Como combinar os vestidos das damas de honor em 5 passos

Como combinar os vestidos das damas de honor em 5 passos

Anote as cinco dicas que temos para si e siga estes passos infalíveis, combinando na perfeição os vestidos das vossas damas de honor!

Como combinar os vestidos das damas de honor em 5 passos
Foto: It's all about...
  • Convidadas
  • Recomendações
  • Vestidos damas de honor
  • Damas de honor

Sabemos que a tradição de ter damas de honor no casamento, para nós em Portugal, é “importada”, mas a verdade é que está a conquistar cada vez mais noivas, que assim podem dar algum protagonismo às suas amigas do coração, que estarão ali ao seu lado, como sempre, mas agora num dia tão tão especial, a dar cor e beleza ao casamento, já que o visual de cada uma delas é pensado ao pormenor. Mas se antes a tradição mandava que as damas de honor se vestissem todas de igual, isso já está um bocadinho “demodê”. As tendências em casamentos trazem todos os anos muitas surpresas, inclusive no que diz que respeito aos vestidos para as damas de honor.

Por isso, a grande nova moda é combinar os vestidos das suas amigas com o seu, para que o conjunto seja harmonioso, sem que os vestidos tenham de ser exatamente iguais. Anote as cinco dicas que temos para si hoje e vai ver como será fácil fazer isso mesmo.

Passo 1. Escolha a sua paleta de cores preferida

Antes mesmo de escolher os vestidos e os seus respetivos designs, é importante que escolha uma paleta de cores que combinem entre si. Aposte nos contrastes entre as cores mais frias e cores mais intensas, por exemplo. Ou aposte em tonalidades diferentes de um estilo de cores, como as candy colors. O ideal é selecionar três ou quatro cores que, sendo diferentes entre si, combinem.

Veja também: Damas de honor: 10 coisas que TODAS devem fazer no dia do casamento dela!

guardar
Foto: Plumeria via Wendy Creating Moments
guardar
Foto: Plumeria via Wendy Creating Moments

Passo 2. Escolha um vestido que favoreça a silhueta de cada uma das suas damas de honor

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Conheça as silhuetas das suas damas de honor e os designs que melhor as valorizam. Use isto como ponto de partida na hora de as ajudar a escolher um vestido. Depois é só pedir o modelo certo na cor certa. Certifique-se, contudo, que elas gostam do vestido que escolheu para elas e que se sintam confortável com o seu corte e a sua cor.

Veja também a galeria com 93 vestidos de cerimónia compridos: modelos irresistíveis!

guardar
Foto: André Heller
guardar
Foto: André Heller

Passo 3. O poder dos contrastes

O mais fácil seria que todas as suas amigas usassem o mesmo vestido, claro! Mas essa tradição, muito popular nos EUA, não tem muita expressão em Portugal. E é bem mais divertido que os vestidos das damas de honor e da noiva combinem entre si, sem precisarem de ser necessariamente iguais. Não é fácil conseguir essa combinação harmoniosa e, por isso, a técnica mais simples é a do contraste. Quer ideias? Que tal um vestido com motivos florais para uma e um vestido com padrões geométricos para outra. Se o estilo do seu casamento for ousado e original, o contraste vai ficar giríssimo no altar. E como o seu vestido será branco e branco é uma cor neutra, pode dar-se ao luxo de arriscar um bocadinho mais com os vestidos das suas amigas.

Veja também a galeria com 73 vestidos de festa estampados: modelos repletos de cor e vida!

guardar
Foto: Khristian Snyder
guardar
Foto IG @truebride

Passo 4. Mix & Match

Não combine (por contraste) apenas estampas diferentes, combine (também por contraste) os tecidos dos vestidos. Texturas com relevo em oposição a texturas lisas, por exemplo. Mas dentro de tanto contraste, procure manter o mesmo estilo no design. Se o seu vestido de noiva for de estilo vintage, então os vestidos das damas de honor deverão sê-lo também, ainda que usem tecidos e padrões contrastantes. Se o seu vestido for mais moderno e vanguardista, os delas deverão sê-lo também.

Veja também: Como pedirem às vossas melhores amigas para serem vossas damas de honor? 5 ideias que as deixarão rendidas!

guardar
Foto: João Almeida
guardar
Foto: João Almeida

Passo 5. Combine diferentes decotes e comprimentos para os vestidos

Aqui jogue com a personalidade das suas amigas. Decotes mais ousadas para as mais atrevidas, decotes subidos e vestidos de saia longa e baloné para as que se sentem mais confortáveis com modelos discretos. Desde que tudo combine com o estilo do seu casamento.

Veja também: As melhores amigas: 23 momentos em que elas são absolutamente necessárias!

guardar
Foto: 135 mílimetros
guardar
Foto: 135 milímetros

Como vê, a forma como combina os vestidos das suas damas de honor entre si e com o seu é uma maneira muito engraçada de estilizar também o seu casamento e dar-lhe um toque mais pessoal.

Veja também o nosso vídeo que lhe vai dizer qual o papel da melhor amiga da noiva no casamento!

 

Talvez também lhe interesse:

 

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

WENDY Creating Moments Wedding planners
It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
André Heller Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!