Casar de manhã ou à tarde? A Wedding Planner Bianca Oliveira dá-nos a resposta!

Uma das primeiras decisões quando o casal decide agendar a data do casamento é se o evento acontecerá durante de manhã ou à tarde. O horário escolhido para a celebração pode influenciar muitos factores importantes, como o vestido que a noiva irá usar, a decoração da festa, estilo do convite, indumentária dos convidados, entre outros aspectos.

Tanto o casamento de manhã como o casamento à tarde ou ao fim da tarde tem os seus lados positivos e negativos. Assim, sugiro que o casal pense exactamente sobre qual é o horário ideal e o tipo de cerimónia que pretendem fazer. Para alguns noivos, esta é uma decisão simples, mas não é assim com todos. Por isso, é importante analisar os prós e contras, assim como recorrer aos conselhos de uma assessoria.

Uma boa assessoria vai dar a orientação correcta de acordo com o estilo e personalidade do casal. Não é recomendável realizar um casamento ao fim da tarde cheio de glamour se os noivos não se identificam com este estilo. O casamento deve expressar a personalidade e ter a essência dos noivos.

Efeito EspontâneoAgende a sua reunião!
Créditos: Efeito Espontâneo

Para o ajudar a reflectir sobre esta questão e alcançar uma conclusão é preciso ter em consideração alguns pontos, nomeadamente:

Casamentos de manhã

  • Vão casar na igreja, num espaço fechado ou ar livre? Casamentos ao ar livre harmonizam mais com o horário da manhã, devido ao aproveitamento das belezas naturais sob a luz do sol. Já casamentos na igreja ou numa casa de festas podem acontecer tanto durante o dia como a tarde.
Aguiam Wedding PhotographyAgende a sua reunião!
Créditos: Aguiam Wedding Photography
Do Pedido ao AltarAgende a sua reunião!
Wedding Planner & Concept: Do Pedido ao Altar. Créditos: Momentos Estúdio Fotográfico
  • Além disso, consoante o local onde for feita a celebração, a própria atmosfera pode servir como cenário para o book de casamento. A decoração para um casamento de dia, por regra, é mais alegre e mais em conta. Outra vantagem do casamento de manhã é que tanto os trajes quanto a decoração podem ser mais informais.
  • Se se casam no outono ou no inverno, o casamento na parte da manhã é a melhor opção. Têm mais horas de luz para fazer a vossa sessão de fotos, e o clima será muito mais agradável durante o dia que durante ao fim da tarde e noite.
Efeito EspontâneoAgende a sua reunião!
Créditos: Efeito Espontâneo
Efeito EspontâneoAgende a sua reunião!
Créditos: Efeito Espontâneo

Desvantagens da manhã:

Na minha opinião, a maior desvantagem são as demasiadas horas de trabalho e o cansaço dos noivos quando não contam com a ajuda de um wedding planner ou decorador, uma vez que vai exigir muitas horas de trabalho no dia anterior para a montagem de toda a decoração da cerimónia e copo-d´água. Além disso, casamentos realizados pelas 11h:00 ou 12h:00, durante o verão, podem ter o calor como grande inimigo dos noivos e convidados.

Outro ponto a ser analisado é facto de casamento acontecer no horário do almoço. Desta forma, as pessoas vão comer mais do que se a festa fosse à noite. É preciso ter cuidado também com a noite mal dormida no dia anterior, já que durante o dia os sinais de olheiras ficam ainda mais perceptíveis.

Casamentos à tarde:

  • O vosso estilo é mais pomposo ou mais descontraído? Se vocês são um casal mais clássico e sonham em casar com pompa e circunstância, com certeza um casamento à tarde ou ao final da tarde vai trazer todo esse glamour. No entanto, nada impede que um casamento de tarde possa ser simples também, ou que um casamento durante o dia possa ser muito sofisticado. A verdade é que geralmente os casamentos de manhã já carregam por si um ar mais leve, descontraído ou despretensioso (mas tomem atenção, isto não quer dizer que sejam mais baratos). O orçamento vai depender do vosso planeamento, independentemente se for de manhã ou à tarde!
Do Pedido ao AltarAgende a sua reunião!
Wedding Planner & Concept: Do Pedido ao Altar. Créditos: We Do Photos.
Do Pedido ao AltarAgende a sua reunião!
Wedding Planner & Concept: Do Pedido ao Altar. Créditos: We Do Photos.
  • Nos casamentos ao final da tarde, a temperatura já está mais amena, o que dá mais conforto a atmosfera. E vocês podem programar muitas coisas durante o dia e até se quiserem podem acompanhar a montagem e a preparação do casamento. Os profissionais responsáveis pela decoração da cerimónia e festa, também, beneficiam dos casamentos neste horário por terem mais tempo para organizar e montar tudo.
  • Outra vantagem na minha opinião, é o design de iluminação muito usado quando os noivos optam por um jantar, os lustres e pontos de luz dão um upgrade no projecto de decoração.
 Fotolux Wedding Photography Agende a sua reunião!
Weding Planner & Concept: Do Pedido ao Altar. Créditos: Fotolux Wedding Photography
 Fotolux Wedding Photography Agende a sua reunião!
Wedding Planner & Concept: Do Pedido ao Altar. Créditos: Fotolux Wedding Photography

Desvantagem do fim de tarde:

Se convidaram muitas crianças a melhor opção é realizar um casamento de manhã. Nos casamentos à tarde correm o risco de as crianças adormecerem e obrigarem os pais a abandonarem o casamento mais cedo do que gostariam. Os idosos também tendem cansarem-se com mais facilidade e saem do copo-d’água mais cedo.

Espaço BrancoAgende a sua reunião!
Créditos: Espaço Branco
Espaço BrancoAgende a sua reunião!
Créditos: Espaço Branco

Como escolher o horário ideal para o casamento?

De acordo com a época do ano escolhida para o casamento, fica melhor fazer a celebração do seu casamento de dia ou à noite. No verão, quando anoitece mais tarde, é interessante começar sua festa de dia e terminá-la à noite, aproveitando o melhor dos dois horários. No inverno, talvez seja melhor fazer durante a manhã para aproveitar as temperaturas mais agradáveis.

E para concluir… a maioria dos vossos convidados vêm de outras cidades e países? Se a resposta for sim, pode ser difícil escolher casar numa manhã de sábado ou numa noite de sexta, por exemplo, pois os convidados mal terão tempo de chegar e de se arranjarem. É preciso ser um bom anfitrião e pensar bem no conforto dos vossos convidados. Se vocês querem casar de manhã e não podem escolher casar num domingo ou feriado, analise bem se é válido esse sonho em detrimento do conforto de todos. Casar à tarde seria mais hospitaleiro. Se vocês pensam em casar ao fim da tarde, troquem a sexta pelo sábado, porque todos ficariam mais tranquilos nas chegadas e partidas.

Luminous PhotographyAgende a sua reunião!
Créditos: Luminous Photography

Sonhar é lindo, o casamento é dos noivos, mas o bom senso deve prevalecer pois ninguém perde por ser um bom anfitrião, afinal, é a união de duas famílias. Deste modo, sejam cuidadosos com todos neste momento!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

The Quiet Wolf
Sabe qual é a idade perfeita para casar? Nós temos a resposta!
Uma fórmula matemática e os estudos sociológicos da Universidade de Utah chegaram a uma curiosa conclusão.
Ideias originais para a mesa dos noivos
Ideias originais para a mesa dos noivos
Quer optem por ter uma mesa presidencial, uma mesa só com os noivos ou qualquer outra opção, esta deve ter sempre um toque especial e ser identificada facilmente.
Do pedido ao altar
Porque devo contratar um Wedding Planner?
Descubra as vantagens e erros a não cometer quando decidem contratar um Wedding Planner!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação