Como decorar o seu casamento no outono: os 5 passos fundamentais

Escolheu o Outono para o seu casamento? A Zankyou pode ajudar com as dicas certeiras para tornar o seu dia ainda mais bonito!

outono pode ser uma das épocas do ano mais bonitas para casar, pois embora seja incontestável o facto de as condições climatéricas nem sempre serem as ideais, estando sujeitas a surpresas desagradáveis (embora o outono, nos últimos anos, se tenha vindo a revelar surpreendentemente quente e radioso!), a verdade é que as cores da estação, os ambientes e os espaços disponíveis oferecem muitas possibilidades. Ao nível da decoração pode, inclusivamente, melhorar muito qualquer casamento, já para não falar no aspeto económico, também repleto de vantagens pelo facto de ser considerado época baixa. Por isso, é possível viver no outono um casamento lindo e simultaneamente acessível. Só tem de seguir estes 5 passos!

Passo 1. Aproveite a natureza da estação

Qual é a melhor coisa do outono? Já o dissemos: as cores. Porque embora as folhas acabem por cair das árvores, antes disso passam por diferentes tonalidades que, juntas, compõem um pintura impressionista maravilhosa. Falamos do verde, do vermelho, do amarelo e do castanho, que se conjugam na sua versão mais bucólica para oferecer estampados de fantasia. E é por isso que, no outono, os casamentos ao ar livre não estão descartados, assim como os espaços que permitem ver o exterior e o festival de cores da estação, que criam um ambiente caloroso e romântico. Assim quer as florestas, como os prados e os parques, assim como as praias e os jardins são locais geniais para celebrar o amor no outono, sobretudo se incluírem uma boa coleção de espécies naturais que proporcionem um ambiente selvagem.

Veja também: Como escolher o local de casamento em cinco passos

Guardar
Foto: Vanessa & Ivo

E se as folhas caem, criando mantos maravilhosos no chão, proporcionam ambientes mais secos, lugares cheios de mistério e odores únicos. A própria estação é uma joia do universo milenar, pois esta geração está a estender as possibilidades do mundo, aproveitando ambientes e situações diferentes das dos seus pais, tais como o outono. A humidade, a madeira e a natureza alimentam sensações que se transladam para os espaços que apostam na natureza enquanto elemento protagonista nos casamentos, gerando um compêndio que emana arte e originalidade. Nesses lugares, os casamentos são como um conto que nos lembra os primeiros filmes da Disney, que se passavam na floresta. Porque não sentir toda essa magia?

Recorde também: Um casamento Disney + duas noivas lutadoras = uma história única de amor

Guardar
Foto: Vanessa & Ivo

Passo 2. Escolha um local com história

Para este grande dia, e nesta época do ano tão especial, você merece celebrar o seu casamento num lugar que seja tudo aquilo que idealizou, de acordo com a estação e o estilo do seu casamento. Para isso, precisa de um espaço diferente e com personalidade, um enclave único que deixe os seus convidados de boca aberta.

Veja também: 5 espaços com história para construir (também) a sua... História

Guardar
The Wedding Wonderland

Assim, já que está no outono, o melhor é que este espaço beba da sua fonte de possibilidades. O melhor seria um lugar próximo da natureza ou em pleno ambiente natural, tal como um antigo convento, um castelo, uma casa rural ou uma quinta. Estes lugares podem despir-se da tradição e costumam estar enquadrados em espaços rurais, sendo os que melhor aproveitam a magia do meio ambiente.

Encontre na Zankyou palácios e espaços históricos para casamento em Lisboa, no Porto e em Braga.

Guardar
The Wedding Wonderland

Passo 3. Escolha um estilo

Apesar de tudo o que dissemos até agora, casar nesta época do ano não implica que um casamento deva ser puramente outonal. Mas o que é certo é que, dentro da estação, há estilos que combinam mais do que outros.

estilo rústico, sabemos, faz sucesso em qualquer altura do ano, especialmente em épocas mais românticas e misteriosas como o outono. Assim, vale a pena contratar espaços que estejam de acordo com essa filosofia, sejam novas construções com estilo rústico ou velhas quintas renovadas. E no ambiente, dispostos de forma natural ou artificial, pode incluir elementos como objetos agrícolas, bicicletas, caixas e paletes, plantas, folhas caídas, flores secas, regadores…

Veja também: Como decorar um casamento rústico em 5 passos: descubra os truques mais chiques

Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Tiago Silva Fotografia
Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Nuno Ferreira Photography

No entanto, para 2018 e nos próximos anos, o estilo boho chic dará lugar ao boho folk, uma tendência que bebe da tradição e da informalidade, da natureza, do conceito hippie e boémio e do prazer em desfrutar da vida. Do bem e velho carpe diem. É um estilo muito millennial, que vemos no cinema e na música, e que, claro, acaba por ser remetido para os casamentos com cores quentes, diferentes texturas, estampados étnicos, decoração vintage e com referências à aventura (caravanas, tendas...) e plantas como os catos. E, qual cereja no topo do bolo, bandas de música a substituir DJ’s com ritmos rápidos e acústicos.

Veja também: As melhores ideias para uma decoração de casamento vintage: o estilo que é sempre um sucesso!

Guardar
TFY Weddings: Foto: Golden Days Wedding Photography

Outro dos estilos mais recorrentes desta estação, típico também do inverno, é o industrial. O cenário dos espaços abandonados inclui o mesmo ar interessante e melancólico do outono, tornando-o uma excelente escolha. Os mais habituais são as fábricas abandonadas, armazéns ou adegas, quase todas elas submetidas ao desgaste do tempo e ao abandono, o que, ao mesmo tempo, lhes permite localizarem-se em espaços perdidos e bastante naturais. Com a ajuda de wedding planners e alguns espaços especializados, estes lugares tornaram-se uma referência da cultura e da organização de eventos como os casamentos.

Veja também: Decoração de casamentos ao estilo industrial. As ideias mais TOP!

Guardar
Foto: Meraki Studio

Passo 4. Utilize elementos de características outonais

Um casamento de outono geralmente tem como temática a própria estação, especialmente quando a natureza desempenha um papel importante. Por isso, os complementos e elementos decorativos devem estar relacionados com esta época do ano, sejam eles naturais ou artificiais.

Veja também: Inspirações de Outono que apelam aos sentidos

Guardar
Mary Me Eventos. Foto: João Almeida

A utilização de pétalas de flores, ramos de árvores, troncos, cascas e frutos secos é muito comum, espalhados por corredores, mesas, bandejas e pratos, incrementando assim a sensação de ambiente outonal. Por seu turno, nesta estação do ano a comunhão com a natureza é muito forte, pelo que as flores e plantas têm um papel muito importante, comungando com as cores e produtos que a caracterizam.

Veja também: Flores de Outono para o seu casamento: 20 inspirações para não deixar escapar!

Guardar
ByMATILDA

Para as mesas aposte em tecidos acetinados, como a seda ou  a organza, que servirão de base para a decoração das mesmas. Se for em ocre, o contraste será maior com as folhas secas e os elementos em madeira. Além disso, estes tecidos, com pequenos brilhos, combinam de forma adequada com o caráter rústico dos restantes elementos, conseguindo uma sintonia única.

Veja também: 54 tipos de decoração de mesas do seu casamento: qual o seu favorito?

Guardar
Foto: João Almeida

Entretanto, tradicionalmente o outono permite-nos desfrutar de longas caminhadas com as primeiras roupas quentes, assim como do calor gerado em casa e cenários ao redor da lareira. Este conceito cozy vai tão longe quanto a decoração do casamento, que poderá contar com móveis envelhecidos de cores diferentes, com toques vintage e acompanhados por grinaldas de luzes, velas, flores e elementos decorativos de aparência retro.

Veja também: Decoração de casamento com velas: encha de luz o seu grande dia com ideias muito Top!

Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Clickt Photography
Guardar
Quinta do Hespanhol. Foto: Tiago Silva Fotografia

Por outro lado, num casamento no outono, destaca-se a injeção de um ar campestre muito especial. Assim, não é difícil encontrar objetos típicos do meio rural instalados com bom gosto e como complementos decorativos do conceito outonal que desenvolvemos até o momento.

Entretanto os casamentos do outono têm um elemento surpresa. Honrando o gosto pela natureza que está bem visível nos enlaces atuais, começa a ganhar força a utilização de minerais e geodos (cavidades rochosas de onde se extraia a Agata e o Quartzo) enquanto elementos decorativos. Sim, isso mesmo! Eles servem quer para decorar mesas,  como para o seating plan e para abrilhantar outros espaços onde não destoem.

Veja também: Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos

Guardar
Foto Pixbay

Passo 5. Inclua detalhes imprescindíveis

Falando de um estilo geral dentro dos casamentos outonais, há mobiliário e pequenos detalhes que são perfeitos para uma época como o outono. E, hoje em dia, muitas vezes o formal dá lugar ao eclético, ao contraste e à desordem.

As cores são realmente importantes e devem combinar na perfeição com as que são oferecidas pela natureza e pelos espaços, até porque escolher uma tonalidade predominante ou várias complementares tornou-se um assunto primordial na decoração do casamento. Neste caso, sugerimos o prateado, o dourado e o rosa como as melhores opções para este ano.

Veja também: Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos

Guardar
Mary Me Eventos. Foto: João Almeida
Guardar
Mary Me Eventos. Foto: João Almeida

Em relação ao mobiliário, destacam-se as mesas de madeira envelhecidas em diferentes tons, com toalhas de mesa em tons pastéisindividuais ou mesmo mesas sem nada que cubra a superfície, algo cada vez mais habitual em casamentos ao ar livre ou em espaços que assim o inspirem. As cadeiras são variadas e até mesmo desconectadas, de diferentes estilos, cores e decorações, como acontece em muitos locais de lazer atuais.

Veja também: Decoração de cadeiras para casamentos: ideias muito TOP que não vai querer perder!

Guardar
Mary Me Eventos. Foto: João Almeida

Inclua detalhes variados, como recipientes com potpourri de flores secas e até corners de doces que inspirem um tema outonal. Quanto a este último, os recantos são cada vez mais trabalhados e utilizam elementos que podem servir para a decoração, com objetos antigos ou alimentos coloridos. Para esta época, o chocolate quente tem um papel preponderante ao nível gastronómico e decorativo, acompanhado por outros doces "aconchegantes".

E para ajudar na organização do casamento, clique no play e siga as nossas dicas para viver um dia de verdadeiro sonho.

[embed]

Talvez também interesse:

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.