Baby shower: o que é, quem faz, onde e quando é feito e porque você também tem de fazer um!

Muito popular no Brasil, Estados Unidos e em vários países europeus, o baby shower já é um um fenómeno em Portugal. E do que se trata? Não é mais do que uma pequena festa que as amigas da futura mamã organizam enquanto esta ainda está grávida. A ideia é celebrar o bebé e encher a mãe de mimos e prendas. E há lá melhor coisa para se celebrar?

Foto via Shutterstock by Kzenon

A este fenómeno aderem cada vez mais portuguesas, inclusivamente inúmeras famosas, como foi o caso de Mia Rose, por exemplo, mãe do pequeno Mateusfruto do seu casamento com Miguel Cristovinho, que, em Fevereiro, partilhou as fotografias seu baby shower.

Baby Shower do pequeno Mateus, filho de Mia Rose & Miguel Cristovinho. Foto via Instagram
Baby Shower do pequeno Mateus, filho de Mia Rose & Miguel Cristovinho. Foto via Instagram

A festa pode assumir vários contornos diferentes. A ideia é ser apenas um pequeno lanche, brunch ou slunch organizado em casa da futura mamã quando ela está grávida de seis, sete, oito ou nove meses ou antes, se já se souber o sexo do bebé! Pode também ser uma festa temática. O importante é haver bolos na mesa e uma decoração especial feita a pensar no futuro bebé. Cada convidada leva um pequeno presente para dar as boas-vindas à criança que vem a caminho. Veja aqui quais os 5 melhores presentes para oferecer às futuras mamãs.

Foto: Atmosfia
Photo by rawpixel on Unsplash

A tarefa de organizar a festa recai sobre uma das amigas da futura mamã. Pode ser a própria a tratar de tudo ou confiar na ajuda de uma event planner. Normalmente pautam-se pela criatividade na decoração, com pequenas mascotes do imaginário infantil a fazer as vezes de bolo e bolachas, por exemplo, e pelos sabores doces à mesa. Simples assim.

Bolinhos à medida

Mas você pode assumir para si a tarefa da organização. Espreite no Pinterest, por exemplo, alguns tutoriais de como fazer bandeirinhas em cartolina, paper tassels ou outras decorações engraçadas e fale com um serviço de catering eficaz para os bolos, cupcakes e outras sobremesas que convém ter nesta festa. Já espreitou as sugestões da Bolinhos à Medida para baby showers? São tão bonitas quanto tentadoras…

Bolinhos à medida
Bolinhos à medida. Foto: Atmosfia
Bolinhos à medida
Bolinhos à medida. Foto: Atmosfia

Não se esqueça ainda do convite. Poupe alguns euros e envie por email. O baby shower é uma festa que dispensa a maioria das formalidades de um casamento ou outro evento de ordem maior. Por isso, se quiser poupar alguns euros, faça-o aqui.

Igualmente importante é criar uma lista de presentes para as convidadas oferecerem à futura mamã. Assim, evitam-se as prendas repetidas e as prendas e outros dissabores. É que é muito difícil sair de casa e andar de loja em loja a trocar as prendas quanto estamos grávidas de sete, oito ou nove meses, não acha?

Memories Fotografia
Foto: Memories Fotografia

Pode fazer o registo nas lojas preferidas da mamã ou usar uma das listas online. Adapte as listas de casamento da Zankyou e use esta ferramenta gratuitamente. Lembre-se que a futura mamã pode converter as prendas em dinheiro e isso vai facilitar-lhe imenso a vida. Sabe o que seria um presente ideal? Que tal uma sessão fotográfica profissional em que a mamã e o papá são fotografados juntos enquanto o bebé ainda está na barriga da mãe?

Foto: Momento Cativo
Foto: Momento Cativo
Foto: Momento Cativo

Está grávida ou tem uma amiga com um bebé a caminho? Comece já a planear o baby shower. Boas festas!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Quinta D'Azenha. Créditos Helder Couto Photo
Decoração de interiores vs decoração de exteriores
Na decoração de um casamento vale-nos a capacidade artística dos profissionais da área. Em casamentos outdoor ou indoor, o importante é a originalidade e a promessa de um cenário idílico para dar o "sim"
Flores, flores e mais flores
Decoração de casamento 2018: 5 tendências que a vão surpreender
Porque celebrar o amor merece uma comemoração à altura, a decoração do espaço é um dos aspetos mais importantes do planeamento da cerimónia!
Aqueduto Eventos
Flower power: 5 tipos de pormenores florais que tem mesmo de ter no seu casamento!
A "primavera" está a chegar e promete ser florida. Não pode deixar de apresentar estes elementos florais no dia do seu casamento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação