento intimista?

A primeira resposta que viria à mente de qualquer um seria: “as celebridades que querem fugir dos paparazzi, os casais com um orçamento baixo e aqueles que se estão a casar pela segunda ou mais vezes”. Mas não. Como já deve ter percebido, qualquer um pode ter um casamento intimista. Vamos já dar-lhe as razões.

Antes de mais nada, lembre-se que, por alguma razão desconhecida, na nossa cultura, tendemos a achar que os casamentos cheios de convidados é que são bons. Isso significa que, durante muitos anos, os casais esforçaram-se arduamente para organizar casamentos gigantescos, mesmo quando não era esse o seu verdadeiro desejo. Só que chegou a hora de dizer basta às imposições sociais. O importante é que cumpra o seu desejo de casar e, claro, conforme sempre desejou: com muitas ou poucas pessoas. Se você prefere se cercar apenas daqueles que realmente ama, tem tudo a ver optar por algo mais intimista. No fundo, será um casamento muito mais quente (de amor), aconchego e confraternização. Já pensou?

Veja também: Os 6 convidados que não podem deixar de ir ao seu casamento

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

E se este texto mexeu consigo, saiba que há muitas vantagens em ter um casamento intimista. E, já que estamos numa de lhe dar respostas a possíveis dúvidas, aqui ficam as 8 respostas às 8 perguntas que você não chegou a fazer sobre a cerimónia. Depois, conheça as 10 coisas que aprenderá sobre si nos meses que antecedem a boda.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Atelier Gio Rodrigues Estilistas noiva
Ideias de Veludo ® Wedding planners
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Vanessa & Ivo Vídeo para casamentos
White Valley Fotógrafos e vídeo
Pedro Morais Sax Animação casamentos
Fotolux Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Parallax Photography Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!