Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos

Cada detalhe do seu casamento é muito importante, porque são todos os detalhes juntos que dão forma ao espetáculo perfeito, com o qual todos os noivos sonham. E quando falamos de todos os detalhes, queremos dizer t-o-d-o-s, até mesmo as toalhas, um elemento que, por vezes, passa despercebido durante a organização do casamento, mas que, no entanto, irá chamar a atenção no caso de ser negligenciado. Se não quer arriscar o insucesso, siga estes 5 passos para escolher os atoalhados perfeitos para o seu grande dia.

Passo 1. Tenha em conta o seu orçamento e conheça os preços

Cada fase da organização do casamento deve girar em torno do orçamento estipulado e a escolha dos atoalhados não é exceção. Neste caso em particular, o preço desempenha um papel muito importante, pois pode vir a ser uma surpresa nem sempre agradável. Com efeito, muitas vezes as toalhas de mesa revelam-se uma despesa inesperada, com a qual  os noivos não estão a contar, pois deixam para segundo plano. Mas embora possa parecer um detalhe sem importância, a verdade é que não é! E o seu preço pode ser bastante elevado.

Decoração Guilherme do Vale – Interiores & Eventos

O “caos” gerado pela organização do casamento leva a que os atoalhados caiam no esquecimento e sejam deixados para o último momento. Por isso aqui estamos nós, a lembrar–lhe que deverá considerá-los no seu orçamento inicial para que não seja um despesa “surpresa” ou para que não tenha de se contentar por aceitar as toalhas de mesa oferecidas pelo espaço, não por escolha consciente, mas por falta de tempo ou orçamento. Porque isso não tem, necessariamente, de ser a melhor opção.

Decoração Guilherme do Vale – Interiores & Eventos

Passo 2.  Tenha o espaço definido e informe-se sobre as suas normas

Antes de tomar decisões importantes, é de vital importância definir o local de celebração e conhecer as regras com as quais o mesmo trabalha. No que diz respeito aos atoalhados, esse conhecimento é fundamental para evitar estragar tudo a meio caminho do caminho

Foto: Aguiam Wedding Photography | Local: Forte da Cruz

Imagine que o local não permite a contratação de um serviço de aluguer de atoalhados externo e você descobre isso já tarde e não tem outro remédio senão usar material oferecido, que não corresponde minimamente ao que tinha idealizado? Eventualmente até poderá ter sorte e encontrar algo que lhe agrade dentro das opções propostas e, desta forma, até economizar. Mas previna-se, porque se souber a tempo das normas do espaço, quem sabe se o facto de não poder escolher os seus próprios atoalhados (embora quase todos os espaços tendam a ser bastante flexíveis em relação a este assunto) seja o suficiente para procurar outro local para celebrar o seu amor?

No caso de ter de utilizar os atoalhados do espaço, não terá de se preocupar em adequá-los ao mesmo, pois geralmente já estão perfeitamente homogeneizados com os restantes elementos. Mas no caso de poder contratar os serviços separadamente, quando fizer a sua escolha lembre-se de como é o espaço onde vai casar, porque tudo deve seguir a mesma linha, já que o pior em termos de decoração design é uma mistura de estilos e elementos que não se casem entre si e que evidenciam uma tremenda falta de bom gosto.

Foto: Aguiam Wedding Photography | Local: Forte da Cruz

Passo 3. Saiba o momento e o tipo do casamento

O universo dos casamentos está cada vez mais cuidado e atento aos mínimos detalhes, sobretudo desde o aparecimento dos wedding plannerscom os seus sistemas de organização, onde se tem em conta a existência de mais do que um protocolo e é tudo tratado ao milímetro. No caso dos atoalhados, também existem regras, que podem ou não ser cumpridas, mas que ajudam a ter um guia de procedimento.

Casa de Montezelo

horário do casamento tem geralmente grande importância nesta questão. As celebrações podem ser realizadas de manhã ou à tarde, sendo que as últimas normalmente envolvem festas ao anoitecer. Quais são, então, as toalhas de mesa perfeitas para cada ocasião?

No primeiro caso, o brunch ou almoço possibilitam um celebração ao ar livre, principalmente nos casamentos mais vanguardistas, que têm vindo a conquistar o seu espaço nos últimos anos. Neste caso, recomendamos cores vivas para contrastar com o ambiente, normalmente jardins.

Fotografia: Aguiam Wedding Photography | Local: The Quinta

No entanto, tudo muda quando o casamento é mais clássico e o objetivo é dar uma maior sobriedade. Para isso, a elegância é alcançada com cores como gelo ou marfim, bem como verde ou azul nas suas gamas mais suaves. E atenção, uma celebração deste tipo requer cadeiras a combinar, com um laço da mesma cor.

Fotografia: Aguiam Wedding Photography

Seguindo uma linha muito parecida, os casamentos muito formais normalmente optam por roxo ou lilás para decorar as mesas, usando louças brancas que contrastem com o fundo.

Já para os casamentos realizados à noite, preferem-se os tons mais suaves para contrastar com a noite e, acompanhar convenientemente os pontos de luz que são colocados em cima das mesas. Assim, propomos tons brancos, bege ou ocre ou tons acetinados, sobretudo o dourado. Estes tipos de tonalidades são perfeitas para jogar com os detalhes que adicionam brilho ao conjunto.

Decoração: Makemyday Weddings Design Styling

A renda também é um complemento interessante para os atoalhados utilizados em eventos de gala, assim como os guardanapos em cores mais vivas, como granada ou verde azeitona, ideais para quebrar a sobriedade do conjunto sem se exceder demasiado.

Decoração: Guilherme do Vale – Interiores & Eventos

Passo 4. Descubra as características das toalhas de mesa perfeitas

As toalhas de mesa perfeitas devem ter a mesma essência que o resto da decoração do seu casamento. Porque todos os detalhes do casamento devem caminhar de mãos dadas e dar vida a uma filosofia. As suas toalhas devem fazer parte dessa filosofia e isso só é possível definindo um estilo.

Love Stories Weddings – Wedding Decoration

Considere todas as cores e não se deixe influenciar apenas e sempre pelas suas cores favoritas, pois talvez elas não tenham nada a ver com os pratos ou o espaço que contratou, gerando ruído na decoração. Escolha as toalhas de mesa ideais para o seu casamento e não apenas para si.

Outro ponto importante é o tipo de mesas escolhido para o grande dia. Embora as mesas redondas sejam a escolha de quase todos os casamentos, ultimamente estão disponíveis outras variantes para diferentes estilos de boda. Por isso, antes de decidir quais irão ser os atoalhados finais, será necessário resolver dilemas como este ou a forma como irão cair as toalhas, uma vez que algumas opções ficarão melhor com algumas superfícies do que com os outras.

Decoração Inspirarte | Fotografia: Rui Teixeira Wedding Photography

Por outro lado, as suas toalhas de mesa podem ser as suas melhores aliadas para melhorar um espaço que não ofereça muitas possibilidades estilísticas. As cores vivas e as estampas servem para dar vida a lugares tristes e gerar um contraste interessante de uma forma subtil.

Para as mesas compridas, as toalhas de mesa seguem algumas regras. Obviamente, a toalha de mesa deve ser maior do que a mesa em todas as suas dimensões, deve permanecer com a dobra central a dividir a meio e a deixar dois espaços iguais nos lados. Além disso, exceto em relação aos cantos, a toalha não deve tocar o chão. No caso de levar camilhas, é conveniente colocar outra toalha de cor diferente por baixo, que contraste com a mesma.

Decoração Festa Aluga

Passo 5. Conheça as alternativas

Os tempos mudam e, como em todos os campos, as possibilidades para avançarmos continuam a crescem. No mundo nupcial existem múltiplas variantes em todas as festas de casamentos, e não seria diferente no que diz respeito aos atoalhados.

Decoração Matriz Eventos

As alternativas aos atoalhados dependem muito da superfície que vamos utilizar. Se é um mesa de mármore ou de madeira vistosa e resistente, podemos optar por individuais para cada pessoa e gerar contrastes com alguns espaços descobertos da mesa. Por outro lado, e seguindo uma linha similar, existem os corre-mesas que são responsáveis por cobrir unicamente a parte do prato. Ambas opções são muito elegantes e modernas ao mesmo tempo.

Local: Quinta do Hespanhol | Fotografia: Maria Rao Photography

Hoje em dia, muitos casamentos boémios ou boho chic não têm toalhas de mesa, sendo o prato colocado diretamente na superfície ou no sousplat, sem grandes floreados. O toque e brilho decorativo parte depois dos detalhes e acessórios, nomeadamente flores dispostas em vasos e cestos, entre outras ideias.

Local: Quinta do Hespanhol | Fotografia: Clickt Photography

Mudando de estilo, as mesas dobráveis ​​também são um grande sucesso para almoços ou jantares em jardins, praias ou lugares um pouco mais inusitados. Não esqueça apenas de cobrir as pernas dobráveis ​​das mesas e evitar uma imagem desagradável.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!
Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
É importante agradecer a presença das pessoas especiais que escolheu para partilhar consigo o seu grande dia
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
O que deve constar no orçamento do seu casamento? Quanto dinheiro deve reservar? Qual o valor real das coisas? Perguntas muito válidas que lhe vamos responder.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação