Como agradecer aos seus convidados em cinco passos

Como agradecer aos seus convidados em cinco passos

O amor existe em todas as formas e pelas mais diversas razões e pessoas. O agradecimento é uma maneira de reconhecer o amor que tem por elas. No caso dos seus convidados, nada como agradecer a presença deles no seu casamento, seguindo estes cinco passos

  • Protocolo

Apesar de os noivos serem os protagonistas do casamento, nada faria sentido sem os atores secundários, aqueles que dão apoio e marcam pela sua presença (preciosa). Referimo-nos, como não poderia deixar de ser, aos convidados. É por isso que estes também devem ser tidos em conta, na organização de uma boda. Assim, o local perfeito, o incrível banquete e a festa devem ser pensados para agradá-los. E há um pequeno detalhe que não pode ser esquecido, o agradecimento! Afinal, todos investiram tempo, dinheiro e entusiasmo para acompanhar os noivos no Grande Dia. Eles merecem um gesto de reconhecimento. Concorda?

Saiba como agradecer aos convidados do seu casamento em cinco passos:

Passo 1. Mensagens escritas

Primeiro, você deve pensar bem no que escrever ao seu convidado. Podem ser palavras padrão, dirigidas a todos os presentes, um gesto que será apreciado, mas que acabará passado despercebido… Ou uma mensagem personalizada, exclusiva para aquela pessoa tão especial, que aceitou o seu convite. Assim, a memória permanecerá para sempre. Além de ficar muito feliz com o seu gesto, o convidado vai guardar esse seu gesto (em forma de carta) para o resto da vida.

guardar
Photo by Manuel Cosentino on Unsplash

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Mas as mensagens escritas não têm de ser escritas só em papel. Você pode escrever ou imprimir um texto de agradecimento em qualquer plataforma, desde que o faça de forma criativa e eficaz. Neste caso, nem é necessário que sejam mensagens personalizadas, mas amostras de afeto espalhadas por toda a festa e usando superfícies diferentes. Algumas noivas até bordam ou imprimem palavras de gratidão nos guardanapos, tanto para pessoas específicas, como para o conjunto dos convidados. Outras optam por colocar doces na mesa, com palavras de carinho.

guardarAguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

Outra maneira de recorrer a mensagens escritas é escrevendo-as em vários elementos do espaço, como se fizessem parte da decoração. Escreva mensagens em fotografias dos convidados e coloque-as em diferentes pontos do local. Com esse detalhe, todos se sentirão parte do Grande Dia e, acima de tudo, da sua vida.

Como opções para depois do casamento, o cartão de agradecimento é o mais procurado, embora nem todos os noivos o escolham. Recomendamos que o tenha em consideração, porque é uma surpresa fantástica para o convidado, que se sentirá importante e amado. Se escolher este tipo de agradecimento (a posteriori), tire proveito das fotografias que você própria tirou no dia da boda, e envie-as com mensagens no verso. Com a memória da imagem, esse detalhe ganhará muito mais força.

Passo 2. Música e danças

Nada como uma boa música para pôr todos a mexer! Não é por isso de estranhar que esta forma de agradecimento seja das mais divertidas. Os ‘flashmobs‘, por exemplo, continuam a gerar surpresa, ainda mais se forem os noivos a organizá-los. Sem falar que têm muito mais valor e os convidados reconhecerão o esforço e sentimento de gratidão do casal. Por outro lado, se você cantar ou tocar bem um instrumento, pode sempre dar um show exclusivo para os seus convidados. Caso contrário, pode sempre mandar compilar, num disco em vinil (very trendy) ou num CD, uma série de temas que lhe lembrem cada um dos convidados. Eles vão saber identificá-las e sentir-se-ão reconhecidos. A emoção saltará à vista, de certeza! Claro que este tipo de agradecimento não terá lógica para todos os convidados, mas você pode sempre fazer uma seleção. A ideia é personalizar o seu agradecimento, conforme o convidado. Para um pode ser assim, para outro, pode ser com uma dança ou cantiga e para outro uma mensagem escrita é suficiente. O importante é que não se esqueça de nenhum!

guardarGroovebox - Selective Entertainment
Groovebox – Selective Entertainment

Passo 3. Vídeos

É costume os noivos serem surpreendidos com um vídeo emocional do seu relacionamento. De tal forma, que já nem é tanto uma surpresa. Então, por que não fazer ao contrário? Desta vez, serão os noivos a criar um vídeo de agradecimento aos convidados. Se esta opção lhe agrada, tente trabalhar no material que tiver para não parecer muito amador. Se for muito difícil, peça ajuda a um profissional para gravá-lo e editá-lo, a fim de alcançar um resultado aceitável. Outra maneira de agradecer com vídeo é recorrendo a imagens do próprio dia da boda. Pode ser com planos (improvisados) da cerimónia e do banquete – um esboço audiovisual que vai animar a festa. As pessoas vão achá-lo divertido e ter uma nova perspetiva quanto à sua presença no casamento. Parece-lhe bem?

guardarFilipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

Passo 4. A lembrança

… Ou melhor, o presente habitual, que é entregue no final do casamento, e que pode ser DIY (feito por si mesma) ou por alguém com talento para o artesanato. Pense num presente bonito, útil e, já agora, original. As opções elegantes e simples são, por exemplo, sacos de pano de serapilheira com um produto típico da sua zona de residência, uma garrafinha de compota caseira, velas perfumadas, chávenas com mensagens positivas… You name it! O importante é que a lembrança venha com uma mensagem (mesmo que indireta) do quão grata está pela presença desse seu amigo ou familiar.

guardar
Casa Stop Eventos | Foto: Slcasamentos

Outros presentes possíveis são joias e acessórios, como pulseiras, brincos ou enfeites de cabelo, mas também sabrinas, para que as suas convidadas se livrem dos saltos naquela noite. Estas são uma forma de dizer: “liberta-te. Comigo não tens de te sentir presa nem desconfortável”.

Você também pode montar uma mesa com detalhes diferentes para os convidados escolherem os seus próprios presentes. Estes tendem a ser pequenos gestos de gratidão de pouca utilidade que, ao mesmo tempo, servem para manter uma bela lembrança do casamento.

guardarCréditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Clickt Photography
Créditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Clickt Photography

Passo 5. Conselho Zankyou

Há muitas maneiras de agradecer aos seus convidados, mas recomendamos que escolha detalhes mais pessoais. Não é preciso fazê-lo sozinha, mas tenha em mente que estes detalhes mostram sempre um maior grau de envolvimento na sua escolha. Pode parecer clichê, mas as coisas materiais nem sempre funcionam tão bem quanto as sentimentais, aquelas que são elaboradas com o coração. Mesmo que você tenha de pedir ajuda a profissionais, os detalhes como a música, mensagens escritas e vídeos exigem mais trabalho, mas geram muito mais entusiasmo nas pessoas. E, como os presentes nunca serão excessivamente caros, uma vez que você precisa satisfazer um grande número de pessoas, é melhor atingi-las da forma mais profunda. “Acerte-lhes” no coração!

guardarHelder Couto Photo
Foto: Helder Couto Photo

O amor pelos familiares e amigos é tanto que você tem de lhes agradecer… Agradecer por existirem e por fazerem parte do dia mais importante da sua vida.

E para o fazer, nada como os surpreender!  Aqui ficam as ideias mais originais de presentes para convidados de casamento:

E agora, atenção que há sete aspetos que ficarão na memória dos seus convidados de casamento para sempre. E, pelo sim, pelo não, saiba como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
Filipe Santos - Fotografia Fotógrafos e vídeo
Quinta do Hespanhol Quintas casamentos
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo