"O que vestir no casamento da minha filha?": dicas de especialistas da moda nupcial

A Zankyou esteve à conversa com alguns designers e wedding planners e dá-lhe hoje algumas sugestões de dress code para a sua mãe

"O que vestir no casamento da minha filha?": dicas de especialistas da moda nupcial
Foto: Efeito Espontâneo
  • Vestidos de Festa
  • Recomendações
  • Tendências
  • Msn
  • Convidados
  • Família

O seu casamento é muito importante para si e para a sua cara-metade, claro! Mas há uma outra pessoa que vai viver esse dia com tanta (ou mais) intensidade: a sua mãe – o sentimento de nostalgia e as emoções avassaladoras são garantidas. São tantas as expectativas, tantos os sentimentos. Especialmente se a sua mãe estiver envolvida na organização do casamento. Todos os momentos são importantes, mas há um em particular que emociona todas as mães: o dia da prova do vestido!

E tão importante quanto esse momento em que escolhe o seu vestido de noiva, é escolher a roupa que a sua mãe vai usar no seu grande dia. Esteja com ela nesse momento. Aconselhe. Incentive. A Zankyou esteve à conversa com alguns designers e wedding planners e dá-lhe hoje algumas sugestões de dress code para a sua mãe.

Color power!

O estilo de cerimónia

Em que lojas procurar

Visual original mas discreto

A mãe da noiva e a mãe do noivo

Color power!

A primeira dica, que na verdade se aplica a todos os convidados, é evitar os tons brancos e seus semelhantes: o branco pérola, o branco marfim, o ocre e até mesmo as tonalidades mais claras de dourado. Estas são todas cores proibidas, porque são cores reservadas para a noiva. E, no dia do seu casamento, ninguém deve ofuscá-la. Os tons pastel são a escolha mais popular: tonalidades como o rosa claro, o azul marinho, o verde água ou o bordô.

Maria Luís Vaz Teixeira, wedding planner e sócia-fundadora da Mary Me, confirma: “A mãe da noiva deverá estar elegante e com cores bonitas, mas deve evitar as tonalidades mais garridas ou demasiado apelativas”. Para um casamento, o preto é proibido, mas Maria sugere-lhe as cores ideais: rosa claro, rosa velho, azul claro ou azul escuro, verde azeitona, tons de castanho/dourado, cinzento, lilás ou roxo escuro.

O estilo de cerimónia

Na escolha do vestido que a mãe da noiva deverá usar é também muito importante ter em atenção o estilo de casamento. Os noivos optaram por um casamento na igreja ou por um casamento civil? É uma cerimónia que terá lugar durante o dia ou durante a noite? Será uma festa indoor ou outdoor? A mãe da noiva é a grande anfitriã da cerimónia e por isso a sua roupa deve estar de acordo com o tipo de festa. Se o casamento é formal, o dress code seguido também o deverá ser. Se o casamento é informal, então a sua roupa também poderá ser mais casual, não deixando por isso de ser elegante.

Maria  Luís Vaz Teixeira explica: “Se o dress code é o fato escuro ou fraque (muito comum em casamentos), a mãe da noiva deverá cumprir a preceito o protocolo do evento. Assim, deverá usar tailleur e a saia deverá ser midi, até ao joelho”. Isto porque “ao contrário do que poderão pensar, o vestido comprido apenas se usa quando o dress code é “casaca” e o vestido acima do tornozelo ou abaixo do joelho quando o dress code é smoking”, acrescenta.

guardar
Vestido de Festa Pronovias

Em que lojas procurar

Para escolher o seu vestido, uma noiva deve optar por um atelier ou uma loja especializada. A mãe da noiva não terá a mesma limitação, já que tem à sua disposição uma série de outras lojas com vestidos adequados para a ocasião. Pode encontrá-los em lojas de especialidade, claro, mas também pode encontrar o vestido perfeito numa loja da Zara, da Mango, da Massimo Dutti ou até, para orçamentos mais modestos, numa loja da H&M.

E tem ainda outra vantagem, os saldos! São a época perfeita para encontrar os melhores acessórios, por exemplo, os sapatos. O melhor é optar por sapatos fechados, avança a fundadora da Mary Me.

Visual original mas discreto

A mãe da noiva deverá também marcar a diferença. Pede-se, por isso, originalidade q.b. no seu visual. O bom senso dita as regas. Esqueça os vestidos minimalistas, mas esqueça também os acessórios demasiado vistosos. Elegância e descrição são as palavras-chaves. A melhor forma de o conseguir será mantendo-se fiel ao seu gosto pessoal, procurando não arriscar nem sair muito da sua zona de conforto.

guardar
Vestido Festa Pronovias

A mãe da noiva e a mãe do noivo

Previna-se! Não vai querer que a sua mãe e a sua sogra entrem na igreja com o mesmo vestido ou com estilos demasiado semelhantes. A melhor forma de evitar essa situação constrangedora será falar com ambas antes da escolha do vestido. Interesse-se pelo modelo que ambas vão escolher e pela cor que as duas estão a pensar usar. Mas garanta que o estilo é o mesmo. Não vai querer que a sua mãe aposte por um visual sofisticado e complexo e a sua sogra aposta num visual mais casual e descontraído ou vice-versa. Os vestidos e as cores escolhidas devem divergir, mas o estilo e o dress code não.

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

As nossas sugestões ajudaram? Esperamos que sim. Em todo o caso, fica ainda mais uma dica: diz a etiqueta que a mãe da noiva deve escolher o vestido antes da mãe do noivo.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Pronovias Lisboa Lojas de Vestidos de noiva
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Pronovias Viseu Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Coimbra Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Braga Lojas de Vestidos de noiva
Pronovias Porto Lojas de Vestidos de noiva

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!