Vietnam: uma cultura milenar ao serviço das melhores luas-de-mel

Vietnam: uma cultura milenar ao serviço das melhores luas-de-mel

Paisagens espetaculares, belas praias, excelente gastronomia e muitas histórias para encher de vida a sua lua-de-mel.

Vietnam: uma cultura milenar ao serviço das melhores luas-de-mel
Foto via Shutterstock: Chanwit Whanset
  • Destinos Lua-de-Mel
  • Conselhos
  • Recomendações
  • International
  • Msn
  • Noivos
  • Casados de fresco
  • Felicidade
  • Vietnam

O Vietnam é uma das joias do Continente Asiático. A sua cultura é milenária e conjuga-se perfeitamente com a sumptuosidade de todo o seu ambiente e envolvência. Apesar de muitos turistas do mundo inteiro já terem descoberto os seus encantos, o país continua a ser um lugar magnífico para luas-de-mel inesquecíveis.

No Vietnam vai poder explorar com a sua cara-metade todos os ambientes, viver milhões de experiências e alegrar os sentidos. Praias, paisagens verdejantes de tirar o fôlego, uma gastronomia de topo e gentes maravilhosas: esta terra dispõe de tudo e de umas quantas surpresas mais!

O Vietnam

A história do Vietnam durante a segunda metade do século XX é sobejamente conhecida, mas ao longo da sua vasta História o país sofreu muitas variações ao nível político, cultural e social. Por isso é uma terra onde é possível encontrar uma evidente mistura de culturas, que influenciam a sua atual imagem e sentimentos, sendo o budismo a sua religião predominante (até 84%).

A sua geografia está cheia de contrastes: apesar de a sua superfície ser 40% montanhosa, também se destaca por outras distintas paisagens, como o Delta do Rio Vermelho e o Delta do Rio Cuu Longy. Assim, o país desfruta de todos os tipos de ambientes, desde florestas frondosas até enormes e paradisíacas praias e outras belezas como a Baía de Halong, uma enorme baía mágica localizada no litoral norte e declarada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Para além disso, o seu clima de tropical de monções permite desfrutar melhor de todos os seus lugares.

Leia também: A lua-de-mel perfeita para si e para o seu parceiro: 5 opções TOP!

guardarBaía de Ha Long
Baía de Ha Long no Vietnam | Foto via Shutterstock: PhotoRoman

Núcleos urbanos: Hanói, Hôi An e Đà Nẵng

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Hanói é a capital do Vietnam. O caos que a caracteriza é o principal ponto em comum com as grandes cidades do sudoeste asiático, apesar de podermos afirmar que existe alguma ordem no meio de toda a confusão. Um exemplo claro é a organização das ruas por profissões e demais atividades, que facilitam a vida aos seus habitantes e visitantes, de uma forma original.

Como seus principais centros de interesse destacam-se o lago Hoàn Kiếm Lake, o passeio pelo Templo da Literatura, o Mausoléu de Ho Chi Minh e a Catedral de São José de Hanói. Para além disso, conte com os arredores da cidade, caracterizados por ambientes únicos e mais naturais, igualmente inspiradores.

Leia também: O que levar para a sua lua-de-mel? O SIM e NÃO de uma mala perfeita

guardarHanoi Photography Vista panorâmica de Hanoi
Hanói é a capital do Vietnam | Foto via Shutterstock: Hanoi Photography
guardarVietnam homem num barco num lagoa com nenufares
Os arredores da cidade são caracterizados por ambientes únicos e mais naturais | Foto via Shutterstock: John Bill

De qualquer forma, e apesar do esplendor que a capital detém, uma das cidades mais bonitas do Vietnam é Hôi An. Os seus 2000 mil anos de história, que carrega orgulhosamente às costas, tornou-a num espaço encantador da cultura vietnamita. A cidade é autêntica e colorida, mantendo-se imbuída pelos ecos do passado. Por isso, é extremamente agradável e estimulante dar um passeio pelo seu centro, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, bem como apreciar lugares emblemáticos como a Ponte Japonesa Coberta, o templo de Quan Cong e as casas antigas (das quais se destacam as de Phung Hung, Quan Thang e Tan Ky). Para além disso, apesar de toda a cidade se iluminar de uma forma especial durante todo o ano, seria interessante organizar a sua viagem de forma a poder presenciar o Festival das Lanternas na Lua Cheia, no qual são apagadas todas as luzes artificiais, mantendo-se apenas acesas algumas lanternas chinesas em determinados pontos estratégicos.

guardarHôi An Vientam casinhas com rio com embarcações
Uma das cidades mais bonitas do Vietnam é Hôi An | Foto via Shutterstock: Romas_Photo
guardar cidade de Hôi An Vietnam à noite
A cidade de Hôi An ilumina-se de uma forma especial durante todo o ano | Foto via Shutterstock: Michal Jastrzebski

Para passar uns dias maravilhosos em Hôi An, o Palm Garden Resort é uma das opções, situando-se na primeira linha de Cua Dai Beach, nos domínios de um exuberante jardim tropical, baseando o seu encanto na mistura de tradição vietnamita com o estilo moderno.

guardarPalm Garden Resort
Foto: Palm Garden Resort
guardarPalm Garden Resort
Foto: Palm Garden Resort

Por seu turno, a cidade descontraída e amigável de Dà Nang, com estatuto de província, deve parte do seu encanto ao ambiente portuário no qual está inserido. Ali se encontram três grandes lugares de alojamento: o Naman RetreatFurama Resort Danang e o InterContinental Danang Sun Peninsula Resort.

guardarVista panoramica de Dà Nang Vietnam
Cidade de Dà Nang | Foto via Shutterstock: buocchankhongmoi
guardarNaman Retreat
Foto: Naman Retreat
guardarFurama Resort Danang
Foto: Furama Resort Danang
guardarInterContinental Danang Sun Peninsula Resort
Foto: InterContinental Danang Sun Peninsula Resort

A força da Natureza

A localização do Vietnam é um privilégio para os amantes da natureza. De entre todas as suas maravilhas, destacamos a Baía de Há-Long, Património da Humanidade pela UNESCO, uma zona costeira rodeada por 1600 ilhas, que apresentam formas absolutamente surpreendentes. Um passeio de barco por esta zona é um verdadeiro presente para os olhos, para além de um sonho que pode diversificar-se em múltiplas atividades de aventura, possíveis pela sua extraordinária geografia.

guardarBaía de Há-Long vista panoramica
A Baía de Há-Long, uma zona costeira rodeada por 1600 ilhas, que apresentam formas surpreendentes. | Foto via Shutterstock: JunPhoto

Os arrozais de Sa Pa são outras das surpresas que o mundo nos reservou. Embora as necessidades agrícolas tenham incentivado a intervenção da mão do homem nesta paisagem, as varandas de arrozais construídas sobre as montanhas a 1500 metros de altitude são autênticas obras de arte. Para além disso, a região alberga um grande número de minorias étnicas, cuja convivência lhe irá permitir conhecer profundamente a autêntica cultura vietnamita, sobretudo se se deixar guiar por uma das mulheres que os turistas costumam contratar.

Leia também: Vai de lua-de-mel? Saiba como conseguir bilhetes de avião e estadias mais baratas!

guardarArrozais Vietnam vista panoramica verde
As varandas de arrozais construídas sobre as montanhas são autênticas obras de arte | Foto via Shutterstock: John Bill

Dà Lat é uma região perfeita para quem gosta de lugares de retiro, onde é possível praticar caminhadas ou canoagem. Também é lugar de grandes manifestações naturais, como as belas e impressionantes Cascatas Elefante.

guardarCascatas Elefante em Dà Lat
Cascatas Elefante em Dà Lat | Foto via Shutterstock: Thoai

Entretanto, mesmo nas entranhas do Vietnam, encontramos Ninh Binh, outra região de visita obrigatória, detentora de paisagens que poderiam fazer parte dos sonhos de qualquer pessoa que se proclame amante da natureza. E nem sequer é só pela sua extraordinária beleza visual, mas também pela possibilidade da exploração de cavernas e florestas virgens, que constitui outra das suas grandes atrações.

Antes de se deixar levar pelo misticismo de Ninh Binh deve também visitar Tam Coc, cujos mercados flutuantes são só uma parte do seu maravilhoso encanto. Por seu turno, Can Tho, abraçado pelo rio Mekong, é outra zona com abundância de mercados flutuantes e, melhor ainda, um território espetacular para explorar.

Leia também: 5 destinos detox para ir de lua-de-mel

guardarVietnam
Ninh Binh é outra região de visita obrigatória, detentora de paisagens maravilhosas | Foto via Shutterstock: JunPhoto

Relax e praias

É na província de Khánh Hòa que se encontram as grandes extensões de praia do Vietnam. Ninh Hoa é uma das suas cidades, em cuja baía se destaca um dos grandes hotéis do país: o Six Senses Ninh Van BayA praia de areia branca, a abundante vegetação circundante e as montanhas remetem-nos diretamente para o ambiente de ilha deserta, mas com o acréscimo das suas magníficas instalações, típicas do Vietnam mais puro.

guardar
Foto: Six Senses Ninh Van Bay

Na cidade de Nha Trang, também em Khánh Hòa, estão concentradas algumas das melhores praias do Vietnam, como Doc Let, Bai Dai ou Bai Duong. O carácter paradisíaco das mesmas também nos permite viajar até às profundidades do oceano, onde um festival de cores e de criaturas se aglutina para dotar de vida o fundo marinho. Por isso mesmo, este lugar é o preferido dos mergulhadores e amantes do snorkeling.

Leia também: Os 9 melhores lugares do mundo para fazer mergulho na sua lua-de-mel

guardarPraia no Vietnam água transparente ilha areal vazio
Em Nha Trang, também em Khánh Hòa, estão concentradas algumas das melhores praias do Vietnam | Foto via Shutterstock: Evgeniapp

O grande sabor do Sudoeste Asiático

A comida vietnamita é uma das joias da gastronomia mundial. Em todo o País, tanto na costa como no interior, o universo culinário que terá obrigatoriamente de provar é uma torrente de cores, sabores e odores. De qualquer forma, a cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão) é a que está melhor “doutorada” nestas artes, sendo especializada na cozinha criativa. E as delícias do Com Niêu Sài Gòn são a prova disso!

Leia também: Lua-de-mel gourmet: 5 destinos “deliciosos” para casais que adoram aguçar o palato

guardarThy Le
Foto via Shutterstock: Thy Le

Gostou do Vietnam? É um paraíso que tem tudo para receber luas-de-mel que dificilmente se conseguem esquecer.

Talvez também lhe interesse: