Como decorar a cerimónia do meu casamento em 5 passos

Muitos noivos acabam por dar mais atenção à decoração do local onde irá decorrer o Copo-d’água e a festa, esquecendo-se do espaço da cerimónia. Mas a atenção a dedicar a este espaço é também de vital importância, pois é um dos momentos altos do dia e acaba por ser uma espécie de teaser dos pequenos detalhes que os seus convidados poderão esperar do seu do casamento.

Já o dissemos muitas vezes: tudo começa com o convite. No entanto, a cerimónia é o primeiro contacto real dos convidados com o casamento e, por isso, deverá estar em perfeita sintonina com o estilo do mesmo, entendido como um todo. Assim, estamos mais uma vez aqui para ajudar, enumerando os 5 passos essenciais para saber como decorar a cerimónia, quer seja civil ou religiosa.

Passo 1. Escolher um lugar encantador

Sabemos que muitos casais já têm em mente um lugar especial onde vão querer celebrar o seu casamento. Por vezes, o local nem sequer cumpre com todos os requisitos considerados necessários para um evento perfeito, mas corresponde aos ideais de sonho dos dois, por todo o valor tradicional ou sentimental que o mesmo acarreta. Por isso, se é o seu caso, o seu espaço está escolhido e, assim, escolhido está.

Quinta d’Azenha. Foto: Helder Couto Photo

No entanto, se não tiver nada em mente e gostaria de celebrar um casamento espetacular, recomendamos que escolha um espaço único, que deixe todos os seus convidados literalmente de queixo caído. Porque o espaço, na realidade, é o primeiro passo para conseguir uma decoração à altura das suas expectativas, e nalguns casos, acaba mesmo por fazer “a maioria do trabalho”, pois, por si só, é altamente decorativo.

Foto: Efeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

No caso dos casamentos religiosos, as escolhas recaem geralmente nas igrejas e demais espaços sagrados (mesquitas, catedrais, capelas…), que brilham pela sua própria luz, graças aos elementos arquitetónicos, esculturais e pictóricos que os adornam. No entanto, é possível escolher locais diferentes, longe dos templos habituais, e assim organizar uma cerimónia incomum. Com efeito, e tal como acontece nos casamentos civis, também os parques, os jardins ou as praias podem receber este tipo de ritual, sem diminuir nenhuma da sua importância e acabando por surpreender.

Wendy Creating Moments. Foto: Film Art Team
The Wedding Wonderland

Já nos casamentos civis, o “improviso” é mais comum. Com efeito, tendo em conta que o juiz/notário pode acompanhar o casal até onde o mesmo quiser, para oficializar o seu casamento, os noivos preferem abdicar da frieza de uma sala do registo civil e viver o grande momento em espaços com maior beleza. Assim, entram em cena os ambientes naturais, sobretudo na primavera e no verão, mas também, nalguns casos, no outono e no inverno. E em todos eles, as flores, as cores e os elementos da natureza servem de base à decoração. Temos a certeza de que concorda connosco: o mar como pano de fundo ou as árvores de uma zona de bosque são perfeitos para receber uma cerimónia!

The Wedding Wonderland
The Wedding Wonderland
The Wedding Wonderland

Veja a nossa galeria com as ideias mais TOP para decoração de cerimónia.

Passo 2. Estabelecer uma paleta de cores

Quer estejamos a falar de casamentos civis ou religiosos, deverá existir um fio condutor no que diz respeito às cores escolhidas. Com efeito, tendo uma paleta de tonalidades pré-determinada, será mais fácil fazer a decoração com elementos que sigam a mesma linha, utilizando depois cores complementares.

Wedding planner e design floral – Ideias de Veludo. Foto: Parallax Fotografia

Para a determinação das cores, poderá basear-se no estilo do casamento e no próprio lugar da celebração, pois ambos darão ideias e permitirão estabelecer um modus operandi. A época do ano também se inclina mais para umas determinadas cores do que outras.

Por outro lado, também pode optar pelas cores da temporada. Se é daquelas pessoas que gosta de seguir a moda, já deveria saber que a Pantone Inc., a empresa de identificação cromática e criadora do standard de cores, revelou que o ultravioleta (Ultra Violet: 18-3838) é o tom de 2018.

Greenpic’k / Styling, decor & floral design

Essa escolha das cores do casamento será conhecida pelos seus convidados, pela primeira vez, através dos convites, pois já sabemos que eles funcionam como uma carta de apresentação e preview do que será possível encontrar no seu dia “Dia C”. Por isso, os diferentes elementos decorativos do casamento devem seguir a linha dos convites e vice-versa.

Pérola, Papel, Tesoura

Não perca: como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos.

No que diz respeito à cerimónia, pode utilizar os tons já escolhidos nas flores, nos laços, nas plantas e demais detalhes que acompanhem o momento.

Passo 3. Escolher as melhores flores

As flores são uma parte imprescindível na decoração de qualquer casamento, dando cor e alegria a todos os momentos que requerem adornos mais especiais.

Na cerimónia, as flores podem embelezar o espaço que antecede o corredor que conduz os noivos até ao altar, o próprio caminho (quer em casamentos civis, como religiosos) e o altar, bem como tornar mais divertido e colorido o momento após o “Sim, aceito!”, na saída dos noivos, já que é cada vez mais comum utilizarem-se pétalas de flores em vez de arroz para atirar aos recém-casados.

Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol
Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol
Foto: Fotolux. Local: Quinta do Hespanhol

Pode ainda fazer arranjos florais ou grinaldas de flores para decorar o altar, as mesas de assinatura ou até as árvores, se a cerimónia decorrer ao ar livre. Distribua-as também por vasos e cestas e opte por realizar a cerimónia em zonas ajardinadas, sempre que possível. As flores são também uma excelente opção para decorar as partes superiores e inferiores dos bancos e cadeiras, podendo ser distribuídas por vasos, etc. Na realidade, as possibilidades são infinitas!

Babka
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

bouquet da noiva também pode estar em consonância com a decoração floral do casamento, utilizando apenas algumas cores mais especiais para lhe dar um toque mais distinto.

Passo 4. Não esquecer os pequenos detalhes

Embora de vital importância, as flores, no entanto, já não auferem todo o protagonismo na decoração de um casamento. Deverão estar presentes, claro, mas são apenas mais um elemento. Isto porque, e embora sempre tenham existido muitos elementos que permitem uma decoração especial, durante os últimos anos foram sendo introduzidos muitos mais, intimamente relacionados com os estilos de casamento.

E hoje em dia, predominam os casamentos com estilos rústico, campestre, vintageboho, romântico e industrial, com elementos que para além de decorarem os locais da refeição e os jardins, também podem, obviamente, embelezar a cerimónia.

Foto: It’s all about…
Foto: It’s all about…
Foto: It’s all about…

Todos eles seguem um padrão, utilizado para fazer as escolhas decorativas, apesar de ser vital respeitar o espaço escolhido. Tomemos por exemplo os casamentos na praia, em que as cores devem ser mais suaves e as decorações mais simples, enquanto os casamentos no campo podem jogar com o excesso, sem saturar, com um estilo mais barroco e romântico.

De regresso à cerimónia propriamente dita, falemos em primeiro lugar dos altares, o espaço onde os noivos permanecem enquanto a sua relação é oficializada. No caso das celebrações ao ar livre ou em locais que não sejam igrejas ou outros templos sagrados, são muito utilizados grandes arcos, que podem ser rematados com flores e outros elementos naturais. Os noivos podem ainda aproveitar eventuais estruturas que possam existir no local, nomeadamente construções arquitetónicas de peculiar beleza, as próprias árvores, numa área arborizada, ou as rochas que decorem uma zona costeira…

Marry Me Eventos. Foto: João Almeida
Foto: 135 mílimetros

Ainda no que diz respeito aos altares, pode-se recorrer a mobiliário, como cadeiras, poltronas, mesas ou, até mesmo, à ausência de todos eles. No fundo, podemos utilizar tudo o que nos permite jogar com estilos mais modernos ou mais clássicos e utilizar peças de mobiliário adequado, para reforçar o carácter daquele lugar em particular e de todo o casamento. Por fim, nessa mesma área, podemos incluir diferentes objetos, tais como caixas de madeira, uma bicicleta, máquinas de escrever, lanternas, cubos e – claro!  – as flores.

Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

Veja também: decoração de casamento com velas: encha seu grande dia de luz!

Quanto à zona onde se irão sentar os seus convidados, há que ter em conta a comodidade, procurando o seu equilíbrio com a estética. Por isso, não exagere na decoração dos assentos, mas também não os deixe sem nada. Se quiser ser original, utilize uma superfície diferente, como poltronas, paletes ou fardos de palha, que brilham por si só e não precisam de decoração extra. No caso de usar cadeiras ou bancos, reforce-os com tecidos, laços e flores, que lhes deem um toque especial.

Quinta do Hespanhol. Foto: Tiago Silva Fotografia

Quanto ao corredor, não se esqueça de instalar pequenos detalhes que o tornem especial, sempre de acordo com a estação, o estilo do casamento e o horário. As flores, os laços, as lanternas, as pétalas e outros elementos engradecem a chegada do casal ao altar.

Entretanto, onde tudo começa, isto é, o local onde os convidados são recebidos antes de tomarem os seus lugares, é uma área cada vez mais cuidada. Aqui podem colocar-se pequenas mesas, com recipientes cheios de sacos com pétalas, arroz e papelinhos, bem como informações sobre o casamento. O sucesso é garantido! Para além disso, pode também utilizar diferentes elementos decorativos, como arcos com flores ou portas antigas, e nos dias quentes de verão, em casamentos ao ar livre, disponibilizar algumas bebidas frescas, dispostas de tal forma original que se tornam, também elas, elementos decorativos.

Quinta do Hespanhol. Foto: Clickt Photography
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeriaa
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

Não se esqueça também de decorar o ambiente em torno da cerimónia, com detalhes que contribuam para marcar a personalidade do casamento, seja no chão, em superfícies improvisadas ou até com elementos pendurados nas árvores. Se o casamento for celebrado numa igreja, tente fazer uso das flores para cumprir esse objetivo.

Foto: Efeito Espontâneo
Quinta do Hespanho. Foto: Nuno Ferreira Photography
Diamonds Weddings & Events

Passo 5. Utilizar a iluminação

Com o passar dos anos, a iluminação adquiriu um enorme peso enquanto elemento decorativo. Nas igrejas, as luzes costumam ser mais ténues, reforçadas pela beleza dos vitrais. Ao ar livre, a iluminação à noite ganha uma maior importância, pois nessa altura podemos usar lanternas, grinaldas com lâmpadas que se conectam entre tendas e árvores, velas e candelabros dispostos sobre as mesas ou no chão e diferentes pontos de luz, em diferentes suportes.  Ao longo do corredor que conduz os noivos ao altar, alguns sinais luminosos darão um toque bucólico ao conjunto.

Foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

Na Zankyou, e para a cerimónia, recomendamos uma luz ténue e alaranjada, contribuindo para criar um ambiente romântico e envolvente, repleto de magia!

E para ajudá-la na organização 

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Pode ainda organizar o seu casamento através do seu telemóvel com a Zankyou!

Faça já o download da nossa App!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou
Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou
Para a guiar na importante tarefa de decorar o vosso casamento, siga estes 5 passos vitais que lhe irão permitir conseguir o que quer, da forma mais simples!
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Siga estes 5 passos para escolher os atoalhados perfeitos para o seu grande dia. Não deixe este detalhe para a última hora!
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação