Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos

O casamento é sempre para os noivos. São eles as estrelas do grande dia, cuja recordação permanecerá para sempre nas suas memórias (quer tudo corra como planeado ou não). No entanto, o casamento também pertence aos convidados, já que todas as escolhas, nomeadamente o ambiente, a gastronomia e a música  – e só para citar alguns itens importantes – são realizadas para satisfazer o maior número possível de pessoas. Além disso, os convidados acabam por ser os responsáveis por determinar, no final, se o vosso casamento foi um sucesso ou um fracasso. Por isso, é importante agradecer a presença de pessoas tão especiais e proporcionar-lhes uma boa lembrança do vosso grande dia. Todas elas merecem um detalhe que possam levar para casa e que nós vamos, hoje aqui, ajudar a escolher mediante estes 5 passos:

Passo 1. Ter em conta o estilo do casamento definido

O mais importante e lógico é que o vosso casamento respeite os paradigmas que estabeleceram no início da organização. Por isso, tudo deve corresponder a um estilo comum, já que não faria qualquer sentido, por exemplo, escolher um vestido clássico com um catering de vanguarda. Assim, as lembranças de casamento devem seguir a mesma linha, sem se destacarem negativamente na percepção dos seus convidados, que, muito provavelmente, terão uma ideia do vosso casamento e dos seus elementos, isto é, facilmente identificarão o estilo do mesmo. Este será determinado pela vossa personalidade, que também será certamente conhecida por todos se for muito marcada ou radical (os boémios ou os tradicionalistas conhecem-se a quilómetros de distância!).

Créditos: Quinta da Azenha | Fotografia: Hélder Couto

Em todo o caso, o mais importante é que a lembrança de casamento para os seus convidados seja especial e reflita a vossa personalidade enquanto casal, os vossos hobbies, a vossa essência, filosofia de vida…Parece difícil, mas tudo isto é possível com uma simples lembrança, que também poderia fazer referência à vossa história de amor.

Créditos: Quinta da Azenha | Fotografia: Hélder Couto

Passo 2. Definir o orçamento

Já sabe que o orçamento é um elemento chave para a organização de qualquer casamento. Por isso, estabeleça critérios para saber quais os itens mais importantes para o seu grande dia. Se o seu orçamento não for muito elevado, dedique os seus esforços aos grandes elementos – como a indumentária (vestido de noiva e fato do noivo), o lugar da celebração ou o catering  – e diminua os gastos em pequenos itens, como as lembranças. Neste sentido, o DYI (Do It Iourselftem vindo a ganhar espaço nos últimos anos e, quase sempre,  faz sucesso entre os convidados. Neste tipo de detalhe é possível ver a dedicação dos noivos, o toque especial que os “trabalhos manuais” ou o toque “caseiro” imprimem a este tipo de produtos. Muitos noivos optam, por exemplo, por preparações gastronómicas com uma etiqueta personalizada para o grande dia.

Surpreenda seus convidados com Lembranças de casamento DYI: ideias fantásticas e fáceis!

Créditos: Quinta da Azenha | Fotografia: Hélder Couto

Se, caso contrário, o orçamento não for um problema, existem diversas possibilidades – algumas de luxo – que podem funcionar muito bem com qualquer tipo de público. Embora este presente não tenha o componente especial do “manual”, o investimento e a produção do presente conquistarão qualquer pessoa.

Mercearia da Joana
Eventos & Sonhos – Lembranças


Passo 3. Transmitir uma mensagem

Já repetimos milhões de vezes que a personalidade é muito importante para qualquer aspeto e momento das nossas vidas e o vosso casamento é dos momentos mais importantes das vossas. Por isso, procurem fugir de convenções e dos presentes tradicionais e tentem transmitir uma mensagem com a vossa marca aos convidados.

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photograph

Para reforçar o que já dissemos anteriormente, podem optar por uma lembrança que espelhe a vossa história de amor e se converta também em algo especial para os convidados. Uma foto vossa com uma mensagem bonita, uma montagem fotográfica, uma pen drive ou CD com as vossas músicas favoritas ou algum item feito por vós que diga muito sobre vocês enquanto casal.

PAW- Photo Art & Wood

A imaginação é o limite, mas sabemos que, por vezes, nem sempre colabora. Por isso, se quiserem transmitir uma mensagem poderosa, recomendamos que recorram ao presente solidário para ajudar os mais necessitados através do vosso casamento. No próximo ponto, explicaremos como funciona.


Passo 4. Tipos de lembranças de casamento

A escolha das lembranças de casamento merece tempo e dedicação. Se lhes quiser dar um significado especial, pode sempre personalizar cada uma delas, de acordo com cada convidado, pensando especificamente na pessoa a quem a vão oferecer. Pode ser algo tão simples como uma pequena carta, com algumas linhas a falar sobre o quão especial esse amigo/parente tem sido para vocês ou para o vosso relacionamento. Também há noivos que, em vez de entregarem CDs ou pen drives com suas músicas preferidas, compilam uma série de hits que relembram cada um dos convidados. Mais uma vez, esta é uma opção de lembrança especialmente dedicada e personalizada. Os convidados, obviamente, apreciam muito este tipo de detalhes.

Fotografia: It’s all about….

Outra lembrança típica, e que já citamos anteriormente, é uma lembrança que fala sobre o casal, da sua história, de seus momentos favoritos… Nessa opção, a lembrança tem o papel de “guardar” o casamento (ou a história de amor) num baú de lembranças dos convidados. Se essa lembrança é visualmente bonita, com certeza ós seus familiares e amigos não pensarão duas vezes e poderão usá-la como item decorativo nas suas casas. Podem ser fotografias, canecas ou objetos especiais de decoração.

Mr Wonderful

lembrança solidária é fantástica para emocionar os seus convidados e, ao mesmo tempo, apoiar grandes causas desenvolvidas por ONGs. Esta lembrança é uma prova de que o dinheiro que normalmente é usado para presentes pode ser investido numa causa. Sem dúvida, uma das melhores maneiras de ajudar e de gastar dinheiro.

Grupo de Ação Social do Porto

As lembranças artesanais – e mais tradicionais – que sempre funcionam são também os doces confecionados pelo próprio casal ao estilo DIY (ou algum conhecido mestre nesta matéria). Muitos casais apostam nas geleias e doces caseiros, bolachas, mel ou vinhos personalizados para a ocasião, com rótulos impressos especificamente para o dia.

Beesweet … More than Honey, Lda

Tradicional no Brasil, mas já com muitos fãs em Portugal estão também os bem-casados e os brigadeiros, que são não só uma doce lembrança, mas visualmente uma lembrança muito bonita.

Brigadão
Muguet – Bem Casados

Entretanto, outra ideia que também se tornou viral nos últimos tempos é a oferta de presentes úteis, que vão desde óculos de sol a chinelos e sandálias simples, passando pelos cadernos ou diários típicos. Desta forma deixam-se para trás os presentes que iam diretamente para a gaveta lá de casa, tornando a vida um pouco mais fácil para o convidado, mesmo que seja apenas de uma forma simbólica.

Eventos & Sonhos – Lembranças

Por outro lado, restam-nos as lembranças tradicionais: charutos ou uma garrafinha de vinho ou licor para eles; pulseiras, brincos, adereços para o cabelo, saquinhos de cheiros para a roupa, etc., para elas.


Passo 5. Conselhos do Zankyou

Nós aqui na Zankyou tentamos promover a filosofia de não diferenciar os géneros nas lembranças de casamento, pois nunca sabemos quem vai gostar mais de uma coisa ou de outra. Para evitar conflitos, o melhor é oferecer lembranças que possam agradar de igual forma a todos.

Amor de Chocolate

Também reforçamos a importância de oferecer uma lembrança útil. Porque, na verdade, as lembranças devem ter uma função além de enfeitar as gavetas!

No fundo, a lembrança de casamento perfeita seria aquela que abarcaria toda as funções que expusemos, para além de ter o papel de uma recordação. Por isso muitos noivos recorrem aos tais produtos gastronómicos com etiquetas ou outros elementos decorativos relacionados com o dia, que se possam também guardar como recordação. Uma planta, por exemplo. As suculentas estão muito na moda. E, assim, certamente, terá sucesso.

Mia Luzia

Faça o nosso teste e descubra que tipo de lembranças de casamento são as ideais para si!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Saiba como escolher as joias para o seu casamento em 5 passos para conseguir o resultado perfeito e brilhar como nunca no seu grande dia!
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!
Como escolher o penteado e a maquilhagem para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o penteado e a maquilhagem para o meu casamento em 5 passos
Já pensou no penteado e na maquilhagem que vai querer usar? A verdade é que são tão, ou mais, importantes do que o próprio vestido para um look de arrasar.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação