Casamento à noite: com quem combina?

Já decidiu como vai ser o seu casamento? Sim, porque com tantas opções ao alcance dos noivos, hoje em dia torna-se difícil de decidir que estilo de casamento é mais apropriado aos gostos e personalidade de cada um. Vamos ver se adivinhamos: se por um lado um casamento íntimo com os parentes e amigos mais próximos lhe parece bastante interessante, por outro gostava de convidar o seu colega de trabalho que é tão divertido, os primos que vivem em França e os amigos de faculdade que fizeram parte de uma fase tão importante da sua vida. Por seu turno, um casamento de dia na praia parece um verdadeiro sonho, mas um casamento à noite parece ser mesmo a sua cara… Revê-se nesta indecisão?

Para facilitar a resolução deste impasse, escolhemos falar de um estilo de casamento que não é tão comum em Portugal como os outros: o casamento à noite. E a grande pergunta que se coloca é: que tipo de noivos devem optar por este formato?

A resposta:

1. Os noivos que gostam de fazer tudo nas calmas. Se casar à noite, a noiva não vai precisar de se levantar de madrugada para se pentear e maquilhar…

2. Os noivos que apreciam a elegância e o glamour. Um casamento à noite pode ser muito chique, proporcionando decorações ricas em detalhes e elaboradas, bem mais sumptuosas e sofisticadas do que nos casamentos de dia. No que diz respeito aos visuais, os vestidos das convidadas podem ser mais longos e sofisticados, o vestido de noiva mais sexy e até mais curto, com imenso brilho. A noiva pode também abusar das joias mais vistosas, optar por um penteado mais elaborado e uma maquilhagem mais glamorosa.

3. Os noivos que gostam de festa e de uma boa pista de dança. A noite é mais propícia a ambientes de festa e de dança, para além de que as pessoas estão geralmente mais soltas e divertidas.

João de Medeiros & Pamela Leite
João de Medeiros

4. Os noivos que apreciam o charme o romantismo de uma noite ao ar livre. Com temperaturas amenas é possível usufruir dos ambientes exteriores ou até mesmo fazer o copo-d’água sob o manto de estrelas. E para tornar tudo mais charmoso, que tal encher tudo de velas? Ou com grinaldas de luzes?

5. Os noivos que gostam de “jogar pelo seguro”. Num casamento à noite a probabilidade de ocorrerem imprevistos diminui, já que é possível verificar os últimos detalhes durante o dia. Imagine que perdeu peso desde a última prova do vestido… quem sabe se dá tempo para chamar a costureira para um arranjo de última hora?

Quais são as desvantagens de um casamento à noite?

Para fazer uma escolha informada, há também de ter consciência das desvantagens em casar à noite.

Por um lado, geralmente um casamento à noite dura menos horas (embora possa ser mais intenso!) e poderá sair mais caro, pois é possível que alguns serviços contratados, como o catering ou até mesmo o espaço do casamento, tenham de pagar mais aos profissionais por trabalharem em horário nocturno. Também há sempre uma maior probabilidade de arrefecer, mesmo em noites de Verão, pelo que o melhor é prevenir-se com aquecedores de jardim ou oferecer agasalhos ou mantinhas aos convidados mais friorentos.

Por seu turno, um casamento à noite não será tão adequado para quem tem muitos convidados mais velhos e crianças, que podem não sentir energia suficiente para ficarem até ao final da festa. Para além de que poderá também ter mais trabalho com a logística dos alojamentos, pois muitos convidados poderão não gostar de conduzir a altas horas da noite, sobretudo depois de uma festa.

E então? Convenceu-se de que um casamento à noite é a sua cara? Ou gostava de analisar outras opções? Aqui fica outra ideia: alguma vez tinha pensado num casamento surpresa? Pense nisso!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: It's all about...
Amigos ou Conhecidos? Descubra 'quem é quem' para fazer a sua lista de convidados
Porque algumas pessoas do passado não têm de estar no nosso dia especial.
Foto de Sonho
Que suba a temperatura! Estas são as 30 canções perfeitas para a sua noite de núpcias
Prepare o ambiente para subir a temperatura durante a primeira noite a sós depois de casados. Qual tema prefere para celebrar o amor?
Fotografia: Lemonview
Espaços para um casamento intimista para se sentir ainda mais próxima de quem mais ama
Tenha um casamento rodeado das pessoas mais importantes da sua vida num local intimista. Sinta-se confortável e feliz no dia do seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação