Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos

Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos

Se quer saber como decorar o seu casamento no inverno e aproveitar o melhor dos eventos, preste atenção a estes 5 passos essenciais. Porque, caso não saiba, os casamentos de inverno ficam mais tempo guardados na memória.

  • Planear o Casamento
  • Recomendações
  • Inverno

O inverno ocupa a primeira posição da época baixa para celebrar casamentos. No entanto, há casais que decidem aproveitar esta altura do ano para organizar um evento único e mágico, com possibilidades que muitos outros casais não tiveram em conta. E, de facto, a baixa procura nesta estação do ano contribui para que haja mais locais disponíveis, aqueles que costumam “voar” na primavera e no verão. Se quer saber como decorar o seu casamento no inverno e aproveitar o melhor dos eventos, preste atenção a estes 5 passos essenciais. Porque, caso não saiba, os casamentos de inverno ficam mais tempo guardados na memória.

Passo 1. Aproveite o ambiente natural e os elementos da estação

Como em todas as estações do ano, o inverno tem muitas virtudes que, por si só, apresentam diversas possibilidades para uma decoração especial para o casamento. E embora a natureza não esteja no auge, como acontece na primavera ou no verão, muitas dessas diferenças são enriquecidas de maneira diferente e encantadora.

guardar
Foto: Duas Quintas

Para começar, os locais com paisagens cobertas de neve prometem sessões fotográficas bem mais românticas, especialmente se nevar durante o dia. E por que não casar num lugar com essas características? É possível celebrar um casamento ao ar livre, com todos os acessórios adequados para a época, e que se adaptam perfeitamente ao vestido. Além disso, pode sempre aproveitar os locais de festa com janelas, para desfrutar de um cenário de fundo de cortar a respiração. As fotografias farão com que a decoração natural seja o seu melhor tesouro.

guardar
Foto: Nuno Belo Photographer

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Além disso, os locais da celebração devem estar protegidos do frio, não sendo necessário forçar os convidados a trancarem-se num espaço fechado o dia todo. Como ultrapassar isso? Existem muitas quintas em áreas montanhosas ou no campo que prometem um ambiente de inverno super confortável.

Enquanto na primavera e no verão os jardins e as flores são responsáveis por destacar a decoração, o inverno tem os seus próprios elementos característicos. Embora, no caso das flores, as hortênsias brancas e ranunculales moles sejam as mais recomendadas. Tenha sempre em consideração as melhores flores para cada época do ano.

guardar
Foto: Helder Couto Photographer

No entanto, nesta época do ano, as flores perdem destaque em detrimento das folhas secas, galhos, troncos e elementos duradouros ligados ao mundo natural. Embora o casamento seja realizado dentro de casa, muito mais lógico no inverno, esses elementos devem ser aproveitados para ajudar a dar um maior estilo ao casamento. Esses elementos podem aparecer pendurados nas cadeiras e bancos da cerimónia, em centros florais no banquete, decorando os corredores, colocados em estruturas como pérgolas e tendas, pendurados em árvores… É tudo uma questão de experimentar e ver como fica.

guardar
Foto: João Almeida

Passo 2. Escolha um local com charme de inverno

O cinema e a literatura mais românticos retratam frequentemente o ambiente de inverno. E, dentro desses géneros, podemos encontrar referências a períodos anteriores ao século XX, onde castelos, palácios, mansões, casas de campo, conventos, quintas e outras estruturas similares foram utilizadas para o efeito.

guardar
Foto: The Quinta – My Vintage Wedding

Por isso, escolha para este grande dia um local com estas características, construído em pedra exposta e acompanhado por um belo jardim. No interior, tecidos, tapetes, lâmpadas gigantes, velas e muitos detalhes em madeira vão ajudar a enriquecer o ambiente. O resultado é um frio acolhedor por detrás das suas paredes. Neste sentido, ampliam-se as possibilidades de ter um exterior fantástico para a sessão fotográfica, bem como a oportunidade de criar uma atmosfera de casamento única.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Passo 3. Aproveite os adereços próprios da estação

Diante do frio que reina lá fora durante um casamento de inverno, é melhor criar uma atmosfera calorosa e acolhedora nos espaços interiores.

Assim, destaca-se a decoração com luzes quentes, principalmente amarelas e laranjas, dispostas em luminárias, grinaldas e pequenos apontamentos em locais estratégicos. No entanto, o elemento mais especial é a vela, colocada em castiçais, e outros suportes de estilo DIY baseados em troncos, e cristais.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Os cobertores são outros detalhes que fazem sempre sucesso entre os convidados. Além da utilidade, acrescentam possibilidades decorativas. Estes podem ser colocados tanto nos assentos da cerimónia, bem como nos salões onde o Copo-d’água é realizado, adicionando um toque rústico e quente que um casamento de inverno merece. Pode brincar com as cores, criar contrastes ou prender os cobertores com belas fitas e cartões de boas-vindas.

Seja num casamento íntimo ou numeroso, as chaminés devem estar acesas para criar um ambiente reconfortante e acolhedor, tão típico das noites de inverno entregues à privacidade da intimidade.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Quanto às cores utilizadas, tente os prateados e brancos, bem como os diferentes detalhes de cristal que complementam o conjunto. Estas cores darão um toque sofisticado ao mesmo tempo mágico. Pode também utilizar castanhos, tom de beringela, verdes e vermelhos, o último mais comum em casamentos cuja temática é o Natal.

Use toalhas de mesa brancas e porcelana de vidro se estiver à procura de um estilo mais clássico e elegante, e brinque com a combinação das cores< anteriores para sair da norma.

guardar
Foto: A Pajarita

Aproveitando o frio e a época do ano, pode receber seus convidados com uma xícara fumegante de chocolate quente ou chá biológico. Em vez das cervejas típicas, vinho e refrigerantes, que também devem estar disponíveis, um primeiro contacto com o chocolate ou o chá, é especial, mais ainda se disponível em recipientes sugestivos num espaço da sala decorado para a ocasião. Como vê, tudo bons motivos para casar no inverno!

Use e abuse também dos recantos com doces, que chamam bastante à atenção, principalmente se optar por bolos e pãezinhos caseiros. Para a decoração desses pontos estratégicos, recomendamos os castanhos, o preto e o branco, perfeitos para decorar este tipo de espaços.

guardar
Foto: Mary Me

Passo 4. Pense em alternativas

Há casamentos que, apesar do inverno, são celebrados no exterior, mesmo que seja apenas a cerimónia. No entanto, esta estação é traiçoeira, e uma manhã fria e agradável pode se transformar num verdadeiro desastre.

Assim, tente que o local tenha áreas internas, de acordo com suas expectativas. Tenha em conta a probabilidade de que a cerimónia ou o banquete no exterior serem arruinados pelas condições climatéricas. Tenha sempre presente um plano B, adaptado ao estilo do casamento. Para isso, tente encontrar locais que incluam salas que permitam uma visão do exterior que imaginou como pano de fundo em primeiro lugar. Se este não for o caso, entre em contacto com um espaço que funcione principalmente em áreas internas, com o ambiente de acordo com a decoração de inverno que procura.

guardar
Foto: Mary Me

Passo 5. Aproveite os estilos únicos do inverno

Existem estilos que só podem ser adotados no inverno, e não há volta a dar. O primeiro deles é o Natal, uma festa que tem um nível decorativo que oferece muitas possibilidades. Porque, no Natal, existem estilos diferentes relacionados à magia dessa época.

guardar
Foto: Helder Couto Photographer

Assim, os tons mais comuns são, principalmente os verdes, os vermelhos e dourados, que servem de guia para reunir os elementos que devem decorar todo o espaço: toalhas de mesa coloridas, árvores de Natal com bolas vermelhas e douradas, velas, laços, grinaldas, enfeites e outros elementos que normalmente compõem a atmosfera natalícia. Embora o Natal ofereça alternativas através de tons prateados, azuis ou mesmo pretos, tenha em mente que tudo se deve estar em perfeita simbiose.

guardar
Foto: A Pajarita

Além disso, há muitos outros elementos que servem para decorar um casamento com um espírito de Natal: trenós, bonecos do Pai Natal, velas, meias, presentes, luzes e azevinho. A ideia é criar um ambiente acolhedor, típico do Natal. Tudo isso associado ao bom gosto da decoração para grandes eventos.

O inverno também permite a composição de cenários que só podem ocorrer nessas datas. E é aqui que muitos casais aproveitam as dicas dos resorts para se casarem num ambiente de inverno profundo.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Um casamento numa estância de ski ou nos arredores oferece várias possibilidades. Um deles, é celebrar a cerimónia no meio da neve, e organizar o banquete em refúgios rurais acolhedores. Pode ainda providenciar alojamento em espaços deste tipo para a noiva, o noivo e os convidados. Desta forma, o casamento pode adquirir a categoria de uma experiência única para todos os participantes.

Outra dica a considerar é a colocação de um ringue de patinagem, ótimo para casais que gostam desta atividade e que querem adicionar mais algum brilho ao seu casamento.

guardar
Foto: Nuno Belo Photographer
guardar
Foto: Ricardo Meira

Recriando uma estética do norte da Europa, com base em tecidos, lã, madeira e gravuras ornamentadas, o estilo nórdico é um excelente complemento para o inverno, com uma ampla gama de possibilidades em termos de decoração.

guardar
Foto: João Almeida

E, para terminar, o inverno é maravilhoso para a criação de uma atmosfera temática inspirada no estilo gótico. A maioria dos filmes de terror e mistério têm o inverno como protagonista num edifício de estilo gótico. Este contexto é perfeito para conceber um casamento que bebe dessas particularidades. Para isso, os figurinos vitorianos, a cor preta, as velas, os pianos de cauda, as chaminés, os tapetes, as prateleiras com livros, as máquinas de escrever e outros elementos são ótimos para decorar um casamento com essa características.

guardar
Foto: Duas Quintas

Como vê, existem diversos estilos de casamento para a época de inverno, que nunca imaginou. Tire partido da estação e organize um evento memorável.

Fique também a par das 5 tendências de decoração para 2019.  Se está a organizar o seu grande dia de casamento e procura inspiração, tem mesmo de as conhecer!

E para ajudá-la na organização 

Descarregue também o nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

a pajarita Convites
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Duas Quintas-Restaurante Restaurantes casamentos