Casar a uma sexta-feira ou a um domingo: uma ideia bem mais incrível do que imagina!

Casar a uma sexta-feira ou a um domingo: uma ideia bem mais incrível do que imagina!

Casar a uma sexta-feira ou a um domingo? Já pensou nessa possibilidade? Descubra as vantagens e perceba as razões!

Casar a uma sexta-feira ou a um domingo: uma ideia bem mais incrível do que imagina!
Foto: Luis da Cruz Photography
  • Pré-Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Noivos

Alguma vez tinha pensado na possibilidade de casar a uma sexta-feira? Ou, quem sabe, casar a um domingo? Sim, nós sabemos que a maioria dos casais escolhe o sábado para celebrar o seu casamento, quer seja por hábito, por lógica ou tradição. E os números não enganam: trata-se do dia da semana onde acontecem a maioria dos casamentos ao longo de todo ano. No entanto, e devido ao momento  difícil que o mundo está a viver, causado pela pandemia da COVID-19, a verdade é que o novo coronavírus está também a afetar o sector nupcial, sendo uma das consequências o facto de muitos noivos estarem a querer adiar o seu casamento. Por isso, a temporada dos casamentos será, certamente, alargada, e muitos serão os casais que iam casar na primavera a querer remarcar o seu grande dia para a época do outono ou até mesmo para 2021.

O que poderá acontecer perante esta intenção? A maioria dos espaços e demais fornecedores poderão já ter a grande parte dos sábados reservados para outros casamentos. Neste caso, a possibilidade de casar a uma sexta-feira ou a um domingo ganha, assim, uma nova perspetiva.

Por isso, hoje decidimos abordar este tema, reunindo argumentos que lhe demonstram que casar a uma sexta-feira ou a um domingo pode ser uma ótima ideia e até tem mais vantagens do que aquilo que imagina. Duvida? Ou até está a achar a ideia interessante por fugir ao convencional? Quaisquer que sejam as suas motivações, continue a ler. No final ficará convencida!

Vantagens em comum

Começamos por salientar as vantagens comuns de casar a uma sexta-feira ou a um domingo, para depois diferenciarmos as peculiaridades de cada um destes dias. Fique, então, com as vantagens que beneficia ao escolher um destes dias para trocar juras de amor com quem o seu coração escolheu para amar.

guardarnoivos a sair da igreja estilo vintage
Casar a uma sexta-feira ou a um domingo tem vantagens em comum. | Foto: Bruno Garcez Photography

1. Liberdade para reservar a data

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A primeira razão que nos leva a considerar uma vantagem casar a uma sexta-feira ou casar a um domingo é a liberdade de escolha de datas, pois, como já o dissemos, tratam-se de dias muito menos solicitados. Isto evitará muito stress e poderá escolher a data do seu casamento com mais calma e descontração, sem precisar de tanto tempo de antecedência.

2. Fornecedores disponíveis

Regra geral, ao casar a uma sexta-feira ou a um domingo, haverá menor procura de fornecedores por parte dos noivos, podendo, assim, contratar exatamente aquele profissional que sempre desejou para o seu casamento, mas que é sempre muito solicitado. Por seu turno, poderá ter mais opções disponíveis e, assim, não terá tanta dificuldade em encontrar um excelente profissional de maquilhagem, um fotógrafo fantástico, um lugar de celebração encantador, um catering excecional…E não vai ter a tristeza de ter de abdicar do seu favorito em cada uma destas áreas só porque não está disponível para a data do seu casamento.

Claro que, na situação atual, provavelmente a agenda dos mesmos estará mais preenchida, mesmo nestes dias menos comuns, e a sua disponibilidade será mais reduzida. Mas certamente que a flexibilidade será maior. Para melhor coordenar datas com fornecedores e todos os demais detalhes, o melhor mesmo é contratar um serviço de wedding planning, pois estes serão os profissionais indicados para libertá-la de todo o stress próprio da organização do casamento, sobretudo numa altura mais complicada, como a que estamos a viver agora.

guardarNoivos felizes, com o noivo num baloiço
Mais escolhas, menos stress, mais felicidade! | Foto: Luis da Cruz Photography

3. Opção mais amigável para o budget dos noivos

Geralmente os preços de um casamento a uma sexta-feira ou de um casamento a um domingo são mais acessíveis, pois são sempre dias menos procurados. O mesmo acontece quando se decide casar na chamada época alta ou época baixa, em que as variações de preços podem ser consideráveis, sobretudo no caso dos serviços de caterings e dos espaços (mas não só). Havendo sempre a considerar a oscilação proveniente do fator oferta versus procura, que na situação atual pode alterar-se, é bem possível que os descontos se mantenham, porque a “corrida” aos sábados manter-se-á certamente.

Leia também: Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis

4. Protagonismo praticamente certo

Ao escolher casar a uma sexta-feira ou casar a um domingo não terá de se preocupar tanto com a possibilidade da sua data coincidir com algum familiar ou amigo. O seu casamento será muito provavelmente o único celebrado a uma sexta-feira ou domingo entre os seus conhecidos, pelo que ninguém terá esse impedimento para comparecer ao seu grande dia. Por seu turno, também não terá de faltar ao eventual casamento que ocorresse no mesmo dia que o seu, e para o qual seria certamente convidada.

Leia também: Penteados para casamento: dos mais simples aos mais elaborados, para noivas e convidadas

guardarnoivos na praia noiva em destaque
O seu casamento será muito provavelmente o único celebrado nesse dia | Foto: It’s all about…

5. Um fim-de-semana extra para a sua família e amigos

Uma das melhores vantagens em casar a uma sexta-feira é poder partilhar o fim-de-semana com os seus familiares e amigos. Após o casamento, terá dois dias pela frente para poder estar com os convidados que vieram de fora, mostrar-lhes a cidade que serviu de destino e de palco do seu casamento, desfrutando da companhia de pessoas com quem, muito provavelmente, está muito poucas vezes. Pode também organizar mais atividades para os convidados, ou inclusive um brunch no dia seguinte, onde possam recordar momentos inesquecíveis do vosso grande dia.

O mesmo acontecerá se casar a um domingo: pode aproveitar para juntar todos os seus entes queridos um dia ou dois antes, e assim fazer um almoço em família ou até mesmo um estilo de jantar de ensaio – como é comum em muitos outros países – no qual todos se possam conhecer melhor.

E já reparou que, por este tempo extra, quer o casamento à sexta-feira como ao domingo é fantástico para destination weddings?

Casar a uma sexta-feira

Após verificarmos quais são as vantagens que têm em comum casar a uma sexta-feira ou casar a um domingo, vamos verificar as especificidades de dizer o “Sim” no final de uma semana de trabalho.

guardar
E dizer o “Sim” no final de uma semana de trabalho? | Foto: Luis da Cruz Photography

1. Mais tempo para descansar

Quando acordar na manhã seguinte e se lembrar que é sábado vai saber-lhe (muito!) bem. Ter dois dias extra para descansar é um verdadeiro privilégio, porque, acredite, vão fazer-lhe falta. Sobretudo se o casamento for de arromba! Sim, porque a uma sexta-feira tudo poderá ser feito com maior descontração, desde o momento da cerimónia, ao momento do corte do bolo ou da festa – que certamente durará até ao nascer do sol!  – porque todos saberão que vão ter dois dias para descansar. Por isso os convidados vão aproveitar a festa até ao fim, o que será também uma vantagem para quem vem de fora, já que terão mais tempo para recuperar dos excessos de um casamento inesquecível!

2. Convidados convictos

Provavelmente, muitos dos seus convidados vão precisar de tirar o dia de folga ou sair mais cedo do trabalho para poderem estar presentes no seu casamento. Aqui poderá ter duas vantagens: por um lado, saberá que quem irá ao seu casamento serão as pessoas que realmente querem partilhar consigo o grande dia; por seu turno, do lado dos convidados, estes poderão desfrutar de um dia extra no fim de semana para se divertirem. E quem não gosta de uma boa desculpa para festejar?

Um conselho: para facilitar a vida aos seus amigos e familiares, recomendamos que a cerimónia ocorra no local/cidade onde se encontram a maioria dos seus convidados.

Leia também: Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos

guardarconvidados do casamento
No seu casamento terá as pessoas que irão vibrar com o seu casamento! | Foto: It’s all about…

3. Um casamento mais intimista

Casar a uma sexta-feira pode ser uma excelente ideia para os noivos que desejam celebrar o seu casamento de uma forma discreta, intimista e familiar. Trata-se de um tipo de casamento muito recomendado para os casais com um estilo de vida mais contemporâneo!

4. Tempo de sobra para fazer as malas

Se casar a uma sexta-feira, pode planear ir de lua-de-mel na segunda-feira. Assim poderá contar com o sábado e o domingo para preparar com calma as malas e ultimar os detalhes da sua viagem. Não há nada pior do que começar uma viagem cansada! Assim evita o stress e o cansaço de viajar no dia seguinte ao casamento.

Leia também: A lua-de-mel perfeita para si e para o seu parceiro: 5 opções TOP!

Alguns conselhos para quem casa a uma sexta-feira

Um casamento que se realize à sexta-feira pode ser uma excelente opção, mas requer um grande poder de organização, quer por parte dos noivos, como dos seus convidados. Um dos fatores a ter em conta é avisar com grande antecedência todos os convidados, para que estes possam gerir muito bem as suas agendas, uma vez que a sexta-feira corresponde a um dia de trabalho para a grande maioria das pessoas.

Se acha que a maioria dos seus convidados não terá possibilidades de tirar o dia, tenha em conta as horas a que terminam a maioria dos trabalhos e utilize essa informação para marcar o horário do seu casamento, tendo em conta o tempo que os convidados demorarão a deslocar-se, o trânsito e a distância da igreja ao espaço da receção, por exemplo.

Casar a um domingo

Se casar a uma sexta-feira tem as suas especificidades, casar ao domingo não é exceção. Por isso, aqui ficam algumas considerações para quem está a pensar trocar juras de amor no final do fim-de-semana.

guardarNoivos igreja maravilhosa foto
Ao optar por sexta ou domingo poderá conseguir o local onde sempre sonhou casar | Foto: Lourenço Wedding Photography

1. Um dia de família, mais informal

Um casamento ao domingo remete ao almoço em família ou com os amigos, remete ao reencontro, à mesa cheia. Por isso, os casamentos ao domingo são geralmente realizados mais cedo, aproveitando em pleno a luz do dia, sendo um brunch ou um almoço perfeitamente adequados e (em princípio) nunca um jantar. Consequentemente, a etiqueta dos convidados poderá ser também um pouco mais relaxada, assim como todo o estilo de casamento. Até mesmo o modelo do vestido de noiva escolhido pela protagonista poderá ser mais informal, bem como os das convidadas, que apostarão certamente em modelos de vestidos de festa curtos ou com detalhes mais alegres e coloridos.

2. Celebrar o amor à luz do dia

Em Portugal a tradição é casar de dia, pela manhã e terminar o casamento à noite. Mas não acontece o mesmo noutros países e, por cá, também muitos noivos começam a optar por casar durante a tarde ou ao final da mesma, prolongando a festa até de madrugada. Casar ao domingo, no entanto, implica, quase necessariamente, que o casamento seja durante o dia, já que a maioria dos convidados terá de ir trabalhar no dia seguinte. E o que isso significa? Cerimónias e celebrações alegres e luminosas, aproveitando ao máximo as horas de luz natural. E se gosta de fotografias ao pôr-do-sol, façam o almoço e o convívio antes da cerimónia e casem ao pôr-do-sol, terminando a celebração num horário decente para as pessoas poderem regressar tranquilamente as suas casas.

guardarnoivos ao por do sol
A luz diurna ou do final do dia permite fotos fantásticas! | Foto: It’s all about…

3. Tranquilo para quem trabalha ao sábado

Embora muitos casais acreditem que, por casaram ao domingo, alguns de seus entes queridos não poderão ir ao seu casamento, e que, consequentemente, o número de convidados será menor, a verdade é que isso está longe da realidade, pois é bem provável que, entre os seus convidados, estejam pessoas que trabalhem aos sábados! Por isso, se  trocarem as alianças ao domingo, elas não terão de tirar o dia ou desistir de partilharem com vocês uma data tão especial. E lembre-se de que as pessoas que realmente vos amam estarão lá, ao vosso lado, independentemente do dia ou local em que for realizado.

Conselhos para quem pensa casar a um domingo

Algo importante para quem está pensar em casar ao domingo é analisar o perfil dos seus convidados: muitos trabalham ou estudam segunda de manhã? Tem muitos convidados que moram noutra cidade e precisam de regressar a casa no próprio domingo?

Procure também saber se no local do casamento haverá algum evento no dia anterior e se isso não irá atrapalhar a montagem da sua decoração. Deixe tudo muito bem esclarecido e programado com o espaço e com a sua decoradora ou wedding planner.

Leia também: Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou

guardarcasamento na praia
Os casamentos ao domingo podem ser mais informais | Foto: Bruno Garcez Photography

Agora que já sabe quais as vantagens de casar a uma sexta-feira ou domingo, pondere estas opções. Porque o seu dia vai ser um dia feliz, único e inesquecível. Tão especial, que vale a pena esperar. E, por ele, continuar a sonhar e a planear!

Talvez também lhe interesse:

 

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Luis da Cruz Photography Fotógrafos e vídeo
Bruno Garcez Photography Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Lourenço Wedding Photography Fotógrafos e vídeo