Plantas como lembranças de casamento: quem não gosta?

As flores são lembranças super queridas e bastante inovadoras, que refletem a preocupação dos noivos com a natureza e meio ambiente. As plantas podem ser oferecidas de várias formas e cada uma com o seu próprio significado, nomeadamente com mensagens amorosas (alegres ou românticas). Assim, hoje trazemos-lhe várias formas de presentear os seus convidados com flores e plantas: eles vão adorar! 

Foto: João Almeida | Decoração: Mary me Eventos

Lembranças com significado

Para expressarem os sentimentos que não podiam ser revelados publicamente, na época vitoriana os amantes trocavam flores e arranjos para se declararem. Esta forma de comunicação com flores surgiu durante esta época, dando um significado próprio a cada uma destas plantas. Saiba quais são as mais utilizadas nos casamentos e escolha a que melhor representa os sentimentos dos noivos!

Créditos: Diamonds Weddings & Events | Foto: Pedro Bento

Rosas

Em termos de popularidade, as rosas apresentam-se no topo da lista, principalmente quando se trata de casamentos! Dependendo da cor o significado varia e, entre elas, 3 transmitem sentimentos referentes à amizade! Nomeadamente:

  • Cor-de-rosa: transmite afeto, ternura, companheirismo e o tom mais claro tem uma forte ligação com o amor.
  • Amarelas: ligadas à alegria e à satisfação. Em casamentos e outras celebrações, são utilizadas para festejar o amor entre amigos.
  • Brancas: significam pureza e inocência e demonstram que os laços entre o casal e os convidados são fortes, verdadeiros e duradouros.

Saiba como escolher as flores do casamento em 5 passos.

Créditos: Momento Cativo
Vasos com mini rosas
Créditos: Le Petit Vert. Foto: Gustavo Gaiote

Amor Perfeito

Esta flor reflete, na perfeição, as sensações e sentimentos ligadas ao momento do casamento! Para perceberem o poder desta flor, na Idade Média servia como base para a realização de poções do amor, pois acreditava-se que ela possuía a capacidade de chegar ao coração dos homens. Associada a um amor inesquecível e poderoso, transforma-se numa lembrança linda e romântica para oferecer aos seus convidados.

Vasinhos de amor perfeito
Foto: Jessamyn Harris

Margaridas

Simpáticas e graciosas, as margaridas são normalmente utilizadas para fazer os ramos e decorações de casamento de estilo rústico e descontraído, transmitindo uma sensações de alegria e bem-estar. Ligadas a vários significados, como a paz, juventude, inocência e pureza. São também consideradas, por muitos, um símbolo de afeto e bondade.

Saquinhos de juta com margaridas
Créditos: Le Petit Vert. Foto: divulgação

Pimenta

E, para os mais afrodisíacos e atrevidos, esta é uma ótima opção. A pimenta possui pequenas e delicadas flores que costumam ser oferecidas quando já têm os seus frutos em tons vermelhos e amarelados. Para muitos é como um amuleto, uma vez que o seu significado está ligado à energia positiva, proteção e prosperidade. Uma lembrança que faz muito sucesso entre todos os convidados.

Vasinhos de pimenteiras
Foto: Raoni Aguiar Fotografia

Suculentas

São, sem dúvida, as plantas que mais sucesso têm quando falamos de lembranças de casamento. São linda e fáceis de cuidar e são, também, consideradas protetoras. Algumas possuem flores e estão relacionadas com a persistência, vitalidade e libertação de sentimentos e emoções. Quer como lembrança, quer como parte integrante da decoração, as suculentas são um sucesso em qualquer casamento!

Veja ainda: Lembranças de casamento DYI: ideias fantásticas e fáceis!

Créditos: Casa Stop Eventos
Créditos: Casa Stop Eventos

Apresentação

As plantas já possuem a sua beleza natural. No entanto, pode apostar em apresentações diferentes de forma a criar mini jardins, que se envolvam de forma harmoniosa com a decoração escolhida para o seu grande dia. Veja algumas das sugestões que temos para si com ideias inovadoras                                                             

  • Plantadas

As flores plantadas podem ser apresentadas em vasos de barro e cerâmica ou então pequenos baldes, jarros de vidro e até mesmo chávenas, de forma a conseguir um visual diferente do habitual. Os vasos podem ser envolvidos em sacos de pano ou serapilheira, fitas e papelaria personalizada desenvolvida de acordo com a identidade visual do casamento.

Créditos: Casa Stop Eventos
Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia
Balde com suculenta
Foto: Picotte Weddings
  • Vasos

Os vasos com flores são uma ideia bastante romântica e ideais para os casais que querem oferecer lembranças sofisticadas e elegantes. Para além de lembranças, estes vasos irão fazer, certamente, parte da decoração da casa dos seus convidados por isso, invista em peças com um design interessante em cores neutras ou com transparências.

Não perca: Mesa com as lembranças de casamento: 7 ideias realmente originais!

Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia
Martha Stewart Wedding. Foto: divulgação
Créditos: Martha Stewart Wedding. Foto: divulgação
Foto: Jen Rodriguez Photography
Foto: Jen Rodriguez Photography
  • Ramos

Esta é uma sugestão nova, um conceito inovador e ainda pouco utilizado nos casamento. Têm a vantagem de serem fáceis de fazer, podem ser disposto em cestos, baldes ou sobre as mesas da receção. Se quer algo diferente do convencional esta opção é ideal para si. 

Foto: Clayton Austin
Foto: Clayton Austin
Foto: OneLove Photography
Foto: OneLove Photography
  • Sementes

Semear o amor. As sementes de amor perfeito são perfeitas para oferecer aos seus convidados e têm todo o significado para um dia como este. No entanto, pode oferecer sementes de outras flores, ervas e até mesmo frutas e legumes. Pode inovar no packaging e optar por kits com vasos e cartões personalizados ou em tubos de vidro e envelopes. Uma pitada de originalidade na sua decoração está garantida. 

Kit sementes
Créditos: Dom Bosco Convites e Lembranças. Foto: divulgação
carrinho de mão com sementes
Foto: Freshly Bold Photography
Tubinhos de ensaio
Foto: Rebecca K Photography

Para além de bonitas e originais, estas lembranças são fáceis de fazer e podem ser feitas pelos próprios noivos. Para além de ser um presente de baixo custo, terá ainda mais significado ao ser elaborado pelo casa. As plantas são um presente ideal e, temos a certeza, que os seus convidados vão amar!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Tiago Valente
Surpreenda os seus convidados com estas lembranças de casamento incríveis
Tome nota destas 10 coisas que pode oferecer na festa, certamente os seus convidados jamais vão esquecer!
Brigadão
Lembranças de casamento no Porto: a forma mais deliciosa de brindar os seus convidados
Hoje, apresentamos-lhe algumas propostas de lembranças de casamento no Porto que serão uma das 7 maravilhas para os mais gulosos.
Como organizar um casamento ecológico em 5 passos
Como organizar um casamento ecológico em 5 passos
A ecologia está na moda e não deveria ser assim. Devido aos problemas ambientais que o mundo sofre a todo o instante, essa prática deveria ser um hábito, algo inerente à sociedade. com um casamento que respeite o meio ambiente, todos nós ganhamos. Descubra como organizá-lo em apenas 5 etapas!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação