Como decorar a mesa das crianças no meu casamento em 5 passos

Hoje em dia são cada vez mais frequentes casamentos sem crianças, pois alguns noivos preferem criar um ambiente mais adulto para o seu grande dia. No entanto, continua a ser comum que as crianças da família participem nestas datas importantes, independentemente de qualquer controvérsia. De qualquer forma, nestas grandes reuniões, as crianças devem comportar-se e contar com entretenimento adequado e suficiente para que possam desfrutar do casamento tanto quanto os seus pais.

A mesa do banquete será o lugar onde irão passar mais tempo e a sua decoração, baseada no entretenimento, é o segredo para conseguir que se distraiam e se divirtam. Descubra como decorar a mesa das crianças no seu casamento em apenas 5 passos.

Passo 1. Utilize elementos especiais

Na hora de decorar as mesas do casamento, é importante dedicar algum tempo para preparar a mesa das crianças. Tenha em conta que elas se sentem atraídas pelas cores, pelas formas e movimentos, pelo que pode procurar incluir tudo isso no seu casamento de uma forma diferente, sem nunca renunciar à sua essência original e distorcer a realidade do seu grande dia.

Wendy Creating Moments. Foto: Joana Bento

Sendo assim, e apenas para eles, pode escolher uma louça com cores vivas (vermelhos, azuis verdes ou amarelos) ou com desenhos infantis (genéricos, de super heróis, de princesas da Disney…). Hoje em dia podemos cair na tentação de utilizar estes objetos sem renunciar ao bom gosto. Escolha também talheres menos perigosos ou especificamente adaptados a crianças, para que os mais pequenos não corram nenhum risco se entrarem em brincadeiras e, assim, os pais ficarem descansados.

Escolha também toalhas com motivos divertidos, pois não terá necessidade de recorrer à sobriedade necessária para os atoalhados das restantes mesasAfinal de contas, as crianças são mais inocentes e divertidas e também merecem uma atenção especial neste dia.

Mikiki Event Designers

Além disso,  mude os centros de mesa florais por elementos e detalhes que façam referência à sua infância, com ídolos reais e fictícios ou referências a todo o tipo de imaginário. Não se esqueça de incluir objetos que os divirtam, renunciando a uma mera decoração, nomeadamente balões, piñatas e serpentinas para dar um ambiente infantil e festivo, repleto de cores.

Passo 2. Inclua kit kids

Além do mencionado, isto é, após criado o ambiente onde as crianças se sintam bem, há que pensar em jogos de verdade, entretenimento real. Para além da sua decoração especial, os mais pequenos precisam de algo mais para se entreterem, sendo os kits kids, feitos especialmente para eles, uma excelente alternativa. E em que é que consistem estes kits? Serão, nada mais, nada menos, do que caixas com atividades para crianças menores de dez anos, com artigos que, contudo, deverão estar em sintonia com todo o programa planeado para o casamento, porque terá de estar tudo interligado.

Photo by Aaron Burden on Unsplash

Assim, dentro dessas caixas, os pequenos poderão, por exemplo, encontrar uma lista de tarefas que a criança mais velha lerá e que as outras terão de seguir. Entre elas, fazer desenhos para oferecer aos noivos, com os materiais disponibilizados, mas também outros jogos que os mantenham sentados à mesa, e que tenham a ver com papéis e pinturas, nomeadamente livros para colorir, jogos para encontrar as diferenças, puzzles, etc. Pode sempre utilizar o ambiente do casamento ou eventuais personagens envolvidos para conceber os jogos, pois assim as crianças sentir-se-ão envolvidas no seu grande dia.

Foto: Ludgi Fotógrafos

Passo 3. Prepare comidas divertidas

menu infantil não precisa de ser semelhante ao que será servido aos adultos, a menos que os pequenos sejam verdadeiros gourmets  – o que será bastante improvável nestas idades! Por isso, a comida para os convidados de palmo e meio deve ser especial, para que eles se divirtam a comer. E não falamos apenas dos pratos principais, mas também em pequenos lanches e bebidas sempre disponíveis, primeiro salgados e depois doces, aproveitando formas divertidas, sabores diferentes e cores que chamem a atenção. Tudo isso não só irá divertir as crianças, mas ajudará a decoração da mesa.

Mikiki Event Designers

Ao mesmo tempo, coloque prémios perto das mesas, ou sobre elas, que ajudem as crianças a ter um incentivo depois de comerem a refeição principal. Falamos de gelados, batidos e pipocas ou os típicos docinhos que eles adoram, gomas, bolos e bolachas, todos expostos em volta e a decorar a zona infantil. Isso irá permitir criar um lugar exclusivo para os pequenos, onde se irão divertir a comer e brincar.

Wendy Creating Moments. Foto: Nuno Sá

Passo 4. Distribua lembranças

As crianças devem sentir-se especiais com diferentes lembranças. Ao chegar à mesa, na receção, com a decoração acima mencionada, inclua também pequenos presentes que sirvam de boas-vindas. Não estamos a falar de videojogos ou outros presentes caros, mas puzzles, cromos, legos, pinturas, bolinhas de sabão, chupa-chupas

Wendy Creating Moments

Depois, como prémio final por se terem portado bem durante a refeição, pode preparar mais coisas para lhes oferecer, sobretudo docinhos que poderão comer durante a festa dos mais velhos, mas também outros detalhes semelhantes aos acima mencionados. Será também interessante criar um ambiente, temático ou não, mas especialmente dedicado a eles, onde se possam entreter com videojogos,  photocall ou photo booth, tendas, teatros, baús com brinquedos… Estas zonas devem estar, preferencialmente, muito próximas da mesa dos pequenos, não apenas para decorar, mas para as crianças alternarem a comida com diversão.

Guida Design de Eventos

Passo 5. Organize jogos

Neste dia é permitido brincar durante as refeições. É verdade que é importante comer, mas brincar é muito mais divertido ((desde que não organize jogos muito frenéticos). Assim, determine diferentes momentos para despertar a imaginação dos mais pequenos, talvez após cada prato, que geralmente inclui pequenos momentos de espera.

Wendy Creating Moments. Foto: Porriño Producciones
Wendy Creating Moments. Foto: Porriño Producciones

Primeiro, organize jogos que sirvam para apresentar as crianças da mesa e para que elas se comecem a conhecer; para isso, os nomes das crianças terão um papel relevante. De seguida, use a mesa e as cadeiras para fazer jogos de habilidade, motivar as crianças para cantar e criar histórias, preparar jogos com rimas, cartas e jogos de perguntas, para que todos participem.

Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

Vê como é fácil decorar a mesa das crianças para o seu casamento? Caso esteja à procura de profissionais especializados que ajudem nesta tarefa, não deixe de consultar o nosso guia de fornecedores.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Paulo Calheiros Atelier de Fotografia
Crianças no casamento? Sim ou não? A resposta está aqui!
A pergunta é recente - mas cada vez mais comum! - e a resposta, para variar, aqui, na Zankyou Magazine, não se fez esperar - de rima em rima, bem ao nosso jeito: crianças no casamento? Sim ou não?
Jaime Neto Photography
Casamento com crianças: 3 momentos em que são elas as estrelas
Se pensa em fazer um casamento recheado de crianças faz todo o sentido fazer delas as estrelas do dia (depois de você claro). Faça senti-las úteis e entretenha-as ao mesmo tempo. Vai ver que só tem a ganhar
Como escrever o discurso do meu casamento em 5 passos
Como escrever o discurso do meu casamento em 5 passos
Antes de mais, pense que o discurso do casamento é um reflexo de tudo o que sente. Mas há passos a ser dados para conseguir dizer as palavras perfeitas!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação