Como planear um casamento no Inverno?

Apesar de a maioria dos casamentos ocorrer no Verão ou na Primavera, o Inverno também pode ser uma estação do ano muito bonita para casar, sobretudo para quem vive em zonas mais frias e tem à sua disposição cenários lindíssimos de neve. No entanto, um casamento no Inverno exige um planeamento meticuloso para assegurar que o dia em que os noivos proferem o tão ansiado “Sim” seja tão mágico e festivo como eles sempre sonharam.

Aqui ficam dicas importantes para planear um casamento no Inverno, que abrangem detalhes da organização essenciais, desde a escolha do vestido ao espaço mais adequado para uma celebração com tempo frio.

Rui Cardoso PhotographySolicite informação sobre “Rui Cardoso Photography”
Rui Cardoso Photography

1. Escolher o local da cerimónia

Se estiverem a considerar um casamento no Inverno, pensem bem onde vão querer dizer o “Sim”, pois esta escolha irá ser determinante para a definição de tudo o resto.

Assim, vamos lá pensar juntos: gostavam de celebrar o vosso casamento numa Igreja entre encostas e vales ou preferem o ambiente de cidade? Caso estejam a pensar em casar apenas pelo civil, imaginam uma cerimónia ao ar livre enquadrada em elementos característicos da estação ou imaginam o momento num espaço quente e acolhedor na montanha ou até junto a uma praia, com vista para um mar revolto mas tão maravilhosamente cativante?

Considerem também o bem-estar e comodidade dos vossos convidados durante a cerimónia e não apenas no que estão dispostos a fazer para realizarem o vosso sonho de casamento no Inverno. Ninguém melhor do que vocês conhece as pessoas com quem querem partilhar a vossa felicidade. Estarão os convidados dispostos a recorrer a agasalhos para assistir a uma bonita cerimónia realizada sob um manto de neve? Ou a deslocar-se quilómetros e quilómetros até à igreja idílica que descobriram no meio do nada?

Não deixem de organizar tudo de acordo com o que idealizam para o vosso casamento no Inverno mas considerem várias possibilidades, analisando todos os prós e os contras de cada uma delas, para que aquilo que imaginam corresponda à realidade. Leiam também na Zankyou todos os prós e contras de casar no Inverno.

Rui Cardoso PhotographySolicite informação sobre “Rui Cardoso Photography”
Rui Cardoso Photography

2.  Escolher o espaço do copo-d’água

Um espaço para um casamento no Inverno deve reunir algumas condições inerentes à própria estação. Assim, vejam se o espaço tem:

  • Energia com potência necessária para luz e aquecimento adequados, incluindo geradores de reserva para alguma situação de emergência;
  • Um ambiente quente e aconchegante;
  • Uma localização preferencialmente central para facilitar a deslocação dos convidados;
  • Estacionamento suficiente para todos os carros e o mais perto possível do salão da festa, para evitar ao mínimo a exposição ao frio ou à chuva.
  • Um caminho exterior do estacionamento ao salão adequado a diferentes variações climatéricas (para evitar sapatos e bainhas cheios de lama, por exemplo).

Entretanto, se querem fazer um casamento no Inverno tipo “escapadela” em montanhas cobertas de neve, certifiquem-se de que existe um local onde possam acomodar todos os vossos convidados. Atenção também aos locais mais isolados ou menos requisitados, isto é, que se encontrem na sua “época baixa”: certifiquem-se de que terão uma equipa eficiente para garantir a qualidade e o sucesso do vosso grande dia. Se querem um casamento no Inverno com neve, podem sempre optar por estâncias, onde os espaços adequados para casamentos estão na sua época alta.

Moisés Soares Wedding PhotographerSolicite informação sobre “Moisés Soares Wedding Photographer”
Moisés Soares Wedding Photographer

3. Os horários de Inverno

Atenção que os dias no Inverno são mais curtos. Nos meses de Dezembro e Janeiro, por exemplo, por volta das cinco horas já começa a anoitecer. Este facto terá impacto em toda a planificação do dia e na duração de cada um dos momentos do casamento no Inverno. Chega mesmo a condicionar o trabalho de alguns fornecedores, como é o caso dos fotógrafos, por causa da luz natural necessária para o melhor registo fotográfico do casamento. Organizem tudo com eles, considerando inclusivamente fotografias que funcionem com o por-do-sol ou com a luz do final das tardes de Inverno. Vejam também com a Zankyou 5 truques infalíveis para planificar o dia do casamento.

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

4. Escolher o vestido de noiva

Por muito que se diga que uma noiva não sente frio… sente! Por isso, para se precaver contra a pele de galinha no seu casamento no Inverno a noiva deve procurar escolher um vestido apropriado, menos decotado, com gola ou de mangas compridas, e um tecido mais encorpado. Adicionalmente, deverá recorrer a um agasalho, que possa despir quando não for necessário. Uma estola pode ser a solução adequada, pois não só protege do frio como proporciona um visual sofisticado ao conjunto. Outras alternativas poderão ser uma jaqueta, um corpete de renda ou tule sobreposto num vestido cai-cai ou uma solução mais descontraída, como uma manta para usar no caminho para a Igreja, para a festa ou na cerimónia ao ar livre. As luvas também são boas para aquecer as mãos num casamento no Inverno, sem que a noiva perca o charme e elegância do seu visual. Veja aqui na Zankyou mais de 50 sugestões de vestidos de noiva de Inverno.

Arriba By The Sea Solicite informação sobre “Arriba By The Sea ”
Arriba By The Sea

5. Escolher a decoração para um casamento no Inverno

As decorações variam sempre de acordo com o estilo de casamento e gosto dos noivos, mas também se devem adequar à estação do ano em que a celebração ocorre. Para a decoração de um casamento no Inverno pode-se optar por uma palete de cores suaves que recriem ambientes de neve, mesmo que a localização não tenha esta característica climatérica. Neste caso, ficam muito bem os tons azul “gelo” e cores muito claras, bem como arranjos com flores brancas e efeitos prateados, que criam ambientes mais sofisticados. Como o que se pretende é aconchego, podem-se utilizar acessórios que criem um equilíbrio e proporcionem um ambiente acolhedor, como as velas, tochas ou lamparinas. Para uma envolvência mais intimista podem-se utilizar as plantas da estação e combinações de cores típicas, como o castanho, o verde e o rosa. Os cristais são também importantes para criar luminosidade, tão preciosa nos dias curtos de Inverno.

Quinta da Torre
Quinta da Torre

6. Manter os convidados confortáveis

Garantir o conforto dos convidados é a chave para um casamento no Inverno memorável. Se estiverem a considerar uma cerimónia ao ar livre, toda a criatividade que resulte em ideias que aqueçam os convidados será bem-vinda: podem preparar uma fogueira crepitante onde eles se possam aquecer antes e após a cerimónia ou colocar aquecedores exteriores que habitualmente vemos em esplanadas; disponibilizem cobertores de lã, chapéus ou gorros e luvas de caxemira; convidem os convidados para se aconchegarem em poltronas vintage ou sofás de veludo; vão servindo café e chá, chocolate quente com rum ou outras bebidas quentes, como gemadas ou cidra aquecida servida em canecas de cobre, etc. A mesma preocupação deve ser tida em conta se a cerimónia for num espaço interior, que seria ideal ter uma sala com lareira onde pudesse ser feita a recepção.

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

7. Escolher o menu

O menu de um casamento no Inverno deve também ser adequado à estação: de evitar saladas, pratos servidos frios e gelados e apostar em comidas quentes e condimentadas. As carnes vermelhas, por exemplo, são a escolha mais indicada, servidas com molhos mais encorpados. Se quiserem antes outras opções, como peixes e carnes magras, recorram sempre a molhos e temperos mais fortes que aconcheguem o estômago. As massas ou fondues são também boas opções para o menu de um casamento no Inverno, onde deverão também ser servidas sopas, caldos e cremes bem quentinhos.  Relativamente às bebidas, apesar de dizerem que o álcool aquece, há opções bem refrescantes e associadas ao Verão, como uma boa imperial ou bebidas com hortelã e limão, por exemplo. Assim, no caso dos cocktails, o melhor é servir os que são elaborados com bebidas mais fortes, como a tequila ou o whisky. Os licores também são uma boa escolha e para aconchegar em vários momentos do casamento já falamos também do chocolate quente e dos chás. Relativamente aos doces, os mais gordurosos e calóricos são sempre os mais apetecíveis. Por isso, a aposta deve recair em opções “mais pesadas”, nomeadamente em doces com caldas quentes de chocolate ou caramelos, etc. Atenção também às quantidades: tendencialmente no Inverno as pessoas comem mais!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto AWE Pictures
Os 6 temas que podem causar discórdia quando estiver a planear o seu casamento e a única atitude que não pode assumir!
Lembre-se do truque: entre nas discussões de igual para igual e entre nas discussões para chegar a um consenso (não...
Fato de noivo Núpcias by Michelle. Foto: Ricardo Meira
Madeira escolhida como o melhor destino insular do Mundo!
Parece ser que não somos os únicos que pensamos assim, já que a Madeira acaba de ser distinguida pelos World Traver...
Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Para que o seu casamento arrase este ano descubra como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta?
Justin Alexander Signature
Vestidos de noiva Justin Alexander Signature 2016: enalteça a sua beleza
Descubra a nova colecção para 2016 de Justin Alexander Signature. A Zankyou apresenta-lhe uma selecção dos vestidos e os detalhes que sem dúvida fazem a diferença!
Sofia Tregeira
É possível manter o anel de noivado como novo? Claro que sim! Venham saber como!
Venham perceber como podem manter o vosso anel de noivado como novo, aqui, na Zankyou Magazine, com a ajuda da Sofia Tregeira!
Disponível em Gio Rodrigues
Vestidos de noiva de manga comprida: o seu charme não se esgota no Inverno!
Quem disse que a manga comprida é exclusiva das noivas de Inverno? Nada disso! E, a prová-lo, hoje, aqui, na Zankyou Magazine, preparamos uma selecção de modelos do género: o charme é comum a todos e entre os inúmeros estilos, quem sabe se não estará o vosso eleito?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação